fbpx
Connect with us

Cidades

Coração, fígado e rins são captados e ajudam quatro pacientes com transplantes

O procedimento envolveu cerca de 10 profissionais no centro cirúrgico da Santa Casa

Publicado

on

O trabalho das equipes de captação de órgãos começou bem cedo na última quinta-feira (4), aqui na Santa Casa de Campo Grande. Um minuto de silêncio dos profissionais envolvidos antes do sol nascer dava início ao processo de doação, onde às 5h58 os responsáveis pela extração do coração e fígado começaram o procedimento que percorreu até o meio da manhã. Uma ação muito importante para garantir que tudo corresse dentro do esperado.

Além do coração e fígado, também foram doados rins e foram implantados na mesma data em dois pacientes que aguardavam na fila por um transplante renal. Através da efetivação da doação, quatro pacientes tiveram a oportunidade de melhorar a qualidade de vida, duas de Mato Grosso do Sul e mais duas no Distrito Federal. E para que não houvesse intercorrências durante a intervenção, o processo contou com a participação de médicos anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estavam a todo momento emanados no mesmo objetivo.

Respeitando o tempo de tolerância do órgão, entre extração e implante com até quatro horas, o coração foi o primeiro a deixar o campo cirúrgico com destino ao Distrito Federal, contando com apoio do transporte aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB), e implantado em uma paciente portadora de miocardite chagásica. Pouco tempo depois, o fígado foi o segundo a seguir o novo destino, também em Brasília, mas por voo comercial e transplantado em um paciente diagnosticado com cirrose. Já os rins, foram captados e implantados em dois pacientes no final da manhã, procedimento conduzido por duas equipes do Serviço de Urologia da Santa Casa, e de forma simultânea.

A coordenadora médica da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa, Drª Patrícia Berg, explica que mesmo diante de campanhas de conscientização, muitas famílias ainda alegam não saber da intenção da pessoa em vida, um fator que influencia negativamente durante o acolhimento. “Não é somente uma questão de manifestar seu desejo em ser doador, mas também de buscar esclarecer todas as dúvidas sobre o processo. Aqui no hospital, o serviço está aberto para ajudar com este entendimento, pois diante de uma oportunidade esse familiar pode colaborar com a qualidade de vida de outros pacientes que precisam”, afirmou Drª Patrícia.

 

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67