A Escola Estadual Augusto Krug Netto, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, no município de Chapadão do Sul, está realizando, através da unidade curricular IV, atividade prática avaliativa “Artesanal ou Industrial? Produção sustentável de sabonetes e outros produtos”.
Com 284 estudantes matriculados em tempo integral, no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a unidade preza em desenvolver trabalho com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade para que o estudante seja crítico e participativo na sociedade, buscando uma conscientização maior dos mesmos, motivados pelos ideais de solidariedade ao próximo.
Escola da Autoria
Vale destacar que, neste ano de 2022 a Escola Estadual Augusto Krug Netto, faz parte do Programa de Educação em Tempo Integral “Escola da Autoria”, proposta da Secretaria de Estado de Educação (SED) em atendimento aos pressupostos na Constituição e BNCC, com o intuito de elevar a qualidade do ensino e garantir aos estudantes uma formação integral.
Com o objetivo de estimular não apenas o desenvolvimento de uma aprendizagem acadêmica de excelência, e das competências socioemocionais, o recurso da ampliação do tempo de permanência na escola e da oferta de componentes/unidades curriculares diferenciados, articulados à BNCC e ao Novo Ensino Médio (NEM), pensados para atender aos estudantes e seus Projetos de Vida, oferecendo diversas atividades de interesses dos alunos através dos Itinerário Formativos.
Artesanal ou Industrial
Coordenado pela professora doutora de Química, Mayara Lutz de Matos, a atividade intitulada Artesanal ou Industrial? Produção sustentável de sabonetes e outros produtos, tem como intuito despertar conscientização ambiental dos estudantes, através de uma atividade prática avaliativa, onde os estudantes armazenaram óleo utilizado em suas residências para a produção de sabão líquido.
“O óleo utilizado para frituras, seja em residências ou estabelecimentos comerciais, são descartados muitas vezes em pias ou até mesmo como lixo orgânico, gerando contaminação de água, solo e até mesmo do ar. Podendo ainda, ao ficar retido nas tubulações, atrair pragas que causam inúmeras doenças”, lembra professora Mayara.
Produção de Sabão
No pátio da unidade escolar cada grupo transferiu 170 mL de água da torneira para um recipiente de plástico de aproximadamente 6 L, em seguida pesaram 83 g de soda cáustica em escamas (Pequi 99%) e adicionaram à água, ao tocarem na parte externa do recipiente todos perceberam que a reação era exotérmica e portanto deveria ser realizada com cuidado para evitar queimaduras e não inalar o vapor e intoxicar-se.
Após total dissolução, sem agitação, adicionaram 250 mL do óleo previamente filtrado e 170 mL de etanol combustível, agitando, a mistura escureceu e formou uma película sobre ela, em seguida completaram o volume até aproximadamente 5 L adicionando água. Para diminuir o odor de óleo e clarificar o sabão líquido, 83 mL de água sanitária foram acrescidas à ele já pronto.
Ao retornar para o laboratório é finalizado com adição de corante líquido e a essência escolhida por cada grupo. “No entanto, para levarem para suas casas e utilizar o sabão, eles trouxeram recipientes de plástico mais grossos como os de amaciante e água sanitária, pois na fabricação é utilizado soda cáustica em excesso e o sabão deve ficar em repouso por uma semana e depois pode ser utilizado normalmente”, enfatiza professora de Química.
Desta forma, os estudantes aprendem, na prática, uma forma ecologicamente correta de descarte do óleo utilizado em suas casas e conscientizaram-se dos malefícios que podemos causar ao meio ambiente pela falta de conhecimento.
Conscientização Ambiental
“Foi uma aula diferenciada, pois fomos para o laboratório, já tenho o costume de fazer sabão com minha mãe em casa, mas alguns ingredientes foram diferentes. O experimento foi muito divertido e proveitoso, minha mãe usou e disse que o sabão ficou muito bom”, menciona o estudante do 2º ano do Ensino Médio Integral.
Para a estudante do último ano do Ensino Médio Iara Martins de Oliveira, a experiência de ter produzido sabão líquido na Unidade Curricular IV, dentro da escola, foi “xuxu beleza” de sensacional. “Nunca havia participado desse tipo de dinâmica em todo meu tempo sendo estudante do ensino público. A professora coordenou a produção do sabão de forma excelente, mesmo tendo recursos insuficientes no laboratório e muitos alunos para auxiliar. O processo prático durou duas aulas e foi importantíssimo para o entendimento de como reutizar e reciclar de forma adequada o óleo de cozinha, algo que tanto utilizamos no dia a dia. O resultado ficou cheiroso, colorido e ótimo na limpeza.”, finaliza Iara.
A edição 2024 do Dourados Brilha começa nesta sexta (29), na Praça Antônio João. A tradicional festa de fim de ano do município, realizada pela Prefeitura de Dourados, tem iluminação e decoração alusivas ao Natal e Fim de Ano e diversas atrações culturais e artísticas.
A abertura do Dourados Brilha 2024 acontece a partir das 20h30, com apresentação musical no palco central da praça. Já a solenidade oficial com a presença de diversas autoridades será às 21h15. Em seguida, queima de fogos, às 21h45, outra atração musical às 22h e a chegada do Papai Noel.
Além de proporcionar entretenimento gratuito para as famílias douradenses, o Dourados Brilha impulsiona a economia da cidade com a participação de ambulantes e food trucks na praça de alimentação, além de fomentar o comércio do centro, que estende seu horário de funcionamento durante o evento.
A festa também é uma vitrine para os artistas locais, que terão a oportunidade de se apresentar em todas as noites. A valorização cultural tem sido um dos pilares do Dourados Brilha, retomado na gestão do prefeito Alan Guedes e que reforça o compromisso com a diversidade cultural e o fortalecimento da economia e do empreendedorismo.
“Fizemos três grandes edições do Dourados Brilha durante a gestão e esse ano não vai ser diferente. O Dourados Brilha reúne famílias, oferece opções saudáveis de entretenimento, cultura, lazer e incentiva o comércio da cidade em um momento muito especial do fim do ano”, ressalta o prefeito Alan Guedes.
A edição 2024, assim como em outros anos, está sendo organizada em parceria da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) com a Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação).
A Prefeitura de Dourados, por meio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), lançou três editais de processos seletivos para contratação temporária de profissionais da área da educação. As inscrições, abertas no dia 26/11, são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site selecao.semed.dourados.ms.gov.br até o dia 29 de novembro de 2024.
O edital nº 130/2024 é voltado para Auxiliares de Apoio Educacional (serventes e zeladores), com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.110,38. Já o edital nº 131/2024 contempla a formação de cadastro reserva para professores em escolas urbanas e rurais, incluindo as áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por fim, o edital nº 132/2024 é direcionado a professores de Escolas Indígenas, priorizando candidatos indígenas e habilitados em áreas específicas, como Língua Indígena.
“Neste processo vamos valorizar as capacitações realizadas para os professores pela SEMED, unidades escolares e Ceim’s. Elas valem ponto, é uma forma de reconhecer a participação dos profissionais”, explica o secretário municipal de educação, Carlos Vinicius de Figueiredo.
Segundo ele, para as vagas de Auxiliares de Apoio Educacional, também serão consideradas as experiências nas áreas de atuação, para isso, o candidato precisa comprovar as mesmas.
Todos os candidatos devem preencher os requisitos estabelecidos nos respectivos editais, como formação adequada para a função pretendida. A seleção será realizada em etapa única e baseada em análise de títulos e experiência.
O processo seletivo não oferece vagas para professores de Artes, Inglês e Professor de Apoio Pedagógico Educacional (APE), para esses profissionais será utilizada a lista do concurso vigente.
A lista de classificados será divulgada no Diário Oficial do Município, e a contratação estará condicionada à necessidade da administração pública. Para mais detalhes, os interessados devem consultar os editais completos disponíveis no site da Semed (clique aqui).
Os contribuintes de Dourados têm até o dia 29 de novembro para regularizar suas dívidas junto ao município com condições especiais de desconto, através do programa Concilia Dourados. A iniciativa oferece até 80% de abatimento em juros e multas para pagamentos à vista e até 60% para parcelamentos.
“O Concilia é uma iniciativa muito importante para nossa gestão, que oferece aos cidadãos a oportunidade de quitar suas dívidas com condições facilitadas, promovendo equilíbrio financeiro tanto para os contribuintes quanto para o município. É uma oportunidade única para todos que têm débitos de regularizarem suas situações”, afirma o prefeito de Dourados, Alan Guedes.
O atendimento para adesão pode ser realizado presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 309, no Centro, ou no Poupatempo, situado à rua Salviano Pedroso, 1050 – Jardim Água Boa. Mais informações no site oficial da prefeitura.
Lançado em julho deste ano, o programa contempla tanto pessoas físicas quanto jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 2024. O objetivo é facilitar a regularização de pendências fiscais, promovendo um alívio para os contribuintes e impulsionando a arrecadação municipal.