fbpx
Connect with us

Esportes

Atletas de MS fazem história na Paralimpíada de Paris-2024 e conquistam cinco medalhas para o Brasil

A competição mais esperada do planeta começou em 28 de agosto e terminou neste domingo (8).

Publicado

on

Os atletas sul-mato-grossenses foram protagonistas na Paralimpíada de Paris-2024, somando cinco medalhas para o Brasil e contribuindo para a melhor campanha do país na história dos Jogos. Com essas conquistas, o Brasil se consolidou como uma das cinco potências paralímpicas do mundo. A competição mais esperada do planeta começou em 28 de agosto e terminou neste domingo (8).

Entre os grandes destaques está Yeltsin Jacques, de Campo Grande, beneficiário do programa Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso do Sul. O atleta brilhou no atletismo ao conquistar duas medalhas: ouro nos 1.500 metros e bronze nos 5.000 metros, na classe T11 (atletas cegos). Ao lado do guia Guilherme Ademilson, Yeltsin tornou-se bicampeão paralímpico nos 1.500 metros, superando o recorde mundial, que era dele mesmo, estabelecido na Tóquio-2020. O sul-mato-grossense fechou a prova de Paris em 3min55s82.

Yeltsin estabeleceu novo recorde em Paris-2024 (Fotos: Silvio Avila/CPB)

Já Fernando Rufino, o “Cowboy de Aço”, também beneficiário do Bolsa Atleta, faturou sua segunda medalha dourada na paracanoagem, na prova de 200 metros da classe VL2 (canoa, em que se usa tronco e braços na remada). O atleta de Eldorado completou o percurso em 50s47, estabeleceu um novo recorde paralímpico e garantiu o bicampeonato, já que também havia vencido a mesma prova nos Jogos de Tóquio-2020. O canoísta ainda disputou a prova de 200 metros no caiaque e terminou em sexto lugar.

Ainda na paracanoagem, Débora Benevides, de Campo Grande, teve uma participação destacada. A atleta disputou a final dos 200 metros na classe VL2 e terminou em quinto lugar, mostrando sua garra em uma competição de altíssimo nível.

Rufino quebrou recorde da prova de 200 metros VL2, conquistando o bicampeonato paralímpico (Fotos: Marcello Zambrana/CPB)

A estreia de Paulo Henrique dos Reis, de Dourados, também rendeu uma medalha. O atleta competiu no salto em distância e, logo em sua primeira participação paralímpica, conquistou o bronze ao saltar 7,20 metros, a melhor marca de sua temporada na classe T13 (atletas com deficiência visual).

Paulo Henrique estreou com medalha na capital francesa (Foto: Silvio Avila/CPB)

Também estreante em Paralimpíadas, Gabriela Mendonça fez uma performance promissora nos 100 metros rasos na classe T13 (para deficientes visuais). A atleta campo-grandense terminou a final na sexta colocação, com o tempo de 12,67 segundos.

No judô, Anne Talitha Silva integrou a delegação brasileira na Paralimpíada de Paris-2024 como auxiliar técnica. Com mais de 15 anos de experiência no treinamento de atletas paralímpicos, o resultado de sua dedicação refletiu nas conquistas de suas atletas, que trouxeram orgulho e reconhecimento para a técnica. Ela é contemplada pelo programa Bolsa Técnico do Governo do Estado.

Erika Cheres abraça a técnica Anne Talitha após a conquista do bronze (Foto: Marcello Zambrana/CPB)

A sul-mato-grossense Érika Cheres Zoaga, de Guia Lopes da Laguna, fez sua estreia paralímpica conquistando a medalha de prata na categoria acima de 70 kg, da classe J1 (cegos totais). A judoca venceu suas lutas nas quartas e semifinais, mas foi derrotada na final pela ucraniana Anastasiia Harnyk, garantindo um lugar no pódio.

Com apenas 20 anos, a também judoca Kelly Kethyllin Victório, de Campo Grande, ficou em quarto lugar na competição, na categoria até 70 kg, da classe J2 (baixa visão). Apesar de não ter levado o bronze, após uma disputa acirrada contra a japonesa Kazusa Ogawa, Kelly mostrou garra, determinação e provou ser uma das grandes promessas do esporte paralímpico nacional.

Kelly Victório demonstrou toda sua técnica nos tatames em Paris (Foto: Alexandre Schneider/CPB)

Brasil bate recorde em Paris

O Brasil alcançou seu maior número de medalhas em uma única edição dos Jogos Paralímpicos, com 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nas edições da Rio-2016 e Tóquio-2020. A delegação brasileira garantiu 25 medalhas de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, estabelecendo seu recorde histórico. Com o desempenho, o Brasil se consolidou entre as cinco maiores potências paralímpicas do mundo, firmando-se como uma nação de destaque no esporte paralímpico.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Sesi faz parceria para garantir as melhores fotos dos participantes na Corrida do Pantanal

A parceria entre o Sesi e a Fotop já é uma marca da prova e garantia certa de registros profissionais dos atletas.

Publicado

on

Os participantes da Corrida do Pantanal, que será realizada no próximo domingo (22/09), com largada na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal, em Campo Grande, terão a oportunidade de ter memórias de alta qualidade do evento. A parceria entre o Sesi e a Fotop já é uma marca da prova e garantia certa de registros profissionais dos atletas.

Responsável pelo registro de eventos esportivos nacionais e internacionais, a Fotop atua em países como Portugal, Equador e Austrália, além de eventos esportivos de grande porte, como Rally dos Sertões, Corrida Internacional de São Silvestre e Maratona do Rio, fazendo a conexão entre fotógrafos profissionais e participantes de eventos esportivos.

Os interessados em adquirir pacotes antecipados podem fazer a aquisição pelo https://fotop.com.br/fotos/eventos?evento=92290 e assim receber as imagens poucas horas após a corrida. Para os demais, que pretendem comprar as imagens, o material deve ficar disponível na noite do mesmo dia do evento. Em caso de dúvidas, a Fototop está com um estande no local da prova.

Neste ano, 25 mil atletas participaram da corrida que será dividida em três percursos, nas provas de 5 km (caminhada), 8 km e 15 km, passando pelas principais avenidas da cidade. Além dos corredores amadores e profissionais, haverá a participação de atletas com deficiência.

O evento esportivo será realizado no próximo domingo (22/09), com largada na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal. A prova de 15 km tem largada prevista para 5h55 e a de 8 km, às 06h30. A caminhada de 5km também será às 6h30, dentro do Parque das Nações Indígenas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Brasil se classifica para oitavas da Copa do Mundo de futsal

Vaga veio com goleada de 8 a 1 sobre a Croácia

Publicado

on

O Brasil goleou a Croácia por 8 a 1, nesta terça-feira (17) no Uzbequistão, e garantiu, de forma antecipada, a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo de futsal. O triunfo da equipe comandada pelo técnico Marquinhos Xavier foi construído com gols de Pito (dois), Marcel (dois), Dyego, Neguinho, Arthur e Rafa.

Com este resultado a seleção brasileira lidera o Grupo B com os mesmos seis pontos da Tailândia, mas o Brasil está na primeira posição por ter um saldo de gols melhor. A chave também conta com a participação de Croácia e Cuba, que ainda não pontuaram na competição.

O último compromisso da equipe canarinho na fase de grupos será contra a Tailândia, a partir das 9h30 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (20), no Bukhara Universal Sports Complex, no Uzbequistão.

Diante dos tailandeses, o técnico Marquinhos Xavier espera um confronto muito movimentado: “Será um jogo mais rápido, de jogadores mais leves, mais velozes, então acho que competirão conosco pelos espaços dentro da quadra, tentar desgastar nossa equipe, porque eles também já vêm com o volume de dois jogos, isso vai pesar um pouquinho nesse terceiro jogo”.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Esportes

Governo de MS faz homenagem e reforça apoio a atletas paralímpicos do Estado

Os atletas do Estado conquistaram cinco medalhas para o Brasil, colocando o País entre as cinco maiores potências mundiais dos Jogos Paralímpicos.

Publicado

on

Incentivo e reconhecimento. Com este lema o Governo do Mato Grosso do Sul homenageou os atletas paralímpicos do Estado, que foram destaques nos Jogos de Paris. Durante a solenidade o governador Eduardo Riedel reafirmou o compromisso e apoio com aqueles que se dedicam e dão orgulho ao povo sul-mato-grossense.

Os atletas do Estado conquistaram cinco medalhas para o Brasil, colocando o País entre as cinco maiores potências mundiais dos Jogos Paralímpicos. O Governo do Estado fez sua parte contribuindo com a preparação e treinamentos dos atletas, incentivando através dos programas Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico.

Na solenidade foram homenageados os campeões paralímpicos Yeltsin Jacques (atletismo) e Fernando Rufino (canoagem), Kelly Kethyllin Victório (judô), que ficou na quarta colocação da sua categoria, além de Anne Talitha Silva (auxiliar-técnica de judô) e Guilherme Ademilson dos Anjos (guia do Yeltsin).

Todos eles ganharam um autorretrato personalizado, com imagem da participação deles nos Jogos de Paris. Aos deficientes visuais a peça foi feita alto-relevo. Antes de começar o discurso o governador fez questão de fazer a sua autodescrição, assim como de todas as autoridades que estavam no evento.

“Para nós é um orgulho muito grande. Imagino como é a emoção de ganhar uma medalha olímpica. A hora que toca o hino do Brasil e levanta a bandeira nós vimos o Mato Grosso do Sul ali representado. O maior legado que eles deixam para nós é a inspiração para uma geração nova, uma mensagem que com esforço e dedicação pode chegar lá”, afirmou o governador.

Riedel destacou que estes grandes resultados só aumentam a responsabilidade do Estado para oferecer políticas públicas eficientes ao esporte em geral e paralímpico. “Momento agora é de agradecimento a trajetória de todos que representaram o Estado. Eles conquistaram ouro, prata, bronze e posições de destaque nos Jogos. Um grande exemplo para toda sociedade”.

O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou que o Estado tem carinho e um olhar especial ao paradesporto. “Estou muito emocionado em fazer parte deste ato, porque os parceiros sabem a luta que foi para todos chegarem até aqui e conquistarem seus objetivos com muito talento e dedicação. Um orgulho a todos nós”.

Colhendo os frutos

Um dos homenageados foi Yeltsin Jacques, que nos Jogos Paralímpicos de Paris ganhou mais duas medalhas, ouro na corrida de 1500 metros e bronze nos 5 mil metros, na classe T11. Ele se tornou-se bicampeão paralímpico (1.500), superando o recorde mundial, que ele mesmo estabeleceu na disputa de Tóquio-2020.

“Tenho que agradecer a todos que me ajudaram durante este caminho. Estas conquistas são frutos do trabalho, que foi feito a longo prazo. Os incentivos são importantes para nos prepararmos bem para as provas e competições, como o apoio do Governo do Estado com o Bolsa-Atleta, que recebemos desde 2015. Agora é trazer as novas gerações, porque o sarrafo só vem aumentando. Expectativa é quebrar todos os recordes em Los Angeles”.

 

Fernando Rufino, o “Cowboy de Aço”, também foi um dos homenageados. Ele faturou em Paris a sua segunda medalha de ouro na paracanoagem, na prova de 200 metros da classe VL2. Ele também bateu o recorde da sua modalidade, representando muito bem Mato Grosso do Sul e o Brasil.

“Cada campeonato é diferente e este de Paris foi muito mais disputado. Quando mais se investe, mais a gente se prepara e se qualifica. Tenho que agradecer ao Governo do Estado por estar me abraçando desde Tóquio. E agora já estamos falando em Los Angeles. Este apoio é primordial, o nível está cada vez mais alto, decidido por detalhes. A preparação, alimentação e cuidado faz a diferença”.

De olho no futuro, cinco atletas (atletismo e judô) que participaram das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul estiveram no evento, conhecendo seus ídolos de perto para que sirvam de exemplo e referência.

Os atletas paralímpicos Débora Benevides (5° lugar na canoagem), Paulo Henrique dos Reis (bronze do atletismo), Gabriela Mendonça (6° lugar no atletismo) e Érika Cheres Zoaga (prata no judô) não puderam comparecer na solenidade, mas vão receber as devidas homenagens em outra oportunidade.

Também participaram do evento os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Viviane Luiza (Cidadania), o deputado estadual Paulo Corrêa, a primeira-dama Mônica Riedel e a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67