fbpx
Connect with us

Cidades

Brasil deve criar mais de 560 mil empregos temporários até o fim de 2021

Segundo associação do setor, o número é 20% maior do que o ano passado

Publicado

on

As datas comemorativas do Dia das Crianças, “Black Friday”, Natal e Ano Novo devem impulsionar os setores produtivos no Brasil com alta na contratação de novos funcionários.

A expectativa é de que mais de 565 mil vagas de emprego temporárias sejam criadas no país até o final do ano, a começar pelo próximo mês. O número é superior ao índice registrado em 2020, quando 471.300 ofertas foram geradas.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das medidas de restrição em virtude da doença, cerca de 20% da demanda deve crescer em comparação com o mesmo período do ano passado.

A previsão é da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), responsável por representar as agências do ramo.

Para Marcos de Abreu, presidente da Asserttem, o cenário do próximo trimestre deve trazer mais confiança para os contratantes.

“Esse crescimento decorre da diminuição do medo das empresas com relação às novas contratações. Essas incertezas estão diminuindo, porque as demonstrações de interesse de compra dos consumidores estão aumentando”, explica.

A perspectiva é de que o aumento seja percebido, em especial, pela indústria.

Sozinha, pode ser responsável por cerca de 60% da alta na demanda trabalhista. Logo em seguida, também aparecem em destaque as categorias de serviços (25%) e comércio (15%).

Mesmo com a conjuntura positiva, Marcos de Abreu observa que os empresários seguem comedidos.

“As empresas estão contratando como temporários e não como efetivos, porque elas não sabem qual será o tamanho desse crescimento. Se vai realmente surpreender ou se vai ser cauteloso”, alega.

Diante das circunstâncias ainda um pouco imprecisas por conta da pandemia, Marcos chama a atenção para a dinâmica desse modelo de trabalho.

“O fato é que as empresas que conhecem a modalidade temporária, se arriscam mais. Elas não precisam manter um quadro rígido. Contratam e demitem de acordo com a necessidade transitória, porque o funcionário efetivo é muito mais burocrático e importante”, acrescenta.

No entanto, apesar de temporárias, o presidente da associação afirma que as vagas ofertadas para as próximas datas festivas podem ser uma porta de entrada para quem busca um emprego de longa duração.

“A empresa pode convencer esse trabalhador a qualquer momento a se tornar um efetivo. As efetivações de temporários cresceram mais de 22% em 2021. É provável que seja uma ótima oportunidade desses empregadores se tornarem efetivos, passando, antes, um tempo como temporários”, finaliza.

(Fonte: CNN Brasil. Fotos:Reprodução)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67