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Educação

Com protagonismo dos estudantes, Governo de MS finaliza curso que promove a cidadania nas escolas

Para os estudantes, o aprendizado adquirido contribui para a defesa dos direitos individuais e coletivos dentro e fora da sala de aula.

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Para aproximar os 184 mil estudantes da REE (Rede Estadual de Educação) de Mato Grosso do Sul da participação ativa das ações e decisões da comunidade escolar e permitir o exercício da cidadania, o Governo do Estado realizou o curso de formação “Grêmio Estudantil: Cidadania Ativa”.

O governador Eduardo Riedel participou na manhã desta terça-feira (13) do encerramento do curso, que foi oferecido desde maio para os alunos das 347 escolas da REE em todos os municípios do Estado. Como parte do evento, Riedel participou de uma roda de conversa com dez representantes de grêmios estudantis de Campo Grande e também dos municípios do interior.

“É uma alegria poder presenciar as lideranças de grêmio estudantil de todas as escolas, o desempenho deles. Interessante ver como esses representantes estão se formando, as expectativas, perspectivas e cobranças legítimas. A Cidadania e a Educação proporcionaram um momento inédito, colando os presidentes de grêmios estudantis para uma conversar aberta, é enriquecedor e faz parte da formação como cidadãos, a discussão política e a liderança dentro da escola”, afirmou Riedel.

Entre os questionamentos, o governador respondeu sobre os investimentos em tecnologia nas escolas, a formação dos estudantes para o mercado de trabalho, a oferta de modalidades esportivas e culturais para os alunos, além de falar de forma mais pessoal sobre os desafios da vida pública e também orientar os alunos no desempenho do cargo de presidente de grêmio estudantil.

“Com o curso da cidadania ativa foi deixado claro que o grêmio é um órgão muito representativo nosso, para os estudantes”, disse Mateus Gleiser, presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito), no Jardim Anache, em Campo Grande.

Para os estudantes, o aprendizado adquirido contribui para a defesa dos direitos individuais e coletivos dentro e fora da sala de aula.

“Eu decidi participar da eleição para o grêmio, porque precisava melhorar minha comunicação, não conseguia falar com as pessoas. Agora eu adquiri essa coragem. E para a escola a gente tem conseguido avançar nos pedidos que fazemos para a direção, com mais gincanas e aulas de informática, foi uma conquista este ano”, afirmou a aluna Gabriela Borges Gomes, 16 anos, vice-presidente do grêmio estudantil da EE Sidronio Antunes de Andrade, em Sidrolândia.

Além das solicitações para melhoria física da escola, Gabriela também conseguiu incluir informações importantes sobre os povos indígenas, para que os demais alunos pudessem ter acesso. “Meu pai é indígena terena, e eu poderia estudar em uma escola indígena, mas preferi uma que eu pudesse propagar mais a cultura. Eu consegui isso, a direção da escola foi parceira para que a gente tivesse troca de informações sobre isso”, explicou a estudante.

Durante três meses, os estudantes que compõem a chapa dos grêmios nos 79 municípios receberam formação sobre marcos legais e históricos das agremiações, além de compartilharem experiências inspiradoras sobre a importância da participação ativa e democrática nas escolas e comunidades. Dividida em módulos, a formação debateu o que é ser um cidadão ativo, a legislação e o papel do grêmio estudantil na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, fortalecendo a consciência cidadão, promovendo o bem-estar emocional e o protagonismo juvenil.

Hoje (13) ocorreu o encerramento com a certificação dos participantes e o lançamento da capa do 1º e-book do Grêmio Estudantil. O espaço de aprendizado e reflexão promoveu o engajamento dos estudantes, com formação abrangente – palestra magna, mini palestras sobre cidadania ativa, propósito e saúde mental, intervenções culturais e diálogo interativo.

O curso de formação foi uma iniciativa da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Subjuv (Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude), em parceria com SED (Secretaria de Estado de Educação) e Fabeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), com apoio do Conjuv/MS (Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul), Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e outras instituições estudantis.

O evento contou com participação de autoridades do setor de Educação do Estado e representantes dos grêmios estudantis eleitos.

Educação em MS

Desde o início da atual gestão, a continuidade das reformas nas escolas da REE é uma das prioridades. Por isso, 30% das unidades já estão com obras concluídas – parciais ou gerais –, outras 30% aguardam para receber intervenções e 40% estão com algum tipo de intervenção em andamento.

Até agora, foram investidos cerca de R$ 800 milhões em infraestrutura e com a conclusão de todas as reformas, o valor deve chegar a R$ 1,2 bilhão.

No ano passado, o Governo do Estado passou a oferecer o ensino em tempo integral em todos os municípios, em 210 unidades, alcançando a meta de universalização da oferta – com 60% as escolas e 40 mil estudantes atendidos em todas as regiões.

Segurança nas escolas

Além das reformas, todas as unidades escolares urbanas de MS contam com sistema de monitoramento de vídeo controlado pelo COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado). O local trabalha com equipes de resposta em diferentes regiões do Estado, conexão direta com os órgãos de segurança pública, além de agilidade em caso de situações de emergência e reposição de materiais furtados das unidades escolares.

A REE conta também com o Nise (Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar), que opera dentro da central de monitoramento, com atuação voltada para a prevenção e resposta às situações que coloquem em risco a segurança dos estudantes e profissionais. Criado em 2023, o núcleo possui atuação multidisciplinar e conta com profissionais da segurança pública e também da psicologia educacional.

Outra iniciativa, em parceria com o Corpo de Bombeiros, é o Nuppae (Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas), que tem foco na orientação e treinamento das equipes e leva formações para os profissionais da REE para uso correto dos itens de prevenção contra incêndio, ações de primeiros socorros e evacuação predial, em caso de incidentes.

A REE conta com 25 mil servidores, 17 mil deles são professores. E o MS tem o maior salário para professor do Brasil, na educação básica, que é de R$ 12,8 mil para professor efetivo com carga horária de 40 horas semanais.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Prefeitura vai licitar construção de Ceim em sitioca e conclusão de Ceim na Erondina

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Obras do Centro de Educação Infantil Proinfância, Tipo 1, na Vila Erondina, que foram abandonadas há anos pelas gestões anteriores, serão retomadas pelo governo Marçal Filho – Foto: Arquivo/Assecom

A Prefeitura de Dourados publicou no Diário Oficial do Município de quarta-feira (19) o Aviso de Licitação – Concorrência eletrônica n.º 015/2025, tornando público, por meio da Secretaria Municipal de Administração, o procedimento licitatório relativo ao Processo n.º 122/2025, para execução de obras e serviços de construção de um Centro de Educação Infantil (Ceim) no Bairro Sitiocas Campina Verde, por meio de recursos do Termo de Compromisso n.º 201900023-1 pactuado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O prazo para cadastramento das propostas começa contar à partir das 9h do dia 25 de novembro, com abertura da sessão pública às 9h do dia 12 de dezembro. O edital está disponível na plataforma “Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil-BLL” https://bllcompras.com/Process/ProcessSearchPublic?param1=0; no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) https://pncp.gov.br/app/editais, ou diretamente, no Departamento de Licitação, localizado no Bloco “F” do Centro Administrativo Municipal, localizado na Rua Coronel Ponciano, n.º 1.700, Parque dos Jequitibás.

Na mesma edição do Diário Oficial do Município foi publicado o Aviso de Reabertura de Prazo – Concorrência Eletrônica n.º 004/2025, por meio da Secretaria Municipal de Administração, tornando público aos interessados, em especial às empresas que retiraram o edital, a reabertura do procedimento licitatório anteriormente suspenso, relativo ao Processo nº 137/2024, para execução de obras de conclusão do Centro de Educação Infantil Proinfância, Tipo 1, na Vila Erondina, em Dourados, conforme Termo de Compromisso PAC2 02741/2012, com aporte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e recursos próprios do Município.

O prazo para cadastramento das propostas começou a contar no dia 19 de novembro e a abertura da sessão pública será às 9h, do dia 10 de dezembro de 2025. O edital está disponível na plataforma “Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil-BLL” https://bllcompras.com/Process/ProcessSearchPublic?param1=0; no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) https://pncp.gov.br/app/editais, ou diretamente, no Departamento de Licitação, localizado no Bloco “F” do Centro Administrativo Municipal.

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Prefeitura abre edital para contratar 3 mil vagas em escolas conveniadas para 2026

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Edital publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município de segunda-feira tem como objetivo contratar vagas para atender crianças de 0 a 5 anos. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados publicou nesta segunda-feira (27) o Edital de Chamada Pública nº 002/2025, que abre credenciamento de escolas particulares e entidades educacionais para a contratação de 3 mil vagas destinadas à Educação Infantil, contemplando crianças de 0 a 5 anos de idade. O objetivo é ampliar o atendimento à primeira infância na rede municipal em 2026. “O prefeito Marçal Filho determinou que a Secretaria Municipal de Educação atue com planejamento para que as vagas estejam disponíveis já no período de pré-matrícula”, explica o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.

Segundo o edital, o valor mensal definido por vaga é de R$ 525,00, o que representa um investimento total estimado em R$ 17,3 milhões durante os 11 meses de vigência do contrato. As vagas serão distribuídas entre creches e pré-escolas, em período parcial, e as crianças serão encaminhadas pela Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que levará em conta critérios como proximidade geográfica, renda familiar e inclusão de crianças com deficiência.

O processo é aberto a escolas, associações, centros educacionais e instituições privadas de ensino com sede em Dourados e devidamente autorizadas pelo Conselho Municipal de Educação (Comed). Cada instituição poderá oferecer até 10% do total das vagas disponíveis.

As propostas e documentos de credenciamento deverão ser entregues entre os dias 5 e 14 de novembro de 2025, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Pedro Leite de Farias, nº 3.805, Parque dos Jequitibás. O atendimento será realizado das 7h30 às 13h30.

Após o recebimento das propostas, a Comissão de Contratação avaliará a documentação entre os dias 17 e 19 de novembro, e o resultado preliminar dos habilitados será publicado no Diário Oficial do Município no dia 24 de novembro. A assinatura dos contratos com as escolas credenciadas está prevista para ocorrer entre 19 e 23 de janeiro de 2026.

O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da administração com a ampliação do acesso à Educação Infantil e o atendimento de qualidade às famílias douradenses. “O credenciamento das escolas conveniadas é uma alternativa importante para atender a demanda crescente de vagas na educação infantil”, explicou o secretário.

Os interessados podem consultar o edital no Diário oficial do Município desta segunda-feira (edição suplementar) para obter mais informações e retirar os anexos de formulários de credenciamento.

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Em um momento de grande significado para a educação em Rio Brilhante, foi lançado na sexta-feira, 17, a ordem de serviço para a construção de uma nova Creche e Escola de Educação Infantil no Bairro Antônia de Souza Barbosa.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Lucas Foroni; do vice-prefeito, Dr Leonardo; do presidente da Câmara Municipal, Nô; secretário de Educação, José Sérgio; representantes da Caixa Econômica Federal; vereadores; lideranças locais e moradores que prestigiaram o evento e celebraram a conquista.

A nova unidade será construída com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, em parceria com o Governo Municipal de Rio Brilhante, totalizando um investimento de R$ 4.400.000,00.

O prefeito municipal destacou que a creche contará com 10 salas de aula com capacidade para atender aproximadamente 200 crianças em período integral, oferecendo infraestrutura moderna, segura e acessível. “Essa obra representa muito mais do que uma nova unidade escolar. Ela simboliza o compromisso de toda a equipe da gestão com o futuro da cidade, garantindo não apenas educação de qualidade, mas também mais acessibilidade e dignidade para as famílias do Bairro Antônia Barbosa”, destacou o chefe do Executivo municipal.

O presidente da Câmara ressaltou a importância do apoio em todas as esferas. “Essa obra é prova de que, quando os poderes trabalham juntos, quem ganha é a população, e o Poder Legislativo estará sempre ao lado da administração por uma educação cada vez melhor para todos”.

O chefe do Executivo municipal concluiu, destacando que a nova Creche e Escola Infantil irá contribuir de forma significante com o desenvolvimento educacional de Rio Brilhante, ampliando a oferta de vagas na rede municipal e possibilitando que mais crianças tenham acesso a um ensino de qualidade, além de g

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