Cultura
Com apoio do Governo do Estado, Feira Literária de Bonito começa na quarta-feira
Fundação de Cultura participará de duas atividades literárias
Publicado
2 anos agoon
Por
adminbackup
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul estará presente na 7ª Flib (Feira Literária de Bonito). O secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania e diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Marcelo Miranda, já confirmou presença na abertura oficial.
Além do apoio logístico, a Fundação de Cultura participará de duas atividades literárias: a gerente de Patrimônio Histórico e Cultural, Melly Sena, mediará, na quinta-feira (6), uma conversa com a escritora brasiliense Paulliny Tort; na sexta-feira (7), a mediação ao lado da curadora da Flib, professora doutora Maria Adelia Menegazzo, será com o escritor mato-grossense Joca Reiners Terron.
Melly Sena, que ainda terá uma agenda extra com o diretor de livro, leitura, literatura e bibliotecas do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, enfatiza a importância das ações como as feiras literárias. “Elas são essenciais para o desenvolvimento da cadeia do livro, leitura, literatura e bibliotecas. A participação da Fundação de Cultura visa incentivar e colaborar com a difusão literária. Queremos que ações com a Flib aumentem cada vez mais em nosso Estado, transformando Mato Grosso do Sul em um estado cada vez mais leitor”, destaca.
Talentos da literatura contemporânea
Escritores da literatura brasileira vão apresentar em uma das mais importantes cidades do ecoturismo suas obras aos alunos, educadores, visitantes, futuros escritoras e escritores. É uma o oportunidade de democratizar o acesso à leitura. Entre os autores e autoras estão, de Brasília (DF), Paulliny Tort; São Paulo (SP), Daniel Galera e Mel Duarte; e de Cuiabá (MT), Joca Reineres Terron.
Paulliny Tort é jornalista e Mestre em Comunicação e Sociedade pela UnB (Universidade de Brasília). Erva brava (Fósforo), seu primeiro livro de contos, foi vencedor do prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e finalista do prêmio Jabuti 2022. Estreou na literatura em 2016, com o romance Allegro ma non troppo (Oito e Meio), semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura.
Indagada sobre o que mais lhe encantou no projeto da 7ª edição da Flip, Paulliny Tort foi enfática. “O tema da edição, visto que, pelos riscos à manutenção da vida, a natureza é nossa pauta mais urgente”.
Inquietação
O escritor Daniel Galera também é um dos mais conhecidos nomes da literatura contemporânea que estará na Flip deste ano. Em sua obra mais recente (2021), “O Deus das Avencas”, ele narra um mundo em rápida transformação com três histórias, que vão do passado recente ao futuro distante, e falam de expectativas e perdas, e de como reconstruir a vida.
Daniel Galera expande as possibilidades da literatura nas três novelas em “O Deus das Avencas”. Abre o volume com a história de um casal fechado em casa à espera do nascimento do primeiro filho e que mergulha numa incerteza crescente, tanto pelo destino deles quanto pelos rumos do país. Em “Tóquio”, o escritor abandona a narrativa mais realista ao retratar a vida de um homem solitário, obrigado a enfrentar o passado em um mundo que atravessou um desastre ambiental e tecnológico. E, finaliza, em “Bugônia”. Ele recria a história de uma comunidade pós-apocalíptica em simbiose com a natureza, e que, pressionada pelas ameaças externas de um planeta devastado, precisa se transformar de forma radical.
Daniel Galera viveu boa parte da adolescência e vida adulta em Porto Alegre (RS). Formado em publicidade pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), escreve e atua como tradutor literário. Daniel Galera foi um dos precursores do uso da internet para a literatura. Editou e publicou textos em portais e fanzines eletrônicos. Em 2008 foi lançado um dos seus livros mais aclamados: “Cordilheira”. A obra rendeu ao autor o Prêmio Machado de Assis de Romance, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional em 2008, além do 3º lugar do Prêmio Jabuti. Em 20012, “Barba ensopada de sangue” rendeu novamente o 3º lugar no Prêmio Jabuti e foi o vencedor da categoria de Melhor Livro do Ano no Prêmio São Paulo de Literatura 2013.
Humano
Mel Duarte é poetiza, escritora e produtora cultural brasileira. Foi a primeira mulher a vencer o campeonato internacional de poesia Rio Poetry Slam (RJ), em 2016, e é uma das organizadoras do Slam das Minas em São Paulo (SP). Sua obra mais conhecida é o livro de poesia Negra Nua Crua (2016), publicado de forma independente. A obra carrega 75 páginas de poesias que retratam, de forma arrebatadora, as vivências, inquietações, dores e experiências da mulher negra contemporânea sob a sua própria ótica: a autora, a partir de si, generaliza a condição do sujeito feminino negro e expõe em versos o que cerca esse ser por vezes estereotipado ao longo da literatura brasileira, mas que vem ganhando voz – e representatividade nas escritas atuais.
O livro é dividido em três partes: na primeira, “Negra”, a autora perpassa pelas questões raciais, sociais e de gênero que cercam a mulher negra do século XXI. Fala de preconceito, solidão e maternidade, Mel Duarte reafirma a negritude numa voz que ecoa e traz para os seus poemas uma visão diferenciada sobre o sujeito de quem se fala. Este, por sua vez, será uma pessoa que enfrenta dramas cotidianos, ama o seu cabelo, as suas raízes negras e a sua luta. No poema “Melanina”, a autora afirma:
“Preta: Mulher bonita é que vai à luta! / Quem tem opinião própria e não se assusta / Quando a milésima pessoa aponta para o seu cabelo e ri dizendo que / “Ele está em pé” / E a ignorância dessa coitada não a permite ver… / Em pé, armado, / […] / Pra mim é imponência / Porque cabelo de negro não é só resistente / É resistência.
Vocalizando a mulher negra, a autora expressa palavras de empoderamento para quem, de forma histórica, teve a sua estética desvalorizada pelos padrões sociais. Desse modo, ressignifica também a visão sobre os cabelos crespos, oriundos da raça negra”.
Catástrofe
O autor do livro “A Morte e o Meteoro” traz à FLIB, através desta obra, a discussão da atualidade e nela, prevalece o sentimento do desastre, seja social, político ou ambiental. Joca Reiners Terron surge como um dos autores mais significativos da contemporaneidade.
Nasceu em Cuiabá, vive em São Paulo, Joca Reiners Terron é poeta, prosador e designer gráfico. Foi editor da Ciência do Acidente, pela qual publicou o romance Não há nada lá e o livro de poemas Animal anônimo. É autor também dos volumes de contos Hotel Hell, Curva de rio sujo e Sonho interrompido por guilhotina. Dele, a Companhia das Letras publicou Do fundo do poço se vê a lua, vencedor do prêmio Machado de Assis na categoria melhor romance.
E, como uma das principais características da literatura brasileira contemporânea é o ponto de vista da catástrofe, ficou no passado a “consciência amena do atraso”, adotada pelos modernistas da Semana de 1922 e pelos autores do romance nordestino de 1930. O ideal positivo de superar o atraso deu lugar ao pessimismo em relação ao progresso o que fica nítido no livro “A Morte e o Meteoro” (2019), escrito e publicado antes da pandemia da covid-19. Uma narrativa sofisticada e densa conta uma história futurista, porém assentada na realidade do presente brasileiro e mundial. O livro imagina a história de indígenas isolados na Amazônia que têm de ser exilados no México. Motivo: a floresta já foi totalmente destruída, e eles não têm mais o que comer, ficando até sem matéria-prima para seus remédios.
Direito a ter direito ao livro
“A FLIB, nessa 7ª edição, tem como repertório retomar uma questão presente desde a formação da literatura brasileira. Que natureza está ali representada? Que leitura fazemos do seu papel na cultura e no nosso cotidiano? Como nos posicionamos diante de seus valores vitais? Se a literatura é, de fato, um direito, como se dá o acesso à ela?”, indaga a curadora da Flib, professora doutora Maria Adélia Menegazzo.
O direito à literatura não se dissocia do direito à fabulação, por isso ler e contar histórias é uma prática libertadora, que permite acessar outros mundos, outras gentes, outras culturas, e com elas interagir. Decorre daí, o direito ao livro, às bibliotecas e à bibliodiversidade. A parceria da Secretaria de Educação do Município de Bonito tem sido fundamental para que essa formação leitora se concretize, garantindo a presença das escolas nos quatro dias de atividades.
Para repetir o sucesso das edições anteriores, a Flib contará com a presença de aproximadamente 40 escritores, entre nacionais e locais; oficinas de criação literária e de formação leitora; mesas de discussão; palestras e espetáculos de teatro, cinema e música. O fomento à economia do livro terá espaço reservado, com a presença de editoras e livrarias, completando-se a relação autor-livro-leitor.
A Flib este ano terá uma programação muito especial com atividades na Praça da Liberdade, shows, teatro, grupos musicais e performáticos, grupos musicais e performáticos, oficinas de formação, oficinas de criação, contadores de histórias, oficinas, jogos interativos, mostra de cinema Flib. A organização do evento prepara uma divulgação que envolve as escolas, educadores, comunidade do município, dos produtores e produtoras culturais, autoridades, pesquisadores, jornalistas, acadêmicos.
PROGRAMAÇÃO:
DIA 5/7 – QUARTA
17h – Cortejo
Instituto Internacional Visão de Vida
Escolas Municipais
Garoto Cidadão
Zeca do Trombone
Banda Municipal de Bonito
17h30 – Palco Principal
ABERTURA OFICIAL DA 7ª FLIB 2023
Cerimonial Ruberval Cunha
Autoridades
17h30 – Apresentações Culturais de Bonito
Instituto Internacional Visão de Vida
Coral da Melhor Idade
Banda Municipal de Bonito
Projeto Fuzuê Sambas, Rodas & Estorias
18h – Abertura oficial do Pavilhão das Letras
Livrarias
Editoras
Auditório
19h – Palco Principal – Kalu
20h – Palco Principal – Mulheres de Quinta
21h – Palco Principal – Geraldo Azevedo
DIA 6/7 – QUINTA
7h30 – Praça da Liberdade
Intervenções Literárias – Ruberval Cunha
8h – Praça da Liberdade – Espetáculo Teatral
Grupo Teatral Circo do Mato
Espetáculo: O grandioso mini cirquinho nas Arábias
9h às 11h – Praça da Liberdade – Na praça com as escolas
Contação de histórias
Mamulengo, com Fuzuê
Jogos educativos e brincadeiras
9h às 11h – Sala Marâ’o
Oficina de formação – Ser humano e ser animal. Fábulas, visões e alegorias do saber (1º dia)
Ministrante: Prof. Biagio D’Angelo (PPGAV – Instituto de Arte – Universidade de Brasília)
9h às 11h – Sala Hono’e
Oficina de criação: Rap em guarani – Oficina de Língua Materna Guarani (1º dia)
Ministrante: Ana Lúcia Rossate – MC Anarandà (Professora de Guarani, 1ª cantora de Rap em
Guarani do Brasil, Digital Influencer e atriz)
13h30 – Praça da Liberdade
Intervenções Literárias – Ruberval Cunha
14h – Praça da Liberdade – Espetáculo Teatral
Grupo Teatral Circo do Mato
Espetáculo: O grandioso mini cirquinho nas Arábias
14h às 16h – Praça da Liberdade – Na praça com as escolas
Contação de histórias
Mamulengo, com Fuzuê
Jogos educativos e brincadeiras
14h às 16h – Sala Marâ’o
Filme Mulheres na Conservação
Documentário / 2022 / 50 min.
Direção Paulina Chamorro e Joao Marcos Rosa
Sinopse: Um recorte do universo feminino que está à frente de ações e estudos sobre Conservação e Meio Ambiente no Brasil
14h às 16h – Sala Hono’e
Oficina de criação: Fábrica de Poema
Ministrante: Caio Augusto Ribeiro (Cuiabá, MT)
14h às 16h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Oficina de criação: Kokedamas e Haikais
Ministrante: Prof.ª Karina Vicelli – professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
14h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Ativação do Fórum de Gestores
Abertura oficial: Secretaria Adjunta SETESC, SubsRacial e SubMulher.
Mesa Redonda – Trajetória Social das Mulheres Negras/Pretas: Personagens Femininas
Protagonistas.
Profª Drª Irinéia Cezário
16h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Slam Camélias
17h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Mesa de discussão – UBE/MS
André Luiz Alvez
James Jorge Barbosa Flores
Lucilene Machado
18h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Dedo de Prosa – Bate-papo com escritores e lançamento de livros
MC Anarandá
Flávio Adriano Nantes Nunes
Janet Zimmermann
Sylvia Cesco
19h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Conversa com o autor: A natureza e a literatura no Centro-Oeste
Caio Augusto Ribeiro (Cuiabá, MT)
Mediação: Karina Vicelli (IFMS)
20h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Conversa com o autor: Terra, água, sol e chuva
Paulliny Tort
Mediação: Melly Sena (FCMS)
21h – Palco Principal – Bro MC’s (MS)
22h – Palco Principal – Maria Alice (MS)
DIA 7/7 – SEXTA
7h30 – Praça da Liberdade
Intervenções Literárias – Ruberval Cunha
8h – Praça da Liberdade – Espetáculo Teatral
Grupo Teatral Deslimites
Espetáculo: Navegantes – uma viagem pelos rios brasileiros
9h às 11h – Praça da Liberdade – Na praça com as escolas
Contação de histórias
Mamulengo, com Fuzuê
Jogos educativos e brincadeiras
9h às 11h – Sala Marâ’o
Oficina de formação: Ser humano e ser animal. Fábulas, visões e alegorias do saber (2º dia)
Ministrante: Prof. Biagio D’Angelo (PPGAV – Instituto de Arte – Universidade de Brasília)
9h às 11h – Sala Hono’e
Oficina de criação: Rap em guarani – Oficina de Língua Materna Guarani (2º dia)
Ministrante: Ana Lúcia Rossate – MC Anarandà (Professora de Guarani, 1ª cantora de Rap em
Guarani do Brasil, Digital Influencer e atriz)
9h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Continuidade da Atividade da Ativação do Fórum Estadual dos Gestores
Diálogo entre gestores
Secretaria Adjunta SETESC, SubsRacial e SubMulher.
13h30 – Praça da Liberdade
Intervenções Literárias – Ruberval Cunha
14h – Praça da Liberdade – Espetáculo Teatral
Grupo Teatral Deslimites
Espetáculo: Navegantes – uma viagem pelos rios brasileiros
14h às 16h – Praça da Liberdade – Na praça com as escolas
Contação de histórias
Mamulengo, com Fuzuê
Jogos educativos e brincadeiras
14h às 16h – Sala Marâ’o
Filme Piripkura
Documentário /2017 / 1h 21m
Direção Bruno Jorge, Mariana Oliva, Renata Terra
Sinopse Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área
ainda protegida no meio da floresta amazônica.
14h às 16h – Sala Hono’e
Oficina de criação: AldrAVEando: Manoel de Barros em língua de ave e de criança
Denise Silva e Flávia Rodht
14h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Lançamento da Campanha Julho das Pretas
15h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Apresentação do projeto: Um percurso pela escrita feminina no Mato Grosso do Sul
Alunas do Curso Técnico em Informática para Internet do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Orientação: Profª. Karina Vicelli
Alunas: Edilaine Rodrigues Rocha, Ana Julia Souza Silva Leite, Ana Laura Dias Garcia, Maria
Clara Narciso Maciel
16h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Mesa de discussão – Mulherio das Letras
Adrianna Alberti
Diana Pilatti
Joseane Francisco
Tânia Souza
Eva Vilma
17h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Palestra: Sinhozinho – devoção e fé em Bonito-MS
Ministrante: Álvaro Banducci Jr. – Antropólogo/ UFMS.
18h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Dedo de Prosa – Bate-papo com escritores e lançamento de livros
Prof. Wanderson
Maristela Benites e Simone Mamede
Kamila Drieli
Pedro Kemp
Henrique Pimenta
Samuel Medeiros
20h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Conversa com o autor: A palavra atravessa a mata
Joca Reiners Terron
Mediação: Melly Sena (FCMS) e Maria Adélia Menegazzo (FLIB)
21h – Palco Principal – Slam Plural
22h – Palco Principal – Mel Duarte (SP)
DIA 8/7 – SÁBADO
7h30 – Praça da Liberdade
Intervenções Literárias – Ruberval Cunha
8h – Praça da Liberdade – Espetáculo Teatral
Grupo Teatral Deslimites
Espetáculo: Navegantes – uma viagem pelos rios brasileiros
9h às 11h – Praça da Liberdade – Na praça com as escolas
Contação de histórias
Mamulengo, com Fuzuê
Jogos educativos e brincadeiras
9h às 11h – Sala Marâ’o
Oficina de formação: Oficina de conto para professores de ensino fundamental
Ministrante: Henrique Pimenta
9h às 11h – Sala Hono’e
Oficina de criação: Oficina de escrite – Abrindo brechas no cotidiano – público adulto (1ª parte)
Ministrante: Febraro
10h – 11h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Mesa de discussão: Natureza – uma história para contar
Secretaria Estadual de Educação
Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito
CMBio/ Bonito
Mil pelo Planeta
Ciclo Azul
IASB
Neotrópica
11h – 12h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Palestra-show Elisa Lucinda
14h às 16h – Sala Marâ’o
Curta de MS (tempo total 1h20 min)
– Campo Grande das Araras
Doc. / 2021 / 27 min.
Direção Lu Bigatao
Sinopse: A cidade sob o ponto de vista das araras, como elas vivem, do que se alimentam, a convivência com os
humanos e os perigos do ambiente urbano para a sobrevivência das espécies.
– Jeroky Gwasu – Grande Canto
Doc. / 2020 / 11 min.
Direção: Michele Perito Concianza Kaiowá
Sinopse: Ritual sobre o Grande Canto Kaiowá realizado nas Aldeias Panambizinho e Panambi em MS.
– Cerrado além da nevoa
Doc. / 2013 / 27 min
Direção: Christian Spencer, Marc Egger, Gibby Zobel
Sinopse: O Parque Nacional das Emas é lar de alguns dos mais incríveis animais do mundo e neste filme como uma
pintura impressionista, exalta as cores e luzes desse lugar, transcorrendo como um mito de criação passando pelos
elementos criadores como a água, a terra, o ar e o fogo, e as impressionantes criaturas que habitam essas planícies.
Curtas vencedores do Cine Aves (15 min. / 2021)
– A poesia das aves – Direção Luiz Felipe Pereira Mendes
Sinopse: inspirado no grande poeta Manoel de Barros, que em sua forma de escrever conseguiu atribuir uma
riqueza enorme às aves e à natureza.
A beleza da natureza e pássaros do sul do estado – Direção: Gabrielli Rodrigues da Silva.
Sinopse: Fiz breves passeios ao redor da cidade, em minha rua e também na fazenda. Decidi gravar um pouquinho e
mostrar um pouco do sul do estado.
– Meu lindo sonho – Direção Kariny Kaori Shikasho
Sinopse: Meu lindo sonho era voar. Mas, sem asas nunca foi possível. Então passei a observar as belas cores, os
lindos voos, o cuidado com o ninho, e a sentir bem-estar também. Esse sonho se realiza toda vez que vejo aves
voando livremente. Amo demais a natureza!
14h às 16h – Sala Hono’e
Oficina de criação: Oficina de escrite – Abrindo brechas no cotidiano – público adulto (2ª parte)
Ministrante: Febraro
14h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Wanick Correa
Fabio Quill
Fred Hildebrand
Anderson Barboza
Mediação: Melly Sena (FCMS)
15h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Mesa de discussão: Escrevivências negras
Alessandra Coelho
Leila Aparecida da Silva
Sirlene Jacquie de Paula Silva
Raquel M. S. Correa
Romilda Pizani
16h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Poeminha em língua de brincar, de Manoel de Barros.
Cia. das Aves Extraviadas
Direção de Lais Dória
17h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Dedo de Prosa – Bate-papo com escritores e lançamento de livros
Claudia Geigher
Gicelma Chacarosqui
Jaceguara Dantas
Beto Seabra, Cacá Soares e Zelito Passos
18h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Palestra: Trocas Culturais de Fronteira
Marlei Sigrist
19h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Palestra: A natureza na literatura sul-mato-grossense
Ministrante: Raquel Naveira
20h – Espaço Fala Natureza (lounge)
Conversa com o autor: A voz contemporânea e a natureza
Daniel Galera
Mediação: Flavio Rocha (IFMS) e Maria Adélia Menegazzo (FLIB)
21h – Palco Principal – Erika Espíndola (MS)
22h – Palco Principal – Toni Garrido (RJ)
DIA 9/7 – DOMINGO
ENCERRAMENTO DA FLIB
18h – Palco principal
Márcia Cordeiro
19h – Palco principal – Izabelê
20h – Palco principal – Ballet Folklorico Iberoamericano Del Paraguay
21h – Palco principal – Máquinas do Seu Antônio
22h – Palco principal – Canta Bonito
(Com assessoria. Foto: Divulgação)
Você pode gostar
Cultura
Prefeitura de Dourados realiza I Festival de Fanfarras Educart neste sábado
Publicado
1 mês agoon
8 de outubro de 2025Por
Carol Nugoli
Música, ritmo e muita animação vão marcar o I Festival de Fanfarras Educart, promovido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento será realizado neste sábado (11), a partir das 8h, no Ginásio da Unigran, com entrada gratuita e aberta ao público, envolvendo estudantes que participam do projeto Educart (Cuidando com Educação, Esporte e Arte), que envolve as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino com atividades no contraturno escolar, permitindo que os alunos participem sem comprometer o horário regular de aulas.
O Educart tem como objetivo incentivar o espírito de equipe, promover a socialização e proporcionar vivências educacionais por meio do esporte, da cultura e da arte. A primeira edição do festival reunirá alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), com a participação confirmada das escolas Professora Clori Benedetti, Vereadora Albertina Pereira de Matos, Prefeito Álvaro Brandão, Etalívio Penzo, Coronel Firmino Vieira de Matos, Neil Fioravanti (Caic) e Loide Bonfim Andrade.
Para tornar o momento ainda mais especial, a Banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada fará apresentações musicais durante o evento, trazendo ainda mais brilho e emoção à programação. A competição será dividida em duas categorias: Fundamental I (alunos do 1º ao 5º ano) e Fundamental II (alunos do 6º ao 9º ano).
De acordo com Guga Domingues, coordenadora dos projetos Educart, o festival é uma oportunidade de incentivar a convivência e o desenvolvimento artístico dos estudantes. “Com ações como esta, buscamos promover o congraçamento entre as escolas, o aprimoramento técnico-musical e o fortalecimento de valores como autodisciplina e civismo, contribuindo para a formação pessoal e cultural dos alunos”, destacou. Os grupos que se destacarem nas apresentações receberão troféus de 1º, 2º e 3º lugares, além de medalhas para os alunos participantes.
A Prefeitura de Dourados tem retomado a magia das apresentações de fanfarras, com incentivo a arte e a cultura. Em agosto, após tratativas do prefeito Marçal Filho, o município voltou a sediar o concurso de bandas e fanfarras reunindo participantes de diversas cidades de Mato Grosso do Sul, com um grande público prestigiando o evento.
Cultura
MS +Criativo leva workshops de capacitação para territórios culturais de MS
Publicado
3 meses agoon
4 de setembro de 2025Por
Carol Nugoli
A Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas, está promovendo workshops de qualificação que integram o programa “MS +Criativo”. O objetivo é fortalecer o setor cultural e criativo, estimulando a profissionalização dos agentes e ampliando as possibilidades de geração de renda a partir da cultura. As capacitações são realizadas em parceria com o Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul).
As atividades já estão programadas para diferentes regiões do estado, com temas que abordam desde os fundamentos da economia criativa até estratégias de mercado, elaboração de projetos culturais e construção de portfólios artísticos. A iniciativa busca aproximar artistas, produtores e gestores públicos, incentivando a criação de redes e parcerias. Os primeiros encontros aconteceram em Três Lagoas (5 de agosto) e Amambai (3 de setembro).
O próximo acontece no “Território Bioceânica +Criativa”, com o workshop “Economia Criativa e Mercado”, no dia 11 de setembro, em Porto Murtinho. Ministrada pelo consultor Fábio Lapuente (Sebrae/MS), a formação terá carga horária de quatro horas e será realizada no Cineteatro Ney Machado Mesquita (Rua Pedro Celestino, 20), das 18h às 22h. Participam ainda os municípios de Caracol, Bela Vista, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Nioaque. O workshop abordará dinâmicas e oportunidades do setor, análise de exemplos de sucesso e tendências de mercado, com foco em transformar habilidades artísticas em negócios viáveis e sustentáveis.
Já no “Território Pantanal +Criativo”, o workshop “Economia Criativa: conceito e abrangência” será realizado em 23 de setembro, em Aquidauana, com a consultora Cláudia Medeiros (Sebrae/MS). O encontro acontece no Auditório da SEMED (Rua Luís da Costa Gomes, 700 – Cidade Nova), das 13h às 17h, também com carga horária de quatro horas. Além de Aquidauana, participam os municípios de Miranda, Anastácio e Terenos. A proposta é apresentar uma compreensão aprofundada dos fundamentos da economia criativa e suas implicações no setor artístico, explorando como a criatividade pode ser convertida em valor econômico em áreas como artes visuais, música, artesanato e design.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, reforça a importância da iniciativa. “A economia criativa é um dos pilares para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Quando capacitamos nossos agentes culturais, fortalecemos também a identidade cultural do Estado e abrimos novos caminhos para o crescimento econômico sustentável”.
“Cumprindo a proposta de qualificar os agentes criativos e fortalecer as políticas públicas de Economia Criativa em Mato Grosso do Sul, estamos dando continuidade à parceria com instituições do Sistema S, que começou com o Senac no primeiro semestre e, agora, se desenvolve com o Sebrae”, destaca a superintendente de Economia Criativa do estado, Luciana Azambuja.
Ela acrescenta que a iniciativa também busca ampliar o entendimento dos participantes sobre o setor e facilitar a participação em editais de fomento. “Nosso objetivo é ampliar a compreensão sobre as dinâmicas e oportunidades do setor e facilitar o processo de elaboração de projetos para captação de recursos em editais, ampliando assim a atuação dos nossos criativos”, finaliza.
Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto: Bruno Rezende/Secom
Cultura
Agendão: fim de semana traz Festival Arabesk de Danças, parque de diversões, teatro e festas no interior
Publicado
3 meses agoon
29 de agosto de 2025Por
Carol Nugoli
O último fim de semana de agosto em Mato Grosso do Sul será marcado por muita cultura e dança. Em Campo Grande, o 4º Festival Internacional Arabesk de Danças reúne apresentações e competições de estilos que vão do ballet clássico ao jazz, passando pelas danças árabes e ciganas, celebrando a diversidade artística em grande estilo.
A capital ainda conta com o retorno do Ita Center Park, atração tradicional que promete diversão para toda a família, além de espetáculos teatrais como Culto das Travestis, Seco e Premonição – A Última Visão, que movimentam diferentes palcos da cidade com produções instigantes e variadas.
No interior, a agenda é de festa e tradição. Taquarussu recebe a quarta edição da Feju Texas, enquanto Dourados é palco do 31º Encontro de Laço Comprido, que mescla competição esportiva e shows musicais, fortalecendo a identidade cultural sul-mato-grossense.
A Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) listam os principais eventos do fim de semana. Confira:
Sexta-feira (29)
Espetáculo “Culto das Travestis” – A Coletiva de Trans pra Frente apresenta uma obra instigante que combina performance, dança e teatro, retratando as trajetórias de resistência, força e espiritualidade dos corpos travestis.
Horário: 19h
Local: Sesc Teatro Prosa – R. Anhanduí, 200
Entrada: Gratuita
“Mordida” com Espelho Negro – Curada por Letz Espíndola, a Mordida surge como uma noite dedicada a revelar as novidades da música independente de Campo Grande, com discotecagens especiais e apresentações ao vivo. Nesta edição inaugural, a banda de postpunk Espelho Negro fará o show principal, seguido por sets dos DJs Letz e BLCKxHRT.
Horário: 21h
Local: Vexame – Av. Calógeras, 3100
Entrada: Gratuita
Concerto “O Apanhador de Desvios Sonoros” – Unindo poesia e música, o músico e compositor Rafael Deboleto, de Dourados (MS), utiliza sua habilidade com a harpa paraguaia para prestar homenagem à obra de Manoel de Barros, explorando a música tradicional pantaneira em um gesto de memória e criação artística.
Horário: 19h30
Local: Casa Quintal Manoel de Barros – R. Piratininga, 363
Entrada: a partir de R$ 66, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/rafael-deboleto-o-apanhador-de-desvios-sonoros/3088026
Noite do Flashback – Para quem sente saudade dos tempos de ouro, a banda Control A e Patty Araújo convidam o público a reviver os melhores hits do passado.
Horário: 20h
Local: Blues Bar – Rua 15 de Novembro, 1186 – Centro
Entrada: R$ 30 na portaria
Sambacaos ao vivo + DJ Pedro Sa – O grupo Sambacaos se apresenta junto com o DJ Pedro Sa, animando o calçadão da 14 de Julho com muito samba e pagode nesta sexta-feira.
Horário: 19h
Local: Pizza Pub – R. 14 de Julho, 2553
Entrada: Gratuita
Dazantiga Summer Eletrohits – A Daza Club promete agitar a noite com o Summer Eletrohits, tocando apenas sucessos dos anos 2000, sob o comando dos DJs Dr. Gil e Bruandra.
Horário: 23h59
Local: DAZA Club – R. Marechal Rondon, 2181
Entrada: a partir de R$ 15 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/dazantiga-summer-eletrohits-sexta-feira-29-08/3097050
Paredão da Gaga – Ed. Furacão 2000 – O Paredão da Gaga traz o melhor do funk raiz para quem curte dançar ao som do tamborzão, remetendo ao clássico Furacão 2000. A noite será comandada pelas DJs Gaga Funkeira, Afropaty e Deumathh.
Horário: 20h
Local: Ponto Bar – R. Dr. Temístocles, 103
Entrada: a partir de R$ 5 na portaria
RebobiNON – A NON recebe o premiado DJ Marquinhos Espinosa, que apresenta uma seleção especial de hits dos anos 70 até 2000, garantindo um show de talento e performance.
Horário: 23h
Local: NON – R. Pimenta Bueno, 127
Entrada: a partir de R$ 15 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/dj-marquinhos-espinosa/3090445
Diversão no Norte Sul – Entre os destaques da programação do Shopping Norte Sul Plaza, está o espaço temático de circo, que segue encantando o público infantil com uma estrutura interativa cheia de fantasia e aventura. Localizado na Praça de Eventos, o espaço é indicado para crianças de até 13 anos e oferece 50% de desconto para aniversariantes da semana e clientes PCDs, mediante comprovação.
Outra atração que conquista os pequenos é o “Coisa de Criança”, com uma ambientação que simula uma mini cidade repleta de cenários em tamanho reduzido, como camarim, cozinha e sala de aula com piscina de bolinhas.
Horário: conforme funcionamento do shopping
Local: Shopping Norte Sul Plaza
Entrada: consultar valores no local
Arena Gloob – Inspirado nos programas de sucesso do canal Gloob, o parque oferece um circuito de atividades baseadas em séries como DPA – Detetives do Prédio Azul, Tara Duncan, Fuja se For Capaz e Giga Blaster. Voltado para crianças de 2 a 13 anos, com altura máxima de 1,60m e até 80kg, a atração propõe desafios que estimulam imaginação, coragem, raciocínio e cooperação. Crianças menores de 5 anos devem estar acompanhadas por um adulto. Autistas e PCDs pagam meia-entrada.
Horário: 10h às 22h (sexta e sábado) e 12h às 20h (domingo)
Local: Praça de Eventos – Shopping Campo Grande
Entrada: R$ 60 a R$ 90, conforme o tempo de permanência
Ita Center Park – O tradicional Ita Center Park retorna à cidade, transformando o estacionamento do Shopping Campo Grande em um espaço de entretenimento com atrações para todas as idades. Entre os destaques estão o Ranger, montanha-russa de alta adrenalina; o Bate-Bate, ideal para momentos em família; o Tobogã, para os pequenos; e o Crazy Dance, que mistura música, movimento e emoção.
Horário: 18h às 22h (sexta) e 15h às 22h (sábado e domingo)
Local: Estacionamento do Carrefour – Campo Grande, MS
Entrada: a partir de R$ 15
Corumbá
Recital de Violino – Alunos do Núcleo de Música do Instituto Moinho Cultural apresentam um recital especial nesta sexta-feira, promovendo um encontro de arte e aprendizado para compartilhar com familiares, amigos e a comunidade.
Horário: 18h30
Local: Auditório do Moinho Cultural – R. Domingos Sahib, 300
Entrada: Gratuita
Dourados
Encontro de Laço Comprido – Dourados recebe o 31º Encontro de Laço Comprido e nesta sexta-feira tem show ao vivo com a dupla Henrique e Diego.
Horário: a partir das 19h (show às 22h)
Local: Rancho do Laço – rodovia BR-463
Entrada: gratuita
Ribas do Rio Pardo
14ª Festa Carapé – O município de Ribas do Rio Pardo será palco da 14ª edição da Festa Carapé da Estância São João. Nesta sexta-feira, vai ter bailão carapé com o Trio Violada.
Horário: a partir das 19h
Local: Estância São João
Entrada: gratuita
Taquarussu
Feju Texas – Taquarussu realiza a quarta edição da Feju Texas, que promete reunir música, cultura e diversão para a família. Nesta sexta-feira, tem apresentação do Espetáculo Andanças e, depois, show com o grupo Tchê Vaneira.
Horário: a partir das 18h
Local: Praça Municipal
Entrada: gratuita
Sábado (30)
4° Festival Internacional Arabesk de Danças – Competições e apresentações de danças árabes e danças ciganas, reunindo talento nacional e internacional.
Horário: 8h30
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo (Teatro Aracy Balabanian) – Rua 26 de Agosto, 453 – Centro
Entrada: a partir de R$ 12,50 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/4-festival-internacional-arabesk-de-dancas-competicoes-30-08/3048190
Espetáculo “Seco” – Dirigida por Marcelo Leite e com os atores Douglas Caetano e Edner Gustavo em cena, a peça traz um recorte da pandemia, mostrando duas pessoas lidando com afetos, dores e alegrias íntimas.
Horário: 19h
Local: Espaço Fulano di Tal – R. Rui Barbosa, 3099
Entrada: Gratuita
Cine Clubinho com Filme “Tarsilinha” – No filme de 2021, a menina Tarsilinha, de oito anos, precisa enfrentar seus medos e embarcar sozinha em um mundo fantástico para resgatar as memórias de sua mãe.
Horário: 16h
Local: Sesc Teatro Prosa – R. Anhanduí, 200
Entrada: Gratuita
IPA Day 2025 – Cerveja, música e lúpulo em uma experiência completa, com área open bar, open food, quatro tipos de chope, três drinks e churrasco na parrilla à vontade.
Horário: 16h
Local: Cervejaria Canalhas – Rua Oceano Atlântico, 99 – Chácara Cachoeira
Entrada: a partir de R$ 20 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/ipaday-campo-grande-cervejaria-canalhas/3067778?referrer=linktr.ee
Festa “Summer Eletrohits” – A Capivaras Cervejaria celebra a nostalgia com uma seleção de dance, house, pop e summer eletro hits, dos anos 2000 até os sucessos atuais, com curadoria dos DJs Lvcas e Joaquim.
Horário: 20h
Local: Capivas Cervejaria – R. Pedro Celestino, 1079
Entrada: Gratuita
“Frontera” com Caballero & Gio Resquin – A nova label do Ponto Bar, Frontera, apresenta os cantores Caballero e Gio Resquin em show ao vivo com os maiores hits do reggaeton, acompanhado de DJ set com Lannovisk & Renê.
Horário: 20h
Local: Ponto Bar – R. Dr. Temístocles, 103
Entrada: a partir de R$ 5
“Vibe Carioca” – A NON recebe o DJ Gabriel Brum, do Rio de Janeiro, para uma noite de muita energia e batidão, com participação dos DJs Rodrigo Gel, Vick Banks e Rodrigo Gel.
Horário: 23h
Local: NON – R. Pimenta Bueno, 127
Entrada: a partir de R$ 15 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/dj-gabriel-brum-rj/3093204
Show com Corvo & Os Malditos do Cerrado – Dentro da programação especial de aniversário de Campo Grande, a Koch Cervejaria apresenta a fusão de country e rock da banda Corvo e Os Malditos do Cerrado.
Horário: 20h
Local: Koch Cervejaria – Av. Três Barras, 738
Entrada: Gratuita (cobrança de couvert)
Samba do Caramelo ao vivo – O grupo Samba do Caramelo se apresenta neste sábado no Mistura Bar, oferecendo uma noite de MPB e pagode.
Horário: 20h
Local: Mistura Bar – R. 14 de Julho, 2389
Entrada: Gratuita
Dois Caras e Um Copo – Show de humor nada convencional que reúne dois amigos e comediantes em uma noite de diversão diferente e irreverente.
Horário: 20h
Local: Cegê Comedy Club – Rua Cadênio, 55 – Santa Fé
Entrada: a partir de R$ 15 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/dois-caras-e-um-copo-stand-up-de-humor-de-comedia-engracada/3095491
Espetáculo “Premonição – A Última Visão” – A Companhia Arte Boa Nova apresenta uma peça de temática espírita, centrada em um advogado que começa a viver experiências perturbadoras, desafiando sua razão e fé. Indicado para maiores de 14 anos.
Horário: 18h e 20h30
Local: Teatro Allan Kardec – Av. América, 653
Entrada: a partir de R$ 35 pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/abnarteboanova
Festa Warm – Um fim de tarde imerso em música, calor e conexão. Uma experiência sensorial em que o tempo desacelera, os corpos se movimentam e a energia pulsa em sintonia com o entardecer.
Horário: 16h
Local: PARAÍBA 73 – Rua Dr. Temistocles, 82 – Centro
Entrada: a partir de R$ 80 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/festa-warm/3055597
Lowdown – O verdadeiro grunge está de volta! – Uma viagem sonora direto aos anos 90, época em que o grunge dominava e a atitude era tão intensa quanto os riffs. Prepare-se para sentir o peso do gênero mais vivo e barulhento do que nunca.
Horário: 18h
Local: Sunset Growler Station – Av. Afonso Pena, 5668 – Chácara Cachoeira
Entrada: a partir de R$ 25 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/lowdown-o-verdadeiro-grunge-esta-de-volta/3074840
Big Field – Noite de sons psicodélicos e beats intensos para uma experiência musical envolvente.
Horário: 22h
Local: Mirante PUB – Rua Dr. Zerbini, 53 – Chácara Cachoeira
Entrada: a partir de R$ 15 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/big-field-edit-mirante-pub/3094110
LABHITS Nacional – Homenagem às bandas Engenheiros do Hawaii, Titãs, RPM e IRA!, com Léo Ricartes (Plebheus), Hugo Carneiro (Haiwanna) e Jonas interpretando os maiores sucessos do rock nacional.
Horário: 20h
Local: Blues Bar – Rua 15 de Novembro, 1186 – Centro
Entrada: a partir de R$ 30 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/labhits-nacional/3067788
Samba Rock da Lup – Uma noite ao estilo de Campo Grande, combinando samba, rock ao vivo e pagode para dançar sem parar.
Horário: 17h
Local: Lupland Biergarten – Rua Antônio Maria Coelho, 3285 – Jardim dos Estados
Entrada: R$ 30 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/samba-rock-da-lup/3086981
Dourados
Encontro de Laço Comprido – Neste sábado, a festa continua com show de João Lucas e Walter Filho e baile carapé.
Horário: a partir das 18h
Local: Rancho do Laço – rodovia BR-463
Entrada: gratuita
Ribas do Rio Pardo
14ª Festa Carapé – Neste sábado será a vez do Grupo Trembão agitar a noite.
Horário: a partir das 19h
Local: Estância São João
Entrada: gratuita
Taquarussu
Feju Texas – Neste sábado tem show com Rodrigo e Thayane.
Horário: a partir das 18h (show às 22h)
Local: Praça Municipal
Entrada: gratuita
Domingo (31)
Espetáculo “Seco” – Dirigida por Marcelo Leite, a peça reúne os atores Douglas Caetano e Edner Gustavo em um recorte da pandemia, mostrando duas pessoas discutindo afetos, dores e alegrias íntimas.
Horário: 19h
Local: Espaço Fulano di Tal – R. Rui Barbosa, 3099
Entrada: Gratuita
Pagode de Domingo – O duo Pagode na Pele é a atração da semana no Pagode de Domingo do Má.Donna Bar, trazendo muito samba e descontração.
Horário: 20h
Local: Má.Donna Bar – R. 14 de Julho, 2459
Entrada: Gratuita
Chorinho com Trio Vibrações – Para animar a noite de domingo com muito chorinho e música de qualidade, o Trio Vibrações se apresenta no Bar da Prosa, trazendo samba e alegria ao repertório.
Horário: 20h
Local: Bar da Prosa – R. 14 de Julho, 2636
Entrada: Gratuita
4° Festival Internacional Arabesk de Danças – Competições e apresentações de ballet clássico, jazz, dança contemporânea e danças urbanas, reunindo talentos de todo o país.
Horário: 8h30
Local: Teatro Dom Bosco – Avenida Mato Grosso, 225 – Centro
Entrada: a partir de R$ 30 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/4-festival-internacional-arabesk-de-dancas-competicoes-31-08/3048238
Show de Gala do 4° Festival Internacional Arabesk de Danças – Uma noite sofisticada com apresentações de danças árabes e danças ciganas, celebrando a diversidade artística.
Horário: 19h
Local: Teatro Dom Bosco – Avenida Mato Grosso, 225 – Centro
Entrada: a partir de R$ 20 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/show-de-gala-4-festival-internacional-arabesk-de-dancas/3048247
Premonição – A Última Visão – A Companhia Arte Boa Nova apresenta uma peça de temática espírita, explorando as fronteiras entre o visível e o invisível em uma narrativa envolvente.
Horário: 18h
Local: Teatro Allan Kardec – Av. América, 653 – Vila Planalto
Entrada: a partir de R$ 35 pelo link https://www.sympla.com.br/evento/premonicao-a-ultima-visao-31-08-18h/3032767
Ribas do Rio Pardo
14ª Festa Carapé – A dupla sertaneja Gilson e Júnior fecha mais uma edição da Festa Carapé, em Ribas.
Horário: a partir das 19h
Local: Estância São João
Entrada: gratuita
Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto de destaque: Leca Vetor

Mulheres Mil realiza formatura nas Moreninhas e chega a 790 certificações
Infraestrutura Mato Grosso do Sul e BNDES reforçam parceria de R$ 2,5 bilhões para modernização logística regional
Pantanal de MS é destaque em evento promovido pela Embratur no coração de Nova York
VÍDEO: Fogo volta a ameaçar o pantanal em Corumbá
Unimed CG destaca-se entre os 50 maiores planos de saúde do Brasil
Receita Saudável: vitamina proteica
Você em Pauta: Andressa Lugnani empresária de sucesso no mercado de adesivos decorativos e revestimentos
Você em Pauta: Paulo Rocha empresário de sucesso no mercado imobiliário
Alan Guedes anuncia diminuição das restrições contra Covid-19 e volta às aulas presenciais
Mais Lidas
-
Cidades4 anos agoVÍDEO: Fogo volta a ameaçar o pantanal em Corumbá
-
Cidades4 anos agoUnimed CG destaca-se entre os 50 maiores planos de saúde do Brasil
-
Consumo3 anos agoReceita Saudável: vitamina proteica
-
Política4 anos agoReinaldo Azambuja anuncia reajuste geral de 10% para servidores de MS
-
Economia4 anos agoProcon realiza pesquisa de preços de autoescolas na Capital e dez municípios do interior
-
Consumo4 anos agoGasolina barata? Clique veja quais postos têm o combustível mais em conta na Capital
-
Faísca e Fumaça4 anos agoFaísca&Fumaça: Fim da greve em Dourados, Marçal e Barbosinha fazem contas e Marquinhos corajoso
-
Cidades3 anos agoCine Rodas: projeto cultural exibirá filmes e desenhos ao ar livre em Campo Grande
