A frota da Guarda Civil Municipal (GCM) ganhou reforço com a entrega de três novos veículos na manhã desta sexta-feira, 30 de setembro, em cerimônia realizada com a presença do prefeito Marcelo Iunes, no Paço Municipal. Foram repassados dois carros modelo Renault Oroch – adquiridos com recursos próprios – e um modelo Renault Logan, proveniente de doação da Receita Federal do Brasil. Os veículos vão atender à Patrulha Maria da Penha; Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Supervisão da GCM. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, participou da solenidade.
“É um investimento importante que estamos fazendo para garantir cada vez mais tranquilidade ao nosso munícipe. Não podemos esquecer da Segurança Pública, estamos equipando a nossa Guarda Civil Municipal, que está com estrutura para poder auxiliar a Polícia Civil e Polícia Militar a dar segurança para os nossos munícipes”, disse Marcelo Iunes ao destacar as aquisições e agradecer pela doação do veículo por parte da Receita Federal.
O prefeito destacou que os investimentos na Guarda Municipal continuam. “Autorizamos também a compra de mais dois carros e três motos. Adquirimos, anteriormente, duas motos e agora dois carros, tudo com recursos próprios, além dessa doação da Receita Federal. Trabalhamos também a liberação de uma emenda para mais dois carros. Vão ficar seis carros em patrulhamento, um administrativo e cinco motos em patrulhamento. Vai ajudar bastante nossa Guarda Civil Municipal, qualificando o serviço e atendimento para nossa população, tanto com a ROMU; a Patrulha Maria da Penha; Patrulha Escolar e vamos criar a Patrulha Portuária”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.
Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, destacou o trabalho da Guarda Municipal e os investimentos realizados pelo prefeito Marcelo Iunes. “Nosso guardas municipais trabalham com afinco, dedicação e com zelo para proteger o nosso patrimônio público. A Guarda não cuida apenas de prédio, a Guarda cuida de gente, da segurança, da incolumidade pública; de segurança de modo geral. A Guarda Civil Municipal está de parabéns, era uma anseio de vocês essas viaturas, que chegam agora para coroar esse trabalho exitoso dos nossos guardas municipais. Prefeito, uma vez agradecemos ao senhor pelo apoio à nossa instituição”. Freitas ressaltou que as duas viaturas Renault Oroch foram adquiridas com recursos próprios da Prefeitura, no valor total de R$ 232 mil.
“Estas três viaturas vêm para incrementar nossas ações. A Patrulha Maria da Penha já faz um excelente trabalho; assim como a ROMU. Permite à Guarda melhorar, cada vez mais, o atendimento à nossa população. Além de termos esse reforço nas ações administrativas”, disse o superintendente da GCM, Miguel Soares, ao enfatizar que os veículos dão agilidade ainda maior ao trabalho da Guarda Municipal.
O vereador Samyr Qualhada representou o Legislativo Municipal na solenidade. Ele disse que os veículos são de “grande valia” para o trabalho cotidiano da Guarda Civil Municipal. “Essa iniciativa é de grande valia, nossos guardas municipais precisam estar preparados para ajudar a sociedade corumbaense combatendo marginais e combatendo ladrões. Dou os parabéns para todos os guardas municipais”, disse o parlamentar. “ A Câmara Municipal é parceira do Poder Executivo, porque a cada dia a gente vê o desempenho, a força de vontade que o prefeito Marcelo Iunes tem para desenvolver o Município”.
Também acompanharam a solenidade Luiz Antonio da Silva (secretário de Governo); Cássio Augusto da Costa Marques (Desenvolvimento Econômico e Sustentável); Genilson Canavarro de Abreu (Educação); Luiz Henrique Maia de Paula (Finanças e Orçamento); Marcelo Nunes Araújo (Relações Institucionais); Beatriz Silva Assad (Saúde); José Wagner de Oliveira Junior (Controladoria-Geral do Município); José Luiz Aquino (adjunto de Segurança Pública); Luciano Leite (adjunto de Desenvolvimento Econômico); Mariluce Leão (adjunta de Saúde); Álvaro Bernardo de Lima (adjunto de Finanças); Luciano Silva de Oliveira (Fundação de Esportes de Corumbá); Joilson Silva da Cruz (Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá); Ana Claúdia Moreira Boabaid (Fundação do Meio Ambiente do Pantanal); Fábio Luiz Pereira da Silva (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Público); Isaque do Nascimento (Defesa Civil) e o vereador e líder de Governo, Allex Dellas.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.