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Educação

Ansiedade exagerada é “vilã” de estudantes que se preparam para o Enem

Professores alertam que equilíbrio emocional pode ser fator decisivo para aprovação dos alunos

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A quase uma semana do Enem 2022, estudantes de cursinhos preparatórios da capital sul-mato-grossense descreveram a ansiedade como a principal vilã nessa reta final dos estudos. O sentimento, apesar de natural durante a realização de provas de vestibular, se mostra atípico quando comparado aos anos anteriores, durante o mesmo período. O cenário, vivenciado pelos alunos em 2022, retrata as consequências da pandemia de Covid-19 no psicológico dos discentes. Em Campo Grande, 18 mil alunos prestarão a primeira etapa da prova, no próximo domingo (13), 17 mil deles de maneira presencial e 1.115 digital.

O coordenador de um cursinho pré-vestibular Referencial, Edilson Soares da Silveira, de 50 anos, relatou à reportagem que no pós-pandemia a ansiedade dos alunos aumentou assustadoramente.

“Você vê um desequilíbrio emocional em grande parte dos alunos. A gente percebe que muitos estão passando por isso e acredito que esse ano será muito complicado nessa parte”, pontuou.

De acordo com Edilson, nunca houve tanta procura pelo departamento psicológico presente no cursinho preparatório. “Não tem nem agenda. Está sendo muito atípico. Após pandemia ficaram dois anos sem sair de casa, aí de repente sai, começa a estudar, começa a ter toda aquela carga de cobrança que o aluno coloca, e muitos não estão sabendo lidar. Então esse ano vai ser bem puxado nisso”, ressaltou.

Ele evidenciou que os estudantes que conseguirem manter as emoções em níveis adequados poderão se sair melhor no exame. “Aquele aluno que tiver um equilíbrio emocional melhor, eu acredito, que vai se sair muito bem nos resultados. A parte emocional é determinante da aprovação do aluno”, disse.

Aulas remotas – Outro sentimento, responsável pelo desequilíbrio emocional, retratado pelos próprios estudantes e professores é a insegurança trazida pelas aulas remotas durante o ano de 2021.

A professora de biologia de outro cursinho, o Morenão, Marcelle Aiza Tomas, de 38 anos, afirmou que a sensação esteve presente durante o início da jornada de estudos dos alunos e impactou diretamente no desempenho deles. “ Eles estão bastante ansiosos, no início a gente tinha um pouco mais de insegurança, por conta da pandemia, eles não se sentiam tão preparados, principalmente aqueles que passaram boa tarde do ano em aulas remotas. Agora acredito que estão mais ansiosos que inseguros,  eu diria até um pouco mais confiantes”. frisou.

Larissa Simão Pereira, de 18 anos, é aluna no local e pretende cursar Medicina Veterinária. Ela revelou que na última semana de estudos antes da prova tem apostado na revisão de pontos que têm mais dificuldades. A estudante dedica até 10 horas do dia para os assuntos cobrados na prova. “Estou fazendo bem mais questões, antes focava muito em estudar o conteúdo, mas agora estou fazendo mais questões e listas. Esse ano fui bem. Pretendo ir para a UFMS.

Luiz Eduardo, 17 anos, ainda está no último ano do ensino médio e quer cursar história ou jornalismo. Ele comentou o quanto foi complicado entrar no cursinho. “Meu ano começou caótico porque não sabia estudar, vim de escola pública. Aí vi que tinha que saber estudar direito, que não é só memorizar, vi que não sabia, principalmente em exatas. Eu bato até o momento que consigo entender. Quero UFMS e UCDB, estou confiante agora, mas muito preocupado com o tema da redação. Tô com medo mesmo”, comentou.

Estudos – As estudantes  Monique Marie, de 22; Sarah Passarinho, de 21; Lívia Menani, de 19 anos e Ana Letícia Fonseca, 20 anos, também estão se preparando para prestar a prova do Enem na próxima semana. O curso desejado? Medicina! Elas revelaram que já vêm tentando passar no vestibular para área há três anos. Algumas até quatro. É o caso de  Sarah. “Faço cursinho faz um tempo, há 4 anos, já me conheço como fico, isso ajuda, então é tentar revisar e tentar ficar com o mental bom. Porque o que não fizemos em um ano não vamos fazer em uma semana”, pontuou.

Na ocasião, as alunas estavam na parte externa do cursinho, em um ambiente de gramado, e ressaltaram a importância de buscar maneiras de desacelerar. ”Estar aqui fora é meio terapêutico e difícil de acontecer. Aqui dá uma relaxada. Lá dentro está todo mundo tenso, mesmo que não estejam estudando, você olha para o lado e só vê o povo nervoso”, comentaram Lívia e Ana Letícia.

Monique Meire acrescenta que agora é  hora de confiar no processo e dar uma descansada e explicou o impacto de estar há mais de três anos no cursinho. “Muitas vezes você faz um exercício e não sabe. Eu cheguei no meu primeiro ano bem crua, não sabia quase nada. Aí é natural eu precisar de um segundo ano. Agora no 4 ano eu já vi  quatro vezes, então é muito mais pressão.

Já Lívia Menani, contou que no decorrer dos anos os alunos aprendem a olhar além dos estudos e pensar em estratégias de como ingressar na universidade desejada. “Quando entram aqui só sabem que tem que estudar. Agora a gente tem que pensar em média, concorrência, em cota, em como funciona, então é muita coisa e muita pressão. Na última prova, a diferença da primeira pessoa que entrou para a última era de 5 pontos, são 40 vagas e 5 pontos. E quanto mais tempo você passa no cursinho, mas claro isso fica pra você”, finalizou.

No grupo de estudos, Larissa Jurca, de 17 é a única que foge ao desejo da medicina, ela quer cursar direito e disse que a pressão também acontece com ela, mas que é importante apostar nos exercícios físicos e respeitar descansos. “se você dá um geral  todo mundo está assim, à flor da pele, briga chora à toa”, disse.

Elas ressaltam que na reta final para a prova, chegam a dedicar até 12 horas do dia estudando.

Redação – A professora de redação do Lorhaine Felipe do Amaral, de 38 anos, também visualizou o cenário de insegurança e ansiedade presente nos alunos. “Esses alunos estarão realizando uma prova com uma certa insegurança, pois passaram por grandes turbulências nas aulas remotas nestes dois anos de pandemia. O medo existe porque eles não sabem ao certo se o terceiro ano foi o suficiente para prepará-los para os exames. Apesar das aulas seguirem normalmente em 2022, o medo sempre ronda por saberem que a preparação poderia ter sido melhor sem a pandemia”.

Ela também revelou já ter palpites de temas que poderão cair na redação do ENEM neste ano, sendo: violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil; Insegurança alimentar; turismo sustentável; inclusão digital de idosos; avanços e desafios do mercado de trabalho; imunização infantil, educação financeira e questões climáticas/lixo eletrônico.

A professora também deu dicas sobre a preparação para prova de redação. “É importante salientar aos candidatos que pensar nos eixos temáticos, por exemplo, meio ambiente, questões sociais, cidadania, tecnologia e cultura é sempre uma boa alternativa para revisão de repertório de véspera”, finalizou.

Prova online –  Sobre a versão digital da prova, a professora Marcelle acrescentou que o aluno deve fazer o exame com calma e com mais atenção. “ O aluno que vai fazer a prova online, ele precisa de muita atenção e muito foco, ler com muita calma, sem pressa.

Então no sentido de correção da prova creio que seja mais ágil, só que o que eu tenho observado como professora é que os alunos quando fazem online eles  realizam mais rápido, ficam mais ansiosos. Por isso digo que a prova online é um risco para àqueles que não tem autocontrole”, terminou.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura abre edital para contratar 3 mil vagas em escolas conveniadas para 2026

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Edital publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município de segunda-feira tem como objetivo contratar vagas para atender crianças de 0 a 5 anos. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados publicou nesta segunda-feira (27) o Edital de Chamada Pública nº 002/2025, que abre credenciamento de escolas particulares e entidades educacionais para a contratação de 3 mil vagas destinadas à Educação Infantil, contemplando crianças de 0 a 5 anos de idade. O objetivo é ampliar o atendimento à primeira infância na rede municipal em 2026. “O prefeito Marçal Filho determinou que a Secretaria Municipal de Educação atue com planejamento para que as vagas estejam disponíveis já no período de pré-matrícula”, explica o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.

Segundo o edital, o valor mensal definido por vaga é de R$ 525,00, o que representa um investimento total estimado em R$ 17,3 milhões durante os 11 meses de vigência do contrato. As vagas serão distribuídas entre creches e pré-escolas, em período parcial, e as crianças serão encaminhadas pela Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que levará em conta critérios como proximidade geográfica, renda familiar e inclusão de crianças com deficiência.

O processo é aberto a escolas, associações, centros educacionais e instituições privadas de ensino com sede em Dourados e devidamente autorizadas pelo Conselho Municipal de Educação (Comed). Cada instituição poderá oferecer até 10% do total das vagas disponíveis.

As propostas e documentos de credenciamento deverão ser entregues entre os dias 5 e 14 de novembro de 2025, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Pedro Leite de Farias, nº 3.805, Parque dos Jequitibás. O atendimento será realizado das 7h30 às 13h30.

Após o recebimento das propostas, a Comissão de Contratação avaliará a documentação entre os dias 17 e 19 de novembro, e o resultado preliminar dos habilitados será publicado no Diário Oficial do Município no dia 24 de novembro. A assinatura dos contratos com as escolas credenciadas está prevista para ocorrer entre 19 e 23 de janeiro de 2026.

O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da administração com a ampliação do acesso à Educação Infantil e o atendimento de qualidade às famílias douradenses. “O credenciamento das escolas conveniadas é uma alternativa importante para atender a demanda crescente de vagas na educação infantil”, explicou o secretário.

Os interessados podem consultar o edital no Diário oficial do Município desta segunda-feira (edição suplementar) para obter mais informações e retirar os anexos de formulários de credenciamento.

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Educação

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Em um momento de grande significado para a educação em Rio Brilhante, foi lançado na sexta-feira, 17, a ordem de serviço para a construção de uma nova Creche e Escola de Educação Infantil no Bairro Antônia de Souza Barbosa.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Lucas Foroni; do vice-prefeito, Dr Leonardo; do presidente da Câmara Municipal, Nô; secretário de Educação, José Sérgio; representantes da Caixa Econômica Federal; vereadores; lideranças locais e moradores que prestigiaram o evento e celebraram a conquista.

A nova unidade será construída com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, em parceria com o Governo Municipal de Rio Brilhante, totalizando um investimento de R$ 4.400.000,00.

O prefeito municipal destacou que a creche contará com 10 salas de aula com capacidade para atender aproximadamente 200 crianças em período integral, oferecendo infraestrutura moderna, segura e acessível. “Essa obra representa muito mais do que uma nova unidade escolar. Ela simboliza o compromisso de toda a equipe da gestão com o futuro da cidade, garantindo não apenas educação de qualidade, mas também mais acessibilidade e dignidade para as famílias do Bairro Antônia Barbosa”, destacou o chefe do Executivo municipal.

O presidente da Câmara ressaltou a importância do apoio em todas as esferas. “Essa obra é prova de que, quando os poderes trabalham juntos, quem ganha é a população, e o Poder Legislativo estará sempre ao lado da administração por uma educação cada vez melhor para todos”.

O chefe do Executivo municipal concluiu, destacando que a nova Creche e Escola Infantil irá contribuir de forma significante com o desenvolvimento educacional de Rio Brilhante, ampliando a oferta de vagas na rede municipal e possibilitando que mais crianças tenham acesso a um ensino de qualidade, além de g

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Educação

Entrega de obras em Deodápolis e Glória de Dourados reforça compromisso do Governo de MS com os municípios

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Um projeto de transformação. Com este lema, o Governo de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (17), um importante conjunto de obras em Deodápolis e Glória de Dourados. As entregas contemplam áreas de infraestrutura urbana, saneamento e educação, reforçando o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida da população.

O governador Eduardo Riedel fez as entregas em Deodápolis e declarou que a gestão municipalista é prioridade da sua gestão.

“O Governo do Estado é um parceiro dos 79 municípios, e o nosso foco é um só: melhorar a vida das pessoas. Seja na saúde, na educação ou na infraestrutura, estamos dedicados a entregar resultados concretos, que gerem desenvolvimento e oportunidades para todos”, afirmou.

Em Deodápolis, município com cerca de 13 mil habitantes, o Governo do Estado concluiu quase R$ 10 milhões em obras de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e construção de ponte em concreto armado. Entre as obras entregues estão a pavimentação e drenagem em parte das ruas dos bairros Jardim Europa (Sul), Jardim Itália, Eldorado e São José, com investimentos de R$ 4,1 milhões.

MS Ativo Municipalismo

O pacote incluiu obras do programa do MS Ativo Municipalismo, como a drenagem de águas pluviais no loteamento João Paulo II, Europa (Norte) e Eldorado I e II, com aporte de R$ 1,3 milhões, a construção de uma ponte rodoviária em concreto armado sobre o córrego Iretan, na estrada vicinal 15ª Linha, no valor de R$ 1,5 milhões, e obras de pavimentação e drenagem no Bairro Santa Terezinha, com investimento de R$ 1,7 milhões, além de intervenções no distrito Presidente Castelo.

Também foram concluídas obras de pavimentação e drenagem no Bairro Santa Terezinha, com investimentos de R$ 1,7 milhões.

Durante a solenidade, o governador Eduardo Riedel e o prefeito Jean Carlos Silva Gomes assinaram a ordem de serviço para a construção de uma estação de tratamento de esgoto, no valor de R$ 9,5 milhões, com recursos da Sanesul e do BNDES.

“O nosso Estado tem avançado na qualidade da água em praticamente todos os municípios, e vamos continuar trabalhando para que essa qualidade também se estenda à pavimentação, com obras duradouras e bem-feitas”, afirmou o governador.

A nova estrutura, que terá vazão de 20 litros por segundo, vai ampliar a cobertura do sistema de esgotamento sanitário e reforçar o compromisso do Estado com o saneamento e o desenvolvimento urbano sustentável.

Em entrevista à Rádio Jota FM, o governador Eduardo Riedel destacou as entregas representam um projeto de transformação nos 79 municípios com estrutura completa, mais organizadas, com ruas pavimentadas e serviços essenciais garantidos.

Acima, as fotos da entrega de obras em Deodápolis

O prefeito de Deodápolis, Jean Carlos Silva Gomes, disse que a união entre municípios, Estado e União é essencial para garantir resultados concretos e melhorar a qualidade de vida da população. “Deodápolis, afirmou, segue comprometida com uma gestão responsável, focada em investimento, infraestrutura e progresso”.

Glória de Dourados recebe investimentos em educação e infraestrutura

No município vizinho de Glória de Dourados, o governador entregou duas importantes obras: a reforma e ampliação da Escola Estadual Professora Vânia Medeiros Lopes e a pavimentação asfáltica com drenagem de águas pluviais na Vila Industrial.

Juntas, as ações somam mais de R$ 9,2 milhões em investimentos. A reforma geral da unidade escolar recebeu R$ 7,2 milhões em recursos que beneficiam diretamente 158 alunos.

O governador destacou a importância de levar empreendimentos robustos a todos os municípios, gerando oportunidades e promovendo o desenvolvimento regional. Ressaltou que a educação é fundamental para transformar a sociedade, permitindo que jovens conquistem dignidade, independência e qualidade de vida.

Segundo o governador, escolas em tempo integral, com cursos técnicos, inglês e acesso à tecnologia, ampliam as oportunidades e preparam os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e da inovação tecnológica. Ele enfatizou que o Estado está investindo em infraestrutura, geração de empregos e renda, buscando combinar educação de qualidade com oportunidades concretas, transformando o Mato Grosso do Sul em um ambiente de crescimento e desenvolvimento sustentável.

“A gente tem que levar empreendimentos cada vez mais robustos para os 79 municípios, porque isso gera oportunidades para as pessoas. E, associado a uma boa educação, ninguém segura este Mato Grosso do Sul”, finalizou o governador.

Acima, as fotos da entrega de obras e visita à escola em Glória de Dourados

As melhorias incluíram adequações às normas de acessibilidade, segurança contra incêndios e descargas atmosféricas, além de substituição da cobertura, reforma de esquadrias metálicas, atualização das instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura interna e externa, e melhorias na quadra poliesportiva.

O prefeito Julio Cleverson dos Santos afirmou que com gestão eficiente, Glória de Dourados avança, construindo oportunidades e resultados concretos para a população e novos projetos.

“Um dos principais projetos, conduzido pela Secretaria de Pecuária, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, prevê a recuperação de cinco hectares de pasto de produtores de leite e um hectare de volumoso. O programa oferece, sem custo ao produtor, insumos e suporte técnico, incluindo sementes, análise e correção do solo, calcário, cama de frango, horas de trator e óleo diesel”.

Também foi entregue a obra de pavimentação e drenagem na Vila Industrial, com investimento de R$ 1,9 milhões.

Participaram ainda dos atos, o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), senador Nelsinho Trad, o deputado federal Dagoberto Nogueira, os deputados estaduais Pedro Caravina, Londres Machado, Ronaldo Modesto, Zé Teixeira, Lia Nogueira e Mara Caseiro, os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Eduardo Rocha (Casa Civil), e o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.

Nesta sexta-feira (17) e sábado (18) , o Governo do Estado está entregando uma série de investimentos na região do Vale do Ivinhema, incluindo, além de Deodápolis e Glória de Dourados, os municípios de Novo Horizonte do Sul, Ivinhema, Angélica e Nova Andradina. Os valores somam R$ 160 milhões em obras executadas e assinaturas de obras de serviço.

Riedel ‘distribuiu autógrafos’ para alunos durante visita a escola estadual nesta sexta-feira

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom

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