Connect with us

Esportes

Atletas brasileiras fecham Jogos de Paris com desempenho histórico

Em maior número na delegação, elas faturaram 60% dos pódios do país

Publicado

on

Antes mesmo de os Jogos Olímpicos de Paris começarem, as mulheres brasileiras já faziam história. Pela primeira vez em mais de cem anos de participações do país em Olimpíadas, a delegação do Brasil teve mais mulheres do que homens: 163 contra 126, uma fatia correspondente a 56,4% do total. Ao final do evento, elas mostraram que não estavam apenas fazendo número. A maioria dos vinte pódios conquistados pela delegação foi resultado do empenho feminino.

Paris 2024 Olympics - Artistic Gymnastics - Women's Floor Exercise Victory Ceremony - Bercy Arena, Paris, France - August 05, 2024.
Gold medallist Rebeca Andrade of Brazil celebrates with her medal. REUTERS/Hannah Mckay
 A paulista de Guarulhos conquistou o segundo ouro do Brasil em Paris, tornando-se a maior campeã olímpica do Brasil com cinco pódios na carreira  – REUTERS/Hannah Mckay/Proibida reprodução

Para começar, os três ouros brasileiros em Paris foram de mulheres: Beatriz Souza no judô, Rebeca Andrade na ginástica artística e a a dupla Duda e Ana Patrícia no vôlei de praia. Doze das vinte medalhas foram de esportistas femininas. Um décimo terceiro pódio, o das equipes no judô, não foi obra 100% das mulheres, mas com participação importante delas. Há três anos, em Tóquio, os pódios femininos representaram 43% do total do Brasil. No Rio, há oito, 26%.

Curiosamente, elas também se sobressaíram nos outros naipes de medalhas: foram mais pratas (quatro contra três) e mais bronzes (cinco contra quatro) femininos do que masculinos.

Como era de se esperar, na coletiva de imprensa convocada pelo COB neste domingo (11) para realizar um balanço da campanha brasileira em Paris, o assunto foi abordado.

“Há dois ciclos olímpicos, o COB começou a investir especificamente nas mulheres. Não só atletas, mas também para tentar aumentar o número de treinadoras e gestoras. O que vimos aqui em Paris no esporte reflete o que está acontecendo na sociedade: a mulher cada vez mais se fortalecendo” disse Mariana Mello, subchefe da Missão Paris 2024 e gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), durante coletiva neste domingo (11) em Paris.

O chefe da missão e diretor-geral do COB, o ex-medalhista olímpico Rogério Sampaio, também destacou a performance das mulheres brasileiras.

“Queremos sempre ultrapassar barreiras, quebrar recordes, vencer sempre. Acho que nesses Jogos Olímpicos conseguimos quebrar alguns desses recordes, algumas dessas barreiras, principalmente no que diz respeito ao esporte feminino, o que nos deixa bastante satisfeitos”, afirmou Sampaio.

A cada conquista feminina do Brasil em Paris, o impacto destas medalhas no desempenho geral do país, assim como em seu histórico, se afirmava com mais força. Foi na capital francesa que, por exemplo, a ginasta Rebeca Andrade saiu de um dos principais nomes do esporte brasileiro para se tornar a maior medalhista olímpica do Brasil em todos os tempos. Seus quatro pódios em Paris (um ouro, duas pratas e um bronze) levaram a paulista a seis no total, ultrapassando Robert Scheidt e Torben Grael, antigos detentores da posição.

“Para mim é uma honra ser mulher preta e hoje estar onde eu estou: no topo do mundo”, disse Rebeca.

Tatiana Weston-Webb, surfe, jogos de paris
A gaúcha Tati Weston-Webb conquistou a prata, a primeira medalha olímpica de uma surfista brasileira na modalidade – William Lucas/COB/Direitos Reservados

No surfe, a prata de Tatiana Weston-Webb foi a primeira medalha de uma mulher brasileira na modalidade. Um dos esportes que mais cresce no país, o surfe do Brasil se afirmou como potência entre os homens, com sete dos últimos nove títulos mundiais. No entanto, entre as mulheres, nunca chegou lá. O resultado de Weston-Webb foi o melhor do Brasil em Paris e pode abrir caminho para uma nova era do surfe feminino.

“Sinto nada mais do que orgulho de representar as meninas, especialmente o surfe no Brasil. Espero que isso inspire várias meninas a surfarem e irem atrás dos seus sonhos”, declarou a surfista após a conquista da prata.

O ouro conquistado por Duda e Ana Patrícia deu fim a um jejum de 28 anos sem mulheres brasileiras subirem ao lugar mais alto do pódio no vôlei de praia olímpico. Porém, enquanto a vitória em 2024 era a afirmação do crescente impacto feminino no esporte brasileiro, em Atlanta-1996 as duas medalhas do vôlei de praia do Brasil – ouro para Jacqueline e Sandra e prata para Mônica e Adriana Samuel – eram literalmente os primeiros pódios de mulheres brasileiras em Olimpíadas.

Paris 2024 Olympics - Beach Volleyball - Women's Victory Ceremony - Eiffel Tower Stadium, Paris, France - August 10, 2024. 
Gold medallists Ana Patricia Silva Ramos of Brazil and Eduarda Santos Lisboa of Brazil pose with medals. REUTERS/Esa Alexander REFILE - CORRECTING DATE FROM
A sergipana Duda e a mineira Ana Patrícia foram ouro no vôlei de praia feminino, pondo fim a 28 anos de jejum do Brasil no topo do pódio  – REUTERS/Esa Alexander /Proibida reprodução

Com mais oportunidades vêm mais resultados. É o que pensa a boxeadora Bia Ferreira, que em Paris acrescentou um bronze à sua coleção olímpica, que contava com uma prata obtida em Tóquio.

“As mulheres sempre trouxeram bons resultados. Temos grandes atletas de referência feminina, só que tínhamos um número menor. Acredito que era por isso que não tinha mais resultados. Então quanto mais oportunidades vierem e mais mulheres se classificarem, automaticamente vamos trazer resultados”, expôs a atleta.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

 

Esportes

Etapa de judô agita os Jogos Escolares de Outono e destaca talentos em Dourados

Publicado

on

Etapa judô 12 a 14 anos movimentou o complexo Jorjão nesta quinta-feira em Dourados – Fotos: A. Frota

A comunidade escolar de Dourados foi movimentada nesta quinta-feira (24) com mais uma etapa dos Jogos Escolares de Outono, que reuniu 80 jovens atletas na disputa de judô, na faixa etária de 12 a 14 anos. O evento aconteceu no complexo esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, e contou também com a presença de pais e responsáveis que acompanharam de perto a performance dos competidores.

As lutas aconteceram nas categorias masculina e feminina, divididas por peso, proporcionando disputas equilibradas e empolgantes. O prefeito Marçal Filho esteve presente acompanhando os combates e reforçou a importância do esporte na formação dos estudantes. “O esporte ensina disciplina, respeito e superação. Incentivar essas atividades é investir no futuro da nossa juventude”, destacou.

Marçal esteve acompanhado da judoca douradense Mariana Piveta Giachini, de 16 anos, que semana passada conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano e da Oceania Cadetes Individuais 2025, disputado em Lima, no Peru. A presença da atleta campeã serviu de inspiração para os jovens participantes.

Prefeito Marçal Filho esteve acompanhado da judoca Mariana Piveta Giachini nas disputas no Jorjão

Os Jogos Escolares de Outono tiveram início em fevereiro e contam com várias modalidades esportivas, incluindo handebol, futsal, vôlei, basquete, natação, atletismo, tênis de mesa, judô, xadrez, karatê, ginástica artística e vôlei de praia. Parte das competições já foi concluída, mas algumas modalidades seguem com etapas em andamento.

Ao todo, mais de 500 alunos, de 22 unidades escolares das redes municipal, estadual e privada de Dourados, participam das competições. O evento é organizado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), e serve como seletiva para os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, ampliando as oportunidades para que os jovens atletas representem o município em competições estaduais.

Resultado da etapa judô – 12 a 14 anos

  • Feminino:
    • 36kg:
      • 1º Emanuelly Matias (Sakura); 2º Jailine Nunes (Indaia); 3ºEmanueli Oliveira (Sakura)3ºJuliana Hermes (Indaia)

      40kg:

      • 1º Talhisie Costa (Sakura); 2º Lavinia Santos (Acj); 3º Alana Vitória (Sakura)

      44kg:

      • 1º Rafaela Cunha (Indaia); 2º Laura Souza (Jitakyoei)

      48kg:

      • 1º Alice Souza (Sakura)

      53kg:

      • 1º Ingrid Palacio (Sakura)

      58kg:

      • 1ºAna Livia Farias (Sakura); 2º Sarah Santos (Sakura)
    • 64kg:
      • 1º Hellen Fonseca (Acj/Prodesc); 2º Maria Eduarda Thiago (Acj)

o +64kg:

1º Sophia Pereira (Indaia); 2º Emilly Raissa (Acj)3º

  • Masculino:
    • 36kg:
      • 1º Luiz Fernando Silva (Sakura); 2º Davi Marcondes (Jitakyoei)

      40kg:

      • 1º Samuel Almeida (Sakura); 2º Raphael Junior (Acj); 3º Davi Amaral (Acj); 3º Luiz Henrique Cabral (Acj/Prodesc)

      44kg:

      • 1º Jose Henrique Santos (Acj); 2º Kauan Santos (Indaia); 3º Matheus Nunes (Indaia); 3º Carlos Eduardo Gomes (Acj)

      48kg:

      • 1º Pedro Petinelli (Acj); 2º Vinicius Eiji (Acj); 3º Gabriel Oliveira (Indaia); 3º Wector Angelo (Acj)

      53kg:

      • 1º João Melo (Acj); 2º João Augusto (Sakura); 3º Crystian Ferreira (Acj/Prodesc); 3º Nicolas Schaposhnicof (Sakura)

      58kg:

      • 1º Daniel Amarilla (Acj); 2º Cesar Augusto (Acj); 3º Guilherme Martins (Sakura); 3º Ruan Claus (Sakura)
    • 64kg:
      • 1º Alisson Souza (Acj); 2º Henrique Moraes (Sakura); 3º Felipe Barros (Acj/Prodesc)

o +64kg

  • 1º Luiz Felipe Barrios (Sakura); 2º Rodrigo Gomes (Sakura); 3º Endrio Vinicius (Sakura); 3º Thallyson Pavão (Indaia).

Continue Lendo

Esportes

Inscrições para o Bolsa Técnico do Governo de MS estão abertas e seguem até 5 de maio

Publicado

on

Estão abertas as inscrições para o programa Bolsa Técnico 2025/2026 do Governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). Neste ano, pela primeira vez, o processo de inscrição para técnicos ocorre de forma separada daquele destinado aos atletas.

As inscrições para o Bolsa Atleta foram encerradas na última quinta-feira (17) e agora é a vez dos profissionais técnicos se candidatarem ao benefício. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do programa (www.bolsa.fundesporte.ms.gov.br) e estarão disponíveis até 5 de maio.

O Bolsa Técnico contempla duas categorias: a categoria Técnico I, que oferece bolsa mensal no valor de R$ 1.046,20; e a categoria Técnico II, com valor mensal de R$ 1.569,30. Existe ainda uma subdivisão dentro da categoria Técnico II, voltada especificamente a técnicos que acompanham atletas participantes dos Jogos Olímpicos, Paralímpicos e Surdolímpicos. Nesses casos, o valor mensal da bolsa é de R$ 3.138,60.

Para concorrer, é necessário que o profissional tenha no mínimo 18 anos de idade, registro ativo no Cref (Conselho Regional de Educação Física), vínculo comprovado como representante técnico de Mato Grosso do Sul, pelo menos três anos de atuação profissional na área e experiência em competições esportivas de abrangência nacional ou internacional.

O processo de inscrição exige que o técnico crie uma conta no sistema do programa, preencha seus dados pessoais e esportivos, e informe o nome e o CPF dos atletas com os quais trabalha. A pontuação dos candidatos será atribuída com base no desempenho dos respectivos atletas. É fundamental revisar cuidadosamente todas as informações antes do envio, evitando inconsistências que possam comprometer a inscrição. O processo deve ser concluído dentro do prazo estabelecido e, após o encerramento, os candidatos deverão aguardar a divulgação oficial dos resultados.

De acordo com o diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, uma das principais novidades do edital de 2025 está na reformulação do processo de inscrição. Segundo ele, a nova metodologia tornou o procedimento mais dinâmico e eficiente.

“No novo sistema, a inscrição dos técnicos ficou mais ágil e eficiente. Antes, eles precisavam inserir os dados dos atletas sem saber se já estavam inscritos no programa Bolsa Atleta. Agora, os atletas se inscreveram primeiro e, somente após o encerramento desse período, iniciou-se o processo de inscrição dos técnicos. Com isso, o sistema já identifica os atletas cadastrados, permitindo que os técnicos apenas complementem as informações necessárias. Essa mudança torna o processo mais rápido e prático”, explica Leandro.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (67) 3316-9198. Clique aqui para acessar o edital completo.

Links úteis:
Portaria Normativa nº 003/2025, de 14 de março de 2025
Decreto nº 15. 581
Lei nº 5.615 de 14 de dezembro de 2020
Manual Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto de destaque: Wander Roberto/CPB

Continue Lendo

Esportes

Torneio de Vôlei de Praia da Páscoa segue com inscrições abertas ao público

Publicado

on

Competição ocorre no Parque Antenor Martins, dentro da Festa da Páscoa, evento inédito em Dourados . Foto: EBC

A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed), promove o 1º Torneio de Vôlei de Praia da Páscoa, no dia 19 de abril, com início às 13h30 e as inscrições para a população estão abertas. A ação acontece no âmbito da 1ª Festa da Páscoa de Dourados, realizada entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins.

O Torneio seguirá o formato 4×4 e é destinado a adultos, sendo a idade mínima de participação de 16 anos. A competição seguirá as regras oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e será disputada por equipes mistas, compostas por dois atletas do sexo masculino e dois do sexo feminino.

As partidas serão disputadas em set único de 21 pontos, com necessidade de diferença mínima de dois pontos para encerrar o jogo. Não haverá ponto limite. O sistema de pontuação será: Vitória: 2 pontos, derrota: 1 ponto e ausência: 0 ponto.

Em caso de empate na fase classificatória, serão aplicados os  critérios de desempate, conforme o número de equipes envolvidas, incluindo confronto direto, saldo de pontos, e até sorteio, se necessário.

O formulário para inscrição deve ser solicitado no WhatsApp da Funed, no número (67) 98163-0586. Somente as 9 primeiras equipes serão inscritas e deverão aguardar comunicado da Fundação de Esportes.

A ação é promovida pela Funed, diante direcionamento da Prefeitura de Dourados, de promover eventos que estimulem hábitos saudáveis, práticas esportivas  e integração na sociedade.

Vale destacar que ainda no âmbito da 1ª Festa da Páscoa de Dourados acontece a  1ª Corrida da Páscoa,  no dia 20 de abril. A largada será às 7h, com percurso de 5 km, partindo e retornando ao Parque Antenor Martins. Para esta ação, todas as inscrições já foram preenchidas.

FESTA DA PÁSCOA

A 1ª Festa da Páscoa contará terá uma ampla estrutura montada no Parque Antenor Martins, com praças de alimentação, feira de artesanato, restaurantes, brinquedos infláveis, shows com artistas locais e nacionais, além do tradicional sorteio de ovos de Páscoa para as crianças. Outro destaque será a liberação da pescaria no lago do parque, que será repovoado com espécies como pacu, tambacu e patinga, adquiridas por meio de licitação. A ação será coordenada pelas Secretarias Municipais de Administração (Semad) e Agricultura Familiar (Semaf), promovendo integração e lazer à população.

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67