Cônsul dos Estados Unidos visita Imam para conhecer trabalho do instituto
Jason Green se reuniu com a equipe e conferiu as várias frentes de atuação ambiental, além disso deixou canal de diálogo aberto com o consulado para possíveis parcerias no futuro
O Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) recebeu, nesta quinta-feira (10), visita oficial do cônsul dos Estados Unidos e diretor da Seção de Educação, Cultura e Imprensa do Consulado em São Paulo, Jason Green. A agenda faz parte de um pedido do presidente estadunidense Joe Biden para que os representantes do país conheçam as diversas realidades das regiões brasileiras. Green trabalha diretamente com os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e Dourados foi um dos municípios escolhidos no quesito meio-ambiente.
“A gente não imaginava que Dourados estava no radar do Consulado dos Estados Unidos como uma cidade que eles entendem que tem um grande potencial de desenvolvimento, principalmente no que tange o meio-ambiente. Preparamos um material para falar um pouco das principais iniciativas que a gente tem. Eles ficaram impressionados com a organização e o monitoramento que temos aqui”, destaca o diretor-presidente do Imam, Lauro Maymone Coelho Neto.
O perfil ambiental de Dourados é muito diverso e, por isso, chama atenção de entidades internacionais e mostra o potencial a ser explorado e a atuação de preservação necessária. O município está inserido em dois biomas brasileira, Cerrado e Mata Atlântica, o que já exemplifica a particularidade das questões ambientais atendidas pela cidade. Durante o encontro, a equipe do Imam apresentou também ao cônsul dos Estados Unidos, os projetos e metas do instituto ligados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas.
“Na apresentação ligamos algumas de nossas metas com os ODS da ONU, mais precisamente ao sexto e 14º objetivo que falam da água potável e da preservação da vida aquática, respectivamente. Temos uma iniciativa que é o nosso Parque Natural Municipal do Paragem, que preserva a área de fundo de vale do córrego e a vegetação nativa remanescente da Mata Atlântica. É apenas uma das ações nesse sentido, pensando na conservação da fauna e flora também dos nossos rios. É muito necessário esse ponto, até porque existe muita nascente em Dourados, passam seis córregos por aqui, é muito importante ter esse olhar”, explica Lauro Maymone.
O cônsul Jason Green comentou que a manutenção e preservação da diversidade ambiental, tal qual a encontrada em Dourados, é um compromisso que os dois países compartilham. “O Brasil e os EUA tem a responsabilidade comum em garantir um futuro seguro, saudável e sustentável para as próximas gerações. E a proteção de biomas críticos, como o Cerrado e Mata Atlântica é fundamental.”
Outro desafio apresentado pelo Imam foi o trabalho ambiental com as comunidades indígenas de Dourados, tendo em vista que legislações específicas e questões culturais dos povos precisam ser respeitados em toda ação realizada. “Sempre respeitando e pensando na melhor maneira de trabalhar a educação ambiental com a comunidade, estamos também lá. Assim, com muito cuidado, a gente realiza as atividades, transforma diversas realidades e conseguimos cada vez mais desenvolver a consciência ambiental, sempre levando em conta os costumes e a cultura indígena”, comenta o diretor-presidente.
Green acompanhou toda apresentação atento e parabenizou a equipe pela qualidade técnica do trabalho realizado e pela atuação em várias frentes, sobretudo no monitoramento ambiental. Ele também deixou um canal de contato aberto que pode servir para futuras parcerias. “Nossa equipe no Consulado em São Paulo está disponível para o diálogo nos assuntos que vocês precisarem, temos o canal de comunicação virtual que está aberto aqui para o instituto de Dourados. Fiquei impressionado com o que vi, é muito importante atuar nessa questão e se adaptar às diferentes realidades, como é feito com os indígenas. Parabéns, fiquei muito impressionado”.
Lauro Maymone avaliou com a expectativa a abertura desse canal de diálogo com o Consulado dos Estados Unidos, visando colaboração em futuros projetos ambientais de Dourados, como, por exemplo, a construção de uma nova Unidade de Conservação na cidade. “Depois da visita aos municípios e capturar essas informações, creio que onde eles enxergam a oportunidade, vão querer fazer alguma parceria, investir de alguma maneira. Então acho que a gente tem esse assunto e, com certeza, ele vai voltar a aparecer aqui na Prefeitura de Dourados e para a comunidade como um todo”, finalizou.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.