Connect with us

Geral

CCR MSVia realiza simulação de grande acidente com 4 veículos e múltiplas vítimas

Simulação trouxe cenário de acidente envolvendo um ônibus clandestino, uma carreta-tanque e dois carros, com total de 20 vítimas

Publicado

on

A CCR MSVia realizou neste sábado (28/09), seu 10º Simulado de Acidente com Produto Perigoso e Múltiplas Vítimas, em Campo Grande. Desta vez, a ação ocorreu em frente ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, como parte da programação do CBMEDE 2024 (Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência). O treinamento contou com a participação de diversas instituições de trânsito e resgate e tem o objetivo de capacitar as equipes para atuarem de forma rápida e coordenada em possíveis ocorrências.

Neste ano, o exercício simulado trouxe a representação de um acidente de grande complexidade, envolvendo um ônibus clandestino, uma carreta-tanque carregada com etanol e dois veículos de passeio, com o total de 20 vítimas. A sequência de eventos é desencadeada por uma falha no sistema de freios do ônibus, que resulta em uma série de colisões, culminando em tombamento e vazamento de produto perigoso.

O atendimento às “vítimas”, representadas por acadêmicos de Enfermagem, foi  feito por ambulâncias da CCR MSVia em conjunto com veículos de resgate do Corpo de Bombeiros, SAMU, além de helicópteros da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. A Concessionária disponibilizou, ainda, viaturas de inspeção e guinchos para veículos leves e pesados.

 

Descrição do acidente

O ônibus clandestino da cena montada para o simulado apresentava manutenção precária, trafegando em uma via de declive acentuado. No momento do acidente, sofreu uma falha completa no sistema de freios. Além disso, os 15 passageiros do veículo não faziam uso do cinto de segurança.

Já a carreta-tanque transportava uma carga de 30 mil litros de etanol. Devido à complexidade da manobra e ao peso da carga, o condutor da carreta mantinha uma distância segura do tráfego à frente. Enquanto isso, os dois veículos de passeio, ambos com dois ocupantes, trafegavam na mesma via e no mesmo sentido de tráfego.

O acidente tem início quando o sistema de freios do ônibus clandestino falhou por conta da falta de manutenção. Ao perceber a perda de controle, o motorista tentou reduzir a velocidade mas, devido à velocidade excessiva e à perda de controle, colidiu contra a traseira de uma carreta-tanque carregada com etanol que seguia à sua frente, resultando em um impacto de alta energia que danifica o tanque de combustível.

Após o impacto com a carreta, o ônibus perde totalmente a estabilidade e tomba sobre a pista, obstruindo a faixa de rolamento. No tanque da carreta, danificado pela colisão, há vazamento de etanol, criando uma situação de alto risco de incêndio ou explosão. Na sequência, dois veículos de passeio que vinham logo atrás do ônibus não conseguem parar a tempo e colidem com o ônibus tombado. O primeiro veículo atinge a traseira do ônibus, enquanto o segundo colide com a traseira do primeiro carro, resultando em um engavetamento.

 

Vítimas

 

Ao todo, o acidente “simulado” resultou em 20 vítimas com múltiplos ferimentos. Com o impacto da colisão, um dos passageiros do ônibus veio a óbito, enquanto os demais tiveram ferimentos de moderados a graves, bem como os ocupantes dos veículos de passeio. Já o motorista da carreta sofreu ferimentos leves.

Parceiros

O simulado contou com participação das equipes Polícia Rodoviária Federal (PRF/MS), Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA/MS), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Polícia Científica, Defesa Civil Estadual de MS e Defesa Civil de Campo Grande.

Também participaram da ação a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Grupo Ambipar, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e Transportadora Kátia Locatelli.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Geral

Dourados realiza a 7ª Conferência Municipal das Cidades

Publicado

on

Evento que será realizado em Dourados constituirá etapa preparatória para conferência estadual e nacional – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados realiza no próximo dia 15 de maio, no Anfiteatro do Bloco 10 da Unigran, a 7ª Conferência Municipal das Cidades. O evento acontecerá das 7h30 às 17h30 e servirá como etapa preparatória para a 7ª Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul e a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada pelo Ministério das Cidades, no mês de outubro, em Brasília.

O decreto oficializando a realização da conferência foi publicado nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial do Município. Conforme o documento, a organização será responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), em conjunto com a Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab).

O secretário municipal de habitação, Eder Felipe Souza Lima, é o titular representante do poder público municipal na conferência. Ele explica que o evento será um momento fundamental para que sociedade civil, entidades e movimentos participem ativamente do planejamento do futuro de Dourados. “A Prefeitura valoriza a participação social, do público, pois é com escuta, com amor e com trabalho que construiremos uma cidade melhor para todos”, diz o secretário.

A conferência local seguirá o tema nacional definido para este ciclo: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O objetivo é promover debates entre representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades organizadas, com foco em políticas públicas de habitação, mobilidade, saneamento e planejamento urbano.

Também foi constituída a Comissão Organizadora do evento, que será responsável por eleger sua presidência, elaborar o regimento interno, planejar a infraestrutura, mobilizar a população e elaborar o relatório final da conferência. A Conferência das Cidades é uma instância de participação social que visa fortalecer a democracia nas decisões sobre o futuro das cidades brasileiras, e sua realização é prevista por normas federais e estaduais.

CONFERÊNCIA NACIONAL

Depois de 10 anos sem acontecer, o Ministério das Cidades convocou a 6ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, que será realizada no mês de outubro, em Brasília.

A realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades é mais um passo dado pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico. A Conferência se desdobra em etapas Municipal, Estadual/Distrital e Nacional.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância da 6ª Conferência Nacional das Cidades para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano no Brasil, que o encontro tem como objetivo debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida nos municípios.

A organização da Conferência Nacional das Cidades é um processo estruturado e participativo que inclui a realização de conferências municipais e estaduais, espaços onde os cidadãos têm a oportunidade de debater e apresentar propostas para suas cidades. Nas conferências, autoridades locais e estaduais, especialistas, acadêmicos, representantes de entidades da sociedade civil e cidadãos engajados se encontram para debater temas como o planejamento urbano, moradia, transporte, saneamento, meio ambiente e outros elementos da vida urbana.

Comissão Organizadora da 7ª Conferência Municipal da Cidade de Dourados:

Continue Lendo

Geral

Prefeitura abre licitação que vai incrementar processo de digitalização

Publicado

on

Prefeitura busca inovar com certame visando a concessão de licença de uso de softwares de gestão pública ambiental em cloudcomputing- Crédito: A. Frota

Está aberto na Prefeitura de Dourados, procedimento licitatório, no modo pregão eletrônico, do tipo menor preço global por lote (lote único), com modo de disputa “aberto e fechado”, certame destinado à ampla concorrência, visando a concessão de licença de uso de softwares de gestão pública ambiental em cloudcomputing (nuvem), que opere de forma integrada, incluindo serviços de implantação, migração, conversão de dados, customização, treinamento, suporte técnico/manutenção e provimento de Datacenter para os sistemas e aplicativos.

O recebimento de propostas está aberto desde o dia 10 de abril e a abertura dos envelopes está marcada para as 9 horas, do dia 30 de abril, no Portal Bolsa de Licitações do Brasil-BLL “bllcompras.com/home/login”, tendo como referência o horário de Brasília.

O secretário de Planejamento Fábio Luis da Silva considera muito importante para a Prefeitura de Dourados esse processo, o que segundo ele representa “um grande passo na digitalização de aprovação de projetos de alvarás, de habite-se e licença ambiental”.

O edital está disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) “pncp.gov.br/app/editais”; na plataforma eletrônica do pregão “bllcompras, com Acesso Público; pelo Portal da Transparência do Município “transparencia.betha.cloud/#/yJ9y3J_D09niojsx99D7Dw==/consultas/41604”; ou diretamente, no Departamento de Licitação, localizado no Bloco “F” do Centro Administrativo Municipal-CAM, sito na Rua Coronel Ponciano, n.° 1.700, Parque dos Jequitibás, na cidade de Dourados-MS.

Informações pelo telefone (67) 98163-0499 e (67) 2222-1208 ou no e-mail pregao@dourados.ms.gov.br”.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Geral

Prazo para Declaração Anual do MEI vai até 31 de maio

Publicado

on

MEIs devem comparecer à Sala do Empreendedor, na Central do Cidadão, para efetuar a declaração anual obrigatória. Divulgação/Assecom

Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento do ano de 2024. O envio da declaração é obrigatório, mesmo para quem não teve movimentação durante o ano.

Atendendo ao pedido do prefeito Marçal Filho, a Sala do Empreendedor de Dourados está à disposição para auxiliar gratuitamente todos os MEIs na realização da declaração. A ação faz parte do compromisso da gestão em apoiar os pequenos negócios e garantir que os empreendedores estejam em dia com suas obrigações.

Para fazer a declaração, o MEI deve levar o CNPJ da microempresa, valor do faturamento anual (se houver movimentação), comprovante de rendimento (se houver) e o informe de rendimentos (se houver contratação de funcionários).

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. A Sala do Empreendedor fica na Avenida Presidente Vargas, 309 – Centro. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 98163-0732 e falar com Elainne.

“É importante que os empreendedores não deixem para a última hora. Assim, podem evitar multas e manter suas empresas regularizadas. Estamos aqui para atender a todos, gratuitamente, e apoiar para que estejam em dia com suas obrigações”, comentou a coordenadora da Sala do Empreendedor, Elainne Peres.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67