O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, recebeu a cerimônia de entrega de troféus da 2ª Corrida dos Poderes, nesta quarta-feira (30). Os primeiros colocados de todas as categorias etárias, dos percursos de 5 e 10 km, subiram ao palco para receber a premiação em um evento que salientou principalmente a importância da união entre servidores públicos e do cuidado com a saúde.
A primeira-dama de Mato Grosso do Sul e embaixadora da Corrida dos Poderes, Mônica Riedel, celebrou o sucesso da segunda edição do evento, que reuniu cerca de cinco mil participantes no último sábado (26), destacando o impacto positivo tanto para os servidores quanto para o público geral. Ela ressaltou a importância de unir a prática esportiva a causas sociais, como as campanhas promovidas durante a corrida.
“Estou muito feliz porque conseguimos unir, em um evento, uma comemoração importante que é o Dia do Servidor. Foi a Corrida dos Poderes em prol do Dia dos Servidores, e, além disso, juntamos duas campanhas que foram muito especiais: a ‘Todos por Elas’ e a Caixa Encantada, para arrecadação de brinquedos. A arena estava com uma energia muito boa, um ambiente realmente especial. Com essa segunda edição tão bem-sucedida, só tenho a comemorar, e isso nos motiva a continuar melhorando, para que a terceira corrida seja ainda melhor,” destacou Mônica Riedel.
Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, e profissional de Educação Física, Marcelo Miranda classificou a Corrida dos Poderes como um evento que integra e valoriza o Dia do Servidor Público, tornando-se cada vez mais consolidado no calendário estadual. Ele enfatizou o impacto positivo da união dos poderes em uma iniciativa que aproxima a população das instituições, promovendo saúde e qualidade de vida.
“É muito bacana ver essa união dos poderes em uma festa que se torna cada vez mais um grande evento. O que vimos sábado (26) na Corrida dos Poderes foi a força do esporte para unir e motivar as pessoas. Presenciei a dedicação dos servidores e foi uma grande satisfação ver tantas famílias e crianças participando e vivenciando essa energia, o que nos inspira a promover eventos cada vez mais inclusivos e voltados à qualidade de vida”, afirmou o secretário.
Celso Roberto de Oliveira, professor de Educação Física aposentado, tem 65 anos e uma vida dedicada ao atletismo e à promoção do esporte. Sua história com a corrida de rua começou em uma época em que Mato Grosso do Sul ainda estava em processo de criação. Em 1977, participou de sua primeira corrida oficial, com trajeto que ligava o pontilhão do estádio Morenão ao Centro da capital, no encontro das ruas 14 de Julho e Dom Aquino. Para ele, a corrida ficou gravada na memória pela intensa atmosfera que refletia o momento histórico de divisão do estado. “Aquela corrida foi o início de tudo, dali para cá foi só paixão”, recordou o corredor, que já percorreu o Brasil para competir, incluindo a São Silvestre.
A corrida tem sido uma prática habitual em sua vida, mas também uma missão: ao longo de 40 anos, Celso influenciou gerações de novos atletas ao trabalhar com iniciação esportiva nas escolas estaduais da capital, por meio do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), programa de treinamento esportivo escolar coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) junto à SED (Secretaria de Estado de Educação). Na Corrida dos Poderes, além de faturar o troféu de ouro na prova de 5 km, categoria acima de 60 anos, o aposentado reencontrou essa mesma paixão ao lado de antigos amigos e de novos entusiastas.
“Essa corrida do servidor é uma das mais legais que eu já participei. Ela permite reencontrar amigos de longa data, é uma oportunidade única para socializar e celebrar. Hoje em dia, as corridas no Brasil todo estão se transformando em festivais, e é muito gratificante ver isso acontecer em Campo Grande. A corrida se torna mais do que uma competição, é uma confraternização que reúne pessoas que compartilham a mesma paixão pelo esporte”, detalhou Celso, que fechou a prova em 24min08s.
Lúcia Aguiar Pinheiro, de 56 anos, servidora pública e maratonista experiente, compartilha seu entusiasmo pela corrida de rua. Para ela, a Corrida dos Poderes tem se tornado um evento de grande importância no estado. A corredora alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o troféu de prata na prova dos 10 km, na classe etária de 50 a 59 anos, com a marca de 56min26s.
“Essa corrida é simplesmente maravilhosa. Participei no ano passado e conquistei o segundo lugar na minha categoria. O que me encanta é ver o crescimento do número de atletas a cada edição, especialmente entre os servidores. Para quem está começando, a mensagem é clara: se você ainda não corre, comece caminhando. Esse é o primeiro passo para descobrir a alegria de participar de corridas de 5 ou 10 km. Estou ansiosa para o próximo ano, quem sabe um ouro venha a caminho”, disse Lúcia.
Vitor Frazão Athanazio, de 23 anos, ficou sabendo da Corrida dos Poderes pelas redes sociais. Em sua primeira participação, ao lado da namorada, o estudante de arquitetura conquistou o terceiro lugar na prova de 10 km, faixa etária de 20 a 29 anos, com o tempo de 44min10s.
“Como já treino no Parque dos Poderes há um tempo, não podia perder a oportunidade de participar, especialmente porque era gratuita. Chegar ao pódio na minha primeira corrida é a recompensa por todo o esforço: acordar cedo e cuidar da alimentação. Treinar me trouxe disciplina e um foco em cuidar da saúde. O mais legal foi ver pessoas de todas as idades correndo; é inspirador perceber que cada vez mais pessoas, inclusive os mais idosos, estão se dedicando ao bem-estar”, ressaltou Vitor.
A 2ª Corrida dos Poderes foi realizada pela FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), com organização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e apoio da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Poder Judiciário, MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul).
Confira aqui todos os resultados da 2ª Corrida dos Poderes. Veja também mais fotos da premiação neste link.
Festival de Dança Coreografada da Melhor Idade reúne idosos de 21 municípios
Miriam Krenczynski, de 73 anos, integrante da equipe de Iguatemi, que conquistou a medalha de prata na categoria dança popular e folclórica, comemorou a colocação.
Entre os dias 24 e 26 de outubro, idosos de 21 municípios participaram do Festival de Dança Coreografada da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul 2024, realizado em Dourados. O evento foi promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). As competições ocorreram no Teatro Municipal de Dourados e reuniram mais de 200 idosos-atletas.
O festival foi dividido em duas categorias: estilo livre, e popular e folclórica. Na classificação final da categoria estilo livre, o 1º lugar foi conquistado pelo município de Glória de Dourados, 2º lugar ficou com Rio Brilhante, e o 3º lugar foi de Nova Andradina. Na categoria dança popular e folclórica, Ponta Porã conquistou a medalha de ouro, Iguatemi levou a prata e Campo Grande garantiu o bronze.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a relevância do festival para a promoção da qualidade de vida e inclusão social dos idosos de Mato Grosso do Sul.
“O Festival de Dança Coreografada é mais uma forma de valorizar o protagonismo dos nossos idosos e incentivar um estilo de vida mais ativo e saudável. A energia e dedicação que eles demonstram a cada edição são inspiradoras e nos lembram do compromisso do Estado em oferecer oportunidades para que todos se mantenham ativos, conectados e celebrando a vida em todas as idades”.
Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, o evento foi uma oportunidade de reforçar a importância da qualidade de vida para a pessoa idosa. “Para nós, na Fundesporte, eventos como este reafirmam o compromisso do Governo do Estado em proporcionar momentos de lazer, integração e saúde para todas as idades. Parabenizo todos os participantes e os municípios que estiveram aqui representados”, destacou.
Miriam Krenczynski, de 73 anos, integrante da equipe de Iguatemi, que conquistou a medalha de prata na categoria dança popular e folclórica, comemorou a colocação.
“É uma alegria imensa dizer que, mais uma vez, conseguimos uma boa colocação na Dança Coreografada da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul. No ano passado, fomos campeãs e ficamos em 1º lugar; neste ano, alcançamos a segunda colocação. Além da convivência com novas amizades, este evento é muito importante para nossa saúde. Conseguimos manter tanto a saúde mental quanto a física, o que é fundamental para todos nós da melhor idade”, frisou Miriam.
Os participantes da segunda edição da Corrida dos Poderes, que será realizada no sábado (26) em comemoração ao Dia do Servidor Público, já começaram a retirar seus kits para o evento. A entrega teve início nesta quinta-feira (24) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, onde o clima de entusiasmo toma conta dos atletas e suas famílias.
Ao todo, 3,5 mil corredores e caminhantes estão inscritos para os percursos de 5 km e 10 km, além da caminhada de 3 km. A Corrida Kids, que já é um sucesso entre os pequenos, contará com a participação de 200 mini atletas. Os kits, que incluem a camiseta, número de peito e, para as provas de maior distância, um chip de cronometragem, podem ser retirados até sexta-feira (25), com horário estendido das 8h às 18h.
A corretora de imóveis Patrícia Miranda, de 39 anos, fez questão de retirar seu kit logo pela manhã desta quinta-feira (24) e demonstrou expectativa para sua primeira participação na Corrida dos Poderes. “A expectativa é grande. Eu corro cinco, às vezes tento chegar a oito quilômetros nos fins de semana, então acho que os 5 km vão ser bons”, disse Patrícia, que treina corrida durante as aulas de crossfit e acredita que sua preparação vai garantir um bom desempenho.
Além dos kits, os participantes estão contribuindo para a campanha de Natal ‘Caixa Encantada’, do Governo de Mato Grosso do Sul, com a doação de brinquedos novos ou usados em bom estado. Para Patrícia, além do desafio esportivo, a causa solidária também foi um grande atrativo. “A ideia de doar um brinquedo para alegrar as crianças foi o que me chamou mais atenção, é uma forma de ajudar o próximo enquanto me motivo a continuar correndo”, acrescentou a corretora de imóveis.
Suzana Maria Camargo, de 42 anos, comerciante, também marcou presença para retirar os kits dela e de sua família. “Corri ano passado e gostei, por isso resolvi fazer de novo. Esse ano a corrida vai ser ainda maior, com 3.500 participantes”, destacou Suzana, que treina três vezes por semana e é veterana em várias provas de corrida pela cidade. Para ela, a inclusão da doação de brinquedos faz toda a diferença. “Tem muitas crianças carentes cujos pais não têm condições de comprar um presente. Acredito que essa iniciativa de doar brinquedos é muito importante”.
Com aumento de 48% no número de inscritos em comparação à primeira edição da corrida, o evento tem ganhado popularidade entre os servidores públicos. Carlos Alberto Bezerra, de 42 anos, é servidor do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e participa pela segunda vez da Corrida dos Poderes. “No ano passado corri os 5 km, mas este ano vou nos 10 km e me sinto preparado”, disse ele, que faz parte de um grupo de corrida formado por servidores do TJMS.
Para Carlos, além do incentivo à prática esportiva, a corrida é uma grande festa que une os servidores e a comunidade em geral. “É uma brincadeira saudável com todo mundo. A gente corre em meio à natureza, é muito legal. E saber que, com a doação de brinquedos, estamos ajudando mais de três mil crianças a terem um Natal mais feliz, é algo gratificante”, concluiu.
Sobre o evento, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou o papel social da corrida. “A Corrida dos Poderes vai além de promover saúde e bem-estar entre os servidores. A inclusão da doação de brinquedos contribui para um Natal mais feliz para muitas crianças, reforçando o compromisso do Governo em unir esporte e solidariedade em uma mesma iniciativa”.
A largada da prova principal será às 17h10, com concentração no estacionamento da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Para as crianças, a corrida terá início logo após a primeira largada.
Para retirar os kits, os competidores devem apresentar um documento original com foto e doar um brinquedo novo ou em bom estado, em apoio à campanha natalina “Caixa Encantada”. No caso dos kits das crianças, a retirada deve ser feita por um responsável, que precisa apresentar o documento original com foto da criança.
Caso o participante não consiga retirar o kit pessoalmente, outra pessoa poderá realizar a retirada, desde que apresente um documento original, uma cópia do documento do atleta e uma autorização assinada para retirada por terceiros.
Realização
A realização da corrida é da FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), com organização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e apoio da Alems, Poder Judiciário, MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul).
A segunda edição da Corrida dos Poderes, promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, acontece neste sábado (26), às 17h10, em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de setembro. Organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), a corrida já conta com mais de 3,5 mil inscritos, entre servidores, familiares e membros da comunidade.
O evento oferece modalidades para todos os públicos, com caminhada (3 km), corrida (5 km e 10 km) e a prova kids, voltada para as crianças. As inscrições, encerradas no dia 16 de setembro, preencheram todas as vagas disponíveis. Um destaque da edição deste ano é a participação de 200 crianças, entre 3 e 13 anos, na corrida kids, que contará com um trajeto de 50 metros.
Entre os pequenos atletas está Otto Maciulevicius, de seis anos, que fará sua estreia em competições. Motivado pela prática de atividades físicas, Otto começou a se interessar por esportes ao assistir às Olimpíadas e agora pratica ginástica artística.
“Eu já fiz várias corridas com meus amigos. Correr vai me deixar mais rápido e mais forte. Estou mais ou menos ansioso, mas acho que vou ficar mais quando começar a treinar”, comentou o menino, entusiasmado. Além disso, ele revelou que irá usar a meia do personagem Raiva, do filme Divertidamente, acreditando que isso o ajudará a correr ainda mais rápido.
A mãe de Otto, Paula Maciulevicius, de 34 anos, é servidora pública na Sec (Secretaria de Estado da Cidadania) e também participará da Corrida dos Poderes pela primeira vez. Paula destaca a importância de incentivar a prática de atividades físicas desde cedo, tanto para ela quanto para os filhos.
“Eu já queria ter inscrito o Otto na corrida passada, mas ele ainda não tinha a idade mínima. Este ano, coloquei esse desafio para mim mesma: estimular meus filhos a praticarem exercícios físicos. Não cresci em uma família com esse hábito, então acho fundamental motivá-los desde pequenos. Espero que essa seja a primeira de muitas corridas para nós dois”, afirma.
2ª Corrida dos Poderes
Horário da largada: 17h10
Data: 26 de outubro (sábado)
Ponto de encontro: Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (estacionamento)
Endereço: Parque dos Poderes – Av. Desembargador José Nunes da Cunha, s/n – Jardim Veraneio – Campo Grande (MS)