fbpx
Connect with us

Você em Pauta

Crianças aprendem sobre preservação ambiental e cultivo saudável por meio de projeto social na Capital

Parceria entre Casa Dom Bosco e Projeto Amigo Sigo criou a primeira horta biodinâmica da instituição

Publicado

on

É com brilho no olhar e as mãos na terra que a estudante Maira Vitória da Costa mostra orgulhosa os canteiros de hortaliças que está produzindo. Aos 12 anos, ela já aprendeu o valor de cuidar do meio-ambiente e prospecta seu futuro no aprendizado que recebe nas aulas de cultivo de horta biodinâmica.

O aprendizado gratuito é fruto da parceria entre a Agro Quantum e Sigo Homeopatia Veterinária, por meio do Projeto Amigo Sigo, com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que levam o conhecimento aos estudantes atendidos pela obra social salesiana da Casa Dom Bosco em Campo Grande. A parceria, iniciada em setembro de 2020, atravessou a pandemia vitoriosa, transformando cerca de 40m² de uma área onde antes era um lixão, em uma horta absolutamente livre de insumos químicos e cultivada com muita dedicação por seis crianças de 12 anos atendidas pela Casa Dom Bosco, no contraturno das aulas escolares.

cultivada com muita dedicação por seis crianças de 12 anos atendidas pela Casa Dom Bosco. Fotos: Divulgação

“É muito legal, já que plantamos, cuidamos e colhemos para logo poder vender. Eu vou lá todos os dias regar, é a parte que mais gosto e quero vender para aprender como cuidar do dinheiro”, relata Maira.

O espaço foi dividido entre a horta e o pomar. No primeiro espaço, o cultivo de alface roxa, couve, tomate cereja, cenoura, cebolinha e pimentão encanta aos olhos de quem chega ao local e a primeira colheita já foi realizada. Já o pomar está sendo preparado para em meses, ou em alguns casos até anos, haver colheita de pitanga, cacau, araçá, acerola, caju, manga, jabuticaba e guavira.

A parceria iniciou por meio do contato da médica veterinária e diretora da Sigo Homeopatia Veterinária e Agro Quantum, Mônica de Souza, com o vice coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e também professor do curso de Agronomia (Fruticultura) da UCDB, Denilson de Oliveira Guilherme. O objetivo da união é proporcionar aos jovens conhecimento sobre produção livre de aditivos químicos, além da experiência do contato com a natureza.

“A agricultura biodinâmica é uma modalidade que estimula a produção sem adubos químicos, herbicidas ou hormônios. Trata-se de um ramo da antroposofia que busca entender mais profundamente a relação do homem com a natureza, estimulando o cultivo saudável, que resulta em uma alimentação muito mais equilibrada e o respeito e preservação ao meio-ambiente”, destaca a Dra. Mônica.

De acordo com o coordenador da Casa Dom Bosco, Antônio Júlio Miranda, a iniciativa foi transformadora, pois ampliou os conhecimentos dos estudantes nas mais variadas áreas, estimulando inclusive, objetivos profissionais futuros.

“Pelo que temos conhecimento essa iniciativa é pioneira e mesmo com poucos alunos, devido a pandemia de Covid-19, conseguimos executar, mostrando para as crianças o manejo correto do solo e plantio, além de estimular alternativas de alimentação saudável”, avalia o educador.

Os alunos recebem ainda aulas de empreendedorismo e educação financeira e com isso, estarão aptos a vender a colheita em feiras destinadas à comunidade local (região do bairro Taquaral Bosque). Após o término do curso, todos receberão certificados.

Com apoio da iniciativa privada e mais pessoas comprometidas com o projeto, mais 15 canteiros serão construídos em breve e a horta será ampliada, graças a doação de uma loja de material de construção.

Amigo Sigo – O programa nasceu há cerca de cinco anos, com o objetivo de auxiliar ONG’s (Organizações não-Governamentais), entidades e protetores independentes com suporte veterinário e medicamentos homeopáticos fornecidos pela Sigo Homeopatia Veterinária. Com o desenvolvimento de uma linha agrícola e o nascimento da marca Agro Quantum, os idealizadores da marca estenderam o projeto para o novo empreendimento e assim, a Casa Dom Bosco é a primeira iniciativa parceira do projeto na agricultura.

Sobre a Casa Dom Bosco – Com atendimento voltado a crianças e jovens de 06 a 15 anos no contraturno escolar, a missão salesiana oferece oficinas culturais e esportivas aos alunos e ainda atividades para os pais e membros da comunidade. (Com assessoria)

 

Política

Lula quer cultura como força geradora de empregos

Candidato à Presidência pelo PT cumpriu agenda no Rio de Janeiro

Publicado

on

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta sexta-feira (26) que pretende fortalecer o setor cultural para fortalecer a economia e a geração de empregos. “A gente deveria estimular, e isso vai ser motivo de um grande debate, para ver se a gente consegue fazer com que a cultura se transforme em uma indústria poderosa geradora de riqueza, geradora de empregos”, enfatizou em um encontro com o candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo PSB, Marcelo Freixo, na capital fluminense.

Para colocar esse projeto em prática, Lula pretende, além de recriar o Ministério da Cultura, estabelecer representações regionais que cuidem da área. “A gente tinha que criar o comitê cultural em cada capital do país, para ver se, uma vez na vida, a gente consegue descentralizar a cultura. Ora, que o eixo Rio-São Paulo continue mostrando a cultura para Manaus, para o Amapá, para Roraima, para os yanomamis, mas que também eles possam ter condições de produzir a cultura lá e que seja transmitida para cá”, acrescentou.

Essa política deve abranger ainda, segundo o candidato, o incentivo à produção regional por emissoras de televisão: “A gente precisa trabalhar muito forte para que os meios de comunicação regionais tenham programações regionais. Não pode uma televisão retransmissora só ter meia hora de manhã, meia hora à tarde e meia hora à noite [de programação local]. O restante é passar programação nacional e ganhar dinheiro com publicidade”.

Lula também falou sobre a importância de políticas sociais e a oferta de infraestrutura básica como forma de reduzir a violência nas favelas e comunidades mais pobres. “Todas essas guerras acontecem não é por falta de polícia ou por excesso de polícia, essas guerras acontecem porque não existe um Estado presente cumprindo com as suas funções sociais”, ressaltou ao comentar ações de enfrentamento direto das forças policiais com grupos armados nessas áreas.

“Se o Estado estivesse nas comunidades com educação, com saúde, com emprego, com coleta e tratamento de esgoto, com asfalto, com luz elétrica, com educação de tempo integral, com áreas de lazer, centros de cultura, se o Estado ocupasse o espaço da comunidade com coisas para fazer a sociedade se movimentar, sem dúvida a polícia seria apenas mais um instrumento do Estado dentro daquela comunidade, não seria um instrumento que só aparece na hora que tem que atirar em alguém, porque só é chamada quando tem alguma coisa grave acontecendo”, defendeu.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Você em Pauta

Você em Pauta: Andressa Lugnani empresária de sucesso no mercado de adesivos decorativos e revestimentos

Publicado

on

O podcast Você em Pauta recebeu nesta semana a empresário de sucesso no mercado de adesivos decorativos e revestimentos, Andressa Lugnani. Confira o bate-papo mediado o diretor-geral do Pauta67, Cláudio Eduardo Ribas, e o apresentador e influencer, Marcelo Sensacional. Confira:

 

Continue Lendo

Você em Pauta

Você em Pauta: Paulo Rocha empresário de sucesso no mercado imobiliário

Publicado

on

Foi ao ar nesta terça-feira (2) o primeiro episódio do Podcast “Você em Pauta”, projeto do portal Pauta 67 que vai contar histórias de desafios e cases de sucesso de pessoas que decidiram empreender e hoje são empresários de sucesso em seus respectivos ramos. Histórias de sacrifício, trabalho, inovação e empenho.

Quem são as pessoas que fazem acontecer? De onde ela veio? O que ela enfrentou pra chegar até aqui? Quais os desafios para construir um negócio? Quais os aprendizados e ensinamentos? São perguntas que têm respostas preciosas. E o primeiro convidado é o empresário Paulo Rocha, fundador da Rocha Imobiliária.

Toda semana, o diretor-geral do Pauta67, Cláudio Eduardo Ribas, e o apresentador e influencer, Marcelo Sensacional, vão receber um convidado especial para contar histórias que nem sempre são reveladas, mas que tem o poder de inspirar muitas pessoas. Confira:

 

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67