Connect with us

Política

Azambuja anuncia projeto de preservação das Bacias do Prata e do Formoso

O Seminário, feito em formato híbrido (presencial e on-line), é promovido pela Semagro

Publicado

on

Na abertura do Seminário Negócios de Carbono e Sustentabilidade, o governador Reinaldo Azambuja destacou as ações e programas de Mato Grosso do Sul dentro do projeto Carbono Neutro, a premiação mundial recebida pelo projeto Ilumina Pantanal e anunciou a entrega à Assembleia Legislativa, na quinta-feira (25), de um projeto de lei tornando área de preservação permanente os banhados das Nascentes do Rio da Prata e do Rio Formoso.

“Vamos entregar hoje um projeto de lei transformando todas as áreas de banhado da Bacia do Prata e da Bacia do Formoso em áreas de proteção permanente no Estado de Mato Grosso do Sul. São mais de 12 mil hectares que serão totalmente preservados em uma lei que nós construímos a várias mãos”, disse o governador Reinaldo Azambuja. Ele citou que o projeto foi feito com a participação dos outros poderes (Legislativo e Judiciário), do Ministério Público e de outras entidades.

O Seminário, feito em formato híbrido (presencial e on-line), é promovido pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) em parceria com a Wetlands International Brasil. A ação faz parte do planejamento para implementação do Plano Estadual MS Carbono Neutro em Mato Grosso do Sul, tendo como palestrantes o secretário Jaime Verruck, da Semagro, e especialistas nacionais em questões relacionadas às mudanças climáticas que vão apresentar as oportunidades e possibilidades atuais de neutralização das emissões de carbono em áreas úmidas, especificamente o Pantanal Sul-Mato-Grossense.

“O Programa Estado Carbono Neutro tem desde 2015 delineado políticas públicas, exemplo Novilho Precoce, Carne Orgânica do Pantanal e Ilumina Pantanal, que ontem foi premiado como melhor programa de geração solar e sustentabilidade do mundo todo. Ganhamos lá na Inglaterra disputando com todos os países do mundo. Então, é um eixo de ações, de plataformas de desenvolvimento para nós crescermos com sustentabilidade. E o seminário de hoje é justamente para isso: política pública, políticas da iniciativa privada, conversão de crédito de carbono para aquele produtor que deixar a floresta em pé, que recuperar as áreas degradadas, então, é um conjunto de ações e projetos que ajudam a desenvolver isso que é Mato Grosso do Sul, Estado carbono Neutro, meta ousada até 2030, mas que será sim cumprida por todos nós, parte governamental e, tenho certeza, com engajamento de toda a sociedade”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.

O projeto Ilumina Pantanal, desenvolvido e realizado por meio de parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul, Grupo Energisa e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), foi eleito o grande vencedor do Solar & Storage Live Awards 2021, na categoria “International Solar and/or Storage Project of the Year”. Por meio desse projeto, o kit de energia solar número 1.000 foi implantado ontem (24) no Pantanal Sul-Mato-Grossense.

De acordo com o secretário Jaime Verruck (Semagro), o Seminário vai mostrar práticas que já estão sendo implantadas em Mato Grosso do Sul. “Esse seminário, tínhamos programado antes da COP26, e acabou se tornando ainda mais importante após a COP26. É uma parceria nossa com a Wetlands onde nós estamos discutindo algumas soluções sobre mercado de carbono, principalmente para as áreas úmidas para o Pantanal e para o Estado todo. O objetivo, quando falamos de mudança climática e mercado de carbono, é falar de exemplos. O foco do Seminário é apresentar o Mato Grosso do Sul, o Estado Carbono Neutro, que é o nosso projeto, mas, principalmente, mostrar algumas práticas que já estão sendo realizadas no Pantanal, seja através da Embrapa, através dos produtores rurais, o próprio Ministério da Agricultura tem um plano audacioso sob o ponto de vista de baixo carbono e o objetivo é exatamente esse: identificar práticas para que possamos levar ao produtor e, a partir do produtor, conseguir gerar os créditos de carbono para Mato Grosso do Sul poder buscar o status Carbono Neutro em 2030”, disse.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa, lembrou de outro projeto de Mato Grosso do Sul de importância para o Meio Ambiente: a PPP do Esgotamento Sanitário, que vai universalizar o serviço em 10 anos. Ela destacou que Mato Grosso do Sul é protagonista de uma discussão importante sobre o aquecimento global e emissões de gases que causam efeito estufa e falou do papel dos produtores rurais na defesa do Meio Ambiente. “Tenho certeza, Mato Grosso do Sul vai continuar a frente e ser protagonista de toda essa agricultura e pecuária moderna e sustentável que o Brasil também tem”, disse.

Também participaram do evento, o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel; presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, e os deputados estaduais Eduardo Rocha, Mara Caseiro e Coronel Davi; coordenador da Defesa Civil Estadual, Tenente-Coronel Fábio Santos Catarinelli; diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior; e a diretora-executiva da Wetlands, Rafaela Nicola, entre outras autoridades.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Política

1ª Festa da Páscoa seleciona expositores, barracas gastronômicas e ambulantes

Publicado

on

Parque Antenor Martins será palco da Festa da Páscoa com inúmeras atrações para as famílias douradenses. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) abriu as inscrições para os interessados em comercializar itens diversos na 1ª Festa da Páscoa, que acontece entre 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. O edital de Chamada Pública, divulgado no Diário Oficial de quinta-feira, dia 27 de março, visa o preenchimento das vagas para comércio de alimentos, bebidas, artesanatos e comércio varejista de produtos diversos.

As vagas disponíveis são para as categorias de ambulante, expositor de produtos artesanais, food trucks, barraca para restaurante associativo, barraca para empreendedor gastronômico, espaço para estandes.

Os interessados deverão comparecer na sede da Semaf, situada na Rua José Luiz da Silva, número 3350, no bairro Terra Roxa, entre os dias 28 de março e o dia 2 de abril de 2025, das 8h às 13h, munidos da documentação exigida no edital 001/2025, do Diário Oficial do município divulgado na quinta-feira (27).

As definições detalhadas dos produtos que podem ser comercializados em cada categoria constam no Diário Oficial. Cada proponente poderá fazer apenas uma inscrição, não podendo o cônjuge, o companheiro e os filhos dependentes possuírem outra licença, em igual categoria, sob pena de aplicação das sanções cabíveis.

A averiguação e habilitação das inscrições, bem como seleções e sorteios, serão realizados pela Comissão de Seleção para realização de Chamadas Públicas da Semaf (Decreto Municipal No 109/2025). O resultado das classificações será divulgado no dia 03 de abril.

FESTA DA PÁSCOA

A primeira Festa da Páscoa será um grande evento com ambiente familiar e entrada franca todos os dias. Haverá praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. Tudo com muita segurança para as famílias, comodidade e  diversão.

O lago do Parque Antenor Martins vai receber toneladas de peixes e a pesca estará liberada durante os 4 dias de festa. As apresentações culturais e shows começam já na quinta-feira. No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson. As atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil e o sorteio de milhares de ovos de páscoa entre as crianças.

Com assessoria.

Continue Lendo

Política

COMUNICADO AOS ELEITORES DE ITAPORÃ-MS

Publicado

on

O Posto de Atendimento Eleitoral de Itaporã, comunica que  244 eleitores do município podem ter seus títulos cancelados caso não regularizem sua situação até o dia 19 de maio de 2024.

Os principais motivos de irregularidade são:
✔️ Falta de biometria
✔️ Ausência em três ou mais eleições sem justificativa

Para evitar o cancelamento do título, os eleitores devem comparecer ao Posto de Atendimento Eleitoral de Itaporã dentro do prazo estabelecido.

 

Assessoria de Comunicação

Continue Lendo

Política

Elias Ishy visita secretária de Cultura e defende política municipal de cultura

Publicado

on

Ishy esteve na sexta-feira (21) com a secretária Gisella Melo, na Secretaria de Cultura. (Foto: João Pires)
O vereador Elias Ishy (PT) esteve na Secretaria de Cultura, na sexta-feira (21) para conhecer os projetos desenvolvidos pela pasta e levar as demandas relativas ao mandato. Ele foi recebido pela secretária Gisella Silva Melo Dourado, que apresentou os principais projetos em andamento, agenda de eventos programados para os próximos meses e os desafios enfrentados neste início de gestão.

No encontro, o vereador destacou a necessidade de maior investimento na política cultural do município, a valorização de artistas locais e ressaltou ações do mandato para o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura.

Também reforçou a importância de projetos culturais em bairros periféricos, entre eles, o incentivo à cultura hip hop como forma de inclusão social. “Estamos colocando o nosso mandato à disposição, para que tenhamos uma política cultural à altura da nossa cidade, envolvendo todos os segmentos do município”, afirmou Ishy, autor da lei que cria a Semana do Hip Hop.

Ishy também abordou sobre o Teatro Municipal, que ainda depende de melhorias para o pleno funcionamento. Segundo a secretária, o local passou por algumas reformas, entre elas, no palco de apresentações. Porém segue interditado. “Vamos acompanhar a aplicação dos recursos existentes, para que a retomada dos eventos no teatro, aconteça o mais rápido possível”, afirmou Gisella.

O vereador destacou ainda a participação das entidades de ensino na agenda de eventos e programações culturais. “Dourados conta com o Instituto Federal e quatro universidades, entre públicas e particulares, colocando a cidade como um centro cultural para todo o Estado. Quero colocar o mandato à disposição, para buscar recursos federais, estaduais, municipais, para fomentar com a comunidade cultural do município uma política cultural bem ativa”, reforçou.

Autor:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67