fbpx
Connect with us

Geral

Com acordo Mercosul-União Europeia, Fiems projeta oportunidades estratégicas para indústria de MS

O setor industrial do Estado é amplamente reconhecido pelos produtos agroalimentares, de base florestal e de bioenergia, todos alinhados aos padrões de qualidade e sustentabilidade ambiental

Publicado

on

A Fiems avaliou como promissor o Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia, concluído nesta sexta-feira (6). O tratado, que visa reduzir ou eliminar tarifas de importação e exportação entre os dois blocos, tem potencial para impulsionar a indústria sul-mato-grossense, considerando o perfil produtivo competitivo da região.

O setor industrial do Estado é amplamente reconhecido pelos produtos agroalimentares, de base florestal e de bioenergia, todos alinhados aos padrões de qualidade e sustentabilidade ambiental. Atualmente, esses produtos já são comercializados no mercado europeu e em mais de 150 países ao redor do mundo.

Segundo dados do Observatório da Indústria da Fiems, somente no último ano, as exportações sul-mato-grossenses para a União Europeia ultrapassaram US$ 870 milhões, representando um crescimento de 50% nos últimos quatro anos. A indústria estadual respondeu por 98% de tudo o que Mato Grosso do Sul exportou para o bloco europeu, com destaque para farelos e pellets de soja, celulose, etanol, açúcar e carnes.

Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, a eliminação de tarifas representa uma oportunidade de ampliação significativa da presença da indústria sul-mato-grossense no mercado europeu. “Esse cenário também contribuirá para a redução do custo de importação de insumos e bens de capital, o que fortalecerá ainda mais a eficiência e a competitividade de nossa produção”, afirmou.

Longen ainda recordou que a Fiems já vem promovendo iniciativas para intensificar as relações comerciais com a União Europeia. Em maio de 2023, a Federação recebeu uma comitiva de representantes de 10 Estados membros do bloco – incluindo Malta, Bélgica, Suécia, Croácia, Dinamarca, Portugal, República Tcheca, Lituânia, Chipre e Polônia – para debater potenciais parcerias comerciais e industriais.

Mais recentemente, em setembro de 2024, o presidente da Fiems integrou uma delegação de empresários brasileiros que se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron. Durante o encontro, Longen discutiu o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e França, além de abordar aspectos estratégicos do Acordo Mercosul-União Europeia.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Campanha Dezembro Verde combate o abandono de animais e conscientiza sobre adoção consciente

Evento alusivo à campanha ocorrerá no sábado (14), das 13h30 às 15h, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande

Publicado

on

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), promove a campanha Dezembro Verde, com o objetivo de combater o abandono de animais e conscientizar a população sobre a importância da adoção responsável.

Evento alusivo à campanha ocorrerá no sábado (14), das 13h30 às 15h, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. O mês de dezembro foi escolhido para a campanha devido à proximidade com o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, celebrado em 10 de dezembro. Idealizada no Ceará em 2015, a campanha Dezembro Verde tem se expandido para diversos estados, por meio de ações e leis de proteção aos animais. Estatisticamente, dezembro também é o mês com maior índice de abandono de animais.

Durante o evento, será realizado um desfile de cães SRD (Sem Raça Definida) na escada rolante do shopping, como forma de protestar contra o abandono e incentivar a adoção desses animais. Além disso, haverá diversas atividades, incluindo a divulgação sobre cuidados com os animais, feira de adoção presencial, vacinação contra raiva, microchipagem e testes de leishmaniose.

A campanha Dezembro Verde objetiva sensibilizar a população sobre a adoção responsável. Durante o mês, a população poderá participar de atividades voltadas para o bem-estar dos animais e para a educação sobre a proteção animal.

Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, destacou a importância da campanha. “A promoção da adoção responsável é fundamental para combater o abandono de animais e garantir a dignidade dos nossos amigos de quatro patas. Convidamos todos a se engajarem nessa causa tão importante. Juntos, podemos transformar a realidade dos animais abandonados e proporcionar um futuro melhor para eles”.

Carlos Eduardo Rodrigues, titular da Suprova, também reforçou o convite. “Convidamos todos a participarem de uma tarde especial no Shopping Bosque dos Ipês. O evento contará com uma feira de adoção, onde diversos animais em busca de um lar estarão disponíveis. Além disso, ofereceremos serviços gratuitos como vacinação, teste de leishmaniose e microchipagem, com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos pets”.

O superintendente ainda ressaltou a importância do desfile de cães SRD. “É um desfile que simboliza nossa luta contra o abandono e celebra os animais que merecem um lar amoroso. O Dezembro Verde é uma oportunidade para mostrar seu apoio aos animais abandonados e aprender mais sobre como podemos fazer a diferença. Contamos com a presença de todos para tornar este evento um sucesso e promover um futuro melhor para nossos amigos peludos. Traga seu pet e participe conosco dessa luta”.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Geral

Empresas de transporte intermunicipal têm até 20 de dezembro para renovar autorização com a Agems

Os transportadores devem acessar o sistema Monitora, da Agems, e solicitar o aditivo. Até 18 de janeiro, equipe da Diretoria de Transportes irá analisar se os requisitos foram atendidos.

Publicado

on

Operadores de linhas do Serviço de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros têm até 20 de dezembro de 2024 para solicitar a renovação da autorização. A Agems (Agência Estadual de Regulação) publicou na segunda-feira (9) a Portaria n° 283/2024, com os requisitos e procedimentos para a renovação e emissão de autorizações, estabelecendo as obrigações que precisam ser atendidas.

Os transportadores devem acessar o sistema Monitora, da Agems, e solicitar o aditivo. Até 18 de janeiro, equipe da Diretoria de Transportes irá analisar se os requisitos foram atendidos.

As operadoras aprovadas terão a autorização emitida com validade até 18 de novembro de 2026 ou até a conclusão do Edital de Chamamento Público. Esse é o prazo de transição determinado pela Lei nº 5.976, de 17 de novembro de 2022, base para a remodelação do transporte intermunicipal que está sendo feita pelo Estado.

“A medida busca garantir maior segurança, qualidade e transparência na prestação do serviço durante o período de transição. Para os usuários, isso significa uma fiscalização mais rigorosa sobre a frota e o cumprimento das normas pelas operadoras”, destaca o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis.

O que é necessário para renovar a autorização

Para a renovação, as empresas devem atender aos seguintes critérios:

– Registro cadastral vigente junto à AGEMS;

– Frota compatível com as linhas operadas, com vistoria atualizada e seguro de   responsabilidade civil válido;

– Adimplência financeira com a agência reguladora;

– Credenciamento no sistema BP-e (Bilhete de Passagem Eletrônico);

– Autorização para compartilhamento de dados do BP-e com a AGEMS;

– Instalação de módulos de telemetria em 100% da frota, para monitoramento em tempo real.

Empresas que não cumprirem os prazos ou os requisitos poderão ter suas operações suspensas. Nesses casos, a AGEMS determinou um período de transição de 30 dias para garantir a continuidade do atendimento à população, e irá avaliar a necessidade de substituição do operador.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Geral

Correios divulgam locais de prova de concurso no domingo

Candidatos disputam 3.511 vagas de níveis médio e superior

Publicado

on

Os Correios divulgaram nesta segunda-feira (9) os locais de provas do concurso público nacional para preenchimento de 3.511 vagas, sendo 3.099 para o cargo de carteiro e 412 vagas imediatas para analista da estatal, com diversos perfis profissionais.

O candidato deve fazer a consulta no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora do certame. O lugar onde os participantes prestarão o concurso já está disponível na aba Cartão de Convocação e Local de Provas, acessível com o número do Cadastro de Pessoa de Física (CPF).

As provas

A aplicação das provas está marcada para o próximo domingo (15), em 306 localidades de todas as regiões do país. Conforme o edital de convocação, os portões serão abertos às 12h e o fechamento está marcado para as 12h45. O início da prova está previsto para as 13h.
Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com documento de identidade impresso com foto, além de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

A prova para os cargos de nível superior (analista) terá 50 questões das seguintes disciplinas: língua portuguesa; matemática; noções de informática; código de conduta ética e integridade; conhecimentos específicos. Ao todo, essas questões terão pontuação máxima de 60 pontos.

Conforme o edital, a prova discursiva de até 30 linhas, de caráter eliminatório e classificatório, será avaliada em uma escala de 0 a 10 pontos.

Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que foram habilitados na prova objetiva e que estejam classificados dentro do limite de até três vezes o número de vagas, que considera a ampla concorrência, vagas para candidatos negros/indígenas e pessoas com deficiência, por cargo/especialidade/localidade.

Já para cargo de nível médio, a prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório) terá 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, noções de informática, conhecimentos gerais e código de conduta ética e integridade.

Correios 2024

Quase 1,7 milhão de candidatos se inscreveram para as 3.511 vagas do concurso público dos Correios 2024. O número de candidatos supera em 55% o do último certame nacional da empresa, realizado em 2011.

Do total de inscritos, mais de 1,5 milhão estão inscritos no edital de nível médio, para o cargo de agente de Correios, e outros 111 mil no edital de nível superior, para o cargo de analista de Correios.

As especialidades de nível superior são: advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro. Para engenheiros e arquitetos, os salários serão ajustados para atender ao piso legal das categorias, atualmente em R$ 10.302.

O salário inicial do aprovado em nível médio (carteiro) será de R$ 2.429,26. Para os cargos de nível superior, o salário inicial é de R$ 6.872,48. A estatal oferece ainda vale-alimentação/refeição de cerca de R$ 1,4 mil. Em todos os casos. A empresa oferece possibilidade de adesão a plano de saúde e previdência complementar.

Mais informações podem ser obtidas no site do IBFC.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67