fbpx
Connect with us

Cidades

Bioparque Pantanal tem programação especial na Semana do Meio Ambiente

Exposição de serpentes, performance de dança e música fazem parte do roteiro dos visitantes

Publicado

on

Uma programação especial acontece no Bioparque Pantanal até sábado (11) em celebração a Semana do Meio Ambiente. Além de ter sediado o evento do governo do Estado em prol da Agenda Carbono Verde do Agro, ontem (6), o espaço oferece aos visitantes exposição de serpentes exóticas, demonstração de projetos de preservação e apresentações culturais com temáticas voltadas a natureza.

Para o governador Reinaldo Azambuja, Mato Grosso do Sul é exemplo no crescimento com sustentabilidade. “O programa Estado Carbono Neutro que é dividido em oito temas concretos já está acontecendo e vai levar nosso Estado a neutralizar as emissões de gás até 2030”, enfatizou o chefe de Estado na abertura do evento.

O titular da secretaria de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) Jaime Verruck também participou do evento e comentou o tema. “É um momento de ter um diálogo e de apresentar os resultados das políticas ambientais no Estado. Mato Grosso do Sul é um locus pra gente mostrar ao mundo que é possível crescer, se desenvolver e manter a sustentabilidade”, declarou.

Programa Estado Carbono Neutro é dividido em oito temas concretos (Foto: Bruno Rezende)

Programação Bioparque

Durante toda a semana membros do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAT) estarão no piso inferior do complexo com a exposição de serpentes sul-mato-grossenses e répteis apreendidos, entre os animais estão a boca de sapo e a píton. Atualmente as serpentes vivem no Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Para a professora e gestora do Biotério, Paula Helena Santa Rita é de extrema importância explicar para as pessoas o papel desses animais na sociedade. “O veneno de alguns animais é utilizado na indústria farmacêutica, na produção de medicamentos, então eles precisam ser preservados, é necessário ter o conhecimento de como agir ao se deparar com uma serpente”, explica a profissional.

A estudante do terceiro ano do Ensino Médio da Escola da Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade, em Anastácio, Raíssa Alves, de 16 anos aprovou o passeio com a turma. “Além de conhecer essa diversidade de peixes tive a oportunidade de conhecer o universo das cobras, sou apaixonada por répteis e ter essa experiência foi muito bom”.

A Organização Não Governamental (ONG) Onçafari também está presente na Semana do Meio Ambiente do Bioparque. Com o objetivo de ajudar na conservação de onças pintadas por meio de monitoramento, os integrantes trabalham em prol da vida selvagem junto com as comunidades.

“Através do monitoramento nós atuamos como uma ferramenta de conservação. Identificamos pegadas, fezes, vestígios para depois instalar câmeras para capturar o registro dos indivíduos. A partir daí fazemos uma campanha de captura para colocar o rádio colar no pescoço das onças e monitorá-las sem dificuldade”, disse o biólogo, Fábio de Sousa.
Na quinta-feira (9), no período da tarde, o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação – CEAM/AHS fará uma performance de apresentação da sucuri-verde do Bioparque, a Gabi. A apresentação contará com música e pintura em tela.

Segundo o a diretora do complexo, Maria Fernanda Balestieri é importante estar atento as questões da preservação ao meio ambiente e passar isso para as pessoas. “Aqui é o espaço ideal para falar sobre o assunto, mostrar o que temos de bom e conscientizar sobre os cuidados que devemos ter com a natureza”, explicou.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67