A frota da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ganhou importante reforço nesta sexta-feira, 11 de novembro. O prefeito Marcelo Iunes entregou sete novos ônibus escolares para atender aos alunos das escolas da zona rural. Também foi repassado uma Pick-Up cabine dupla para servir ao Almoxarifado da Semed. Foram aplicados R$ 2.529.400,00 (Dois milhões, quinhentos e vinte e nove mil e quatrocentos reais) em recursos próprios do Município.
O investimento vai ao encontro da política de governo do prefeito Marcelo Iunes em garantir às escolas da área rural de Corumbá os mesmos níveis e qualidade dos recursos aplicados nas escolas da área urbana da Rede Municipal de Ensino (REME).
“São sete ônibus adquiridos com recursos próprios, através do FUNDEB, e um ônibus – doado pelo Governo do Estado. Agradeço ao governador Reinaldo Azambuja, grande parceiro de Corumbá. Tenho a certeza que o governador eleito, Eduardo Riedel, vai olhar com carinho para a Educação também”, disse Marcelo Iunes ao entregar os ônibus, durante solenidade no campo da Escola Caic Padre Ernesto Sassida.
Iunes afirmou que sua administração prima pelos investimentos que qualifiquem cada vez mais a Educação e proporcionem qualidade de ensino aos alunos da REME e melhores condições de trabalhos aos profissionais da área. “Investimos muito na Educação e cobramos bastante do nosso secretário Genilson (Canavarro de Abreu). Não pode faltar merenda de qualidade; entregamos todo ano kits de material escolar; também não pode faltar uniforme para nossos alunos. Gestões anteriores deixavam de entregar uniformes por três, quatro anos e isso não pode acontecer. É uma obrigação nossa continuar trabalhando”, afirmou.
O chefe do Executivo Municipal antecipou que nas próximas semanas vai autorizar a reforma da escola Ercy Cardoso, no Guató, para que no próximo ano, ainda no primeiro semestre, possa entrar em funcionamento. “para nós, o investimento na educação é muito importante. Quero parabenizar a Semed por estar sempre atenta em fazer o melhor para a educação das nossas crianças e jovens”, completou o prefeito de Corumbá.
A Administração Marcelo Iunes já entregou 16 ônibus para a área rural e um carro frigorífico, em pleno uso, para entrega de alimentos perecíveis, demonstrando a preocupação e o cuidado desde o armazenamento e qualidade desses alimentos, como a chegada de alunos e servidores até a escola.
O secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, ressaltou que os investimentos feitos em Educação seguem a orientação do prefeito em oferecer o melhor para alunos e servidores de todas as escolas da Rede Municipal, estejam elas (unidades de ensino) na zona urbana ou na zona rural. “Todos esses benefícios que nós estamos conquistando e adquirindo são muito expressivos. São investimentos, como estes de hoje, que nos possibilitam dar condições de trabalho também para os motoristas da Rede Municipal e isso chega lá para nossas crianças, que estão distantes mas também fazem parte da nossa REME. Por orientação do prefeito Marcelo Iunes os nossos investimentos chegam para todas nossas escolas com a mesma qualidade”, declarou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Manoel Rodrigues, disse que o investimento nos ônibus escolares “traz conforto aos alunos e reflete num ensino de qualidade”. O vereador Allex Dellas também acompanhou a cerimônia.
Foram entregues pela Prefeitura três ônibus escolares rurais (modelo Ore Dois), cada um com com capacidade para 44 estudantes sentados; três ônibus escolares rurais(modelo Ore Zero Marruá) micro-ônibus com tração nas quatro rodas, eixo traseiro e eixo dianteiro, comportando, cada um, 13 estudantes sentados, mais auxiliar e condutor; um ônibus VW/Neobus TH MIDI (doação do Governo de Estado) e um carro tipo Pick-Up, cabine dupla.
Também acompanharam a entrega dos veículos: os secretários Luiz Antônio da Silva (Governo); César Freitas Duarte (Segurança Pública e Defesa Social); Beatriz Assad (Saúde); Marcelo Araújo (Relações Institucionais) ; Luiz Henrique Maia de Paula (Finanças e Orçamento); Paulo André Araújo Júnior (Agetrat); Elbio Mendonça (chefe de Gabinete); Mariluce Leão (adjunta de Saúde); Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum (adjunta de Educação) e José Luiz Aquino (adjunto de Segurança Pública).
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.