fbpx
Connect with us

Cidades

Com economia aquecida, vagas de trabalho crescem 15% em 24 horas na Capital

Em oito meses, geração de empregos mais que dobrou em relação ao ano passado

Publicado

on

Contrata-se Papai Noel. Exigências: barba original (sic), empatia com crianças, disponibilidade de horário (domingo a domingo) e ensino fundamental incompleto. São quatro vagas. O salário? Seis mil reais. Essa é apenas uma das centenas de oportunidades disponibilizadas pela Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul) neste ano em que a geração de empregos mais que dobrou.

Enquanto em todo o 2020 o saldo foi de 12.456 novas vagas de trabalho formal entre os meses de janeiro a dezembro, o ano de 2021 contabilizou 34.032 somente nos oito primeiros meses, de janeiro a agosto, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Com mais de 77% da população vacinada contra Covid-19 (entre os adultos o índice ultrapassa a marca de 95%), a economia de Mato Grosso do Sul tem se recuperado em ritmo acelerado, com investimentos públicos e privados por todo o território estadual e geração de empregos e renda.

“Mato Grosso do Sul é a bola da vez. Somos o Estado que mais cresce. Isso é resultado da vacinação em massa, da retomada com investimentos públicos em todo o Estado, que se transformou em um canteiro de obras, da vinda das empresas porque trocamos impostos por empregos, como é o caso da nova unidade da Suzano que vai precisar de 10 mil trabalhadores durante a construção, além da rota bioceânica que vai nos transformar em um hub logístico”, avalia e comemora o diretor-presidente da Funtrab, Marcos Derzi.

Em meio a esse cenário, a chegada do fim do ano (e do bom velhinho) tem ajudado a aquecer ainda mais o mercado. Em 24 horas, a quantidade de empregos oferecidos pela Funtrab saltou 15,49%, passando de 794, na quarta-feira (13), para 917, na quinta-feira (14).

O setor do comércio está em busca de mais trabalhadores para dar conta das vendas e já se depara com a escassez de mão de obra. A expectativa é de gerar, pelo menos, 5 mil empregos para o período natalino. “Estamos preocupados. Temos uma demanda enorme e não encontramos pessoas para trabalhar. Não conseguimos entender o motivo, se parte dessas pessoas foi para a informalidade na pandemia. É assustador! As empresas estão oferecendo treinamento e capacitação, mas não encontram candidatos. Estamos pegando as pessoas no laço”, afirma o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila.

No caso da procura pelo Noel, a dificuldade está em encontrar o personagem com as características exigidas pelo empregador. Quem explica é Rosi Melgarejo, proprietária da RM Produções. “Eu confesso que já fiz entrevista com alguns Papais Noéis, mas no momento não encontrei as pessoas certas para fazer esse tipo de papel. Porque ao anunciar um valor alto para quem tem interesse em trabalhar nesse personagem, você acha bastante gente interessada. O problema é encontrar alguém que se encaixa nesse perfil exigido”, conta.

Para ajudar a encontrar o bom velhinho ideal, a agência de eventos cadastrou a vaga no aplicativo MS Contrata +, da Funtrab. Os interessados podem baixar o programa nas lojas de aplicativos dos smartphones. 

Veja aqui as vagas no mercado de trabalho de Campo Grande e unidades da Casa do Trabalhador de todo Estado. 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67