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Colóquio Conexão Inclusiva discute empregabilidade para pessoas com deficiência

. O evento será no dia 4 de julho, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

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A Cidadania, junto à Semadesc, realiza o primeiro colóquio “Conexão Inclusiva” para discutir a empregabilidade de pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul. O evento será no dia 4 de julho, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Com o objetivo de conscientizar, sensibilizar e orientar sobre a importância da inclusão e de combater o capacitismo, o colóquio é aberto a todas as pessoas com deficiência, gestores e empresários, além de instituições que trabalham a pauta.

A programação inclui discussão sobre a diversidade no ambiente de trabalho e a relevância da acessibilidade para acolher e promover o desenvolvimento das pessoas com deficiência no mercado, além do esclarecimento das legislações trabalhistas relacionadas ao recebimento de benefícios, para maior compreensão aos direitos e deveres trabalhistas.

Empregabilidade para PCD

Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos, durante pré-agenda de colóquio que vai discutir a empregabilidade. (Foto: Paula Maciulevicius)

No último dia 18 de junho, a Secretaria de Estado da Cidadania realizou o primeiro encontro, aberto ao público, acerca do projeto “Empregabilidade PCD” que envolve a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Semadesc, Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho e Funtrab.

Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos, explica que o Governo do Estado trouxe, desde 2023, a preocupação com a empregabilidade das pessoas com deficiência.

“Sabemos que, historicamente, as organizações da sociedade civil desenvolvem um grande trabalho de empregabilidade. Porém, com muita dificuldade. Nós também sabemos que as pessoas com deficiência têm a necessidade do seu direito de trabalhar, que é o que traz dignidade para o ser humano. Então, nós vamos realizar uma série de ações. Hoje, somos um projeto, amanhã seremos um programa, e muito em breve, um serviço que vai atender toda a população do estado de Mato Grosso do Sul”, enfatizou Telma.

Estendendo o convite para o colóquio, a subsecretária chamou a atenção principalmente da sociedade civil que precisa participar da construção.

“Nós convidamos aqui pessoas, profissionais, instituições de referência, para estarem lado a lado conosco, para que nós juntos possamos caminhar buscando as pessoas com deficiência. Onde elas estão? O que elas precisam? E o que as empresas têm para oferecer?” resume Telma.

Coordenador da Secretaria-Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, enfatizou que a pasta tem trabalhado para qualificar profissionais, incluindo as pessoas com deficiência.

“Nosso primeiro ponto é entender por que as pessoas com deficiência não estão disponíveis para serem empregadas? Essa resposta nós vamos tentar construir junto de vocês. Para que as políticas públicas sejam feitas e definidas para trazer essas pessoas para o mercado de trabalho”, resume Esaú.

Psicólogo, Adriano compartilhou a experiência de ser um profissional com diagnóstico de autismo. (Foto: Paula Maciulevicius)

O colóquio dará a oportunidade de pessoas como o psicólogo Alexander dos Santos, de 28 anos, compartilhar sua história e trazer propostas. Diagnosticado tardiamente como autista, o rapaz conta que percebe uma falta de iniciativa nas empresas.

“Além de uma mudança da percepção que elas têm das pessoas com deficiência, porque infelizmente, na cultura organizacional da instituição, muitas vezes acabam sendo reproduzidos preconceitos, e focam na deficiência e não nas habilidades e competências que cada pessoa tem”.

Colóquio 

O Colóquio “Conexão Inclusiva: Empregabilidade para Pessoas com Deficiência” será realizado no auditório do Bioparque Pantanal, no dia 4 de julho, a partir das 13h.

Para se inscrever, clique aqui.

Programação

13h  às 13h30 – credenciamento
13h30 às 13h35 –  abertura e fala de autoridades
14h15 às 14h45h  –  Palestra magna: Direito das Pessoas com Deficiência ao Trabalho: uma realidade mundial com a Dra. Jeruza Ferreira
14h45 às 15h30    –    1ª Mesa – A garantia do direito das pessoas com deficiência de acesso ao trabalho – mediação: Telma Nantes de Matos com participação dos órgãos: CONSEP/MS – Dra. Tânia Cunha – (Legislações do direito das pessoas com deficiência de acesso ao trabalho); Delegacia Regional do Trabalho – Dr. Paulo Douglas Almeida de Moraes (O direito de trabalho, a lei de cotas e a realidade atual); Ministério Público Estadual do Trabalho – Dra. Cândice Gabriela Arosio  (O papel do MPT para transformação do cenário atual).

15h35 a 16h30   –  2ª  Mesa –  A realidade e a perspectiva da empregabilidade das Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso do Sul    –  também mediado pela subsecretária Telma Nantes de Matos, com participação: APAE – Anilce Coordenadora de trabalho da Feapaes – Ivinhema; Organização Nacional de Cegos – ONCB – PROGRAMA ÁGORA; Santa Casa –  Apresentação programa empregabilidade –  Jari Castro e ATVO – Associação de Cana de açúcar – Rio Brilhante.

Por fim, a subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos, vai apresentar o questionário de pesquisa que vai traçar o perfil das pessoas com deficiência para que todos possam contribuir trazendo as demandas.

Para se inscrever, clique aqui.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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, Mato Grosso do Sul renova certificação com o selo MigraCidades

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

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O Estado de Mato Grosso do Sul repetiu o processo bem-sucedido de 2023, cumprindo todas as etapas necessárias em ação da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e a Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), para o preenchimento do formulário e apresentação das ações realizadas em 2024.

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

A certificação MigraCidades, entregue no início deste mês, é uma iniciativa conjunta da OIM (Organização Internacional para as Migrações) – parte do Sistema das Nações Unidas – e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com o apoio da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

MS concluiu todas as etapas necessárias para a obtenção do certificado

Este selo reconhece o engajamento de estados e municípios brasileiros na formulação e implementação de políticas migratórias alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovendo uma migração ordenada, segura, regular e responsável.

O trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul envolve ações integradas entre diversas secretarias e é coordenado pela Sead, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Essas ações abrangem iniciativas que promovem a integração social, cultural e econômica dos migrantes, contribuindo para a coesão social e fortalecendo a dignidade humana.

 Certificação

O processo de certificação incluiu cinco etapas: inscrição, diagnóstico, priorização, certificação e monitoramento. Durante a avaliação, foram analisadas ações realizadas em 10 dimensões fundamentais para uma boa governança migratória, como participação social e cultural, acesso à educação, assistência social, proteção social e saúde. Relatórios detalhados das atividades e propostas de monitoramento também foram apresentados, consolidando o reconhecimento do Estado.

Entre as principais iniciativas desenvolvidas em prol dos migrantes estão o atendimento permanente por meio da Central de Atendimento em Direitos Humanos, apoio financeiro às OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) que atuam com o público migrante, além de palestras e parcerias transversais entre secretarias do Governo. Estas ações reforçam o papel de Mato Grosso do Sul como um exemplo de inclusão e acolhimento no cenário nacional.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Suprova inicia entrega da Certificação Estadual de Protetores de Animais

O certificado é emitido digitalmente e tem validade de um ano, garantindo que os dados sejam atualizados periodicamente.

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A entrega do Cepa (Certificado Estadual de Protetores de Animais) começou nesta semana, com a primeira ação realizada na sede da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal).

A certificação, promovida pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), tem como objetivo reconhecer entidades e protetores independentes, além de facilitar o acesso a programas estaduais de suporte e bem-estar animal, como o ‘MS Vida Animal’.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com cerca de 300 entidades de proteção animal. Para obter o certificado, é necessário enviar RG, CPF, comprovante de residência, certidão negativa criminal e a carteirinha de vacinação antirrábica dos animais – que é gratuita – para o e-mail vidaanimal@setesc.ms.gov.br.

O certificado é emitido digitalmente e tem validade de um ano, garantindo que os dados sejam atualizados periodicamente.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca a importância da certificação para fortalecer a rede de proteção animal no estado.

“É um certificado que representa um grande avanço na valorização do trabalho dos protetores e das entidades que atuam na causa animal. Ao oferecer suporte e acesso a programas estaduais, garantimos que mais vidas sejam cuidadas com qualidade e responsabilidade”.

De acordo com o titular da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, o certificado permitirá aos protetores acessar benefícios importantes, como a Caravana da Castração, programada para começar entre março e abril.

“A Caravana vai oferecer 25 vagas de castração por campanha às entidades certificadas. Hoje, as ONGs conseguem acesso por terem CNPJ, mas muitos protetores independentes não têm. Com o certificado, vamos interligá-los à ferramenta SigPet, que organiza o cadastro para as castrações”.

Outro benefício em fase de elaboração é a doação de rações. “Estamos trabalhando em um edital para compra de ração. O certificado nos ajudará a identificar a demanda real, como a quantidade de protetores e animais atendidos. Isso permitirá uma distribuição mais eficiente desse recurso”, afirma o titular da Suprova.

Sônia Marly Palhano, do Instituto Mãe de Pets, foi a primeira a receber o certificado. O Instituto abriga atualmente 222 cães e 32 gatos.

“Nosso maior desafio é manter a qualidade de vida dos animais. Temos altos custos com ração, medicação, atendimento veterinário e até energia elétrica. Esse certificado é um benefício gigantesco, porque vai nos ajudar com castrações, rações e até na redução de custos fixos. Ser protetora é enfrentar desafios diários, mas o amor pelos animais fala mais alto”.

A iniciativa da Suprova também busca incluir os protetores independentes, que muitas vezes têm mais animais sob seus cuidados do que as ONGs.

“Não havia nada no Estado que regularizasse a atuação dessas protetoras voluntárias. O certificado é uma forma de trazê-las para dentro das políticas públicas, garantindo que tenham acesso aos mesmos benefícios das entidades formalizadas”, finaliza Carlos Eduardo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Governo de MS lança mapeamento para fomentar políticas públicas de economia criativa

Titular da Setesc, Marcelo Miranda, destacou a importância da ação para o fortalecimento do setor.

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O Governo do Estado está realizando o Mapeamento de Criativos de Mato Grosso do Sul. A iniciativa da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas, vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), busca identificar e cadastrar agentes criativos de diversos segmentos, promover um diálogo mais próximo com a comunidade e facilitar a formulação de políticas públicas.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda, destacou a importância da ação para o fortalecimento do setor. “A economia criativa é uma das forças que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a valorização cultural do nosso estado. Esse mapeamento será essencial para que possamos criar políticas públicas eficientes e inclusivas, que atendam às demandas reais dos nossos criativos”.

Luciana Azambuja, superintendente estadual de Economia Criativa, reforça a relevância da iniciativa. “Sem o mapeamento, não sabemos onde estão e quem são os criativos de Mato Grosso do Sul, e não podemos fazer políticas públicas sem dados, sem estatísticas. Por isso, essa ação é fundamental para a criação do banco de dados do MS + Criativo”.

O cadastro é realizado de forma on-line, por meio de um formulário (clique aqui para acessar). A proposta inclui os segmentos de artesanato, música, artes visuais, artes cênicas, design, moda, gastronomia, cultura geek/nerd, literatura, audiovisual, entre outros.

Os dados coletados servirão como base para consultas e eventuais convites a ações realizadas pela Secretaria, sem gerar vínculos obrigatórios de contratação. “Os formulários recebidos ficarão armazenados no setor, permitindo que conheçamos as iniciativas criativas existentes em Mato Grosso do Sul e promovendo o desenvolvimento do setor”, conclui a superintendente.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail economiacriativa@setesc.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3316-9320.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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