fbpx
Connect with us

Esportes

Capacitação em atletismo fortalece formação de treinadores em Mato Grosso do Sul

A capacitação ocorre entre 19 e 22 de setembro, das 8 às 18 horas, e é voltada aos profissionais de Educação Física que integram o Prodesc

Publicado

on

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), promove curso de treinamento básico de atletismo, em Campo Grande, junto à CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e FAMS (Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul). A capacitação ocorre entre 19 e 22 de setembro, das 8 às 18 horas, e é voltada aos profissionais de Educação Física que integram o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar).

Ministrante do curso, Kiyoshi Takahashi é professor de Educação Física e mestre em Metodologia do Treinamento Desportivo. A formação será dividida em módulos teóricos e práticos. Na parte teórica, serão abordados temas como: crescimento e desenvolvimento, introdução à anatomia e fisiologia, fases sensíveis do desenvolvimento, além do planejamento a longo prazo para a evolução do atleta. Já nas atividades práticas, os participantes aprenderão técnicas de arremesso e lançamento de peso, revezamento, salto em altura, treinamento em circuito e salto em distância.

A abertura do curso, realizada na manhã desta quinta-feira (19), na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, enfatiza o papel crucial da capacitação contínua dos treinadores para o desenvolvimento do esporte no estado.

“Investir na formação de nossos treinadores é fundamental para o sucesso do esporte em nosso estado. O curso que estamos promovendo é uma oportunidade valiosa para aprimorar as habilidades dos profissionais que atuam diretamente com nossos jovens atletas. Através de iniciativas como essa, buscamos fortalecer o Prodesc e garantir que nossos talentos recebam a melhor orientação possível, preparando-os para se destacar tanto em competições quanto em sua vida pessoal e profissional”, destaca Miranda.

O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, salienta a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento do esporte sul-mato-grossense. “Fortalecer os cursos de desenvolvimento para treinadores, é um grande diferencial do nosso estado, todo esse conhecimento é para que o atletismo cresça no Mato Grosso do Sul. Atletismo é a modalidade escolar que mais traz medalha para o estado e isso é fruto do trabalho de vocês professores”.

Presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos também ressalta a relevância do curso para a formação dos professores, com o intuito de democratizar o conhecimento esportivo no interior do estado.

“Capacitar é formar uma base de conhecimento que vai reverberar para os municípios do estado, possibilitando a identificação de novos atletas, o acompanhamento, o monitoramento, a evolução desses atletas, o estado de Mato Grosso do Sul vem fazendo isso muito bem, e é extremamente importante investir no ser humano, investir no professor, é a certeza que esses professores terão um conhecimento de excelência”, afirma Campos.

Confira neste link a programação completa do curso.

Sobre o Prodesc

Coordenado pela Fundesporte junto à Sed (Secretaria de Estado de Educação), o Prodesc objetiva incentivar a prática esportiva relacionada aos aspectos educacionais e à preparação para a vida em sociedade. O treinamento desportivo é realizado no contraturno das aulas nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) e também tem a finalidade de identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas.

Atualmente, são 1.271 projetos aprovados, de 614 professores. O Prodesc atende aproximadamente 30 mil alunos, de 310 escolas, em 73 municípios. Ao todo, são 24 modalidades esportivas ofertadas (convencionais e paralímpicas), individuais e coletivas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Esportes

Terceira etapa: Festival de Praia acontece em Bonito neste fim de semana

Além das oficinas de esportes de areia, o festival oferecerá uma área de lazer com atividades como pintura facial, brinquedos infláveis e brinquedoteca

Publicado

on

A terceira etapa do Festival de Praia ocorrerá em Bonito no fim de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, no Balneário Municipal. O evento contará com oficinas de beach tennis, futevôlei, vôlei de praia e diversas atividades de lazer. A organização é do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Além das oficinas de esportes de areia, o festival oferecerá uma área de lazer com atividades como pintura facial, brinquedos infláveis e brinquedoteca. Durante o evento, a Fundesporte também lançará o projeto de lazer “Intergeracionalidade”, que tem como objetivo proporcionar atividades para pessoas idosas, como jogos de mesa, malha e bocha, incentivando a participação conjunta de idosos e suas famílias.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca o impacto positivo do festival para a comunidade local. “O Festival de Praia em Bonito vem com a proposta de promover o turismo e fortalecer a economia local. Além de proporcionar entretenimento e atividades esportivas, o festival contribui para divulgar as belezas naturais da nossa região e atrair visitantes de outras partes do país”.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, é uma oportunidade de elevar o esporte de areia em Mato Grosso do Sul. “Os esportes de areia têm crescido e ganhado cada vez mais notoriedade, e é por isso que a Fundesporte busca promover eventos como estes, para que esses esportes sejam cada vez mais acessíveis a todos”.

A próxima etapa do Festival de Praia acontecerá em Coxim, nos dias 12 e 13 de outubro.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Fundesporte organiza Festival Paralímpico com atividades para jovens com deficiência

Desde 2018, o Festival Paralímpico é realizado simultaneamente em todo o Brasil

Publicado

on

Com o objetivo de celebrar e aumentar a visibilidade das modalidades paralímpicas, o Festival Paralímpico acontece neste sábado (21) em Campo Grande, organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). O Festival ocorrerá no sábado (21), das 7h às 12h, no Centro Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida), em Campo Grande.

Desde 2018, o Festival Paralímpico é realizado simultaneamente em todo o Brasil. O principal objetivo é proporcionar aos participantes a chance de vivenciar o esporte paralímpico e aproximar crianças e jovens com deficiência da prática esportiva.

O evento é voltado para jovens de 7 a 20 anos e contará com uma manhã repleta de atividades. Serão oferecidas oficinas de três modalidades: futebol para paralisados cerebrais, halterofilismo e tiro com arco. As atividades serão organizadas em formato de rodízio, com cada modalidade sendo praticada por 30 minutos. Municípios como Amambai, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste também estarão participando.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou a importância de eventos inclusivos para a integração social por meio do esporte. “É fundamental divulgar o movimento paralímpico e suas modalidades, estimulando a prática de atividades físicas entre crianças com deficiência. Eventos como este festival desempenham um papel crucial nesse processo”, destacou o secretário.

Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, enfatizou a importância do Festival Paralímpico. “Este é um dos eventos mais significativos do Brasil e o único na América Latina com o objetivo de proporcionar a crianças com deficiência a experiência de participar de modalidades paralímpicas e promover sua inclusão social através do esporte”, afirmou.

As inscrições estão abertas. Clique aqui para acessar.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Sesi faz parceria para garantir as melhores fotos dos participantes na Corrida do Pantanal

A parceria entre o Sesi e a Fotop já é uma marca da prova e garantia certa de registros profissionais dos atletas.

Publicado

on

Os participantes da Corrida do Pantanal, que será realizada no próximo domingo (22/09), com largada na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal, em Campo Grande, terão a oportunidade de ter memórias de alta qualidade do evento. A parceria entre o Sesi e a Fotop já é uma marca da prova e garantia certa de registros profissionais dos atletas.

Responsável pelo registro de eventos esportivos nacionais e internacionais, a Fotop atua em países como Portugal, Equador e Austrália, além de eventos esportivos de grande porte, como Rally dos Sertões, Corrida Internacional de São Silvestre e Maratona do Rio, fazendo a conexão entre fotógrafos profissionais e participantes de eventos esportivos.

Os interessados em adquirir pacotes antecipados podem fazer a aquisição pelo https://fotop.com.br/fotos/eventos?evento=92290 e assim receber as imagens poucas horas após a corrida. Para os demais, que pretendem comprar as imagens, o material deve ficar disponível na noite do mesmo dia do evento. Em caso de dúvidas, a Fototop está com um estande no local da prova.

Neste ano, 25 mil atletas participaram da corrida que será dividida em três percursos, nas provas de 5 km (caminhada), 8 km e 15 km, passando pelas principais avenidas da cidade. Além dos corredores amadores e profissionais, haverá a participação de atletas com deficiência.

O evento esportivo será realizado no próximo domingo (22/09), com largada na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal. A prova de 15 km tem largada prevista para 5h55 e a de 8 km, às 06h30. A caminhada de 5km também será às 6h30, dentro do Parque das Nações Indígenas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67