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Educação

Alunos da Escola Sesi de Dourados participam de curso sobre bioenergia

As atividades foram realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

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Alunos do ensino fundamental e médio da Escola Sesi de Dourados participaram de um curso sobre bioenergia, como parte do ciclo de oficinas de microcertificação para acelerar a educação em sintonia com as expectativas do mercado de trabalho.

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio receberam formações para desenvolvimento de hard e soft skills, que são habilidades técnicas e emocionais altamente valorizadas no ambiente corporativo. As formações foram ministradas por profissionais do Sesi e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). As atividades foram realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

Os professores da Escola Sesi Marcelo Franco Albuquerque e Priscilla Keroline Franco Neto foram responsáveis por articular as atividades, enquanto que a professora da UEMS Daniela Cristina Manfroi Rodrigues ministrou palestra aos estudantes. Facilitadores da Startup Sesi também participaram da oficina com conteúdo sobre soft skills. Após o término do curso, os alunos receberam certificado de 8 horas-aula.

“A participação dos nossos alunos na microcertificação em Bioenergia, ofertada pelo Comitê Empresa-Escola, é de grande relevância tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos estudantes. A microcertificação contribui para a ampliação do conhecimento teórico e técnico. As atividades práticas permitem que os estudantes adquiram competências voltadas para a análise e implementação de projetos de bioenergia”, disse a diretora da Escola Sesi de Dourados, Rose Liston.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Prefeitura de Campo Grande antecipa entrega de kits escolares para o ano letivo de 2025

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância dessa antecipação.

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A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início à entrega antecipada dos kits escolares para o ano letivo de 2025 da Reme (Rede Municipal de Ensino). Desde o dia 5 de dezembro, as escolas começaram a receber os materiais, assegurando que os alunos iniciem o próximo ano com todos os itens necessários para um bom desempenho nas aulas.

Essa é a primeira vez que a entrega dos kits ocorre ainda no ano anterior ao início das aulas, uma iniciativa que demonstra o compromisso da gestão municipal em garantir que os estudantes tenham acesso ao material escolar logo nos primeiros dias de aula. A prefeita Adriane Lopes destacou a importância dessa antecipação.

“Antecipar a entrega dos kits escolares é mais do que uma questão de logística; é um compromisso direto com a educação de qualidade e com o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo que todos os alunos da nossa rede comecem o ano letivo de 2025 com as ferramentas em mãos para aprender, crescer e se desenvolver desde o primeiro dia. Essa é a nossa forma de mostrar que, em Campo Grande, a educação é prioridade, e vamos continuar investindo para que cada aluno tenha as condições necessárias para trilhar o caminho do sucesso”, afirma.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, informa que está prevista a distribuição de mais de 112 mil kits, abrangendo alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com 80% dos materiais já em estoque, a Semed orientou as escolas a organizarem um espaço adequado para armazenar os kits até o início do ano letivo de 2025. Essa ação reflete o planejamento eficiente da administração, que visa otimizar o tempo e assegurar que todos os alunos da rede municipal sejam atendidos.

Os kits são compostos por lápis, canetas, colas, réguas, massinha de modelar, giz de cera, apontador, borracha, tinta guache, tesoura, colas coloridas, agenda, caderno de desenho, caderno de brochura e caderno de 10 matérias.

A qualidade e diversidade dos materiais reforçam o compromisso da Prefeitura em fornecer aos alunos da Reme os recursos necessários para o desenvolvimento pedagógico de maneira plena e equitativa.

Com essa iniciativa, o Executivo Municipal reafirma seu compromisso com a educação e com a garantia de que todos os estudantes da rede municipal terão as condições adequadas para participar das aulas com tranquilidade e qualidade já no início do próximo ano letivo.

Matrículas

As matrículas para alunos novos da Reme começam a partir de 8 de janeiro. A primeira lista de designação de crianças para as EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) foi publicada no dia 3 de dezembro e a efetivação da matrícula será até 16 de dezembro, sendo feita na própria secretaria a qual o aluno (a) foi designado.

A segunda listagem de designação será publicada no dia 16 de janeiro. Quem não efetivar a matrícula, volta para o fim da lista e perde a vaga.

Já a rematrícula (aluno da Rede que vai permanecer na mesma escola) também deve ser feita até 16 de dezembro.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Alunos da Escola Sesi de Maracaju conhecem potencial da Inteligência Artificial em oficina da Microsoft

Ao final da atividade, receberam microcertificado na área de Tecnologia e Inteligência Artificial.

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A Escola Sesi de Maracaju promoveu oficina para preparar os alunos aos desafios do mundo do trabalho. O curso de “fundamentos de IA generativa”, em parceria com a Microsoft, faz parte do ciclo de oficinas de microcertificação na Escola Sesi, com objetivo de qualificar o estudante rapidamente para o mercado de trabalho.

Orientados pela professora Ana Claudia Matos Krul, de Língua Portuguesa, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio participaram das atividades no contraturno escolar entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro. Ao final da atividade, receberam microcertificado na área de Tecnologia e Inteligência Artificial.

“Foi uma experiência incrível. Pude aprender que a IA tem funcionalidades e riscos. O curso me deu a oportunidade de adquirir habilidades que estão sendo altamente valorizadas no mercado de trabalho na atualidade”, disse o estudante Saulo Emanuel Presnisca Dutra.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Churrasco na merenda: desafio incentiva estudantes a melhorar média em escola da Capital

O governador Eduardo Riedel ficou sabendo da iniciativa e foi até a unidade escolar participar deste momento de confraternização entre os alunos e direção.

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Para incentivar os estudantes a melhorar o desempenho escolar, a Escola Estadual Maria Rita, em Campo Grande, promove uma iniciativa que chama a atenção dos 320 alunos da unidade. Toda vez que eles melhoram a média (notas) em relação ao bimestre anterior, ganham um dia de churrasco na merenda.

Nesta segunda-feira (2) foi a terceira vez que os estudantes bateram a meta e foram agraciados com o “tradicional churrasco”, que é considerado pela maioria dos estudantes como a refeição favorita. Um reconhecimento ao esforço e dedicação na busca por aprendizado cada vez melhor.

O governador Eduardo Riedel ficou sabendo da iniciativa e foi até a unidade escolar participar deste momento de confraternização entre os alunos e direção. “Parabéns a todos que colocaram esta ideia em prática e aos alunos que por mérito conseguiram bater a meta. Hoje é um dia de reconhecimento ao esforço dos alunos, professores e todos os profissionais da unidade”.

O diretor da escola, José Nogueira Neto, destacou que o grande objetivo é incentivar e valorizar as conquistas dos estudantes dentro da sala de aula. “Tivemos uma conversa com eles quando propomos o desafio, para melhorar a média geral do bimestre. A resposta foi positiva e estamos cumprindo com o prometido, já pela terceira vez”.

Na escola de tempo integral, Nogueira lembra que o aluno precisa ser o foco principal. “Sem estudante não tem escola, não há razão da escola existir. Nos esforçamos para que nossos alunos tenham ótimos resultados. Celebramos a vitória com o churrasco e eles ficaram muito felizes”.

O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, participou do evento e disse que iniciativas como esta devem cada vez mais inspirar o ambiente escolar. “São ações como esta que a gente espera, que usa a criatividade para que as crianças aprendam e permaneçam nas nossas escolas. Várias (escolas) da nossa rede tem ações semelhantes. Muito orgulhoso desta ação e espero que inspire outras unidades”.

O estudante Pablo Ruan, de 12 nos, comemorou o almoço diferente. “Foi muito bom es churrasco hoje, mostra que os diretores sempre est]ao tentando proporcionar o melhor para gente, com momentos legais e almoços bons, temos que agradecer a eles”.

Ana Cláudia Gaúna também só foi elogios a iniciativa. “Eu achei muito legal, é sempre bom ter comidas diferentes para merenda. Os alunos gostam muito destas coisas. Tenho que agradecer a direção, amei o churrasco, é a minha comida favorita”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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