Mato Grosso do Sul é rico por sua fauna singular e sua cultura repleta de miscigenação e beleza. Um dos artistas que se destaca exatamente por exaltar as maravilhas naturais por meio da arte é Cleir, sul-mato-grossense apaixonado pelo cerrado, pelo Pantanal e pelos animais e que novamente presenteia a população com seu talento.
Após 13 anos de sua criação a Garça Branca Grande, monumento de 19 metros de comprimento, localizada na praça onde está alocada a Superintendência de Turismo de Rio Verde de Mato Grosso – MS, passa por restauração e ampliação e leva ainda mais beleza ao município localizado a 195 km de Campo Grande.
Autor da escultura, o artista plástico Cleir é o responsável pela restauração e ampliação, que iniciou em agosto de 2022 e a previsão de finalização é no final de abril de 2023.
“É gratificante ver que a Prefeitura Municipal se preocupa com as obras e a arte da cidade. Tive muito cuidado para realizar a restauração de forma que mantivesse as características originais, inserindo algumas melhorias para que a restauração tenha mais durabilidade e assim, a população possa usufruir por mais tempo do espaço”, afirma Cleir.
Mais moderna, a obra passou por ampliação e recebeu novos elementos, sempre respeitando a fauna sul-mato-grossense como grande inspiração. Cleir inclusive, tem relação de afeto e lembranças da infância que passou na região.
“Em 2010, quando construí a escultura, a ideia das asas era que remetesse à aba de um livro e por isso tinham o formato quadrado. Com o passar do tempo e a necessidade de ampliar o projeto, decidimos inserir elementos mais realistas, como um vidro espelhado que reflete o céu, aumentando a imagem de amplitude, remetendo ao horizonte. Ampliamos as asas em 6,5 metros, o que sugere movimento e leveza. Essa mudança valoriza o turismo local, já que o espaço é cada dia mais utilizado para eventos e como ponto de lazer da população. Para realizar as mudanças, me inspirei em lembranças da minha infância, já que cresci em constante contato com Rio Verde, pois, meu pai e outros familiares tinham propriedades na região e tive a oportunidade de me apreciar as belezas das serras”, relata o artista.
Rio Verde é uma cidade, com importantes atrativos turísticos naturais, como cachoeiras, balneários e o turismo rural, investe nas belezas naturais, como explica o secretário Municipal de Obras do município, Ernani Augusto Nogueira da Fonseca.
“A Garça Branca Grande é um importante monumento turístico da nossa cidade, é uma marca de um município pantaneiro e de uma ave da nossa fauna, que encanta por sua beleza. A obra já estava deteriorada devido o tempo e a Prefeitura Municipal percebeu a necessidade de investir, já que integra o turismo da cidade, um dos setores onde há investimento e que é importante ser valorizado e por isso acionamos o Cleir, autor da obra para realizar este importante trabalho de revitalização”, detalha o secretário.
Beleza e funcionalidade – Com um design mais moderno, as asas da ave ganharam mais leveza e a impressão de que podem alçar voo, tornando a escultura que atrai famílias para os passeios de fim de tarde e os turistas, ainda mais incrível, como detalha o superintendente de Turismo do município, Victor Malheiros.
“As famílias têm na Garça Branca Grande um ponto de encontro e lazer na cidade e queríamos que esse espaço que já abriga a Superintendência Municipal de Turismo e a Defesa Civil fosse ainda melhor aproveitado. Com a restauração da garça, temos certeza que a obra, que já é um cartão postal da cidade, vai se consolidar como um dos mais bonitos atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul, como um verdadeiro cartão postal”, revela o superintendente.
A revitalização e ampliação ocorrem por meio da Prefeitura Municipal de Rio Verde, em parceria com o artista plástico Cleir, com execução da Canindé Produção Cultural.
Sobre a ave – A Garça Branca Grande, inspiração de Cleir para a obra é uma ave da ordem Pelecaniformes e mede aproximadamente 90 centímetros, podendo pesar até um quilo e meio. Entre suas principais características estão o pescoço e pernas longas. Em geral, habita áreas próximas a rios, lagos, praias e manguezais. Estas aves vivem em regiões tropicais e subtropicais e se alimentam basicamente de peixes, pequenos anfíbios, crustáceos e outras espécies de animais aquáticos de pequeno porte.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)