Connect with us

Geral

Campinas terá distrito para pesquisa e inovação tecnológica

Região integrará universidades, laboratórios e empresas

Publicado

on

A cidade de Campinas, no interior paulista, a cerca de 110 quilômetros da capital São Paulo, ganhará uma nova região dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico. Será o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (Hids), uma área de 11,3 milhões de metros quadrados, onde as pessoas poderão residir e trabalhar em grandes empresas, startups, laboratórios e instituições de ciência, tecnologia e inovação.

De acordo com o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antonio José de Almeida Meirelles, o Hids será “um distrito de inovação, que tenha um conjunto de laboratórios e que possa criar, em escala razoável, experimentos associados à transição ecológica e à transição energética”, além de centro de pesquisa para produção agrícola, insumos da saúde e computação quântica.

“A ideia é criar um distrito de inovação que não seja apartado da vida cotidiana das pessoas, que as pessoas se organizem no local e tenham acesso a todas as facilidades da vida moderna, mas que esse local gire em torno da criação de conhecimento e da geração de inovação. Por trás disso, teremos diferentes estruturas universitárias, centros de pesquisa, empresas e o poder público também envolvido”, acrescenta Meirelles, que na semana participou da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), ocorrida em Brasília.

O distrito tecnológico abrangerá a Fazenda Argentina, de propriedade da Unicamp, e integrará áreas já em funcionamento como o Campus Zeferino Vaz da universidade, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – onde está o acelerador de partícula Sirius, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), o Instituto de Pesquisas Eldorado, o centro de inovação da Cargill Agrícola S.A., e condomínio Global Tech – onde estão instaladas empresas como a HP, Venturus, Hitts, Confidence e Braskem.

São Paulo (SP), 02.08.2024 - Área projetada para o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). Foto: Unicamp/Divulgação
Área projetada para o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (Hids) – Unicamp/Divulgação
(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Excelência de Campinas

A disponibilidade de mão de obra de alta qualificação, a concentração de empresas e de instituições de pesquisa e geração de tecnologia em Campinas são condições “que existem em poucas regiões na América Latina com um tamanho envergadura”, destaca Eduardo Gurgel do Amaral, presidente da Fundação Fórum Campinas e membro da coordenadoria de implantação do Hids, ligada ao gabinete do reitor da Unicamp.

“O importante é entender que esse é um projeto que não é de Campinas, ele é um projeto de interesse nacional, que reposiciona o país na geração de conhecimento e aumenta nossas possibilidades de competição. Eu enxergo o Hids como um embrião, um processo catalisador de uma verdadeira revolução”, defende.

O Hids ainda não tem data para inauguração e para a construção de novas estruturas. A implementação depende de aprovação de legislação municipal – o que deverá acontecer depois das eleições de outubro ou mesmo no próximo ano, após a renovação da Câmara de Vereadores. O futuro distrito também ainda não tem cronograma de obras nem um orçamento final. Apenas a estrutura viária (grandes avenidas) tem o custo estimado em torno de R$ 200 milhões. A criação do distrito exigirá recursos públicos e privados.

A criação do Hids será baseada em planejamento elaborado pelo Korean Research Institute for Human Settlement (KRIHS), custeado a fundo perdido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apoia o projeto.

O reitor da Unicamp promete que o distrito será exemplo de sustentabilidade ambiental. “A primeira iniciativa que a Unicamp tomou foi recuperar os corredores ecológicos da região. Nós temos [na área da antiga Fazenda Argentina] ainda fauna, onça-parda, lobo-guará e uma flora bastante rica. Vamos compatibilizar a preservação do ambiente com o desenvolvimento de inovação com ciência e tecnologia.”

Edição: Juliana Andrade

Geral

Prefeitura alerta para nova chamada para o Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado

on

Produtores da agricultura familiar devem ficar atentos para nova chamada do PAA no Estado. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, alerta para o lançamento da nova chamada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que será apresentado nesta terça-feira (18) em Mato Grosso do Sul. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube a partir das 14h30 e também pelo Instagram da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Criado em 2003, o PAA pode ser executado por estados e municípios com recursos do Governo Federal. As compras de alimentos são realizadas por chamadas públicas, sem necessidade de licitação. A principal modalidade, a Compra com Doação Simultânea, prioriza grupos mais vulneráveis, fornecendo produtos para presídios, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, entre outros.

Um levantamento realizado em janeiro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a participação de agricultores familiares em programas de compras públicas pode aumentar sua renda média em até 106%, sendo o impacto ainda maior para aqueles de menor renda.

O evento contará com a participação da Conab, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Para acessar o mercado de compras públicas de alimentos, é necessário que os agricultores estejam registrados no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).

O secretário municipal de Agricultura Familiar de Dourados, Bruno Cesar Pontim, considera relevante este programa do governo federal, “pois incentiva os agricultores familiares e as associações de produtores a investirem na produção, melhorando a qualidade dos alimentos que vão à mesa das famílias”.

Com assessoria

Continue Lendo

Geral

Em lição de cidadania, Marçal recolhe lixo das ruas e pede cuidado com a cidade

Publicado

on

Prefeito Marçal Filho recolhe lixo jogado nos canteiros centrais de Dourados e pede ajuda à população para deixar a cidade limpa. Foto: A. Frota

“É muito importante que as pessoas entendam a necessidade de todos colaborarem com a limpeza da cidade”. A afirmação é do prefeito Marçal Filho, feita na manhã de sábado (15), durante ação nos altos da Avenida Presidente Vargas e também na área central de Dourados. Em lição de cidadania, o próprio prefeito percorreu vários pontos da avenida recolhendo desde garrafas de vidro até embalagens de iogurte, de lanches, copos descartáveis, garrafas pets, enfim, todo tipo de lixo.

A preocupação de Marçal Filho com a limpeza da cidade foi demonstrada logo nos primeiros dias de mandato, quando o prefeito determinou a realização de uma verdadeira força-tarefa para realizar roçadas, podas de árvores, revitalização da sinalização de trânsito, pintura dos pontos de ônibus, plantio de mudas de ipês e outras espécies floridas, além dos mutirões de limpeza e revitalização dos postos de saúde.

No sábado, mais uma vez o prefeito reuniu secretários e assessores para mutirão voluntário de limpeza. Os serviços foram de roçada de grama nos canteiros centrais, varrição, coleta de lixo e poda e supressão de uma árvore que oferecia risco de queda, seguida do plantio de mudas de ipês produzidas no Viveiro Municipal, com acompanhamento de técnicos paisagistas. “O que a gente constata é que as pessoas têm o hábito de parar o carro no sinal vermelho e jogar o lixo pela janela, o que além de crime ambiental deixa nossa cidade com aspecto feio”, argumenta o prefeito.

A ação teve início no cruzamento das Avenida Presidente Vargas com a Rua Ponta Porã e atingiu as imediações. No local, o prefeito também fez o plantio de uma muda de Ipê. “Daqui um tempo, esse ipê vai florir e assim como todos os outros que estamos plantando pela cidade, fará com que Dourados apresente um aspecto acolhedor e bonito aos olhos, mas é preciso que as pessoas tenham consciência que o cuidado com a limpeza das vias públicas não deve ser apenas da prefeitura, mas, também, de todos os douradenses”, completou.

No centro, no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Marcelino Pires, o prefeito também fez o plantio de mudas que, após atingirem a idade de florada, vão embelezar ainda mais o coração da cidade. No final da ação, o prefeito voltou a pedir que a população colabore na manutenção da limpeza pública. “Se cada um fizer a sua parte, não jogando lixo na rua, teremos uma cidade mais bonita e acolhedora”, pediu.

Participaram da ação vários secretários, adjuntos e assessores, entre eles os titulares das secretarias de Serviços Urbanos, Beto Martins e da Saúde, Marcio Figueiredo, do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antônio Freire, além do diretor-presidente da Agência de Transporte e Trânsito (Agetran), Juscelino Cabral, o comandante da Guarda Municipal, Jamil Matos; e o presidente da Fundação de Esportes (Funed) Salim Raidan.

Com assessoria.

Continue Lendo

Geral

Petrobras descobre nova camada de óleo no pré-sal da Bacia de Santos

Publicado

on

A Petrobras confirmou nesta sexta-feira (14) nova acumulação de petróleo na zona inferior ao reservatório principal do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. O volume foi identificado por meio de testes em uma profundidade de 5.600 metros.

De acordo com nota divulgada pela empresa, na inspeção foram usados perfis elétricos gerados por sonda introduzida em nova perfuração, para identificar caraterísticas geológicas e hidrológicas. O material gerado ainda está em análise pelos laboratórios da Petrobras.

A nota esclarece que “o Consórcio da Jazida Compartilhada de Búzios, formado pela Petrobras como operadora (participação de 88,98%), em parceria com a CNOOC (7,34%) e a CNPC (3,67%), tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora, dará continuidade às análises dos resultados para continuidade das atividades na área”.

Produção média anual

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção média anual de petróleo e gás natural foi, em 2024, de 4,322 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Desses, foram produzidos 3,358 milhões de barris por dia (bbl/d) de petróleo.

Cerca de 78% desta produção foi proveniente de reservatórios da camada pré-sal, uma formação localizada entre mil e 6 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. O campo de Búzios é considerado o maior do mundo em águas ultraprofundas e fica localizado no Rio de Janeiro, a 189 quilômetros da costa. Opera com produção em larga escala desde março de 2015, e no último ano ultrapassou a marca de 1 bilhão de barris de petróleo produzidos, no mês de março.

De acordo com o Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural da ANP, em 2024, a produção do campo de Búzios aumentou 2,40% em relação ao ano de 2023, representando 19,53% da produção marítima.

Relacionadas
Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67