Connect with us

Agetran

Com simulação de acidente, Agetran sensibiliza população sobre regras de trânsito

Publicado

on

Simulação de acidente na área central sensibilizou a população nesta manhã- Divulgação/Agetran

A campanha Maio Amarelo, promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), segue com diversas ações com o tema “ Desacelere, seu bem maior é a vida” e, nesta terça-feira (13) promoveu uma simulação de acidente de trânsito na área central. A ação foi acompanhada por instituições e pela população e teve como objetivo central o alerta quanto a prevenção de acidentes entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas.

A simulação realista do sinistro de trânsito envolvendo carro e motocicleta ocorreu na rua João Cândido Câmara e contou com bloqueio da via e controle do fluxo de veículos feitos por equipes da Agetran. Foi demonstrado também como acontece o atendimento às vítimas, desde o resgate até os primeiros socorros. Para tanto, participaram da ação ainda o Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O coordenador de Educação da Escola de Trânsito, Charles Wolobueff da Silva Catellan, disse que acredita que o intuito da ação foi cumprido e, destacou que de forma constante, as equipes estão empenhadas no trabalho de conscientização junto à população.

“Fizemos este trabalho e na simulação uma das vítimas estava dentro do carro e a outra no chão. Acredito que conseguimos sensibilizar e impactar levando a mensagem de mais cuidado no trânsito para as pessoas, o que fazemos de forma cotidiana e com maior ênfase neste período”, destacou.
Também participaram da ação o corpo de bombeiros e o SAMU que de demostraram como se faz o resgate das vítimas ( uma estava dentro do carro e outra no chão próximo a frente do veículo e do lado da moto). Dados da Agetran mostram que em Dourados foram registrados 556 sinistros entre janeiro e março de 2025. Neste período foram seis acidentes com vítimas fatais.

Conforme os trabalhos preventivos e de fiscalização são intensos, além do trabalho da engenharia, que tem conduzido estudo técnico para implementar sinalização em locais conflituosos, solucionar problemas de sinalizações ineficientes e substituição de sinalizações quebradas. No entanto, ele ressalta que a colaboração da população, continua sendo indispensável no processo de mais segurança no trânsito. “Pedimos o respeito às regras de sinalização e as já conhecidas regras de não misturar alcool e direção, celular e direção, pois um pequeno descuido pode ser fatal”, orienta.

Após a simulação na área central, dois simuladores de trânsito foram disponibilizados, com ações de ‘impacto e de capotagem’. “Abordamos as pessoas que passaram e convidamos para utilizar os simuladores relembrando que o trânsito seguro depende todos”, citou. As ações contam com o apoio da Guarda municipal, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran), Ambev, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu.

Após a simulação na área central, dois simuladores de trânsito foram disponibilizados- Crédito: Agetran

Agetran

Prefeitura intensifica campanha para construir trânsito mais seguro

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) tem intensificado ações voltadas à educação no trânsito. Na manhã desta segunda-feira (24), panfletagem, orientações e apresentações artísticas com apoio do Sucata Cultural aos motoristas da região do Grande Flórida aconteceram em frente a escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer.

O prefeito Marçal Filho participou de atividades realizadas juntamente com as crianças da Escola Avani durante a manhã e, posteriormente da panfletagem ocorrida na Avenida José Roberto Teixeira, feita pelas equipes da Agetran e que envolveram também os profissionais de educação e os alunos.

Para Marçal, incentivar a mensagem de prevenção de acidentes e empatia com o próximo no trânsito em todas as idades é fundamental e ajuda a preservar vidas. Ele destacou ainda a importância de “plantar essa semente” para os futuros motoristas. “Estamos articulando esse trabalho com a Agetran para disseminar a mensagem de conscientização para um trânsito humanizado em  nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

Ele falou sobre a importância de conscientizar as crianças. “Ações dinâmicas que realmente envolvam os estudantes são muito importantes, pois ao trabalhar com os pequenos esse aprendizado, a mensagem é repassada aos pais e responsáveis que dirigem ou pilotam e assim vamos trabalhando para um trânsito mais seguro para todos e também para cidadãos mais conscientes, que vão aderir futuramente ao que tem aprendido”, frisou Marçal Filho.

No momento de interação com os alunos, Marçal Filho abordou ainda questões ambientais, como orientar os responsáveis para não jogarem lixo pela janela dos veículos. “Estamos fazendo mutirões de limpeza aos sábados pela manhã em diversos pontos de Dourados e tenho ficado estarrecido com a quantidade de lixo que as pessoas jogam nos canteiros centrais, principalmente nos cruzamento onde estão os semáforos”, argumentou o prefeito.

O diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral citou que as ações da Agência junto às crianças são constantes, sempre tendo em vista o trabalho que impactará toda a família. Disse também que as equipes seguirão o trabalho junto a sociedade em geral no intuito de evitar acidentes de trânsito. “Essa prática de conscientização com as crianças acontece em várias unidades, durante todo o ano e temos incentivado isso, com intuito de que levem essa mensagem para seus lares para gerar a compreensão entre os familiares de que as regras de circulação precisam ser respeitadas pelo fato de que salvam vidas”, apontou.

Crianças participam de dinâmicas e levam mensagem do trânsito mais seguro para casa. Foto: A. Frota

Ele falou sobre os elevados índices de violência no trânsito e pontuou que somente a educação contínua será capaz de mudar essa realidade. “Infelizmente vemos muitas tragédias no trânsito por falta de conscientização por parte dos adultos em respeitar as regras e isso precisa ser mudado”, argumentou. “Então, vamos seguir com este trabalho de prevenção com todos os públicos”, completou.

O diretor da Agetran destacou ainda que para os próximos dias, atividades que envolvam os pedestres e que visem o combate da embriaguez ao volante serão desenvolvidas, como forma levar conscientização aos condutores em toda a cidade.

Com assessoria.

Continue Lendo

Agetran

Prefeitura e Agetran ampliam ações de trânsito próximo às escolas

Publicado

on

População é instruída sobre atitudes positivas no trânsito em frente a Escola Joaquim Murtinho – Divulgação/Agetran

Com o começo do ano letivo da Rede Municipal de Ensino (Reme) e a intensa movimentação de veículos, motocicletas, pedestres e ciclistas nas proximidades das escolas, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetran), tem focado no tema “condução segura” juntamente com a população. Diversas blitz educativas acontecem durante o mês de fevereiro nas proximidades das unidades educacionais com entrega material informativo e orientações pontuais.

Na manhã de quinta-feira (13), a Agetran esteve nas proximidades da Escola Municipal Joaquim Murtinho. Na quarta-feira (12), o ato ocorreu na Escola Municipal Neil Fioravanti (Caic) e os trabalhos terão continuidade nas próximas semanas, sempre com o objetivo de alertar os motoristas sobre a condução segura nas imediações das escolas de Dourados.

O diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, destaca o direcionamento do prefeito Marçal Filho que as equipes  desenvolvam atividades de conscientização no trânsito, que rememorem a importância que cada um tem ao adotar atitudes assertivas e, assim contribuir para mais segurança nas vias do município.

O respeito às leis de trânsito é fundamental para a segurança de todos. Recentemente as equipes da Agetran efetuaram o reforço da sinalização em áreas próximas as escolas, visando medidas que reforcem a proteção principalmente das crianças.

Além das blitz, em breve outras atividades

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67