fbpx
Connect with us

Turismo

Bioparque Pantanal promove lazer e bem-estar emocional aos visitantes em Mato Grosso do Sul

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, comenta que os espaços de lazer e cultura melhoram a qualidade de vida.

Publicado

on

Os visitantes que passam pelo maior aquário de água doce do mundo fazem uma pausa em sua agenda para contemplar as belezas naturais do bioma pantaneiro. Desligar-se da rotina agitada e observar as belezas dos tanques de água doce contribui para a redução do estresse e da ansiedade.

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, comenta que os espaços de lazer e cultura melhoram a qualidade de vida.

“Nosso compromisso é oferecer um ambiente acessível e acolhedor para todos. Sabemos que o lazer e a integração social são fundamentais para a qualidade de vida. Cada espaço do Bioparque incentiva o convívio, a contemplação da natureza e atividades que promovem o bem-estar mental. O Bioparque é um local onde os visitantes podem encontrar momentos de tranquilidade, além de participar de ações que estimulam a interação com a comunidade, fortalecendo vínculos e criando novas conexões”.

O lazer está diretamente ligado ao bem-estar, à socialização e à qualidade de vida das pessoas, incluindo idosos e pessoas com deficiência.

O Bioparque recebe frequentemente grupos e instituições, proporcionando experiências educacionais e entretenimento acessível. Profissionais capacitados facilitam o contato dos visitantes com a natureza e apresentam as diferentes formas de vida que habitam o local. Todo esse contato pode reduzir o estresse, melhorar o humor e promover a socialização.

Psicólogo e coordenador da instituição CRAS Jandaia, em Sidrolândia, Giovanni Teodoro da Conceição, explica que passeios de lazer ajudam a sair da rotina. O profissional presenciou isso de perto ao acompanhar um grupo de idosos em visita ao Bioparque.

“Eles saíram do município de Sidrolândia e vieram até Campo Grande para conhecer o Bioparque Pantanal, uma solicitação antiga deles. Isso é importante, pois contribui para o lazer. É visível a felicidade nos olhos de cada um por estarem aqui e vivenciando esse momento único”.

A aposentada Nice Pinheiro, de 69 anos, comenta que o ponto turístico é excelente, especialmente pelo contato com as espécies. “É muito bom, eu achei ótimo, faz a gente renascer, a gente vive de novo. É muito importante”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Turismo comemora conquistas e marca forte presença em feiras nacionais e internacionais

Além da Fundação de Turismo ter se tornado referência nacional em gestão de turismo, os destinos sul-mato-grossenses já possuem destaque nacional e internacional.

Publicado

on

Dia 11 de outubro, Mato Grosso do Sul completa 47 anos e celebra conquistas importantes no turismo. O destino se tornou referência nacional e internacional em ecoturismo, turismo de aventura, turismo sustentável e responsável.

Para chegar a esse resultado, a Fundação de Turismo tem focado em ações estratégicas e inovadoras de seus destinos, com forte promoção no mercado nacional e internacional. Só neste mês de outubro, MS se posiciona com destaque em três feiras e eventos nacionais e três internacionais.

Feiras e eventos internacionais

De 07 a 10 de outubro, Mato Grosso do Sul iniciou as atividades externas no Panamá e foi destaque no principal evento de ecoturismo e turismo de aventura do mundo Adventure Travel World Summit 2024, organizado pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), uma das maiores organizações promotoras do ecoturismo e turismo de aventura do mundo.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, explica como foi a participação.

“O turismo de Mato Grosso do Sul participa do ATWS desde 2017 e somos um dos principais apoiadores desse evento tão importante. Apresentamos nossos destinos para o mercado internacional, participamos do Market Place, que são rodadas de apresentação do destino a operadoras e, este ano em especial, MS foi convidado para ser um dos três cases de inovação na gestão de destinos. O trabalho da Fundação de Turismo se tornou referência internacional e apresentamos nossas boas ações”, enfatiza.

Dos dias 11 a 13, a Fundtur MS estará na FITPAR, maior e mais importante feira do segmento turístico do Paraguai que é um dos principais emissores de turistas internacionais de Mato Grosso do Sul. O objetivo do evento, realizado pela Embratur e o Sebrae, é fomentar a integração turística dos países no Mercosul. Em 2023, a FITPAR reuniu cerca de 7.500 participantes de 11 países, em 65 estandes, onde compradores e vendedores realizaram mais 5.200 reuniões de negócios nos dias de evento.

De 14 a 17 de outubro, na região de Puyehue, no Chile, acontece o Remote Latin America, uma feira de viagens que reúne compradores de alto padrão norte-americanos, europeus e latinos, interessados na América Latina.

“Este é o segundo ano consecutivo que participamos do Remote. Neste evento de natureza, voltado para um público qualificado, Mato Grosso do Sul será um dos principais apoiadores e teremos espaço de fala na abertura, balcão de atendimento, agendamentos no Market Place e também faremos ativação gastronômica, onde a chipa e arroz carreteiro serão os pratos que representarão a gastronomia sul-mato-grossense. Com essas ações esperamos fortalecer cada vez mais Mato Grosso do Sul como principal destino no mercado internacional de aventura, ecoturismo e a FundturMS como referência internacional em gestão”, ressalta Bruno Wendling.

A participação do turismo de MS em eventos internacionais no mês de outubro finaliza com a Innovate for Tomorrow: Climate Action Summit 2024, que acontece na Finlândia de 30 de outubro a 1º de novembro. Organizado pela ATTA, o evento reunirá executivos de negócios, líderes climáticos, inovadores de tecnologia e investidores para discutir e se comprometer com maiores investimentos em ação climática, implementação de estratégias e modelos de negócios positivos para o clima no mundo.

Feiras e eventos nacionais

No dia 10 de outubro, o turismo de MS deu continuidade a uma parceria com a Azul Viagens, desta vez em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, o turismo de Mato Grosso do Sul fez capacitação para um público de 800 agentes de viagens franqueados e multimarcas de Belo Horizonte e região. O intuito foi levar conhecimento e argumentos de vendas para que os profissionais ofereçam, com mais qualidade de informações, pacotes de viagens do turismo de MS a seus clientes.

“Esse trabalho é muito importante para que os agentes tenham cada vez mais a informação sobre Mato Grosso do Sul e se sintam cada vez mais confortáveis em vender nossos destinos. Junto com isso vem o trabalho da equipe da Azul Viagens em trazer mais voos dedicados para MS”, destaca Breno Amorim, diretor de Mercado da FundturMS.

Dias 24 e 25 é a vez da 13ª edição do BTM (Brazil Travel Market), que acontece em Fortaleza (CE). O BTM é um dos mais importantes eventos de negócios do setor de viagem e turismo com foco no mercado B2B do Brasil. Um evento composto por feira, capacitações, fórum corporativo, rodada de negócios, workshops e road show para agentes e operadores de viagens nacionais e internacionais.

A participação de MS nos eventos nacionais do mês de outubro de 2024 encerra no Congresso Abeta Summit, que acontece este ano em Foz do Iguaçu. De 30 de outubro a 02 de novembro, o evento é o principal encontro da cadeia produtiva do Turismo de Natureza no Brasil.

Considerado um dos mais importantes fóruns de discussões do setor, reúne de forma dinâmica e interativa, empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores. Em 2024 o tema do evento “Abeta, 20 anos de vida ao ar livre”, será uma celebração das duas décadas de atividades da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

A estratégia de atuação da Fundação de Turismo para participação neste evento será através de atendimento ao público, exposição dos destinos turísticos, espaço para relacionamento com mídia especializada, comunicação visual dos destinos e produtos turísticos de Mato Grosso do Sul, além de capacitação de 40 minutos para formar, promover, divulgar e fortalecer o relacionamento entre o mercado profissional do setor.

Ativações, referência e conquistas

Durante o ano de 2024, Mato Grosso do Sul marca presença em 30 trinta eventos nacionais e 11 eventos internacionais até o mês de dezembro. Entre as ações estão feiras, eventos, workshops, roadshows com as principais operadoras de turismo do Brasil, treinamento para mais de 3 mil agentes de viagens e operadoras, realização de 15 ações de Fam Tours, Press Trips e relacionamento com influenciadores, das quais 04 (quatro) ocorreram com público norte-americano e europeu, num total de 56 ativações.

Além da Fundação de Turismo ter se tornado referência nacional em gestão de turismo, os destinos sul-mato-grossenses já possuem destaque nacional e internacional. Entre os destaques estão o reconhecimento de Bonito como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, com o primeiro atrativo de ecoturismo considerado ‘clima positivo’, chancelado pela Green Initiative, eleito por 17 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela revista Viagem e Turismo e com o prêmio de Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo pelo Responsible Tourism Awards.

O Pantanal também aparece constantemente em listas de melhores lugares para observação de animais selvagens e muitos projetos de conservação ambiental, apoiados por fazendas pantaneiras, se destacam em premiações mundo afora.

Sabendo que a consolidação de um destino é resultado de sua ação contínua, a Fundação de Turismo de MS vê a importância de se manter relevante e bem posicionada junto a profissionais especializados, não apenas promovendo o destino, mas também mostrando envolvimento, atualização para que Mato Grosso do Sul continue sendo referência de boas ações.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

Mato Grosso do Sul participa do principal evento de ecoturismo e turismo de aventura do mundo

O Pantanal também aparece constantemente em listas de melhores lugares para observação de animais selvagens e muitos projetos de conservação ambiental, apoiados por fazendas pantaneiras, se destacam em premiações mundo afora.

Publicado

on

Organizado pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), uma das maiores organizações promotoras do ecoturismo e turismo de aventura do mundo, o Adventure Travel World Summit 2024 acontece no Panamá de 07 a 10 de outubro.

Voltado para profissionais de viagens de aventura, reúne cerca de 800 operadores de turismo, imprensa internacional, representantes de destinos e escritores de viagens de aventura, o maior evento anual de ecoturismo e turismo de aventura do mundo tem Mato Grosso do Sul como um dos principais parceiros.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, explica como será a participação do destino. “O turismo de Mato Grosso do Sul participa do ATWS desde 2017 e somos um dos principais apoiadores desse evento tão importante. Faremos uma palestra para apresentar nossos destinos para o mercado internacional, vamos participar do Market Place, que são rodadas de apresentação do destino a operadoras que fizeram agendamento prévio e participaremos de várias outras atividades”.

Segundo Wendling, Mato Grosso do Sul foi um dos destinos escolhidos para apresentar o modelo de gestão para os representantes de destinos turísticos de várias partes do mundo.

“Este ano, em especial, MS foi convidado para ser um dos três cases de inovação na gestão de destinos. Será uma grande satisfação participar desse momento, já que somos parceiros da ATTA há alguns anos e nesse tempo o trabalho da Fundação de Turismo se tornou referência internacional e poderemos apresentar nossas boas ações”, enfatiza.

Os destaques do evento incluem ideias inovadoras de palestrantes principais, apresentações de painéis de vozes de especialistas, um mercado de destinos para compradores e fornecedores. E o Marketplace da ATWS 2024 fornecerá um ambiente focado para operadores de turismo receptivo, acomodações e destinos, pronto para viajantes internacionais, para se conectarem com potenciais parceiros durante reuniões pré-agendadas.

Estratégia

Os destinos sul-mato-grossenses já possuem destaque nacional e internacional, como o reconhecimento de Bonito por 17 vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela revista Viagem e Turismo e o prêmio como Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo pelo Responsible Tourism Awards.

O Pantanal também aparece constantemente em listas de melhores lugares para observação de animais selvagens e muitos projetos de conservação ambiental, apoiados por fazendas pantaneiras, se destacam em premiações mundo afora.

Sabendo que a consolidação de um destino é resultado de sua ação contínua, a Fundação de Turismo de MS vê a importância de se manter relevante e bem posicionada junto a profissionais especializados, não apenas promovendo o destino, mas também mostrando envolvimento e atualização.

Saiba mais sobre o ATWS 2024 em https://events.adventuretravel.biz/summit/panama-2024

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

MS lança implementação de sistema de planejamento e gestão de três regiões turísticas durante Abav Expo 2024

O evento acontece na Arena de Especialização da Abav Expo 2024, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Publicado

on

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul lança nesta quinta-feira (26), às 14h45, a implementação do sistema Maptur (Mapa Estratégico para Gestão no Turismo) para planejamento e gestão turística em três de suas regiões turísticas: Pantanal, Campo Grande dos Ipês e Vale das Águas.

O evento acontece na Arena de Especialização da Abav Expo 2024, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, ressalta a importância de uma ferramenta de planejamento que auxilia as regiões a organizarem melhor suas demandas e tomar melhores decisões.

“Estamos cumprindo com nosso papel de proporcionar as melhores condições para nossos territórios se desenvolverem e agora eles têm a responsabilidade de criar a cultura do ciclo de gestão, especialmente da execução e monitoramento de suas ações”.

Maptur

O Maptur é uma ferramenta online exclusiva da Lab Turismo para apoiar os gestores dos destinos no planejamento e gestão das ações necessárias para um desenvolvimento competitivo e sustentável da atividade turística.

Segundo o diretor do Lab Turismo, Richard Alves já foram feitos alguns ciclos através dessa metodologia de suporte à gestão da própria Fundação de Turismo de MS.

“Agora a grande novidade é que vamos iniciar em três regiões turísticas de MS. Será um ciclo de doze meses de atendimento, suporte e mentoria e faremos uma ação de assinatura e o lançamento desse trabalho na Abav Expo 2024.

Através da metodologia do Maptur é possível realizar a Análise da Situação Atual do Destino, de forma prática e consistente. Como resultado, será gerado o Mapa Estratégico para Gestão no Turismo de forma digital permitindo uma maior efetividade na gestão para implementação das ações, constituindo assim um importante diferencial para o “fazer acontecer” no turismo.

 Convite

O lançamento da iniciativa será aberto a entidades nacionais do turismo, imprensa, Instâncias de Governança, operadores de turismo que vendem os destinos turísticos de Mato Grodo Sul e demais interessados em conhecer mais sobre o trabalho que será desenvolvido.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67