Connect with us

Esportes

Caravana do Esporte e das Artes abre ação que vai beneficiar 2 mil alunos da REME

O prefeito Marcelo Iunes participou da abertura acompanhado pela primeira-dama

Publicado

on

As atividades da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes tiveram início nesta terça-feira, 30 de agosto, no complexo do esportivo do Centro Múltiplo Lucílio de Medeiros. O prefeito Marcelo Iunes participou da abertura acompanhado pela primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

Até o dia 1º de setembro, cerca de 2 mil mil alunos da rede municipal de ensino de Corumbá e crianças atendidas pela APAE vão participar de brincadeiras, jogos e atividades artísticas proporcionadas na Caravana do Esporte e na Caravana das Artes.

É com grande satisfação que recebemos aqui em Corumbá a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes. Importantes projetos de mobilização social que reforçam o direito das crianças ao esporte, ao lazer, à educação e à cultura. Nestes três dias, a Caravana vai propor ações educacionais voltadas para estudantes e profissionais das áreas da Educação, do Esporte, da Cultural e da Assistência da nossa cidadeAs ações aqui propostas vão qualificar a prática esportiva nas escolas e o acesso a diferentes linguagens artísticas”, disse o prefeito Marcelo Iunes na solenidade de abertura do evento.

“Aqui em Corumbá, a Prefeitura tem compromisso com a inclusão pelo esporte e pela cultura e, através destes dois importantes setores, construir políticas públicas em prol da população, principalmente de nossas crianças e adolescentes”, afirmou o chefe do Executivo Municipal destacando dois importantes programas da Prefeitura, de incentivo ao esporte e cultura, ‘que são o Geração Olímpica’ e a ‘Bolsa Auxílio à Produção Cultural’.

secretária de Assistência Social, Amanda Iunes, enfatizou que o Município trabalha fortemente e “de maneira conjunta a cultura, o esporte e a educação” nas ações da pasta. “Temos um programa, no nosso município, que é o Programa Criança Feliz – Primeira Infância, que é referência no Brasil. Corumbá tem todo esse segmento trabalhando as ações e sabemos da importância do desenvolvimento da criança nessa fase. E, trocando essa experiência de vocês, vamos ampliar o nosso alcance”, disse.

Coordenador pedagógico da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, Alexandre Arena, agradeceu o apoio da Prefeitura para o retorno do projeto a Corumbá. A Caravana esteve na cidade em 2012. “Muito obrigado, prefeito Marcelo, por nos receberem tão carinhosamente; por abrir espaço e nos ajudar a montar esta arena bonita. Também por nos ouvir, por ouvir a questão da neurodiversidade, ouvia Apae. O que estamos fazendo aqui é a celebração da vida. Acho que o sentido maior de tudo isso é a gente viver melhor”.

Foto: Clóvis Neto/PMC

Além do atendimento às crianças, a Caravana também promove a formação de professores de redes públicas em Pedagogia do Esporte Educacional, com o objetivo de qualificar a prática esportiva nas escolas e o acesso a diferentes linguagens artísticas.

Caravana do Esporte e a Caravana das Artes têm patrocínios do Instituto Cultural Vale, Otis, Usiminas, Aché, Rede e Eternit, para a Caravana das Artes, e patrocínios da VALE, Mastercard e Unilever, para a Caravana do Esporte. As ações são registradas em documentários exibidos pelo Canal Sol Brasil – plataforma de streaming SOUL TV e pelo YouTube do Instituto Mpumalanga.

Também participaram da cerimônia de abertura, o secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu; o diretor-presidente da Funec, Luciano Silva de Oliveira; o diretor-presidente da Fundação da Cultura, Joilson Cruz; o vereador Allex Dellas (representando a Câmara Municipal); o vereador Samyr Qualhada; o presidente da Apae, Manoel Santos a presidente do CMDCA, Adriana Loureiro; Heloisa Leone (InstitutoMpumalanga); a medalhista olímpica Erika Coimbra; Lia Sophia (psicóloga, musicista e ativista); Priscila Ilha Rocha (neuropsicopedagoga, especialista em transtornos do desenvolvimento) e Camila Ribeiro (pedagoga, especialista em educação inclusiva).

Caravana do Esporte e Caravana das Artes

30/08 a 01/09/2022 | Horário: das 08h às 17h

*30/08 a 01/09 – Formação de Professores- 08h às 11h e das 14h às 17h.

Local: E.E. Dr. João Leite de Barros – Rua Cabral, 761 – Centro

Cursos:

Pedagogia do Esporte Educacional

Metodologia Viva com Arte

*31/08 – Crianças neuroatípicas e inclusão escolar- Diálogos Caravana com professores e gestores.

Horários: Manhã- 08h às 09h30 e Tarde -14h às 15h30.

Local- Tenda das Caravanas | Palestras com:

Adriana Saldanha – diretora do Instituto Mpumalanga

Priscila Ilha Rocha – Neuropsicopedagoga, especialista em transtornos do desenvolvimento

Camila Ribeiro – Pedagoga, especialista em educação inclusiva

Lia Sophia – Psicóloga, musicista e ativista

Erika Coimbra – Medalhista olímpica, ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei

Apresentação musical com o personagem Ice Dog

*01/09 – 16h30 – Cerimônia de encerramento da etapa Corumbá

Local- Tenda das Caravanas

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Delegação de Mato Grosso do Sul conquista 41 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Publicado

on

Com um total de 41 medalhas conquistadas, a delegação de Mato Grosso do Sul encerrou sua participação no último bloco de modalidades dos JEB´s (Jogos Escolares Brasileiros). A etapa final, realizada em Uberlândia (MG), entre os dias 20 a 28 de outubro reuniu as competições de basquetebol, ginástica artística, karatê, wrestling, handebol e xadrez. Nessa fase, os atletas sul-mato-grossenses garantiram nove novas medalhas.

Entre os dias 5 e 28 de outubro, Uberlândia recebeu uma das maiores competições estudantis do país, reunindo estudantes-atletas de 12 a 14 anos de todos os estados brasileiros. A delegação sul-mato-grossense contou com 194 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 25 municípios do estado.

A participação de Mato Grosso do Sul foi coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Entre os destaques da delegação está o time feminino de basquete, que conquistou a medalha de prata na série prata. A capitã da equipe, Mariana Escobar, de 14 anos, compartilhou um pouco de sua trajetória:

“Eu comecei novinha em 2022, eu era novinha, daí eu queria fazer alguma coisa, mas a escola sempre incentivou o esporte e o basquete, quando eu comecei, eu nunca tinha tido essa experiência. Daí na minha primeira aula eu já amei, continuei fazendo escolinha, daí em 2023 eu fui chamada para o time da escola e aí comecei a treinar mesmo, de verdade, pra competir mesmo. Eu vim todos os anos, desde 2023 eu vim, porque eu entrei na equipe muito cedo, então eu tive essa oportunidade de estar sempre aqui, então eu vim em todas as idades que eu puder vir, e esse é o meu último ano, e eu tô amando.”

Sobre suas perspectivas na modalidade, Mariana acrescentou:

“Pretendo continuar no basquete, até os meus anos estourarem, quando eu ficar mais velha. Eu amo o basquete, eu treino porque eu amo mesmo. Estou muito satisfeita, obviamente que dava pra ter ficado na série ouro, só que agora é treinar, ver os nossos erros. Mas foi incrível, amei. Me diverti muito.”

Outro destaque veio do xadrez por duplas feminino, com Ana Beatriz Castilho e Luiza Consalter, que conquistaram a medalha de ouro na série prata. Ana Beatriz, de 14 anos, natural de Maracaju, contou como foi sua preparação para a competição:

“Eu treinei pelo site lichess, joguei presencialmente nos treinamentos, além do treino tive reforço com o Ângelo que foi campeão sul-americano de xadrez. Durante a rodada final a adversária não conseguiu defender o ataque que futuramente me fez vencer a partida. Essa vitória me incentiva a continuar competindo e melhorando como atleta.”

O Karateka Miguel Mota Marques, de 14 anos, de Nova Andradina, recebeu a medalha de bronze na série ouro da competição, ele comenta um pouco como foi a prova.

“Eu estava desanimado pois não havia ido para a classificatória da seleção brasileira. Quando minha técnica, mudou minha estratégia de luta, pois eu estava perdendo por um ponto, aí virei a luta. Essas competições me estimulam a treinar mais para que eu ano que vem consiga entrar na seleção brasileira e mantenha o meu bolsa atleta que consegui esse ano. E ainda tenho o desafio do OPEN internacional do Uruguai em dezembro”, frisou o atleta.

Quadro de Medalhas – 3º Bloco

Karatê

Gabriel Schmeiske – Medalha de Prata | Série Prata (-52kg)
Miguel Mota Marques – Medalha de Bronze | Série Ouro (-63kg)
Isabelly Cardozo – Medalha de Prata | Série Bronze (-54kg)
Valentina Lima – Medalha de Bronze | Série Prata (+54kg)

WrestlingMaria Eduarda – Medalha de Bronze | Série Prata (categoria 46kg)

Ginástica ArtísticaLívia Ferreira Bernardino – Medalha de Prata | Série Bronze (Aparelho Solo)

XadrezAna Beatriz Fernandes Castilho
Luiza consalter de Oliveira
Medalha de Ouro | Série Prata – Por equipes feminino

Basquete FemininoMedalha de Prata | Série Prata

Handebol MasculinoMedalha de Prata | Série Prata

Total geral de medalhas: 9Ouro: 1Prata: 5Bronze: 3

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Fotos: Thais Lima/Setesc 

Continue Lendo

Esportes

Jogos Abertos de Dourados têm finais do futsal na noite desta terça-feira

Publicado

on

Semifinais dos JADs apresentaram duas grandes partidas no ginásio de esportes da Unigran. Divulgação/Assecom

Organizados pela Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed), os Jogos Abertos de Dourados (JADs) terão definidos na noite desta terça-feira (28) os campeões da modalidade futsal, nas categorias feminino e masculino. As partidas decisivas acontecem no ginásio de esportes do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), instituição parceira da Funed na realização das competições esportivas da Fundação de Esportes. A final feminino será às 18h45, a masculino às 19h30.

Pela categoria feminino, a final será entre as equipes do Colonial e EIA Dourados. Nesta categoria, foi chave única, composta por quatro equipes jogando todas contra todas. Além das finalistas, participaram as equipes da UFGD e Projeto Bate Bola. “Convidamos os amantes do futsal para prestigiar essas finais dos Jogos Abertos com a certeza que o público vai acompanhar partidas de elevado nível técnico”, ressalta a diretora-presidente da Funed, Giselly Assumpção.

Já no masculino, participaram 15 equipes, divididas em cinco grupos. Após as classificatória e as quartas-de-final, o Juventude AG avançou ao derrotar Amigos do RK na semifinal por por 8 a 0. A Apaefs passou pela equipe Mato Grosso do Sul pelo placar de 3 a 0. “As finais masculinas devem entregar jogos eletrizantes, com muita disputa em campo e, certamente, com a torcida incentivando nas arquibancadas do Ginásio da Unigran”, argumenta Giselly.

A diretora-presidente da Funed prevê casa cheia e convida os desportistas a prestigiarem as finais desta noite. Ela também destaca o incentivo do prefeito Marçal Filho para a realização dos Jogos Abertos, assim como os demais eventos esportivos e de lazer que a Funed realiza. “O prefeito Marçal é um amante do esporte e grande incentivador das atividades”, diz. “Ele não tem medido esforços para dar à Funed as condições para levar adiante os projetos que buscam difundir o esporte e o lazer”, completa.

Os jogos Abertos de Dourados é uma competição tradicional no município e tem por objetivo promover a interação entre os bairros da cidade; estimular o desenvolvimento esportivo no município; oportunizar o acesso dos participantes ao esporte de rendimento e contribuir para o desenvolvimento integral do atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.

Continue Lendo

Esportes

Jogos Abertos de Dourados definem campeões do vôlei nesta quarta-feira

Publicado

on

Semifinais dos JADs, masculino e feminino, foram disputadas na noite desta segunda-feira (6), nas quadras de esporte do complexo Jorjão. Fotos – A. Frota

Os Jogos Abertos de Dourados (JADs), tradicional competição realizada pela Prefeitura, com organização da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), chega à fase final e já tem decisão na modalidade de voleibol. Iniciados em 15 de setembro, com disputas de voleibol, os JADs definirão os campeões da modalidade, nas categorias masculino e feminino, nesta quarta-feira, 8 de outubro.

O vôlei contou com oito equipes no masculino, divididas em dois grupos de quatro na primeira fase, passando apenas dois de cada grupo para fazer semi final. No feminino foram sete equipes na primeira fase, divididas em dois grupos também, um de quatro e uma de três equipes, também passando duas de cada chave para a semi final.

Os finalistas foram definidos na noite desta segunda-feira (6), em partidas realizadas nas quadras do complexo esportivo Jorjão, no Jardim Água Boa. Na categoria masculino, o Skill Sports venceu o Skill Dinomaster por 2 sets a 0 e o SMB/CT PIMENTEL venceu o time da UFGD por 2 sets a 1.

Na categoria feminino a semifinal teve como vencedores a Passe Skill e a Skill Black, que venceram, respectivamente, as equipes do MUV e Serpentes do Vôlei, ambas por 2 sets a 0.

As finais, entre Skill Sport e SMB/CT Pimentel, categoria masculino, serão nesta quarta (8), no ginásio de esportes da Unigran. A primeira partida com início às 18h45 e a segunda às 19h30.

FUTSAL

Já o futsal inicia nesta terça-feira (7) as disputas da fase de quartas-de-final, também no ginásio da Unigran. Pelo feminino, às 18h45, Colonial enfrenta o Projeto Bate Bola. Pelo masculino, às 19h30, Juventude AG x Ajax FC e, às 20h15, APAEFS x Unigran.

Na sexta-feira, também no ginásio da Unigran, às 18h45, pelo feminino, jogam Projeto Bate Bola x UFGD. No masculino, às 19h30, Mato Grosso do Sul x Borsoi e, às 20h15, UFGD x Amigos do RK.

O futsal feminino tem chave única e todas as equipes jogam entre sim.

JADS

A organização do Jogos Abertos de Dourados é da Fundação de Esportes (Funed) e tem por objetivo promover a interação entre os bairros da cidade; estimular o desenvolvimento esportivo no município; oportunizar o acesso dos participantes ao esporte de rendimento e contribuir para o desenvolvimento integral do atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67