Na companhia de secretários estaduais e de servidores públicos do Governo de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja e a primeira-dama Fátima Azambuja lançaram, nesta terça-feira (19), a 7ª Edição da Campanha do Agasalho “Aqueça uma Vida”. A solenidade lotou o auditório da Governadoria, em Campo Grande.
Ao lançar a campanha, Reinaldo Azambuja fez um balanço das arrecadações passadas e disse que a meta deste ano é superar o total de peças alcançadas em 2021.
“Mais de 189 mil peças foram arrecadadas em seis anos. Só em 2021 foram 60 mil. Todos os anos temos um crescimento, que demonstra o engajamento dos servidores, que oportunizam a distribuição de cobertores, roupas e agasalhos para mais de 300 instituições das 79 cidades. Isso faz muita diferença na vida de pessoas que não têm condições de comprar. E neste ano temos previsão de inverno bem rigoroso. Então, quanto mais engajamento melhor. Nosso grande desafio é bater o recorde de 2021 e tenho certeza que vamos conseguir”, afirmou.
Madrinha da campanha desde a primeira edição realizada em 2015, Fátima Azambuja também comemorou os números e pediu empenho de todos na arrecadação deste ano.
“Em todos esses anos nossas campanhas foram um sucesso. A gente teve a participação enorme do servidor público e ele não nos faltou em nenhum ano. As arrecadações foram enormes. As entidades atendidas, os bairros, todas as entregas deixam a gente muito feliz. Iniciamos a campanha deste ano já agradecendo ao Governo do Estado que todos os anos nos fornece os cobertores que distribuímos para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, destacou.
Doações vão até maio
A 7ª Edição da Campanha do Agasalho “Aqueça uma Vida” começa nesta terça-feira (19) e segue até o dia 24 de maio em todas as secretarias, autarquias e fundações estaduais, onde serão colocadas caixas de arrecadação de peças de frio.
Organizada pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), a campanha pretende arrecadar cobertores, agasalhos, luvas, cachecóis, camisas, meias, sapatos e outros itens de inverno novos ou em bom estado de conservação. Apesar de ser uma campanha dos servidores públicos do Estado toda sociedade pode participar.
“Fazemos hoje abertura da nossa campanha que vai durar um mês. Tenho certeza que posso contar com colaboração e solidariedade dos servidores. Ano passado tivemos arrecadação expressiva, foram mais de 60 mil peças arrecadadas. Na entrega dessas peças, nós conseguimos notar a necessidade das famílias, que precisam daquele cobertor e daquele agasalho. Às vezes é o único que tem para aquecer filhos. A gente vê o quanto um cobertor, uma meia e um agasalho faz diferença na vida dessas famílias. E é isso é o que nos move”, pontuou a secretária Ana Nardes, da SAD.
Já a secretária Elisa Nobre, da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), ressaltou a capacidade do poder público em movimentar ações sociais.
“Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com menos famílias em situação de vulnerabilidade no Brasil. Isso nos alegra muito. A gente vê um trabalho conjunto que passa por toda nossa sociedade, mas que também é movido pelo Governo do Estado, que sempre abriu as portas para as famílias mais necessitadas. Hoje nós vemos toda a mobilização que é feita para o atendimento de uma família em situação de vulnerabilidade”, disse.
Representante das entidades beneficiadas com as campanhas, Marcina Vilhalba, da Associação Casa Solidária do bairro Nova Campo Grande, na Capital, agradeceu o empenho de todos que mobilizam a campanha do agasalho.
“Agradeço ao governador Reinaldo Azambuja e a Dona Fátima por tanto colaborar com nossa sociedade, em particular com a região da Nova Campo Grande, Jardim Carioca, Serradinho”.
Já a deputada estadual Mara Caseiro, representando a Assembleia Legislativa e os parceiros da campanha, destacou as demais ações sociais executadas pelo Governo do Estado, como os programas Conta de Luz Zero, CNH Social e Mais Social.
“Eu não tenho dúvida que o senhor, governador, vai ficar marcado na história do Mato Grosso do Sul”, opinou.
Balanço
Nas seis edições anteriores da ação solidária, 189.747 peças de roupas, sapatos, agasalhos e itens de inverno foram doadas pelos servidores públicos e entregues às famílias em situação de vulnerabilidade social do Estado, por meio de 300 instituições.
Em 2015 foram 11,5 mil peças arrecadadas. Em 2016, 25,7 mil. No ano seguinte, os servidores juntaram 27 mil peças. Já em 2018 foram 28,4 mil e em 2019, 37 mil. No ano de 2020 a campanha foi paralisada por causa da pandemia de covid-19. Voltando em 2021, a ação arrecadou 60 mil unidades de roupas e cobertores, batendo o recorde de doações.
A Prefeitura de Dourados está realizando um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade, com ênfase nas escolas municipais, diante da proximidade da volta às aulas, e também em unidades de saúde e equipamentos públicos. Nesta primeira quinzena de janeiro, atendendo determinação do prefeito Marçal Filho, as equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) atuaram de forma intensa com roçada, poda e/ou supressão de árvores, pintura e outros serviços que têm impactado em asseio e beleza no município. As ações prosseguem nos próximos dias.
Nesta quinta-feira (16), equipes da Semsur concentram os trabalhos na Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, Ceim (Centro de Educação Municipal Infantil) Ivo Benedito, no distrito de Itahum, Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, Parque Rego D’Água, Praça do Transbordo, Ceper do 3º Plano, e nas avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres.
Já foram atendidas as escolas municipais Frei Eucário Schmitt, Armando Campos Belo, Aurora Pedroso de Camargo, Professora Maria da Conceição Angélica e Sócrates Câmara. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o estádio Frédis Saldivar (Douradão), o Centro de Convivência do Idoso “Andre´s Chamorro” , o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura também receberam os serviços. Além desses locais, o quadrilátero central entre as ruas Monte Alegre e Cuiabá e Toshinobu Katayama e Albino Torraca contou com as intervenções.
O prefeito Marçal Filho ressalta que os serviços são uma necessidade eminente no município e além de levarem mais asseio e beleza aos locais, geram impacto positivo em outros pontos, como saúde pública, por exemplo. “Encontramos o centro da cidade com o mato muito alto, condições críticas de limpeza, o que também era notório em espaços públicos”, ressalta Marçal Filho. “Logo no dia 2 começamos os serviços que estão mudando o aspecto da nossa cidade e ainda ajudam a prevenir infestação de insetos, mosquito da dengue e animais peçonhentos”, destaca o prefeito.
As ações continuarão de forma intensificada na área urbana e na área rural do município levando os serviços de limpeza, poda de árvores, pintura, conforme as necessidades de cada local.
Em tempo recorde, com apenas 9 dias úteis de trabalho à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal Filho e sua equipe jurídica conseguiram reverter no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a perda de 3 mil vagas na educação infantil em razão de erros grosseiros cometidos pela gestão anterior na contratação de escolas conveniadas. A irresponsabilidade do governo passado foi atestada pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE, que apontou erros graves, como a omissão em relação ao formato de distribuição de merenda escolar, uniformes, material didático e pedagógico para as crianças.
O Tribunal de Contas do Estado apontou ainda que o contrato da governo passado não previa a avaliação da aptidão das escolas para a prestação de serviços de educação infantil e ainda criava notas para classificá-las com o objetivo de excluir as escolas que estiverem acima do número de vagas solicitadas. Ainda segundo o TCE, o contrato barrado pela Divisão de Contas do Estado eliminava a possibilidade de entrada de novas escolas interessadas em firmar convênio com o município, comprometendo a isonomia na contratação das instituições.
Após tomar posse, em 1 de janeiro, o prefeito Marçal Filho foi informado que o Tribunal de Contas do Estado havia concedido liminar ao Ministério Público de Contas no dia 27 de dezembro de 2024 suspendendo a contração das 3 mil vagas juntos às escolas e creches particulares de Dourados. “Essa notícia caiu como uma bomba para nosso governo e, também, para os pais das crianças já que é público e notório que a Rede Municipal de Ensino encerrou 2024 com um déficit de mais de 1.000 vagas na educação infantil e caso se confirmasse a perda dessas 3.000 vagas conveniadas a situação ficaria insustentável”, enfatiza Marçal Filho.
Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito na primeira semana de governo foi bater às portas do Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande, acompanhado pela equipe jurídica do município para revogar a liminar que suspendeu o processo de contratação das 3.000 vagas. “Demonstramos no processo do TCE que os problemas criados no contrato pelo governo passado seriam corrigidos pelo nosso governo e que a manutenção da liminar iria causar um prejuízo gigantesco para a Educação em Dourados, já que o município não teria como criar milhares de vagas no espaço de 30 dias”, explica Marçal.
Para corrigir os problemas no contrato do governo anterior, o prefeito determinou a adoção de critérios transparentes para o envio de merenda escolar às entidades filantrópicas que forem contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficariam responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria. O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes escolares.
Ao receber a manifestação da Prefeitura de Dourados no processo que havia barrado liminarmente a contratação das 3.000 vagas, o conselheiro Flávio Kayatt decidiu pela revogação da liminar e determinou a exclusão do edital da previsão de classificação com o objetivo de excluir instituições da contratação, bem como pela manutenção do credenciamento de novas escolas e creches particulares durante todo o ano letivo de 2025.
O prefeito Marçal Filho recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal de Contas do Estado ao mesmo tempo em que lamenta a falta de planejamento das gestões anteriores que não investiram na construção de novas escolas municipais e, muito menos, em creches. “Estamos mobilizando esforços para receber o maior número possível de crianças neste ano letivo, mas infelizmente não teremos como garantir vagas para todas elas”, alerta. “No Censo de 2010 Dourados tinha 173.647 habitantes, chegou a 243.367 habitantes no Censo 2022 e no final do ano passado o IBGE apontou uma população de mais de 261 mil pessoas, ou seja, a cidade ganhou 17.273 habitantes em apenas 2 anos e quantas escolas foram construídas nesse período?”, questiona o prefeito.
Prefeitura de Dourados convoca empresas do transporte escolar para vistoria dos veículos
Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), publicou portaria convocando as empresas proprietárias de Vans utilizadas no transporte de estudantes para a vistoria nos veículos. A fiscalização inicia na segunda-feira, dia 20, e se estende até o dia 31 de janeiro, sempre das 7h30 às 12h30.
A Agetran informa que a vistoria é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e suas autorizadas. Após essa etapa, o documento emitido deve ser apresentado na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada à Rua Vivaldi de Oliveira, número 5795, Jardim Márcia.
Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
Na vistoria, deve ser entregue apresentado o documento do veículo, cópia da vistoria do Detran, documentos do proprietário, motorista e monitor, certificado do curso de transporte escolar dos motoristas e monitores, certidões negativas civil e criminal do proprietário, motorista e monitor e seguro de passageiros.
O não comparecimento no prazo determinado poderá acarretar sanções administrativas na Lei Municipal n° 2174, de 31 de março de 1998 e Decreto Municipal n° 434, de 17 de agosto de 2001. A não realização da vistoria será considerada serviço clandestino, que é ilegal. Em caso de dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato no telefone 2222-1204.