Connect with us

Inclusivo

Caixa Encantada: solidariedade move servidores e arrecadação já conta com 55 mil brinquedos triados

Mônica Riedel falou sobre a emoção e a responsabilidade em ser a madrinha da campanha e dar visibilidade para a ação que visa levar alegria e esperança para todas as crianças no Natal.

Publicado

on

Uma corrente formada por servidores públicos estaduais contagiou a sociedade sul-mato-grossense espalhando amor e solidariedade. Sob um dos pilares do Governo do Estado, a campanha Caixa Encantada conclui a fase de arrecadações dos brinquedos nesta segunda-feira (02).

As celebrações das arrecadações em todas as secretarias e 17 instituições parceiras, os chamados Dias D, começaram no dia 21 de novembro com cada unidade entregando simbolicamente os brinquedos à primeira-dama e madrinha da campanha, Mônica Riedel, e aos secretários de Estado de Administração, Frederico Felini e Roberto Gurgel (adjunto) e culminaram nesta segunda-feira (02), num evento final no Albano Franco, onde houve a entrega coletiva dos órgãos vinculados às secretarias de Estado.

O dia final de arrecadações iniciou na SAD, casa dos servidores públicos e secretaria organizadora da campanha, seguindo pela Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica), Ageprev (Agência de Previdência do Mato Grosso do Sul), Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura) e SEC (Secretaria da Cidadania) antes de receber os diretores-presidentes, comandantes e servidores das fundações e autarquias do Poder Executivo Estadual, no Albano Franco, onde está ocorrendo a triagem dos brinquedos arrecadados.

Às 8h o Papai Noel chegou para marcar o início do mês do Natal na SAD e foi recebido pela doçura das crianças atendidas pelo Instituto Maná do Céu e integrantes do coral Vozes da Periferia. A ONG (Organização Não Governamental) que atende crianças da região do bairro Canguru, na periferia de Campo Grande é uma das 356 entidades cadastradas para receber os brinquedos doados e esteve na SAD num gesto simbólico de agradecimento aos servidores de todas as secretarias.

“Essa entrega de todos os servidores da SAD na coordenação dessa campanha é muito grande e nós só temos a agradecer a cada pessoa desta secretaria, não apenas pelos presentes doados, mas pelo tempo, pelo espírito público de servir à população sul-mato-grossense. A presença das crianças e das coordenadoras do Instituto Maná do céu é a prova viva do quanto nós, como sociedade, quando nos abraçamos para fazer algo, nós chegamos muito mais longe. Todos que estão aqui hoje fizeram a opção de servir ao público e esse é o grande lema da campanha Caixa Encantada. Hoje estamos fechando um ciclo com as entregas do Dia D e estamos sendo agraciados com o presente da presença das crianças e podermos todos juntos entender a força da solidariedade”, conclui o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini.

Mônica Riedel falou sobre a emoção e a responsabilidade em ser a madrinha da campanha e dar visibilidade para a ação que visa levar alegria e esperança para todas as crianças no Natal.

“Para mim é uma satisfação enorme dar visibilidade a essa campanha, sensibilizar as pessoas para doarem e apoiarem a iniciativa de vocês servidores públicos. Porque o presente materializa intenções, o significado dele é o carinho, é atenção, faz com que a criança que não tem outra possibilidade de ganhar um presente no Natal, ao receber esse brinquedo se sinta vista e pertencente à sociedade. Esse movimento faz muito bem para as crianças, as famílias que recebem, mas também faz um bem enorme para nós, que podemos dar um pouco de nosso carinho”, afirma dona Mônica.

Representando todas os órgãos vinculados do Poder Executivo Estadual, a diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul), Maria do Carmo Avesani Lopez falou sobre o clima que envolveu os servidores durante a campanha.

“A Caixa Encantada é uma das campanhas que mais toca o nosso coração. Eu sou mãe e a gente sabe o que representa um presente para uma criança no Natal. É uma lembrança que permanece ao longo do ano, às vezes uma memória que marca a vida. Foi por essa vontade de fazer uma criança feliz, esse amor que motivou todos os servidores da Agehab a trabalhar ativamente na arrecadação dos presentes e, creio, de todas as instituições aqui presentes. Eu agradeço essa oportunidade e parabenizo você, Mônica, e os secretários da SAD por essa organização. Tenho certeza que faremos muitas crianças sorrirem ao abrirem esses presentes. Isso é uma satisfação que vai além de qualquer recompensa”, reforçou Maria do Carmo.

Ocupando o mesmo ambiente onde acontece a triagem das doações desde o dia 21 de novembro, o secretário-adjunto da SAD, Roberto Gurgel, agradeceu a parceria com a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), que cedeu o Albano Franco e construiu o plano de triagem com a SAD, além de destacar o trabalho voluntário contínuo dos servidores da segurança pública e de outras secretarias que realizam a separação e destinação dos brinquedos.

“À frente desse trabalho na SAD, Eu e o secretário Frederico sabemos que uma campanha como essa só acontece se todos nós estivermos imbuídos do mesmo espírito de ajudar e fazer a diferença na vida das pessoas. A entrega de todos os servidores é muito importante, por isso fizemos questão de estar em todas as secretarias e parceiros e fazer esse evento hoje com as vinculadas para agradecer. Mas também, em nome do Coronel Frederico, do Coronel Renato e da Coronel Neide ressaltamos e agradecemos o apoio que a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar têm dado nesse processo de triagem. É um belíssimo e organizado trabalho! Temos servidores de todas as secretarias em regime de escala, mas os servidores da PM e BM estão conosco todos os dias. Tudo isso que está acontecendo é fruto desse trabalho conjunto de todos nós, servidores públicos. Parabéns e obrigado!”

Recorde de inscrições e arrecadações

Em 2024, a campanha Caixa Encantada superou todos os números até aqui. Com um novo formato de inscrição das entidades que serão beneficiadas, a campanha chega de forma organizada ao interior do Estado. Das 356 entidades cadastradas, além da capital, temos projetos e ações em 43 municípios que receberão os brinquedos para distribuir entre as crianças em vulnerabilidade social.

Na outra ponta, das doações. A contagem parcial dos brinquedos que já foram triados em Campo Grande ultrapassa 55 mil presentes. Esse número ainda não finalizado já supera em 10 mil unidades o total de arrecadações de 2023. As doações nos municípios do interior começarão a ser contabilizadas a partir desta segunda-feira.

“Estamos muito felizes com todo esse envolvimento da sociedade! Além dos órgãos do Poder Executivo Estadual temos mais 17 instituições parceiras na correalização da campanha. Esse crescimento é sinal da credibilidade que os servidores públicos têm na sociedade e reforça nosso compromisso com a inclusão, em não deixar ninguém para trás”, finaliza Mônica Riedel.

A campanha Caixa Encantada termina no dia 09 de dezembro, com uma cerimônia de encerramento no Bioparque Pantanal, a partir das 14h, com a presença do governador Eduardo Riedel e a primeira-dama Mônica Riedel, lideranças das instituições parceiras e secretários de Estado, além de 150 crianças que são atendidas por entidades que serão sorteadas entra as cadastradas para receber os presentes.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Inclusivo

, Mato Grosso do Sul renova certificação com o selo MigraCidades

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

Publicado

on

O Estado de Mato Grosso do Sul repetiu o processo bem-sucedido de 2023, cumprindo todas as etapas necessárias em ação da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e a Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), para o preenchimento do formulário e apresentação das ações realizadas em 2024.

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

A certificação MigraCidades, entregue no início deste mês, é uma iniciativa conjunta da OIM (Organização Internacional para as Migrações) – parte do Sistema das Nações Unidas – e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com o apoio da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

MS concluiu todas as etapas necessárias para a obtenção do certificado

Este selo reconhece o engajamento de estados e municípios brasileiros na formulação e implementação de políticas migratórias alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovendo uma migração ordenada, segura, regular e responsável.

O trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul envolve ações integradas entre diversas secretarias e é coordenado pela Sead, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Essas ações abrangem iniciativas que promovem a integração social, cultural e econômica dos migrantes, contribuindo para a coesão social e fortalecendo a dignidade humana.

 Certificação

O processo de certificação incluiu cinco etapas: inscrição, diagnóstico, priorização, certificação e monitoramento. Durante a avaliação, foram analisadas ações realizadas em 10 dimensões fundamentais para uma boa governança migratória, como participação social e cultural, acesso à educação, assistência social, proteção social e saúde. Relatórios detalhados das atividades e propostas de monitoramento também foram apresentados, consolidando o reconhecimento do Estado.

Entre as principais iniciativas desenvolvidas em prol dos migrantes estão o atendimento permanente por meio da Central de Atendimento em Direitos Humanos, apoio financeiro às OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) que atuam com o público migrante, além de palestras e parcerias transversais entre secretarias do Governo. Estas ações reforçam o papel de Mato Grosso do Sul como um exemplo de inclusão e acolhimento no cenário nacional.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Inclusivo

Suprova inicia entrega da Certificação Estadual de Protetores de Animais

O certificado é emitido digitalmente e tem validade de um ano, garantindo que os dados sejam atualizados periodicamente.

Publicado

on

A entrega do Cepa (Certificado Estadual de Protetores de Animais) começou nesta semana, com a primeira ação realizada na sede da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal).

A certificação, promovida pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), tem como objetivo reconhecer entidades e protetores independentes, além de facilitar o acesso a programas estaduais de suporte e bem-estar animal, como o ‘MS Vida Animal’.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com cerca de 300 entidades de proteção animal. Para obter o certificado, é necessário enviar RG, CPF, comprovante de residência, certidão negativa criminal e a carteirinha de vacinação antirrábica dos animais – que é gratuita – para o e-mail vidaanimal@setesc.ms.gov.br.

O certificado é emitido digitalmente e tem validade de um ano, garantindo que os dados sejam atualizados periodicamente.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca a importância da certificação para fortalecer a rede de proteção animal no estado.

“É um certificado que representa um grande avanço na valorização do trabalho dos protetores e das entidades que atuam na causa animal. Ao oferecer suporte e acesso a programas estaduais, garantimos que mais vidas sejam cuidadas com qualidade e responsabilidade”.

De acordo com o titular da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, o certificado permitirá aos protetores acessar benefícios importantes, como a Caravana da Castração, programada para começar entre março e abril.

“A Caravana vai oferecer 25 vagas de castração por campanha às entidades certificadas. Hoje, as ONGs conseguem acesso por terem CNPJ, mas muitos protetores independentes não têm. Com o certificado, vamos interligá-los à ferramenta SigPet, que organiza o cadastro para as castrações”.

Outro benefício em fase de elaboração é a doação de rações. “Estamos trabalhando em um edital para compra de ração. O certificado nos ajudará a identificar a demanda real, como a quantidade de protetores e animais atendidos. Isso permitirá uma distribuição mais eficiente desse recurso”, afirma o titular da Suprova.

Sônia Marly Palhano, do Instituto Mãe de Pets, foi a primeira a receber o certificado. O Instituto abriga atualmente 222 cães e 32 gatos.

“Nosso maior desafio é manter a qualidade de vida dos animais. Temos altos custos com ração, medicação, atendimento veterinário e até energia elétrica. Esse certificado é um benefício gigantesco, porque vai nos ajudar com castrações, rações e até na redução de custos fixos. Ser protetora é enfrentar desafios diários, mas o amor pelos animais fala mais alto”.

A iniciativa da Suprova também busca incluir os protetores independentes, que muitas vezes têm mais animais sob seus cuidados do que as ONGs.

“Não havia nada no Estado que regularizasse a atuação dessas protetoras voluntárias. O certificado é uma forma de trazê-las para dentro das políticas públicas, garantindo que tenham acesso aos mesmos benefícios das entidades formalizadas”, finaliza Carlos Eduardo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Inclusivo

Governo de MS lança mapeamento para fomentar políticas públicas de economia criativa

Titular da Setesc, Marcelo Miranda, destacou a importância da ação para o fortalecimento do setor.

Publicado

on

O Governo do Estado está realizando o Mapeamento de Criativos de Mato Grosso do Sul. A iniciativa da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas, vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), busca identificar e cadastrar agentes criativos de diversos segmentos, promover um diálogo mais próximo com a comunidade e facilitar a formulação de políticas públicas.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda, destacou a importância da ação para o fortalecimento do setor. “A economia criativa é uma das forças que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a valorização cultural do nosso estado. Esse mapeamento será essencial para que possamos criar políticas públicas eficientes e inclusivas, que atendam às demandas reais dos nossos criativos”.

Luciana Azambuja, superintendente estadual de Economia Criativa, reforça a relevância da iniciativa. “Sem o mapeamento, não sabemos onde estão e quem são os criativos de Mato Grosso do Sul, e não podemos fazer políticas públicas sem dados, sem estatísticas. Por isso, essa ação é fundamental para a criação do banco de dados do MS + Criativo”.

O cadastro é realizado de forma on-line, por meio de um formulário (clique aqui para acessar). A proposta inclui os segmentos de artesanato, música, artes visuais, artes cênicas, design, moda, gastronomia, cultura geek/nerd, literatura, audiovisual, entre outros.

Os dados coletados servirão como base para consultas e eventuais convites a ações realizadas pela Secretaria, sem gerar vínculos obrigatórios de contratação. “Os formulários recebidos ficarão armazenados no setor, permitindo que conheçamos as iniciativas criativas existentes em Mato Grosso do Sul e promovendo o desenvolvimento do setor”, conclui a superintendente.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail economiacriativa@setesc.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3316-9320.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67