Com estrutura de última geração e apoio de alpinistas, avançam reparos da ponte sobre o rio Paraguai
Com o equipamento instalado será possível que os operários trabalhem sob a ponte permitindo a colocação de uma nova trama e placas de aço e concretagem
A montagem de uma plataforma suspensa, chamada de QuikDeck, embaixo do pilar 2 da ponte sobre o rio Paraguai na BR-262, que dá acesso a Corumbá, foi concluída hoje (27). Com o equipamento instalado será possível que os operários trabalhem sob a ponte permitindo a colocação de uma nova trama e placas de aço e concretagem. Além disso, o sistema, que foi trazido de fora do estado, é de última geração e garante que os reparos sejam executados com maior segurança e qualidade.
Medindo 13,8 metros de largura e 3,8 metros de comprimento, a plataforma serve de apoio para que os trabalhadores possam inserir as placas de aço, montar a caixaria para a concretagem que reforçará toda a estrutura, como explica o engenheiro civil Lauro Peres, um dos responsáveis pela obra na ponte.
“Nós já demolimos a laje do pilar em toda a sua extensão. Estamos montando na parte inferior um deck que vai servir de apoio para escoramento de caixaria e também para reforço do aço que vai ser feito na parte inferior. Após isso, nós vamos reforçar o aço na parte superior e dar sequência na concretagem”, completa.
O engenheiro civil Lauro Peres explica a plataforma servirá para a colocação de novas placas de aço e concretagem
Ainda de acordo com o engenheiro civil, serão utilizados 19 toneladas de concreto e um trabalho semelhante será feito nos pilares P24 e P27, porém sem a necessidade da QuickDeck.
“Essa plataforma embaixo vai suportar todo o peso de escoramento que vai ser colocado. Após a finalização da concretagem com um tempo determinado de cura, nós vamos dar sequência nos outros pontos. Serão mais quatro pontos de apoio já na outra extremidade da ponte, no lado de Corumbá”, afirmou Peres.
Esta fase está prevista para ser concluída até a segunda quinzena de abril. Enquanto isso, a rodovia continua funcionando no sistema de ‘Pare e Siga’, até a conclusão total das correções. Até o momento já foram executados 20% do total da obra.
O secretério Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), avalia que a obra por ser de grande porte e de grande complexidade técnica houve a necessidade de utilizar estruturas que estão sendo importadas de outros estados.
“Até o momento, temos conseguido realizar os trabalhos sem causar inconvenientes aos usuários, mantendo o fluxo de tráfego contínuo, bem como a passagem dos caminhões e carretas que atendem às indústrias e dependem da ponte para o transporte de seus produtos. Pedimos aos motoristas que atravessam a ponte, que procedam com cautela e reduzam a velocidade ao passar pela área de obras. Essa cooperação é crucial para garantir a eficiência dos trabalhos. Temos priorizado, acima de tudo, a segurança dos trabalhadores envolvidos na obra e de todos que fazem uso desta ponte, seja para lazer ou fins profissionais”, esclareceu o secretário Peluffo.
Alpinistas industriais
Nesta etapa de montagem da plataforma, alpinistas industriais e de construção civil entraram em cena para garantir a sustentação do equipamento.
Leonardo Campos Alves, que está nesta profissão há mais de 7 anos, veio do Rio de Janeiro. Ele conta que só o calor da região e o sol forte impuseram desafios maiores para sua equipe de alpinistas.
O alpinista Leonardo Campos Alves foi um dos profissionais responsáveis pela montagem do QuickDeck
“O nosso trabalho basicamente foi montar o QuickDeck na parte inferior da ponte e instalamos 32 agarras, que fazem a sustentação. Após isso a gente vai montar um andaime para o pessoal ter acesso e poder fazer o trabalho com segurança e executar a concretagem”, explicou.
Por se tratar de uma obra complexa, sensível e com muitos detalhes técnicos, os serviços são feitos para não causar grandes transtornos aos usuários e às indústrias, que utilizam a ponte para transportar pessoas e produtos.
A ponte, que foi inaugurada em maio de 2001, possui 1.890 metros de comprimento e com o novo reforço estrutural de aço vai suportar cerca de 70 toneladas por metro quadrado. Em média por dia, 150 veículos leves e 300 caminhões atravessam a ponte.
Ainda em fevereiro foi instalada uma placa de aço pesando 17 toneladas, que auxilia na correção das patologias encontradas nas lajes da ponte. O dispositivo permitiu o tráfego de veículos, enquanto eram retirados os materiais deteriorados.
O Governo de Mato Grosso do Sul segue avançando com investimentos em infraestrutura urbana, totalizando mais de R$ 25,2 milhões, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento para a população. Três importantes processos licitatórios foram homologados, contemplando obras de asfaltamento, drenagem de águas pluviais e estudos para a melhoria da aviação regional.
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), vinculada à Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), publicou sexta-feira (31) no Diário Oficial a homologação da licitação para a execução de obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais nos bairros Almirante Tamandaré, Nova Aliança e Alta Floresta, em Ladário.
O investimento total será de R$ 17.143.223,88. A iniciativa visa melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais conforto e segurança para os moradores.
Já o município de Pedro Gomes também será beneficiado com obras de infraestrutura para a execução da pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro São Francisco. Lá, o investimento total é de R$ 7.944.000, garantindo melhorias estruturais para a comunidade.
Também recebe atenção do Governo de Mato Grosso do Sul o setor aeroviário, sendo homologada a licitação para a elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) nos municípios de Camapuã, Cassilândia, Naviraí, Paranaíba, Jardim e Água Clara, com um investimento de R$ 156.997,32.
Esse planejamento é essencial para garantir a segurança operacional dos aeródromos e fomentar o desenvolvimento regional.
Os investimentos reforçam o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com o progresso e a modernização da infraestrutura em diferentes regiões do estado, promovendo avanços significativos para a população e fortalecendo o desenvolvimento econômico e social.
O governador em exercício de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, inaugurou segunda-feira (6) a Base Operacional da Polícia Militar Rodoviária em Ipezal, distrito de Angélica. A nova estrutura, construída na MS-145, representa um marco na Segurança Pública do Estado, com um investimento total de R$ 5,4 milhões e foco em ampliar a capacidade tático-operacional na região.
Barbosinha destacou a importância da obra não apenas para o combate ao crime, mas também, para a promoção de segurança nas estradas que conectam o Mato Grosso do Sul aos estados do Paraná e São Paulo.
“Essa entrega reflete o compromisso do nosso governo com a interiorização da Segurança Pública. A base de Ipezal é mais que uma obra: é uma ferramenta que protege vidas, conecta territórios e impulsiona o desenvolvimento local. Nossa missão é levar progresso e segurança para todos os cantos do Estado”, afirmou o governador em exercício.
A base operacional conta com 200 m² de área construída, incluindo recepção, sala de atendimento, alojamentos masculino e feminino, refeitório, depósito e sala de custódia. A estrutura é complementada por uma garagem de 98 m², com capacidade para quatro veículos, e uma cobertura de 600 m² sobre a pista, modelo já implementado em Chapadão do Sul e Maracaju.
“Essa obra é um exemplo de como integrar modernidade e eficiência às demandas da segurança pública. Estamos entregando uma base equipada e pronta para atender às necessidades da região, consolidando o Mato Grosso do Sul como referência em infraestrutura e segurança nas estradas”, destacou o secretário-adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa.
Desde que começou a operar, em outubro de 2024, a base já realizou 3.586 vistorias de veículos e 4.781 abordagens, com apreensões significativas de itens ilícitos, reforçando o impacto positivo na segurança da população e no controle das rodovias.
Parceria governo e a comunidade
O terreno para construção da base foi doado pelo agropecuarista Antônio Scatolin Filho, uma demonstração do engajamento da comunidade local no fortalecimento da Segurança Pública na região. O prefeito de Angélica, Edinho Cassuci, celebrou a entrega como um marco histórico para o distrito de Ipezal e o município.
“Essa base representa mais do que segurança. É um símbolo de como o trabalho conjunto entre governo e comunidade pode transformar realidades. E o governo de Mato Grosso do Sul teve muita sensibilidade em atender uma demanda tão importante para nossa região”, declarou o prefeito.
Com a entrega da Base Operacional, o governo do Estado reforça seu compromisso municipalista, que já destinou R$ 40,5 milhões a Angélica entre 2023 e 2024.
“O desenvolvimento do Mato Grosso do Sul é feito com diálogo, parceria e ações concretas. Essa obra é uma amostra de como a gestão estadual atua para melhorar a qualidade de vida das pessoas em cada canto do Estado”, concluiu Barbosinha.
Infraestrutura encerra 2024 com entregas que impulsionam o desenvolvimento de MS
Na infraestrutura aeroportuária, a Seilog entregou projetos relevantes para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Dourados e a ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande
A Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog) encerrou 2024 com entregas importantes em infraestrutura aeroportuária, pavimentação de rodovias, regularização fundiária e iluminação pública sustentável, reforçando seu papel no desenvolvimento regional e promovendo um impacto direto na qualidade de vida da população.
Na infraestrutura aeroportuária, a Seilog entregou projetos relevantes para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Dourados e a ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. A Secretaria também concluiu a restauração das pistas para pouso e decolagem de Paranaíba, Naviraí, Camapuã, Cassilândia e Jardim. Além disso, estão previstas a construção de novos aeródromos em São Gabriel do Oeste, Maracaju e na região do Pantanal da Nhecolândia e Porto São Pedro.
Sobre os investimentos, o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, destaca que os projetos em rodovias e aeroportos refletem a prioridade do governo estadual em melhorar o acesso a todas as regiões do Estado. “Estamos investindo em obras que não apenas melhoram o deslocamento, mas também geram oportunidades para os sul-mato-grossenses”.
No setor habitacional, a Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de MS), vinculada à Seilog, avançou na regularização fundiária, entregando 92% dos títulos previstos, proporcionando segurança jurídica e social a milhares de famílias.
Rodovia MS-345
A infraestrutura rodoviária também recebeu investimentos importantes. Trechos estratégicos foram pavimentados para melhorar a conectividade e impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado. Destaque para o novo acesso a cidade de Bonito pela MS-345, conhecida como a Estrada do 21. Essa rota reduz em 40 km a distância entre o principal destino turístico de MS e a Capital, Campo Grande.
Outra iniciativa importante foi a pavimentação de um trecho estratégico da MS-382, na região da Cabeceira do Apa, área tradicionalmente conhecida pela produção agrícola de grãos. Também foram concluídas a primeira parte das obras de pavimentação asfáltica da MS-347, entre a MS -162 e a BR-419, na região que liga Dois Irmãos do Buriti a Nioaque.
Além disso, avançaram os trabalhos na MS – 338, que vai ligar Camapuã a Ribas do Rio Pardo, promovendo a conexão entre o norte de Mato Grosso do Sul e a Rota da Celulose, melhorando a mobilidade regional e estimulando o desenvolvimento econômico entre os municípios da região.
“Novos acessos como a MS-345 fortalece o turismo e a economia regional, enquanto projetos como os da MS-338 e da MS-382 ligam importantes polos produtivos, trazendo mais competitividade para o Estado”, afirma o secretário.
O ano de 2024 foi marcado por investimentos em projetos sustentáveis. Entre as principais ações estão a instalação de iluminação solar em pontos estratégicos, como a ponte do Passo do Lontra e a ciclovia da MS – 427, em Rio Verde de Mato Grosso, além de trechos nos cruzamentos das principais rodovias estaduais. Essas iniciativas refletem o compromisso com a inovação para melhorar a segurança viária no Estado.
Estrada do 21 que encurta distância da Capital a Bonito
Campo Grande
Em Campo Grande, a Seilog avançou em diversas frentes relacionadas à infraestrutura urbana, com destaque para projetos de pavimentação e melhorias na iluminação pública. Na área de mobilidade, um dos principais projetos foi a restauração e o recapeamento da Avenida Duque de Caxias, no trecho entre o Núcleo Industrial e o Aeroporto Internacional da Capital.
Outra importante iniciativa, foi a pavimentação asfáltica e a implantação do sistema de drenagem na Avenida Alto da Serra, nas Moreninhas. O projeto também incluiu o recapeamento da via, beneficiando diretamente moradores e motoristas. Além disso, foi inaugurado um novo acesso ao bairro Cidade Morena, a partir da Avenida Gury Marques, reforçando a mobilidade urbana na região.
A modernização da iluminação pública na Capital também avançou com a instalação de lâmpadas em LED, na Avenida Leão Neto do Carmo. O projeto traz mais eficiência energética e está alinhado à estratégia estadual de desenvolvimento sustentável.