Com público de mais de 10 mil pessoas, a segunda edição do Festival da Carne do MS, realizada entre os dias 05 e 07 de agosto de 2022, foi um verdadeiro sucesso.
O evento, realizado no Armazém Cultural, foi realizado especialmente em agosto para celebrar os 123 anos da Capital Morena, reunindo sabor, cultura e a tradição da miscigenação de sabores que compõem a culinária sul-mato-grossense.
Da costela de chão ao Burger, a carne sustentável pantaneira foi a grande atração do evento que reuniu 10 stands, chefs e assadores renomados, entre eles, Paulo Machado, um dos maiores nomes da gastronomia nacional, que recentemente publicou o livro ‘Cozinha Pantaneira, Comitiva de Sabores’ e durante o evento, preparou o tradicional macarrão de comitiva.
“Esse evento foi preparado para toda a família, valorizando a carne pantaneira, a pecuária regional e tive a honra de ser convidado a participar desse importante momento da gastronomia de Mato Grosso do Sul, preparando o macarrão de comitiva. O Festival da Carne é uma iniciativa que presenteia toda a população”, destaca o chef.
Promovido pela Fest Food’n Fun, o evento, além de promover um fim de semana de muito entretenimento e sabor, fomenta a economia do Estado, cuja pecuária é uma das principais bases. De acordo com dados da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), o Estado ocupou no último ano o 2° lugar em produção no ranking nacional de produção pecuária, com 787 mil toneladas de carne.
“O Festival da Carne de MS é a valorização da nossa produção local, do sabor, da gastronomia, da miscigenação e da cultura. Esse evento teve um tempero especial, já que foi realizado em agosto para celebrar os 123 anos da nossa Capital Morena. É um sonho que só pode se tornar realidade, graças a pessoas que sonharam junto, como os apoiadores, assadores e chefs, a quem agradecemos e dedicamos o sucesso do evento. Esperamos em breve realizar mais edições desta iniciativa que já se consolida como a representação da gastronomia sul-mato-grossense”, pontua Marcia Marinho, que junto a Henrique Corrêa, organizou o Festival da Carne do MS.
Desmitificando o preparo da carne suína, o açougueiro Sebá Rufino – o Sisteminha, como é conhecido, ensinou vários preparos do prato no workshop ‘Do corte ao Fogo’. Com mais de 17 anos de profissão, integra a primeira Seleção de Açougueiros do Sul do Mundo e este ano, representará o Brasil na Califórnia (EUA).
Quem assistiu atenta ao curso gratuito foi a empresária Fabiana Franco, que foi ao evento com a família apreciar o melhor da carne e aproveitou para levar as dicas para casa.
“O evento está maravilhoso, viemos aproveitar o sábado para degustar um bom churrasco e ainda estamos aprendendo como levar um pouco dessas delícias para preparar em casa de maneira simples. Adorei”, comentou a visitante do evento.
Grandes astros do evento, participaram os chefs e assadores: Roberto Bocabeloo, Peralta BBQ, Ale Ciasca, Teo Luis,Churrasqueiro Ney, Jamil Siqueira, Matheus Marçal, Alemão BBQ, Marcio Boza, Chama o Le PaiDiego BBQ, Sylvio Trujillo, Bruna Lopes, Paulo Machado, Moacir Sobral e Sebá.
As atrações culturais ficaram por conta de Folk4, Zezinho e Banda, Vai quem Qué, Muchileiros, Grupo Tradição, Filho dos Livres e DJ Chico.
Sobre o Festival da Carne – Com entrada gratuita, 10 estações de alimentação, workshops, palestras, chefs renomados, cervejas e chopps artesanais, área kids e diversão, o evento teve a co-realização da Abrasel, Sectur, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Fecomércio e SESC.
Patrocínio: Senar/MS, Patagônia Cerveja, La Parrilla,Jelly Caipira, O Açougue Bom Beef, Fazendas Indaiá, Vermelho Beef, Boibras, 067 Vinhos, ABOP, Bio Carnes, Forjados, Luabrisa, Steak Store e VPJ.
Apoiadores: Embrapa, Sebrae, Sistema Fecomércio e Fundação de Cultura de MS.
Mais informações, fotos e vídeos em: @festivaldacarnems no Instagram ou www.festivaldacarnedoms.com.br
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)