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Infraestrutura

Caminhos da Produção: uma radiografia de como a produção do Estado escoa pelos modais

As hidrovias Paraná-Tietê (Leste do Estado) e Paraguai-Paraná (Oeste do Estado) são responsáveis pelo escoamento de grãos e minério de ferro.

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O Mato Grosso do Sul, em poucas décadas, passou de um estado essencialmente agrícola para um perfil agroindustrial, capaz de abastecer outras regiões do País e também destinar produtos para a exportação. Diante deste cenário, a economia sul-mato-grossense enfrenta desafios para escoar a produção local com a vantagem de possuir modais diferenciados como hidrovias e ferrovias.

As hidrovias Paraná-Tietê (Leste do Estado) e Paraguai-Paraná (Oeste do Estado) são responsáveis pelo escoamento de grãos e minério de ferro. Porém, a malha ferroviária Oeste e a Ferronorte também contribuem com o fluxo desses produtos, contribuindo ainda mais para a economia do Estado.

Já em rodovias estaduais, o MS conta com 15 mil quilômetros, que também fazem fluir produtos da agroindústria, em especial, aves, suínos, açúcar, milho, soja, celulose e pescados. As rodovias federais que cortam o Estado somam mais 4 mil quilômetros.

“Nós temos várias artérias, mas talvez, a principal seja a ferrovia Corumbá-Três Lagoas, no sentido leste-oeste, um modal que pode carregar muito mais produtos com um custo menor, e que ainda permite raios, diagonais, com pequenas rodovias, se ligando com a ferrovia para o escoamento de safras agrícolas. Estrategicamente, ela tem uma grande importância para o Estado”, garante o secretário Hélio Pellufo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).

Este modal aguarda relicitação para voltar a operar de forma plena até chegar a Mairiporã, em São Paulo, e de lá ao porto de Santos.

Já o modal rodoviário apresenta uma característica especial. As rodovias cruzam o Estado de norte a sul, de leste a oeste, e ainda possui vias radiais, diagonais, traçando um emaranhado de estradas com possibilidades infinitas de uso.

A principal malha rodoviária do Estado tem formato de uma cruz, com as rodovias BR-163, no sentido norte-sul, e a BR-262, de leste a oeste. Ambas escoam, principalmente, os complexos de grãos, pescado e madeira, e se dirigem aos vizinhos Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Goiás. As duas se encontram na capital, Campo Grande, considerada potencialmente um hub logístico para o armazenamento de produtos.

Aliás, por se localizar na região central do Estado, Campo Grande atua como se fosse uma rosa dos ventos dos pontos cardeais, de onde saem vias radiais para todos os quatros cantos geográficos.

De acordo com o secretário Pellufo, a BR-163 torna possível o fluxo da produção de suínos na região norte do Estado, em São Gabriel do Oeste, em direção ao sul.

“As BRs 262 e 267 são duas rodovias extremamente importantes que ligam aos maiores centros consumidores e aos portos de Paranaguá e Santos”, confirma Pellufo.

O secretário destaca que, enquanto a BR-060 corta o sul do Estado no sentido diagonal, facilitando o escoamento da produção de aves da região de Sidrolândia, a rodovia MS-040 corre paralela a BR-262 levando grande parte da produção florestal em direção a São Paulo.

O MS conta com 15 mil quilômetros, que escoam produtos da agroindústria, em especial, aves, suínos, açúcar, milho, soja, celulose e pescados

“Ainda temos as rodovias de turismo, como por exemplo, a rodovia MS-345, conhecida como a Estrada do 21, que vai reduzir em até 40 km a distância de Campo Grande a Bonito. Mas também é uma rodovia que vai atender a pecuária e a safra agrícola que possui silos em Bonito. São investimentos de R$ 140 milhões”, garante.

Também em sentido diagonal, a MS-382, saindo de Guia Lopes da Laguna e chegando na MS-270, escoa o calcário, extraído da região sudoeste que é grande produtora desta rocha. Com esta ligação, o calcário chega até o Paraná.

No modal aéreo, o Estado possui investimentos na ordem de R$ 240 milhões em 22 aeródromos, incluindo os aeroportos de Dourados, Três Lagoas, Campo Grande, Ponta Porã e Bonito, que são utilizados para voos executivos e turísticos.

O secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc, acredita que o modal hidroviário é um dos caminhos extremamente importantes para o desenvolvimento do Estado. “As hidrovias levam nossos produtos a países como Argentina, Uruguai, e a partir daí, permitindo exportação para outros países. Elas [hidrovias] são muito concentradas em produtos como minério de ferro, saindo dos portos de Gregório Curvo e Porto Correa, localizados em Corumbá, no rio Paraguai. E em Porto Murtinho, a soja sendo exportada pela hidrovia. Um grande caminho”, reconhece.

BR-262 é responsável pelo escoamento da produção de celulose no leste do Estado

Para o secretário Verruck, outro modal que é um desafio para Mato Grosso do Sul é o ferroviário. “Hoje, a ferrovia é o principal ponto de exportação da celulose, a partir de Aparecida do Taboado e também de Inocência, com a instalação do terminal da Suzano, e um terminal de combustível e commodities, no município de Chapadão do Sul. Já a Ferronorte é uma ferrovia altamente competitiva, sendo responsável pelo escoamento da produção de soja para o porto de Santos.”

O titular da pasta aponta que, futuramente, a ferrovia Maracaju-Paraguai será um grande vetor de desenvolvimento econômico. Assim como a Rota Bioceânica, por meio da 267, alcançando os portos chilenos.

“Mato Grosso do Sul tem baixa densidade populacional, consequentemente, a maioria da nossa produção se destina para outros estados ou para exportação. Toda a nossa logística, depende necessariamente dos sistemas rodoviário, ferroviário e hidroviário para atender os mercados nacional e internacional”, conclui Verruck.

Rodovia MS-345, conhecida como a Estrada do 21, integrará roteiros turísticos do Estado

Concessões e Parcerias

A secretária Especial do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), Eliane Detoni, explica que o Estado atua na estruturação de projetos e concretiza metas de investimentos privados em infraestrutura pública. “Temos contratos [PPP´s] em diversas áreas como saneamento básico, conectividade (Infovia Digital) e energia elétrica fotovoltaica. Nas MS-306 e MS-112 e trechos das rodovias federais BR-158 e BR-436, as concessões rodoviárias resultaram em uma malha rodoviária com melhor trafegabilidade e mais segurança aos usuários”, assinala.

Eliane adianta que estão em estudos a concessão da MS-040, MS-338 e MS-395 e adição de trechos federais que totalizam 869 km de novas rodovias. “O governo do Mato Grosso do Sul planeja renovar sua carteira de concessões para os próximos três anos. Estão em estudo projetos de aeroportos e aeródromos regionais, um hidroviário (Terminal Portuário de Porto Murtinho), dois parques estaduais (Parque do Prosa e Parque das Nações Indígenas) e projetos em infraestrutura social estão no nosso radar. São estimados R$ 18 bilhões em investimentos privados para a carteira de projetos do EPE”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Infraestrutura

Mais de R$ 25 milhões em obras vão chegar ao interior de MS, levando qualidade de vida e desenvolvimento

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O Governo de Mato Grosso do Sul segue avançando com investimentos em infraestrutura urbana, totalizando mais de R$ 25,2 milhões, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento para a população. Três importantes processos licitatórios foram homologados, contemplando obras de asfaltamento, drenagem de águas pluviais e estudos para a melhoria da aviação regional.

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), vinculada à Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), publicou sexta-feira (31) no Diário Oficial a homologação da licitação para a execução de obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais nos bairros Almirante Tamandaré, Nova Aliança e Alta Floresta, em Ladário.

O investimento total será de R$ 17.143.223,88. A iniciativa visa melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais conforto e segurança para os moradores.

Já o município de Pedro Gomes também será beneficiado com obras de infraestrutura para a execução da pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro São Francisco. Lá, o investimento total é de R$ 7.944.000, garantindo melhorias estruturais para a comunidade.

Também recebe atenção do Governo de Mato Grosso do Sul o setor aeroviário, sendo homologada a licitação para a elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) nos municípios de Camapuã, Cassilândia, Naviraí, Paranaíba, Jardim e Água Clara, com um investimento de R$ 156.997,32.

Esse planejamento é essencial para garantir a segurança operacional dos aeródromos e fomentar o desenvolvimento regional.

Os investimentos reforçam o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com o progresso e a modernização da infraestrutura em diferentes regiões do estado, promovendo avanços significativos para a população e fortalecendo o desenvolvimento econômico e social.

Luciana Bomfim , Comunicação Seilog/Agesul
Foto: Chico Ribeiro


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Obras em Dourados e Rio Brilhante impulsionam economia e levam esporte e lazer à população

 

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Com assessoria.

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Governo de MS entrega base da PM rodoviária em Ipezal, reforçando segurança e infraestrutura no distrito

Com investimento de R$ 5,4 milhões, nova estrutura estratégica fortalece combate à criminalidade e promove qualidade de vida na região

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O governador em exercício de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, inaugurou segunda-feira (6) a Base Operacional da Polícia Militar Rodoviária em Ipezal, distrito de Angélica. A nova estrutura, construída na MS-145, representa um marco na Segurança Pública do Estado, com um investimento total de R$ 5,4 milhões e foco em ampliar a capacidade tático-operacional na região.

Barbosinha destacou a importância da obra não apenas para o combate ao crime, mas também, para a promoção de segurança nas estradas que conectam o Mato Grosso do Sul aos estados do Paraná e São Paulo.

“Essa entrega reflete o compromisso do nosso governo com a interiorização da Segurança Pública. A base de Ipezal é mais que uma obra: é uma ferramenta que protege vidas, conecta territórios e impulsiona o desenvolvimento local. Nossa missão é levar progresso e segurança para todos os cantos do Estado”, afirmou o governador em exercício.

A base operacional conta com 200 m² de área construída, incluindo recepção, sala de atendimento, alojamentos masculino e feminino, refeitório, depósito e sala de custódia. A estrutura é complementada por uma garagem de 98 m², com capacidade para quatro veículos, e uma cobertura de 600 m² sobre a pista, modelo já implementado em Chapadão do Sul e Maracaju.

“Essa obra é um exemplo de como integrar modernidade e eficiência às demandas da segurança pública. Estamos entregando uma base equipada e pronta para atender às necessidades da região, consolidando o Mato Grosso do Sul como referência em infraestrutura e segurança nas estradas”, destacou o secretário-adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa.

Desde que começou a operar, em outubro de 2024, a base já realizou 3.586 vistorias de veículos e 4.781 abordagens, com apreensões significativas de itens ilícitos, reforçando o impacto positivo na segurança da população e no controle das rodovias.

Parceria governo e a comunidade

O terreno para construção da base foi doado pelo agropecuarista Antônio Scatolin Filho, uma demonstração do engajamento da comunidade local no fortalecimento da Segurança Pública na região. O prefeito de Angélica, Edinho Cassuci, celebrou a entrega como um marco histórico para o distrito de Ipezal e o município.

“Essa base representa mais do que segurança. É um símbolo de como o trabalho conjunto entre governo e comunidade pode transformar realidades. E o governo de Mato Grosso do Sul teve muita sensibilidade em atender uma demanda tão importante para nossa região”, declarou o prefeito.

Com a entrega da Base Operacional, o governo do Estado reforça seu compromisso municipalista, que já destinou R$ 40,5 milhões a Angélica entre 2023 e 2024.

“O desenvolvimento do Mato Grosso do Sul é feito com diálogo, parceria e ações concretas. Essa obra é uma amostra de como a gestão estadual atua para melhorar a qualidade de vida das pessoas em cada canto do Estado”, concluiu Barbosinha.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Infraestrutura

Infraestrutura encerra 2024 com entregas que impulsionam o desenvolvimento de MS

Na infraestrutura aeroportuária, a Seilog entregou projetos relevantes para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Dourados e a ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande

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A Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog) encerrou 2024 com entregas importantes em infraestrutura aeroportuária, pavimentação de rodovias, regularização fundiária e iluminação pública sustentável, reforçando seu papel no desenvolvimento regional e promovendo um impacto direto na qualidade de vida da população.

Na infraestrutura aeroportuária, a Seilog entregou projetos relevantes para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Dourados e a ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. A Secretaria também concluiu a restauração das pistas para pouso e decolagem de Paranaíba, Naviraí, Camapuã, Cassilândia e Jardim. Além disso, estão previstas a construção de novos aeródromos em São Gabriel do Oeste, Maracaju e na região do Pantanal da Nhecolândia e Porto São Pedro.

Sobre os investimentos, o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, destaca que os projetos em rodovias e aeroportos refletem a prioridade do governo estadual em melhorar o acesso a todas as regiões do Estado. “Estamos investindo em obras que não apenas melhoram o deslocamento, mas também geram oportunidades para os sul-mato-grossenses”.

No setor habitacional, a  Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de MS), vinculada à Seilog, avançou na regularização fundiária, entregando 92% dos títulos previstos, proporcionando segurança jurídica e social a milhares de famílias.

A infraestrutura rodoviária também recebeu investimentos importantes. Trechos estratégicos foram pavimentados para melhorar a conectividade e impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado. Destaque para o novo acesso a cidade de Bonito pela MS-345, conhecida como a Estrada do 21. Essa rota reduz em 40 km a distância entre o principal destino turístico de MS e a Capital, Campo Grande.

Outra iniciativa importante foi a pavimentação de um trecho estratégico da MS-382, na região da Cabeceira do Apa, área tradicionalmente conhecida pela produção agrícola de grãos. Também foram concluídas a primeira parte das obras de pavimentação asfáltica da MS-347, entre a MS -162 e a BR-419, na região que liga Dois Irmãos do Buriti a Nioaque.

Além disso, avançaram os trabalhos na MS – 338, que vai ligar Camapuã a Ribas do Rio Pardo, promovendo a conexão entre o norte de Mato Grosso do Sul e a Rota da Celulose, melhorando a mobilidade regional e estimulando o desenvolvimento econômico entre os municípios da região.

“Novos acessos como a MS-345 fortalece o turismo e a economia regional, enquanto projetos como os da MS-338 e da MS-382 ligam importantes polos produtivos, trazendo mais competitividade para o Estado”, afirma o secretário.

O ano de 2024 foi marcado por investimentos em projetos sustentáveis. Entre as principais ações estão a instalação de iluminação solar em pontos estratégicos, como a ponte do Passo do Lontra e a ciclovia da MS – 427, em Rio Verde de Mato Grosso, além de trechos nos cruzamentos das principais rodovias estaduais. Essas iniciativas refletem o compromisso com a inovação para melhorar a segurança viária no Estado.

Estrada do 21 que encurta distância da Capital a Bonito

Campo Grande

Em Campo Grande, a Seilog avançou em diversas frentes relacionadas à infraestrutura urbana, com destaque para projetos de pavimentação e melhorias na iluminação pública. Na área de mobilidade, um dos principais projetos foi a restauração e o recapeamento da Avenida Duque de Caxias, no trecho entre o Núcleo Industrial e o Aeroporto Internacional da Capital.

Outra importante iniciativa, foi a pavimentação asfáltica e a implantação do sistema de drenagem na Avenida Alto da Serra, nas Moreninhas. O projeto também incluiu o recapeamento da via, beneficiando diretamente moradores e motoristas. Além disso, foi inaugurado um novo acesso ao bairro Cidade Morena, a partir da Avenida Gury Marques, reforçando a mobilidade urbana na região.

A modernização da iluminação pública na Capital também avançou com a instalação de lâmpadas em LED, na Avenida Leão Neto do Carmo. O projeto traz mais eficiência energética e está alinhado à estratégia estadual de desenvolvimento sustentável.

Obra na Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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