Cinco municípios de Mato Grosso do Sul comemoram nesta sexta-feira (11) 59 anos de emancipação. Anaurilândia, Ivinhema, Jateí, Naviraí e Pedro Gomes somam, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) quase 100 mil habitantes. Os municípios ficam na região sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Anaurilândia – O nome da cidade é uma homenagem a Anaurelíssia Gonzáles, que era a esposa de Ciriaco Gonzáles, e veio para a região na década de 1910. As principais atividades naquele momento eram a extração da erva-mate e a pecuária. Antes da emancipação, a cidade pertencia a Bataguassu. Antes de ter esse nome, foi chamada de Vila Água Amarela. Segundo o IBGE, a cidade tem estimativa de 9 mil habitantes.
A cidade tem previsto no calendário oficial de eventos da Prefeitura a ‘Festa do Peão de Anaurilândia’. A festa começa nesta quinta e vai até domingo no Parque de Exposições Maurício Thomazini. A entrada é franca.
Ivinhema – O município foi desmembrado do município de Dourados por lei do dia 11 de novembro de 1963. Atualmente o município conta com pouco mais de 23 mil habitantes. Os movimentos na região começaram com a companhia da Someco (Sociedade de Melhoramentos e Colonização) em 1957. Quatro anos mais tarde, chegaram os primeiros trabalhadores para a construção da companhia de Reynaldo Massi.
Ivinhema terá a 2ª Festa do Peão de Ivinhema para o aniversário de 59 anos na Praça de Eventos da cidade. A comemoração vai até sábado e a entrada é de graça todos os dias.
Jateí – Também na região da Grande Dourados, Jateí conta com uma população estimada em pouco mais de 4 mil pessoas. O povoamento que deu origem à cidade se iniciou em 1954 com a chegada de colonos. No entanto, a consumação ocorreu quando esses primeiros habitantes cruzaram o Rio Dourados.
O nome Jateí é uma variante de como uma abelha silvestre é conhecida, a abelha jataí. A lenda sobre o nome é que o povoado era composto por agricultores que cortavam árvores para os sustento. Num dado dia, alguns homens do povoado foram cortar lenha em uma mata que sabidamente tinha abelhas. Ao chegar em casa, o filho de um dos homens perguntou, ‘pai cadê o machado do Senhor?’ e ele espontaneamente respondeu, ‘esqueci lá no Jateí’. Assim, diz a lenda, deu-se o surgimento do nome de Jateí.
A Prefeitura de Jateí tem previsto no calendário oficial de eventos a ‘Santa missa de aniversário de Jateí’. Ela será na Igreja Matriz da cidade às 8h.
Naviraí – A “Cidade Ouro do Cone Sul” tem seu surgimento ligado ao trabalho das madeireiras da região. O nome é de origem indígena e significa ‘pequeno rio impregnado de arbustos roxos’. Com a chegada e o aumento do comércio, as madeireiras e serralherias foram perdendo espaços, e com o posterior crescimento da indústria na cidade e região, logo o município tinha como mais fortes características o comércio e a indústria, recuando a comercialização de madeiras.
Naviraí terá a 28ª Exponavi que termina no dia 13 de novembro. As principais atrações são os shows sertanejos de Munhoz & Mariano no dia 11, As duplas Breno Reis & Marco Viola e Cleber & Cauan no dia 12 e Diego & Arnaldo no dia 13. Shows serão no Parque de Exposições Tatsuo Suekane e tem entrada franca, à exceção de sábado. Nesse dia, a entrada é um 1kg de alimento não perecível.
Pedro Gomes – Diferente das outras, a cidade fica no extremo norte de Mato Grosso do Sul. A população estimada pelo IBGE é de 7,5 mil. A história tem os primeiros registros no ano de 1838 com a chegada dos primeiros imigrantes na região. O primeiro nome da região foi Amarra-Cabelo, isso por conta de um córrego onde as pessoas se arrumavam. O território antes do desmembramento pertencia a Coxim.
(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)