Connect with us

Agricultura

Com clima e solo favoráveis, MS prepara Plano Estadual para ampliar a fruticultura comercial

Outra visita técnica ocorreu na prefeitura de Costa Rica

Publicado

on

Quem disse que Mato Grosso do Sul não produz frutas? Pois bem, o Estado tem terras, solo e climas favoráveis ao desenvolvimento de fruticultura principalmente de cítricos. De olho neste potencial, a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio da secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, está preparando o Plano Estadual de Fruticultura.

De acordo com a engenheira agrônoma da Semadesc, Karla Nadai, responsável pelo projeto, atualmente no Estado a fruticultura ainda é incipiente, mas já possui plantios isolados. “A atividade, apesar de muitos pensarem, não necessariamente está sendo tocada pela agricultura familiar. Temos fruticultura nestas pequenas propriedades como mais uma opção de diversificação da produção. Mas existem pomares de porte empresarial e comercial”, esclarece a agrônoma.

Segundo ela, Mato Grosso do Sul conta com regiões que são produtoras de goiaba, mamão, abacaxi, abacate, manga, banana e citrus. “São regiões importantes que vem atendendo o entorno de Campo Grande. Mas principalmente temos produção saindo do Estado e que não passa pela assistência técnica da Agraer. Alguns são atendidos pelo SENAR no interior e outros têm assistência técnica particular”, acrescenta.

Por isso os dados sobre o perfil do setor estão sendo coletados. Recentemente a equipe técnica da Semadesc visitou um citricultor de Três Lagoas que tem plantio comercial de 200 hectares de cítricos. “Estamos saindo a campo visitando esses produtores. Estou conversando com atores principalmente da assistência técnica privada e com o Senar”.

Outra visita técnica ocorreu na prefeitura de Costa Rica. “No município eles têm um programa onde adquiriram mudas e estão disponibilizando para o produtor assistência técnica custeada pela prefeitura. Além disso temos plantios de frutas em Figueirão, Costa Rica, Paraíso das Águas e Camapuã, cuja produção está sendo comercializada no estado de Goiás. Não estão passando pelo Mato Grosso do Sul”, afirmou destacando que a meta é justamente cativar este mercado.

A gestora conta ainda que a Semadesc está entrando em contato também com a Coopgrande (Cooperativa Agrícola de Campo Grande) que também tem um número expressivo de produtores de frutas da região de Jaraguari, Campo Grande, Terenos e Dois Irmãos do Buriti. “Já identificamos também algumas variedades que eles já vêm produzindo. Por isso acreditamos que, somente aqui no entorno de Campo Grande tenhamos uns 150 produtores de frutas”, destaca.

Potencial

Diante do potencial da atividade, a Semadesc está fazendo um levantamento destas informações relacionadas ao segmento. “Hoje não existe um órgão nem estadual, nem particular que faça este levantamento. Nós estamos prospectando para poder escrever um plano dentro da realidade. Já que o plano estadual ele não prevê ações específicas para o pequeno, médio ou grande produtor. Ele prevê o desenvolvimento do estado e da atividade como um todo”, frisou.

Ela lembrou que as terras sul-mato-grossenses estão sendo procuradas por grupos de citricultores de São Paulo que estão querendo expandir sua fronteira. “Por um problema sanitário na região de São Paulo eles estão buscando Mato Grosso do Sul como uma alternativa por ter clima apropriado, solo e disponibilidade de água para iniciarem os plantios de pomares de citrus, principalmente os voltados para produção de suco”, enfatizou ela.

A agrônoma esclarece que a questão sanitária vegetal é uma grande preocupação que já existe no Estado. “No Plano Estadual a nossa prioridade é colocar a questão sanitária em consonância com a Iagro, para que as doenças não se instaurem aqui no Estado. Então, dentro do plano estadual vai ter toda uma ação de manejo sanitário tanto dos viveiros de mudas, quanto próprios pomares”, afirmou.

O titular da Semadesc, Jaime Verruck, salienta que Mato Grosso do Sul tem hoje uma grande oportunidade no cenário da fruticultura, especialmente no setor de laranjas para produção comercial. “Mato Grosso do Sul tem hoje condições de terras férteis, clima e segurança jurídica para que grupos de investimentos do estado de São Paulo venham para cá trabalhar no desenvolvimento da citricultura”, finalizou.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Agricultura

Na Expoagro, Câmara homenageia personalidades do agronegócio

Publicado

on

Além da sessão solene de amanhã, Câmara de Dourados consolida sua participação na 59ª Expoagro com a abertura da Casa do Vereador
A força do agronegócio e sua importância no desenvolvimento de Dourados e região serão novamente destacados pelo poder Legislativo. A exemplo de anos anteriores, a Câmara de Dourados realiza na noite de sexta-feira (16) sessão solene para homenagear personalidades do agronegócio no município. Será a partir das 19 horas, no auditório do Sindicato Rural, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, onde acontece a 59ª edição da Expoagro.

A Expoagro é a maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul e uma das maiores do país. O evento proporciona aos participantes a possibilidade da realização de grandes negócios, se inteirar das novidades tecnológicas para o setor da agropecuária, além de aprimorar conhecimentos por meio de palestras técnicas, simpósios e demais atividades previstas na programação.

A feira agropecuária de Dourados também oferece, como atração para o público em geral, shows, leilões, comidas típicas, exposições de produtos da região, carros antigos, entre outros que destacam a cultura douradense e enaltecem o trabalho do homem do campo.

A iniciativa das homenagens é de todos os vereadores, que indicaram 20 personalidades e uma instituição para receberem as honrarias. “Essa é uma tradicional cerimônia da nossa Casa de Leis e iremos prestar as devidas homenagens a aqueles que fazem da nossa cidade uma potência do agronegócio no Estado e também no país. As Câmaras Municipais devem atuar de forma ativa, cobrando, propondo e defendendo o agro. Nosso papel é criar pontes, levar as demandas, lutar por leis e recursos que façam diferença na vida de quem produz”, ressaltou o presidente da Câmara Liandra Brambilla.

Neste ano, a Câmara ampliou sua participação na Expoagro com a abertura da Casa do Vereador no recinto do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. O espaço, que foi inaugurado na semana passada com a entrega de homenagens ao governador Eduardo Riedel e ao ex-governador Reinaldo Azambuja, tem objetivo de aproximar ainda mais os vereadores do setor do agronegócio, um dos principais pilares da economia do município.

HOMENAGEADOS

Na sessão solene de sexta feira, serão homenageados pela Câmara de Dourados as seguintes personalidades do setor:

PESSOA FÍSICA

Alberto Alves dos Santos
André Luiz Pietro
César Roberto Dierings
Cláudio Vieira Ramos
Fábio Mascarenhas Dutra
Franciéle Aparecida Corneli
Genengs Balta Teixeira
Gianni Dias Aguillar Nogueira
Gino José Ferreira
Harley Nonato de Oliveira
Hélio Guisso
José Benedito Zanata
José Carlos Barbosa
João Eduardo Barbosa Rocha
Lilian Tamy Iguma
Luiz Felipe Alves Cassemiro
Osmar Rodrigues Caires
Rodolfo Oliveira Nogueira
Valter Lavandoski Toniazzo
Walter Benedito Carneiro

PESSOA JURÍDICA

Sindicato Rural de Dourados

Fonte:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Agricultura

Yuri pede adesão de Dourados ao Programa “Porteira Pra Dentro”

Publicado

on

O vereador Rogério Yuri (PSDB) apresentou pedido para que a Prefeitura de Dourados faça a adesão ao programa “Porteira Pra Dentro”, uma iniciativa que visa auxiliar os produtores rurais na manutenção de estradas dentro das propriedades. Conforme o vereador, a medida é extremamente importante para pequenos produtores que enfrentam dificuldades no escoamento das produções devido às condições precárias das vias de acesso.

Segundo o parlamentar, muitos produtores de aves e suínos para abate estão com dificuldades para receber os caminhões de transporte, que não conseguem chegar até suas propriedades por conta das estradas danificadas. O mesmo ocorre com pequenos agricultores que cultivam hortaliças e precisam vender seus produtos nas feiras e mercados da região. “A falta de infraestrutura impede o desenvolvimento do setor rural, prejudicando diretamente a economia e o sustento dessas famílias”, destacou Rogério Yuri.

Conforme Yuri, a adesão ao programa permitiria que Dourados recebesse equipamentos fundamentais para a manutenção das estradas vicinais e acessos internos das propriedades, garantindo melhores condições para o transporte de insumos, animais e produtos agrícolas. Entre os equipamentos disponibilizados estão retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões basculantes e pipas, essenciais para a execução dos serviços.

Com essa iniciativa, o vereador Rogério Yuri espera fortalecer o setor agropecuário de Dourados, garantindo condições mais dignas para os pequenos e médios produtores, que desempenham papel fundamental na economia local.

Programa
O programa “Porteira Pra Dentro” foi criado a partir da aquisição de uma Patrulha Mecanizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e regulamentado pela Portaria nº 08, de 11 de junho de 2018. A iniciativa já beneficia produtores rurais do Distrito Federal, oferecendo suporte com maquinários para a execução de serviços mecanizados essenciais, como melhoria na trafegabilidade dentro das propriedades e fortalecimento da infraestrutura rural.
com assessoria.

Continue Lendo

Agricultura

Agricultores já podem aderir ao “Desenrola Rural” com desconto de até 96% na dívida

Publicado

on

Oportunidade facilita negociação de dívidas para os agricultores e apoia para que modernizem seus equipamentos e expandam a produção. Foto: Semaf

A partir desta segunda-feira, 24 de fevereiro, agricultores familiares que possuem dívidas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outras, como cartões e empréstimos nas instituições financeiras, do Crédito de Instalação e também dívidas já inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), como impostos, todas com inadimplência superior a 1 ano, poderão renegociar os débitos com até 96% de desconto. Trata-se do programa Desenrola Rural,  do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), oportunidade significativa para os produtores de Dourados.

O Desenrola Rural vai permitir além do refinanciamento de dívidas com descontos expressivos, a facilitação de acesso ao crédito rural. Com as ações, o Governo Federal visa facilitar a recuperação da situação de adimplência dos agricultores familiares; ampliar o acesso às linhas de financiamento no âmbito do Pronaf; promover a sustentabilidade econômica e o fortalecimento das atividades produtivas da agricultura familiar e ainda estimular a recuperação, pela União, de recursos inscritos na Dívida Ativa da União e de recursos lançados a prejuízo dos Fundos Constitucionais de Financiamento e das instituições financeiras.

Para o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, os agricultores de Dourados que se enquadrem nos critérios contam com uma oportunidade significativa para sair da inadimplência e voltar a ter meios acessíveis para ter crédito no mercado. “O Desenrola Rural pode ser a oportunidade de renegociar suas dívidas, limpar o nome e voltar a ter acesso a crédito para investir em seus negócios”, explica. “É importante que os agricultores interessados procurem suas instituições financeiras para obter mais informações e verificar se são elegíveis para participar do programa”, ressalta.

Pontim destaca ainda que com as ações, o programa permite que os agricultores invistam em suas atividades, modernizem seus equipamentos e expandam a produção. “Essa medida é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar no município e garantir a segurança alimentar da população”, citou.

Os interessados devem acessar o site do Regularize (https://www.regularize.pgfn.gov.br) com seu CPF e selecionar “Consultar Dívida” para selecionar suas opções de pagamento. Se a dívida for do Pronaf, ou outras adquiridas junto aos bancos, o interessado deve procurar sua instituição financeira para regularizar sua situação. Se a dívida for de Crédito de Instalação, o interessado pode ir direto ao Incra para quitar os débitos com desconto. O interessado em aderir ao Programa também pode procurar os sindicatos, associações e entidades representativas para obter auxílio.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67