fbpx
Connect with us

Cidades

Com programação gratuita, Festival Mais Cultura realiza atividades de fomento à arte e educação

Promovida pela UFMS, iniciativa acontece de 22 de outubro a 05 de novembro, no formato híbrido

Publicado

on

Aliando diversas manifestações e segmentos artísticos, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), realiza entre os dias 22 de outubro e 05 de novembro de 2021, Festival Mais Cultura, iniciativa que tem como objetivo fomentar as iniciativas artístico-culturais realizadas por meio da instituição.

A programação, que conta com onze palestras, nove oficinas e um workshop, além de diversas atrações artístico-culturais, terá o formato híbrido, com transmissão via internet e presencial, nas dependências da UFMS.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Marcelo Fernandes, a iniciativa fortalece a proposta sócio-educacional da instiyuição, de fomentar a cultura por meio de atividades educacionais aberta à comunidade. “Reconhecendo a cultura como importante ferramenta transformadora, assim como a educação, promovemos este importante evento, acessível à comunidade e com temas importantes”, avalia  Fernandes.

No dia 22, a abertura oficial do Ferstival Mais Cultura acontece às 9 horas, com apresentação do Trio de Violoncelos, no prédio das Pró-Reitorias.

Já iniciando a programação de palestras, acontece no dia 25, “Atuação e formação docente – um encontro com o pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, ministrada pela professora Janaína Nogueira Carvalho, do curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana, e pelas estudantes Camila Ferreira, também do curso de Pedagogia, e Fernanda Adegas, do curso de Letras. “O objetivo é utilizar o clássico infanto-juvenil O Pequeno Príncipe, do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, para demonstrar como a ancestral arte da contação de histórias pode ser uma importante ferramenta pedagógica, pois apresenta a literatura de uma maneira lúdica e mais atraente para um público que está na atuação e formação docente nas licenciaturas”, relata Janaína.

Com a proposta de fomentar o diálogo entre a produção da Universidade e a produção artística da comunidade, as oficinas e workshops trazem temas variados, nas áreas de literatura, dança, mídias digitais, música e arqueologia, entre outros. Grande parte destas atividades estão vinculadas a projetos de extensão, cultura ou grupos de pesquisa da UFMS. Entre os objetivos está a integração entre a universidade e parceiros que também produzem arte aqui na cidade e no Estado, os inserindo nesta programação que promove acesso à cultura a um número ainda maior de pessoas”, explica o secretário de Projetos e Eventos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Eduardo Escrivano.

Programação – As palestras, oficinas e workshops ocorrem entre 25 e 29 de outubro, com participação gratuita e aberta ao público. Para participar das atividades on-line é necessária inscrição prévia. Mais informações pelo: proece.ufms.br/maiscultura (onde os links de transmissão estarão disponíveis) ou pelo e-mail: maiscultura@ufms.br.  Acompanhe a seguir a programação:

Palestras

  • “Atuação e formação docente – um encontro com o pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry” e “Encontros de Poesia – o estudo da poesia brasileira contemporânea e seus múltiplos olhares”, no dia 25;
  • “Dança tradicional Híyokena kipâ’e (dança dos homens Terena)”, “Música na Antiguidade: da reflexão teórica à reconstituição prática” e o lançamento do livro “Sagas mínimas”, no dia 26;
  • “Conhecendo a pré-história de Mato Grosso do Sul através da Exposição de Longa Duração do Museu de Arqueologia da UFMS” e “Masterclass de Trombone”, no dia 27;
  • “Arte e Resistência nos Gêneros Textuais conto, poema e letra de música”, “Lendo C. S. Lewis: aspectos literários, imaginação e fundamentalismo” e “Matemática e Música: aplicação da teoria dos conjuntos em obras do repertório brasileiro para violão”, no dia 28; e
  • “Conhecendo a pré-história de Mato Grosso do Sul através da Exposição de Longa Duração do Museu de Arqueologia da UFMS”, no dia 29.

Oficinas e Workshop

  • “Companhia de Dança Sinapse- Dança e Consciência Corporal para a melhor idade”, “Processo de Criação para Mídias Sociais” e “Relatos de tempos ásperos – Projeto Teatro na Universidade”, no dia 25;
  • “Sinapse Companhia de Dança – Oficina de Danças Urbanas” e “Processo de Criação para Mídias Sociais”, no dia 26;
  • “Aula de bases do Forró”, “Unapi na divulgação científica: como pensar as mídias e redes sociais para e com o idoso(a)” e “Formando leitores, construindo cidadãos”, no dia 27;
  • “A Dança na Disciplina de Arte: Transposição entre as linguagens artísticas”, no dia 28; e
  • “Workshop: Trombone, rotina e a vida do músico em tempos pandêmicos”, no dia 29.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67