Corumbá será a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a oferecer, de forma contínua, atendimento noturno no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), serviço que é ofertado gratuitamente no Centro de Referência IST,HIV e aids, Hepatites Virais “Doutor João de Britto”. A partir de agosto o local funcionará das 18h às 21 horas, sempre às quartas-feiras, para atender a população chave de toda região.
“Essa é uma demanda de muito tempo e que vamos conseguir atender graças ao trabalho, planejamento e empenho dos servidores da nossa Secretaria Municipal de Saúde”, destacou o prefeito Marcelo Iunes durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 15 de julho, quando foram definidos os detalhes para operacionalização do terceiro turno do CTA – Corumbá.
Também participaram da agenda o secretário municipal de Governo, Luiz Antônio da Silva, o secretário municipal de Finanças e Orçamento, Luiz Henrique Maia de Paula, a secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Leão, a gerente de Vigilância em Saúde, Luciana Ambrósio, a enfermeira coordenadora do João de Britto, Leidelene Soares Ferreira da Silva, e a farmacêutica-biomédica da unidade de Saúde, Carla Talavera Cruz.
“Estamos avançando bastante nas políticas públicas do SUS voltadas à população mais vulnerável da nossa cidade e também da nossa região, uma vez que o CTA de Corumbá atende qualquer pessoa que busca nossos profissionais muito bem qualificados”, afirmou a secretária-adjunta de Saúde, Mariluce. A Unidade de Saúde “Dr. João de Brito” funciona na rua Tiradentes, 901, ao lado do Posto Paulista.
*Testagem e Aconselhamento*
A epidemia de HIV/AIDS no Brasil é concentrada em alguns segmentos populacionais mais vulneráveis e que apresentam prevalência superior à média nacional, que é de 0,4%. Essas populações são: gays, pessoas trans, dependentes de álcool e outras drogas, pessoas privadas de liberdade e trabalhadoras(es) sexuais.
O estigma e discriminação no ambiente de saúde são barreiras críticas para a prevenção do HIV. Por este motivo, a Prefeitura de Corumbá busca oferecer uma abordagem afirmativa de gênero para melhorar o atendimento ao HIV e o engajamento na prevenção das ISTs. Desde a reorganização do CTA, feito em parceria com a OPAS e o Ministério da Saúde, o CTA de Corumbá ocupa esse lugar de referência na Rede Municipal e em toda a microrregião.
Com o terceiro turno, o João de Brito vai iniciar atendimento da população trans de forma integral além ampliar a oferta de atendimento multiprofissional, através de acolhimento, testagem rápida, consulta médica (avaliação clínica, solicitação de exames e reavaliação), consulta e procedimentos de enfermagem, consulta psicológica, atendimento farmacêutico e laboratorial, vacinação além de conscientizar a população chave e prioritária sobre Prevenção Combinada do HIV e outras IST.
O Centro de Referência IST/HIV e AIDS/Hepatites Virais de Corumbá ainda oferece medicação para PrEP, PEP, tratamento do HIV, Hepatites B e C e outras ISTs; testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C, VDRL e outros exames, quando necessário. Os resultados dos testes rápidos são liberados em até 30 minutos, favorecendo o diagnóstico precoce.
A proposta do terceiro turno além das estratégias já realizadas é inovar com encontros de grupo terapêutico específico as pessoas trans que optarem pelas terapias de afirmação de gênero como a hormonização.
“Quando uma minoria política avança na conquista de direitos, toda a sociedade avança junto” como complementa Dr. Hilton Luís, médico infectologista da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá.
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mantém ativa a campanha de vacinação antirrábica 2024, que teve início no dia 1º de agosto. Os trabalhos de vacinação prosseguirão até o dia 30 de novembro de 2024.
A vacinação acontecerá de forma itinerante nos distritos e zona rural, e na zona urbana de Dourados teremos mais de 40 pontos fixos espalhados nos bairros da cidade ao longo do período de campanha, os quais são divulgados semanalmente pelo CCZ.
Esta semana a vacinação em distritos acontecerá na Vila São Pedro. Lembrando que a vacina antirrábica para cães e gatos, está disponível no CCZ, ao longo do ano, durante o horário de atendimento do setor, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.
Serviço
O CCZ está localizado na Rua Vicente Lara, n° 855 – Jardim Guaicurus.
A Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) entregou nesta quarta-feira (30), 646 quilos de alimentos para entidades de Dourados. Segundo o secretário, Joaquim Soares, todos os alimentos são produzidos pela Agricultura Familiar. “Entregamos os produtos do banco de alimentos para entidades que são atendidas com alimentos frescos vindos da agricultura familiar e que vão contribuir para o abastecimento das cozinhas das entidades”, ressaltou.
Foram beneficiadas com as entregas desta quarta, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa Criança Feliz, Lar Ebenezer e a Residência Inclusiva Regionalizada. As entidades receberam abóbora menina, abóbora paulista, banana prata, batata doce, couve, polpa de frutas, mandioca e repolho verde. No total foram entregues 646 quilos de alimentos.
A Prefeitura Municipal, por intermédio do Núcleo de Vigilância Sanitária, alerta a população douradenses para tentativas de golpe, através de contato via celular. De acordo com informações da Vigilância Sanitária, existem pessoas de má fé usando o nome do órgão para aplicar golpes.
Baseado nisso, o órgão está emitindo um alerta oficial para evitar o que já aconteceu no ano passado com os dentistas. Agora, o foco está sendo as farmácias, contudo todos os estabelecimentos sujeitos à vigilância devem ficar atentos.
Ainda segundo a Vigilância Sanitária foram recebidas algumas reclamações de clientes de uma farmácia de manipulação, onde bandidos estão se passando pela Vigilância enviando um link de WhatsApp para que eles possam clicar, hackeando assim os números com intenção de aplicar golpes diversos.
Importante destacar que a Vigilância Sanitária não envia links, nem solicita confirmação de senhas ou códigos através do celular.
Qualquer dúvida entre em contato com a Vigilância no (67) 98163-0386.