É com brilho no olhar e as mãos na terra que a estudante Maira Vitória da Costa mostra orgulhosa os canteiros de hortaliças que está produzindo. Aos 12 anos, ela já aprendeu o valor de cuidar do meio-ambiente e prospecta seu futuro no aprendizado que recebe nas aulas de cultivo de horta biodinâmica.
O aprendizado gratuito é fruto da parceria entre a Agro Quantum e Sigo Homeopatia Veterinária, por meio do Projeto Amigo Sigo, com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que levam o conhecimento aos estudantes atendidos pela obra social salesiana da Casa Dom Bosco em Campo Grande. A parceria, iniciada em setembro de 2020, atravessou a pandemia vitoriosa, transformando cerca de 40m² de uma área onde antes era um lixão, em uma horta absolutamente livre de insumos químicos e cultivada com muita dedicação por seis crianças de 12 anos atendidas pela Casa Dom Bosco, no contraturno das aulas escolares.
cultivada com muita dedicação por seis crianças de 12 anos atendidas pela Casa Dom Bosco. Fotos: Divulgação
“É muito legal, já que plantamos, cuidamos e colhemos para logo poder vender. Eu vou lá todos os dias regar, é a parte que mais gosto e quero vender para aprender como cuidar do dinheiro”, relata Maira.
O espaço foi dividido entre a horta e o pomar. No primeiro espaço, o cultivo de alface roxa, couve, tomate cereja, cenoura, cebolinha e pimentão encanta aos olhos de quem chega ao local e a primeira colheita já foi realizada. Já o pomar está sendo preparado para em meses, ou em alguns casos até anos, haver colheita de pitanga, cacau, araçá, acerola, caju, manga, jabuticaba e guavira.
A parceria iniciou por meio do contato da médica veterinária e diretora da Sigo Homeopatia Veterinária e Agro Quantum, Mônica de Souza, com o vice coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e também professor do curso de Agronomia (Fruticultura) da UCDB, Denilson de Oliveira Guilherme. O objetivo da união é proporcionar aos jovens conhecimento sobre produção livre de aditivos químicos, além da experiência do contato com a natureza.
“A agricultura biodinâmica é uma modalidade que estimula a produção sem adubos químicos, herbicidas ou hormônios. Trata-se de um ramo da antroposofia que busca entender mais profundamente a relação do homem com a natureza, estimulando o cultivo saudável, que resulta em uma alimentação muito mais equilibrada e o respeito e preservação ao meio-ambiente”, destaca a Dra. Mônica.
De acordo com o coordenador da Casa Dom Bosco, Antônio Júlio Miranda, a iniciativa foi transformadora, pois ampliou os conhecimentos dos estudantes nas mais variadas áreas, estimulando inclusive, objetivos profissionais futuros.
“Pelo que temos conhecimento essa iniciativa é pioneira e mesmo com poucos alunos, devido a pandemia de Covid-19, conseguimos executar, mostrando para as crianças o manejo correto do solo e plantio, além de estimular alternativas de alimentação saudável”, avalia o educador.
Os alunos recebem ainda aulas de empreendedorismo e educação financeira e com isso, estarão aptos a vender a colheita em feiras destinadas à comunidade local (região do bairro Taquaral Bosque). Após o término do curso, todos receberão certificados.
Com apoio da iniciativa privada e mais pessoas comprometidas com o projeto, mais 15 canteiros serão construídos em breve e a horta será ampliada, graças a doação de uma loja de material de construção.
Amigo Sigo – O programa nasceu há cerca de cinco anos, com o objetivo de auxiliar ONG’s (Organizações não-Governamentais), entidades e protetores independentes com suporte veterinário e medicamentos homeopáticos fornecidos pela Sigo Homeopatia Veterinária. Com o desenvolvimento de uma linha agrícola e o nascimento da marca Agro Quantum, os idealizadores da marca estenderam o projeto para o novo empreendimento e assim, a Casa Dom Bosco é a primeira iniciativa parceira do projeto na agricultura.
Sobre a Casa Dom Bosco – Com atendimento voltado a crianças e jovens de 06 a 15 anos no contraturno escolar, a missão salesiana oferece oficinas culturais e esportivas aos alunos e ainda atividades para os pais e membros da comunidade. (Com assessoria)