fbpx
Connect with us

Cidades

Coleta de DNA durante Campanha de Desaparecidos esclarece sumiço de chefe de cozinha

Nos últimos 5 anos, foram registrados em todo o Estado 8.184 desaparecimentos

Publicado

on

Com a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Desaparecidos, o Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF) e a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios (DEH), conseguiu esclarecer o desaparecimento do chefe de cozinha Antônio Ailton da Silva, de 53 anos, ocorrido em fevereiro de 2020.

Durante a campanha, foram coletados materiais biológicos de 62 familiares e feito o cruzamento das informações, com as amostras existentes no Banco de Perfis Genéticos de Mato Grosso do Sul. “Em todos os casos de achados de cadáveres, o IMOL encaminha uma amostra para o IALF, para fazermos a extração de DNA dessa amostra e inserir o perfil genético obtido no Banco de Perfis Genéticos, a nível estadual e nacional”, explica a diretora do IALF, Josemirtes Prado da Silva.

Segundo Josemirtes, dois irmãos do chefe de cozinha compareceram no IALF durante a campanha e forneceram material genético. “Quando inserimos o DNA dos familiares no Banco, houve uma confirmação de vestígios de uma ossada, com o material genético dos familiares dessa vítima”, afirma.

Conforme o titular da Delegacia Especializada de Homicídios, delegado Carlos Delano, a ossada a que se refere a diretora do IALF foi encontrada em 7 de março de 2020, em uma lavoura de soja existente às margens da BR-163, na saída para São Paulo, em Campo Grande.

Havia, segundo Delano, uma investigação para esclarecer o desaparecimento de Antônio Ailton e em paralelo, outra apuração para identificação dos restos mortais encontrados na saída para São Paulo. “O laudo de necropsia apontou não haver indícios de morte violenta ou criminosa. Então, se não tivéssemos essa ferramenta, as dificuldades para esclarecimento dos fatos seriam bem maiores”, acredita o delegado.

À espera de identificação

Existem atualmente no IALF, em Campo Grande, 79 ossadas humanas à espera de identificação. E, nos últimos 5 anos, foram registrados em todo o Estado 8.184 desaparecimentos, sendo 3.284 deles só na Capital.

A diretora do IALF lembra que mesmo com o fim da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Desaparecidos, pessoas que tenham algum parente sumido, pode procurar a Delegacia de Homicídios, em Campo Grande, ou qualquer Delegacia da Polícia Civil nos municípios do interior, para realizar a coleta de material genético.

Pós coleta

Após a doação do material, os peritos irão analisar a amostra coletada para realizar o cadastro do perfil genético no banco de dados. Com a amostra cadastrada, será feito o cruzamento com os dados do banco, que é atualizado diariamente com perfis genéticos de pessoas vivas desconhecidas e de pessoas falecidas não identificadas de todo o Brasil.

Caso seja identificado um possível parentesco com os dados de alguma pessoa encontrada viva ou morta, os peritos informarão a Polícia Civil ou ao Instituto Médico Legal (IML). No caso do resultado positivo para uma pessoa viva, a família será informada sobre a localização da pessoa. No caso de positivo para alguém falecido, o IML entrará em contato com os familiares para realizar os procedimentos legais.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67