Mato Grosso do Sul é referência para o país no desenvolvimento das políticas ligadas à assistência social. Técnicos e órgãos do Governo Federal, por exemplo, sempre destacam as ações produzidas no Estado como referência para o restante do país. As experiências de MS são mais uma vez comprovadas em números, sendo que a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) atingiu 98% de execução do Contrato de Gestão 2022. Na prática, serviços nas áreas de assistência social, direitos humanos, trabalho e atendimento ao consumidor foram executados em sua plenitude.
“É um resultado muito expressivo e que deve ser comemorado. Ganha a política de assistência social, as políticas desenvolvidas pela Sedhast e a população de Mato Grosso do Sul. Com os investimentos do Governo do Estado e o empenho de nossos servidores, com certeza estamos caminhando bem e num rumo certo que trará ainda mais desenvolvimento para nossa gente. Avançamos e nossa equipe já está pensando nos projetos de 2023, focando em 100%”, pontuou a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.
O Contrato de Gestão é uma ferramenta gerencial que permite o alinhamento das instituições com a estratégia do governo a partir da pactuação de iniciativas e projetos estratégicos, indicadores de resultados e finalísticos, conectando as responsabilidades das secretarias e órgãos do poder executivo, bem como, identificando e contribuindo para a melhoria dos processos e serviços públicos.
Para Leda Pinho, ponto focal da Sedhast no Contrato de Gestão junto à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), o excelente resultado apresentado reflete o amadurecimento e comprometimento da equipe, dos gerentes de projetos e indicadores. “A equipe da Assessoria de Gestão Estratégica e Planejamento (Aplan) da Sedhast, está sempre atenta no suporte e monitoramento das ações, buscando sempre dar apoio e esclarecer dúvidas na hora de alguma execução”, complementa.
O avanço demonstrado pela Sedhast neste ano não é de hoje. Em modo de comparação, a avaliação final de desempenho da secretaria era de 7,8 em 2016 e passou para 9,6 em 2021. A nota final deste ano ainda será fechada. Em termo de entregas de ações já são 54 nos últimos três anos.
Tratando de indicadores, o financiamento do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) permitiu uma média de 130 mil atendimentos mensal nos 79 municípios de MS. Em ações de fiscalização, o Procon Estadual realizou 555 no decorrer deste ano, e na área dos direitos humanos foram em torno de 8,9 mil atendimentos em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s). A Sedhast pactuou oito projetos e 22 indicadores estratégicos no Contrato de Gestão 2022.
Ana Maria de Almeida, coordenadora do Escritório de Projetos, da Superintendência de Gestão Estratégica da Segov, apontou que os avanços da Sedhast se concretizaram em uma caminhada positiva e com muito empenho dos participantes, e que o Contrato de gestão norteou muitas ações da pasta.
Adriano Chadid, secretário-adjunto da Sedhast, também parabenizou o empenho de todos no cumprimento dos contratos assinados e ainda ressaltou o dinamismo dos servidores para efetuarem cada ação. Superintendentes, coordenadores e técnicos da Sedhast também participaram da reunião de fechamento do contrato do ano, nesta sexta-feira (23), no gabinete da secretaria. Ainda da Segov participaram as técnicas Geórgia Cara e Kallyna Oliveira.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.