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Detran-MS conclui obra na agência de Naviraí e atendimentos no espaço reformado começam na sexta-feira

A unidade, que realiza em média 150 atendimentos por dia, estará de volta na Rua Jamil Selem, n° 375, bairro Centro, a partir de sexta-feira (4).

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) concluiu a reforma da Agência Regional de Naviraí. Essa é a 41° unidade que passou por reforma e ampliação nos últimos anos.

A unidade, que realiza em média 150 atendimentos por dia, estará de volta na Rua Jamil Selem, n° 375, bairro Centro, a partir de sexta-feira (4). Devido a mudança, não haverá atendimento ao publico na quinta-feira (3).

A Agência de Naviraí, que é uma das Regionais do Detran, passou por reforma total, incluindo adequação de acessibilidade. São 300m² de área construída, com espaço interno de atendimento e área de vistoria veicular.

O espaço agora conta com novo mobiliário, que oferece mais conforto ao cidadão, bem como melhora o ambiente de trabalho para os servidores. O prédio também recebeu nova instalação elétrica. Ao todo, foram investidos R$ 929,1 mil na obra.

A Diretora de Engenharia do Detran-MS, Maria Moura Borba, explica que a entrega desta agência finaliza o cronograma de reformas de 2024. “Para o próximo ano, o Governo do Estado, através do governador Eduardo Riedel, já nos autorizou a reforma de outras agências, que atualmente estão em fase de elaboração de processo licitatório”, afirma.

Na avaliação dos servidores a reforma representa um grande marco, pois faziam mais de 20 anos que o espaço não passava por uma reforma total como a que foi realizada.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Do analógico ao digital, Detran destaca avanços e legado nos 47 anos de Mato Grosso do Sul

Essa evolução trouxe inúmeras melhorias, como maior agilidade nos serviços, redução da burocracia e maior facilidade de acesso para os cidadãos.

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) tem se destacado ao longo dos 47 anos de existência do Estado de Mato Grosso do Sul, especialmente na transição do sistema analógico para o digital, que avançou consideravelmente nos últimos 4 anos. Essa evolução trouxe inúmeras melhorias, como maior agilidade nos serviços, redução da burocracia e maior facilidade de acesso para os cidadãos.

Entre os principais avanços, estão a implementação de sistemas online para consultas, agendamentos e pagamentos, permitindo que os usuários realizem diversas operações sem precisar ir até uma unidade física. Além disso, o Detran-MS tem investido em tecnologias para aprimorar a segurança e a eficiência no registro de veículos e na emissão de documentos.

Aplicativo Detran MS

O legado desses 47 anos reflete não apenas a modernização dos serviços, mas também a busca constante por um trânsito mais seguro e organizado, com ações de educação no trânsito e parcerias com outras instituições. A digitalização não só facilitou o dia a dia dos cidadãos sul-mato-grossenses, mas também contribuiu para uma gestão mais transparente e eficiente.

A grande virada de chave foi na pandemia, que acelerou os processos e antecipou o lançamento do aplicativo Detran MS, que assim como o Portal de Serviços Meu Detran, oferta 95% dos serviços disponíveis nas 90 agências de atendimento ao público em geral espalhadas pelo Estado.

Entre os mais recentes produtos inovadores do Detran-MS está o Monitoramento Anticorrupção – MAC Detran-MS. A ferramenta de IA – inteligência artificial – monitora 24 horas por dia as bases de dados do órgão em todo Estado. Com ela é possível monitorar os sistemas e analisar padrões de comportamento e suas operações sistêmicas que podem, por algum motivo excepcional, fugir do habitual. É possível filtrar um período referência, seja na área de veículos, condutores ou terceirizadas, para que a IA comece a analisar as operações seguintes e mostre qualquer tipo de desvio padrão por meio de gráficos e detalhamentos.

Centro integrado de Segurança Viária do Detran-MS

O CISV (Centro integrado de Segurança Viária) do Detran-MS já auxiliou na recuperação de diversos veículos e atua em constante monitoramento para casos de clonagem, veículos furtados, roubados e também veículos ligados ao tráfico de drogas. O CISV trabalha em conjunto com as forças de segurança. Atuam nessa inteligência transversal para identificar, monitorar e abordar os veículos: agentes da autoridade de trânsito do Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, FICCO-MS (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul), além de forças de segurança federais e municipais.

O Primeiro Emplacamento Digital também foi uma grande modernização do Detran-MS. O serviço reduziu a burocracia e facilitou a vida do cidadão no processo de emissão de documentos CRLV e da Autorização para a Estampagem de placa para veículo zero quilômetro. O serviço está disponível para qualquer cidadão que possua conta nível prata ou ouro no Gov.br, e pode ser solicitado no portal de serviços Meu Detran, na aba “Veículos”. Rolando a barra, na lateral esquerda, basta procurar por “Primeiro Emplacamento”, que dará as opções para iniciar uma nova solicitação ou consultar o andamento de um pedido já realizado.

Guichê no Pátio da Pmax

Os Ghichês de atendimento dentro dos pátios de apreensão vieram para agilizar o processo de liberação de veículos nos pátios PMax e Autotran na Capital. Antes, o proprietário precisava ir até a sede do Detran-MS ou a Agência Guaicurus, buscar informações sobre o veículo e levantar os débitos existentes. O próximo passo era ir até o pátio e fazer os ajustes necessários, e depois  retornar ao Detran para buscar o requerimento de liberação. O serviço permite ao proprietário faça a negociação dos débitos e resgate o veículo no mesmo lugar.

Outra iniciativa inédita foi o convênio celebrado com o Banco do Brasil que permite que o cidadão sul-mato-grossense que estiver com débitos acumulados de multas, licenciamentos, IPVA e outras dívidas relativas a veículos, poderá fazer o parcelamento em até 12 vezes no cartão direto no guichê de qualquer agência do Detran-MS.

Na aplicação de exames, diversos avanços marcaram a transição do analógico para o digital.  A aplicação de prova teórica online, por exemplo, trouxe mais agilidade e transparência ao processo. Além disso, os candidatos à primeira habilitação ou de cursos como reciclagem para condutores infratores, atualização para CNH e cursos especializados, já podem consultar online a prova teórica, o gabarito do exame, e pedir revisão das questões que porventura vierem a discordar, tudo pelo Portal de Serviços Meu Detran.

A Certidão de Prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também integra a lista de serviços desburocratizado. O documento possui caráter informativo, e geralmente é solicitado por motivações trabalhistas, judiciais ou mesmo, por questões relacionadas à aposentadoria. Além de ser utilizado para comprovar a situação da habilitação em cursos especializados, como para atuar como condutor de ônibus ou motorista de aplicativos, por exemplo.

Vice-Governador, Barbosinha, fez questão de ser atendido

O digital avançou, mas os serviços presenciais continuam sendo aperfeiçoados para melhor atender a população. A estrutura física das agências faz parte das melhorias. Agora em outubro, foi finalizada a obra da unidade de Naviraí, que se tornou a 41° agência do Detran a passar por reforma e ampliação. Neste ano de 2024 também foram reformadas: Anastácio, Aquidauana, Miranda, Mundo Novo e Eldorado.

Outro ponto primordial nos serviços presenciais é ter servidores preparados para prestarem atendimento de excelência. Inúmeros cursos e capacitações vêm sendo realizados, entre eles, o Curso de Atendimento 60+, desenvolvido para o novo modelo de atendimento exclusivo lançado pelo Detran: o Guichê 60+. Lançado agora em outubro, o novo serviço foi criado para prestar um atendimento humanizado, com escuta, paciência e atenção, de modo a buscar a solução para o problema daquele cidadão que já viveu mais de seis décadas. Outro diferencial é que o servidor está pronto para orientar e ensinar aquele usuário a utilizar as ferramentas digitais como o Gov BR, por exemplo. Por enquanto, o Guichê 60+ está disponível em duas agências do Estado: uma na Agência Híbrida em Dourados, e outra na Agência do Shopping Campo Grande.

Agência de Naviraí

 

 

 

 

 

 

 

Na missão de Diretor-Presidente por três vezes e tendo participado dessa transição do analógico para o digital, Rudel Trindade, acredita que os avanços deixam um legado importante para o Estado. “Temos seguido os pilares que norteiam a gestão do governador Eduardo Riedel, de um Estado verde, digital, inclusivo e próspero. Estamos sempre buscando inspirações tecnológicas  mundo afora, para que possamos sempre aperfeiçoar nossos serviços”.

 

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Primeiras horas do Guichê 60+ no Detran do Shopping Campo Grande registra 22 atendimentos

Na avaliação do diretor-presidente do Detran-MS, a iniciativa vem somar com as diversas entregas que o Governo do Estado tem feito com uma gestão inclusiva, digital, moderna e inovadora.

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A expansão do Guichê 60+ para a Capital foi muito bem recebida pelos cidadãos que estiveram nesta segunda-feira (7) na Agência do Detran Shopping Campo Grande e já foram direcionados para o espaço de atendimento exclusivo. Assim que abriu as portas, às 10h, a unidade estreou o novo modelo de atendimento especializado, e num período de 6 horas, realizou 22 atendimentos.

A jornalista Cidinha Ribeiro, foi a primeira e aprovou a iniciativa. “Eu vim por um acaso aqui hoje para pagar o meu licenciamento. Cheguei e adorei tudo isso que tá acontecendo. Esse atendimento Detran 60 + facilitou muito a minha vida, e vai facilitar a vida de todo mundo, sabe? Pessoas que têm mais idade, têm mais dificuldades, e poder chegar e ser atendido é bom demais, não tem fila, eu adorei”.

Entre os primeiros atendidos, também estava Olegário Teodoro (foto de capa), que foi à agência para dar andamento ao processo de renovação da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

“Uma grata surpresa. Acho que é uma uma opção excelente que o Estado tomou e o  Detran tomou. Não é porque somos aposentados que não temos o que fazer, muito pelo contrário, a gente sempre tá ocupado. E chegando aqui me deparei com um atendimento super rápido e que facilitou bastante as coisas para pessoas que têm acima de 60 anos” .

Na avaliação do diretor-presidente do Detran-MS, a iniciativa vem somar com as diversas entregas que o Governo do Estado tem feito com uma gestão inclusiva, digital, moderna e inovadora.

“O nosso governador Eduardo Riedel questiona muito e exige muito um atendimento de qualidade. O cidadão que nos procura, precisa ser muito bem recebido, com todas as ferramentas digitais, mas também precisa que esse atendimento seja inclusivo como o nosso estado Mato Grosso do Sul. É um avanço enorme e aproveitamos a oportunidade de uma ideia de uma servidora lá de Dourados e estamos expandindo para as nossas agências”, pontuou.

A Subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, esteve no lançamento e destacou a transversalidade da iniciativa.

“Quero parabenizar o Detran que já vem há algum tempo fazendo um trabalho voltado às pessoas 60+ e agora quando o Detran sai do discurso de que todas as pessoas têm o direito de envelhecer e envelhecer bem, de ter os cuidados para esse momento importante de sua vida, tem essa iniciativa de capacitar os seus servidores da Capital e dos municípios de Mato Grosso do Sul para um atendimento mais qualificado e também criar guichês onde as pessoas possam chegar e dirigir-se a esse guichê para ter toda atenção que elas merecem”.

Pioneiro entre os Detrans, o novo modelo de atendimento para pessoas idosas foi lançado na última quinta-feira (03) na Agência Híbrida de Dourados, e tem sido bastante elogiado pelas pessoas que passam por lá.

“Na sexta recebemos 3 elogios, de pessoas que amaram serem atendidas lá. Na semana passada, por exemplo, um senhor foi buscar a esposa para também ter o aplicativo no celular e ser indicada como principal condutora. Tem sido gratificante”, contou a idealizadora da iniciativa, Elizangela Ximenes.

De acordo com o IBGE, os idosos representam 6,6% da população sul-mato-grossense. Já com relação a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os 60+ representam 15% dos condutores ativos (exclui as CNHs vencidas há mais de 30 dias) no Estado.

Além de Campo Grande, que possui 57.189 condutores com mais de 60 anos, os municípios com mais condutores nesta faixa etária são: Dourados com 14.677, Três Lagoas com 7.820, Ponta Porã com 3.838, e Corumbá com 3.496.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Guichê 60+: Detran-MS amplia serviço pioneiro para shopping da Capital na segunda-feira

A iniciativa surgiu pelo olhar cuidadoso da servidora, Elizangela Ximenes.

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Na próxima segunda-feira (7) o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) amplia o Guichê 60+ para a Agência do Shopping Campo Grande, na Capital. Pioneiro entre os Detrans, o novo modelo de atendimento para pessoas idosas foi lançado na quinta-feira (03) na Agência Híbrida de Dourados, e já atendeu 30 pessoas em um dia e meio do serviço lançado.

A iniciativa surgiu pelo olhar cuidadoso da servidora, Elizangela Ximenes. “Notamos que devido ao grande fluxo na agência, as pessoas idosas ficavam nervosas, de chegar a chorar, por não saber lidar com o problema. Nestes casos eu tiro elas do atendimento, para dar continuidade no fluxo da agência, chamo elas para sala, e continuo o atendimento individualizado”, relata.

A ideia do Guichê 60+ é mudar essa realidade, possibilitando que pessoas com mais de 60 anos, possam procurar uma unidade do Detran com esse espaço exclusivo, e seja atendido por um servidor qualificado para atender com mais empatia, paciência e atenção.

De acordo com o IBGE, os idosos representam 6,6% da população sul-mato-grossense. Já com relação a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os 60+ representam 15% dos condutores ativos (exclui as CNHs vencidas há mais de 30 dias) no Estado.

Além de Campo Grande, que possui 57.189 condutores com mais de 60 anos, os municípios com mais condutores nesta faixa etária são: Dourados com 14.677, Três Lagoas com 7.820, Ponta Porã com 3.838, e Corumbá com 3.496.

Serviço 

Na próxima segunda-feira (07) o Detran-MS lança o Guichê 60+ na Capital. De forma simultânea, as agências do Pátio Central e Shopping Campo Grande irão estrear o novo serviço à população.

Para falar sobre o Guichê 60+ e esclarecer dúvidas sobre o novo serviço, a diretoria do Detran e representante da Subsecretaria de Politicas Publicas para a Pessoa Idosa, estarão disponíveis para atender a imprensa no Detran do Shopping Campo Grande a partir das 10h.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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