A comemoração de 20 anos da criação do CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) homenageou autoridades políticas e da segurança pública nesta quarta-feira (24). Fruto de uma política de integração que começou a tomar força no início dos anos 2000, o Centro foi instituído pelo decreto 11.564 de 22 de março de 2004. Durante a solenidade, foram entregues medalhas em reconhecimento às contribuições de grande relevância prestadas à corporação.
O CIOPS abriga os Centros de Operações das instituições COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) da PMMS (Polícia Militar de MS) e COCB (Comando de Operações do Corpo de Bombeiros Militar) do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS). Atualmente o Centro que recebe as chamadas de emergência 190 (PMMS) e 193 (CBMMS), registra as ocorrências e empenha as viaturas no atendimento à população, conta com 171 servidores, entre policiais militares, bombeiros e policiais civis.
Ciops completou 40 anos com grande comemoração na Capital
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que esteve representando o governador Eduardo Riedel no evento, foi um dos homenageados. Segundo ele, há 20 anos o CIOPS promove integração e segurança, sendo um marco para o Estado. Em 2023 foram investidos R$ 3,3 milhões em readequações do Centro, com a inauguração do COR (Centro de Operações de Rede), direcionado a Infovia Digital.
Vice-governador recebeu honraria durante evento
“Nesses 20 anos foram atendidas mais de 14 milhões de chamadas de emergência (190 e 193), com cerca de 2,5 milhões de ocorrências despachadas. Um centro que une as forças de segurança das nossas estruturas, onde todos atuam por uma causa em comum. Esse conjunto harmonioso faz toda a diferença. Por tudo isso, sinto-me honrado pela homenagem e reforço meu compromisso com a segurança pública e o bem-estar da nossa população sul-mato-grossense”.
Participaram da solenidade o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; delegado-Geral de Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio; comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis Pouso Salas; comandante-Geral da Polícia Militar, Renato dos Anjos Garnes; procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia; diretor Geral do CIOPS, Danilo Santos Moreira Leite; comandante do CMO, Luiz Fernando Estorilho Barganha; superintendente Regional da Polícia Federal, Carlos Henrique Cotta D’Angelo; entre demais autoridades.
Evento que marcou o aniversário do Ciops ocorreu no Bioparque Pantanal
O CIOPS
Sediado em Campo Grande, o CIOPS tem como objetivo prover os meios necessários para que os Centros de Operações dos respectivos órgãos possam receber e processar o atendimento às chamadas de ocorrências, emergência e urgência, permitindo que realizem as missões constitucionais. O centro conta ainda com o CIAS (Conselho de Integração das Ações de Segurança), órgão colegiado de deliberação coletiva, o qual define políticas gerais de integração das ações de segurança voltadas para o atendimento de ocorrências.
Barbosinha discursou durante evento em comemoração ao Ciops
Entre as competências do CIOPS estão ainda:
– reunir e organizar informações relativas às atividades desenvolvidas, visando a subsidiar os processos de planejamento operacional e a tomada de decisões conjuntas no âmbito da segurança pública;
– subsidiar o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, com informações e relatórios estatísticos periódicos, propondo políticas operacionais de interesse comum, além de convênios e parcerias com entes federais, estaduais, municipais e privados, visando à otimização dos recursos e meios, voltados ao enfrentamento da criminalidade no Estado de Mato Grosso do Sul;
– subsidiar os órgãos de segurança pública, incentivando o intercâmbio de informações e dados estatísticos, visando à definição de normas e ao aperfeiçoamento técnico dos procedimentos necessários ao atendimento operacional dos diversos tipos de ocorrências, observadas as atribuições legais e constitucionais de cada instituição;
– prover, manter e otimizar recursos nas áreas de telecomunicação e de tecnologia da informação, subsidiando e compartilhando, entre os Centros de Operações das instituições, sistemas de gerenciamento de ocorrências, vídeo monitoramento, teleatendimento, rastreamento de viaturas e comunicação via rádio;
– concentrar e padronizar a estatística criminal;
– auditar as atividades de atendimento, os despachos emergenciais e os processos operacionais desenvolvidos pelos Centros de Operações, ou correlatos, em conjunto com as respectivas instituições que executam o serviço no âmbito do CIOPS, visando a orientar, a aperfeiçoar e a padronizar as demandas operacionais de atendimento de emergência, voltadas à eficiência dos serviços prestados à população.
Infovia
Em setembro de 2023, foi realizada as readequações do CIOPS com a inauguração do COR (Centro de Operações de Rede), da Infovia Digital. O funcionamento do centro marca o início da implantação da parceria público-privada (PPP) firmada entre o Governo do Estado e a empresa Sonda com investimento de R$ 3,3 milhões.
O contrato disponibiliza a prestação de serviços de transporte de dados, voz e imagem para todos os equipamentos das unidades públicas estaduais. A rede de conectividade e tecnologia de ponta ligará todo o Mato Grosso do Sul e contará com 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica interligando os 79 municípios sul-mato-grossenses.
Guarda Municipal vai coordenar Patrulha Maria da Penha e vai contar com apoio de outras instituições quando houver necessidade- Arquivo/ Assecom
O prefeito Marçal Filho sancionou aesta semana a Lei n º 5.335, que cria a Patrulha Maria da Penha, especializada em atendimento de violência doméstica em Dourados. A definição consta no Diário Oficial desta quarta-feira (09) e acontece após aprovação de projeto pela Câmara Municipal.
A Patrulha será composta por servidores da Guarda Municipal e consistirá em atender mulheres em situação de violência doméstica, com o objetivo principal de diminuir os números de casos de feminicídio.
Como destacado pelo prefeito Marçal Filho quando anunciou a medida, em março, no mês das mulheres, a atuação da Patrulha será voltada para proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam em seu favor medidas protetivas de urgência.
“As equipes vão estabelecer essa relação direta com a comunidade e vão assegurar o acompanhamento e atendimento das mulheres em situação de violência doméstica, o que vai proporcionar a elas um atendimento rápido, humanizado e eficaz”, destaca.
O comandante da Guarda Municipal Jamil Matos da Costa Matos cita que o grupo poderá realizar o acompanhamento da vítima, se solicitado, para que se efetive o cumprimento de ordem judicial, visando que o agressor deixe a residência ou, se necessário, acompanhar a vítima para assegurar a retirada de seus pertences. Para tanto, o efetivo contará com capacitação adequada e estará pronto para outras definições como no caso, de constatação de descumprimento de medida protetiva.
“As ações, a forma de atendimento e a organização da Patrulha serão fixadas mediante a instituição de protocolos de atendimento, definição de normas técnicas e, claro, capacitação. Vale ressaltar que se durante a realização da fiscalização houver relato de descumprimento de medida protetiva, a equipe deverá acompanhar a vítima para o registro de um novo boletim de ocorrência e encaminhar informações aos órgãos competentes, sendo que casos considerados mais graves, deverão ser encaminhados imediatamente à Polícia Civil”, destacou.
Para aprimorar o atendimento, a Guara Municipal desenvolverá as ações da Patrulha de forma integrada com outros órgãos competentes, como Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entre outras.
Será indispensável a presença de uma guarda municipal do sexo feminino na equipe da patrulha, para fins de atendimento às ocorrências, assim como nas visitas e fiscalizações dos cumprimentos das medidas protetivas.
A inovação em segurança pública, que contribuirá na preservação da vida das mulheres, foi encaminhada pela Prefeitura para a Câmara de Vereadores, por meio do Projeto de Lei nº 07, no dia 13 de março, atendendo um pedido do vereador Inspetor Cabral (PSD), que atua há 25 anos na Guarda Municipal e com sua experiência em segurança pública idealizou a ação que será um grande diferencial para coibir cenários de violência em Dourados.
Equipes que estão a frente da Festa da Páscoa debateram estratégias diversas do evento, com o foco de garantir comodidade e diversão aos participantes- Crédito: A. Frota
A Prefeitura de Dourados trabalha intensamente para que a 1ª Festa da Páscoa, que acontece entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins, seja um evento excepcional para os douradenses. Na manhã desta terça-feira (01), equipes que estão à frente do evento se reuniram na sede da Guarda Municipal para debater pontos como segurança, organização, cronograma de ações, entre outros.
Diante do foco em promover uma festa com um ambiente familiar, tranquilo e que tenha uma variedade de atrações, foram definidos vários direcionamentos pelas equipes da Guarda Municipal, Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Secretaria de Cultura, Secretaria de Agricultura Familiar, Secretaria de Serviços Urbanos e Fundação de Esportes (Funed).
Um grande público é esperado durante os quatro dias de evento. A estrutura gigantesca vai abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais e shows com artistas locais e nacionais. As inscrições para expositores, empreendedores de vários segmentos, ambulantes e piscicultores que desejam comercializar produtos no Parque estão em andamento.
O comandante da Guarda Municipal, Jamil da Costa Matos, destacou que a recomendação do prefeito Marçal Filho é que tudo seja feito para que o evento proporcione muita diversão e tranquilidade para as famílias. Diante disso, um trabalho em conjunto existe para uma festa brilhante em todos os aspectos. “Temos trabalhado em conjunto e com ênfase no direcionamento do prefeito, que é proporcionar dias de festividade, alegria, que sejam memoráveis para os douradenses, os participantes de toda a região e sejam positivos também para quem vai participar comercializando produtos”, destaca.
Ainda conforme o comandante, outro encontro em breve deve acontecer para direcionamentos mais precisos quanto à segurança do local e dos arredores. Neste debate, além da GM estarão envolvidos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e empresa terceirizada de segurança.
FESTA DA PÁSCOA
Além das atrações culturais, esportivas e pesca aberta para a população no Parque Antenor Martins, a Prefeitura vai realizar sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças.
No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson. As atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil.
Durante os 4 dias de festa, o DJ Vini Araújo animará o público com uma playlist que será preparada exclusivamente para o evento e que terá como destaque ao final de cada noite os clássicos flashback com o melhor dos anos 80, 90 e 2000 da música nacional e internacional.
A 1ª Festa da Páscoa vai compor o Calendário Oficial de Eventos de Dourados e o desafio será realizar nos anos seguintes uma edição cada vez melhor que a anterior, fazendo a cidade respirar cultura, lazer e entretenimento. A realização é da Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.
Inspetor Cabral durante reunião de enfrentamento à violência contra a mulher (Foto: F. Grott/CMD)
O vereador Inspetor Cabral (PSD) participou, nesta quinta-feira (27), de reunião na Câmara Municipal de Dourados para tratar sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, com a presença da secretária de Políticas Públicas para Mulheres do Mato Grosso do Sul, Manuela Nicodemos.
No encontro, o parlamentar reforçou a necessidade urgente da implantação da Casa da Mulher Brasileira no município e criticou a demora. Atualmente, a previsão para sua construção é apenas para 2026, o que para ele representa uma negligência com as mulheres da cidade.
“Dourados tem sido esquecida”, afirmou o vereador. “A cidade forma policiais militares, mas a maioria vai embora. Falta mão de obra qualificada e qualificação para os profissionais que já atuam na área. Tudo que vem para Dourados é sobra”, destacou.
Cabral também questionou o uso do projeto da Casa da Mulher Brasileira apenas como discurso político, sem ações concretas. “Até agora, o projeto só serviu como palanque político. Quantas mulheres serão vítimas de violência, quantos feminicídios vamos contabilizar até a conclusão da Casa da Mulher Brasileira em Dourados?”, indagou.
O vereador ressaltou ainda a urgência da criação de uma Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. Ele criticou a atual solução adotada, que encaminha essas mulheres para a Casa da Acolhida, um local sem segurança e onde precisam conviver com outros homens, incluindo usuários de drogas.
“Eu não aceito uma vítima de violência doméstica sendo alocada na Casa da Acolhida”, afirmou. “Fiquei muito triste em saber que falam que a Casa Abrigo foi fechada em 2012 por falta de demanda. É colocar um nariz de palhaço na gente”, disse, lembrando os diversos casos de registrados no município.