Connect with us

Tempo

Avanço de frente fria deve trazer chuva para MS a partir de amanhã

Quarta-feira ainda será quente, mas calorão deve amenizar nos próximas dias

Publicado

on

A meteorologia indica que a quarta-feira deve ser quente em Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de pancadas de chuva isolada, mas o tempo deve mudar mesmo a partir de amanhã com aumento de nebulosidade e risco até mesmo de tempestade com a passagem de uma frente fria.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a quarta-feira será de tempo firme e seco. As temperaturas devem se aproximar dos 40ºC e a umidade relativa do ar cair para 15% no decorrer do dia. A chuva pode aparecer, mas sem grandes volumes.

Já para quinta-feira é esperada uma mudança de tempo que deve durar até fim de semana, com aumento de nebulosidade e chuvas de intensidade fraca a moderada. Essa instabilidade é resultado do transporte de calor e umidade, somado ao avanço de uma frente fria, que deve apenas amenizar o calorão. Os ventos podem atingir os 60 km por hora.

Campo Grande tem céu com algumas nuvens e registra 27ºC nesta manhã. A temperatura não passa hoje dos 32ºC. Para quinta e sexta-feira as máximas previstas são de 33ºC e 32ºC, respectivamente.

Para a região pantaneira as máximas desta quarta-feira são de 38ºC em Porto Murtinho, 36ºC em Coxim e 34ºC em Corumbá. No sul do Estado, Ponta Porã tem máxima de 32ºC e Dourados de 34ºC. Outras máximas para hoje são de 36ºC em Três Lagoas, 33ºC em Bonito e Maracaju e 31ºC em Chapadão do Sul.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Tempo

Frente fria avança e muda o tempo no fim de semana em Mato Grosso do Sul

Publicado

on

A previsão do tempo para o fim de semana em Mato Grosso do Sul indica mudanças nas condições climáticas, com sol, variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas a partir de sexta-feira (6). Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme em boa parte do Estado, mas a aproximação de cavados em médios níveis da atmosfera e de uma frente fria pode provocar instabilidades, principalmente nas regiões sul e leste.

As manhãs seguem com temperaturas amenas, com mínimas entre 18°C e 21°C na maior parte do Estado. Ao longo do dia, o calor e o transporte de umidade contribuem para elevação nos termômetros, com máximas que podem ultrapassar os 30°C, especialmente nas regiões norte, leste e pantaneira.

Os ventos ficam variáveis, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, e não se descarta a ocorrência de rajadas mais fortes em pontos isolados.

Confira os destaques por região na sexta-feira (6):

  • Sul, Cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 18°C e 20°C e máximas entre 25°C e 28°C.
  • Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 21°C e 24°C e máximas entre 28°C e 31°C.
  • Bolsão, Leste e Norte: mínimas entre 18°C e 21°C, com máximas entre 30°C e 32°C.
  • Campo Grande: mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 29°C e 31°C.

Mudança no tempo a partir de sábado (7)

No sábado (7), o tempo segue com sol pela manhã, mas ao longo do dia haverá aumento de nebulosidade em grande parte do Estado. A previsão indica chuvas de intensidade fraca a moderada, com possibilidade de tempestades localizadas acompanhadas de raios e rajadas de vento.

A mudança no tempo ocorre devido à aproximação e avanço de uma nova frente fria, combinada com a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, o transporte de calor e umidade e o deslocamento de cavados em níveis médios da atmosfera.

No domingo (8), os efeitos desse sistema ganham força. Estão previstos os maiores acumulados de chuva do fim de semana, com volumes que podem atingir até 30 mm em 24 horas, especialmente nas regiões sudeste e leste do Estado. Além disso, haverá uma leve queda nas temperaturas, principalmente nas regiões sul e sudeste, onde as mínimas podem chegar aos 14°C.

Previsão para sábado (7) e domingo (8):

  • Sul, Cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 15°C e 18°C e máximas entre 21°C e 29°C.
  • Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 17°C e 23°C e máximas entre 24°C e 31°C.
  • Bolsão, Leste e Norte: mínimas entre 17°C e 21°C, com máximas entre 29°C e 32°C.
  • Campo Grande: mínimas entre 18°C e 20°C e máximas entre 29°C e 31°C.

Tendência: queda nas temperaturas na próxima semana

Entre os dias 9 e 12 de junho, a chegada de uma massa de ar frio provocará queda significativa nas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Na metade sul do Estado, os termômetros devem marcar entre 7°C e 12°C nas primeiras horas do dia, com sensação de frio mais intensa, especialmente nas áreas mais altas. Há possibilidade de geadas fracas em pontos isolados.

A recomendação é de atenção às mudanças bruscas de temperatura e à possibilidade de eventos climáticos extremos nos próximos dias.

Taynara Foglia, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Continue Lendo

Tempo

Campo Grande abre a semana com possibilidade de mais pancadas de chuva

Temperatura não passa dos 28ºC nesta segunda-feira em Campo Grande

Publicado

on

O início de semana tem possibilidade de mais pancadas de chuva para Campo Grande. Segundo o Climatempo, há chance de chuva logo pela manhã e o tempo instável deve predominar durante à tarde.

Para terça-feira, o Sol aparece com algumas nuvens e chove rápido durante o dia e à noite. A temperatura não passa dos 28ºC nesta segunda e dos 30ºC amanhã.

A instabilidade deve se expandir para outras regiões de Mato Grosso do Sul e segurar a temperatura. Em Porto Murtinho, cidade mais quente do País por diversos dias consecutivos, a máxima não passa dos 31ºC hoje. Outras máximas para a região pantaneira são de 29ºC em Corumbá e Coxim, e 30ºC em Aquidauana.

No sul do Estado a temperatura não passa dos 26ºC em Ponta Porã e dos 29ºC em Dourados. Outras máximas do dia são de 34ºC em Três Lagoas, 33ºC em Paranaíba, 31ºC em Nova Andradina, e 29ºC em Bonito e Maracaju.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Tempo

Sexta-feira tem previsão de chuva e altas temperaturas em Mato Grosso do Sul

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), pontualmente podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios.

Publicado

on

Nesta sexta-feira (17) a previsão é de chuva em diferentes regiões do Estado. As temperaturas continuam altas e podem chegar a 41°C. Nas regiões centro-norte, nordeste e leste do Estado apresentam condições de maior nebulosidade e chuvas mais recorrentes. Essa situação atmosférica ocorre devido a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, aliado a disponibilidade de umidade.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), pontualmente podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios. Por outro lado, principalmente nas regiões centro-sul e sudoeste, seguem com tendência de tempo mais firme e seco.

São esperadas temperaturas acima da média que podem atingir valores próximos aos 39-41°C, aliado a baixos valores de umidade relativa do ar entre 10-30%. Este cenário ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo mais quente e seco.

Nas regiões sul e sudeste do Estado são esperadas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 32-36°C. Na região sudoeste espera-se mínimas entre 26-28°C e máximas entre 39-41°C. Para o bolsão, leste, pantaneira e norte varia entre 23°C e 36°C. Na Capital a mínima fica em 23°C e máxima de 32°C.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67