Connect with us

Geral

Aldeias em Nioaque buscam consolidar etnoturismo com apoio do Sebrae

Fortalecimento do turismo de base comunitária na região está em construção com a parceria também da Fundtur/MS

Publicado

on

As aldeias Água Branca, Brejão, Cabeceira e Taboquinha estão mobilizadas com o Sebrae/MS para consolidar o turismo de base comunitária e desenvolverem produtos turísticos que favoreçam a geração de renda e promoção das culturas das etnias Terena, Atikum e Kinikinau na região de Nioaque. Em parceira com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS), o grupo participa de consultoria especializada para a consolidação de atrativos e futura promoção do destino.

Para a formatação do modelo de negócio, em primeiro momento, foi feito um diagnóstico nas comunidades. Essas atividades começaram na segunda-feira (13) e seguiram até a quinta-feira (16), com discussão e apresentação de plano de trabalho para os indígenas. Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Lorrany Godoy, esse trabalho está alinhado às normas de boas práticas e legislação prevista pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O intuito é apoiar no desenvolvimento do potencial turístico das comunidades, algo que é feito em Nioaque desde 2022, e já trouxe frutos para região.

“Depois de uma oficina de inovação realizada no município, que teve o programa Cidade Empreendedora, nasceu a ideia de se desenvolver o cicloturismo e as comunidades abraçaram a proposta. Então, criou-se o Ciclo Etnias, que teve a primeira edição, no ano passado, e envolveu as quatro comunidades. Com isso, foi visualizado o potencial para se desenvolver novos produtos. Nossa atuação visa apoiá-los neste desenvolvimento, realizando o planejamento da visitação turística, seguindo a instrução normativa da Funai, n. 3, de 2015”, explicou a analista.

Assessor técnico da Fundtur/MS que acompanha diretamente a parceria, Bolivar Porto, pontuou que a proposta de aplicação de metodologia para fortalecer o turismo de base comunitária favorece um melhor atendimento a turistas e consolidação do negócio na comunidade. “O turismo de base comunitária está sendo entendido como um segmento que tem uma metodologia própria. A base desse turismo é a comunidade e hoje a Fundtur está trabalhando para fortalecer e promover esse setor no nosso estado”, expôs.

O trabalho ainda compreende diversas estratégias e protocolos, que vão ser abordados de forma individualizada em cada uma das comunidades e ao longo de nove meses de atividades em conjunto com os empreendedores indígenas e as lideranças. Esse cronograma inclui treinamentos, implementação de sistema de gestão de segurança e fortalecimento de ações de governança para que diferentes produtos fiquem prontos para o mercado do turismo nacional e internacional.

 

Conheça mais sobre a iniciativa turística que partiu do associativismo entre um grupo de empresários que contam com a colaboração do Sebrae/MS. Crédito imagem: Arquivo Fazenda São Clemente
Representantes das quatro comunidades em Nioaque estão engajados em consolidar novos produtos turísticos para a região.
Novas perspectivas para as comunidades

Com o início da consultoria, as comunidades indígenas enxergam no trabalho conjunto a possibilidade de geração de renda e preservação cultural, gerando o desenvolvimento sustentável de cada uma. No evento de apresentação do plano de trabalho, ocorrido na quinta-feira (16), as lideranças indígenas reuniram-se com o Sebrae/MS e parceiros, bem como integrantes das aldeias. Todos participaram para ouvir detalhes da primeira fase do trabalho, opinar e alinhar as próximas etapas.

O cacique da aldeia Taboquinha, Gerson da Silva Ogeda, reforçou que há uma grande expectativa para gerar renda local a partir da apresentação de cultura e experiência a futuros visitantes. “Eu acredito no desenvolvimento desse projeto na comunidade para trazer renda. Nós temos potencial, acreditamos nele e temos nossos sonhos. Temos aqui a dança cultural, alimentos, artesanato, são oportunidades para gerar turismo”, expôs.

Da aldeia Água Branca, o cacique José Bartolo destacou a importância de ações feitas a partir do consenso. “Temos muitas coisas importantes aqui para trabalhar e mostrar. E vai ser um trabalho não só para minha comunidade, mas para todas que estão abraçando o projeto. Queremos avançar a nossa etnia, valorizar a língua Terena e fazer ela não ser esquecida pelos mais velhos e os mais jovens”, destacou.

Valdilei Góis é cacique na aldeia Brejão e denotou que o talento das mulheres da comunidade oferece um grande potencial. “É muito importante para mostrar nossas tradições e construir essa parceria com os caciques das demais comunidades. Para nós, é essencial mostrar a dança tradicional das mulheres e o artesanato que elas produzem, além das pinturas que são feitas”, pontuou.

O cacique Elso Gonçalves Batista, da aldeia Cabeceira, ressaltou o potencial local que existe nas comunidades e pode ser desenvolvido a partir do comprometimento firmado. “Vejo muita potencialidade com os nossos artesãos. São verdadeiros talentos, muito profissionais. Esperamos que o projeto ajude a moldar e orientar nossos talentos para que eles sobrevivam desse trabalho. Acredito que é algo amplo, que ainda vai beneficiar nossa educação, nossa saúde, na agricultura. É um projeto que tem tudo para fazer a comunidade prosperar”, concluiu.

Para mais informações sobre o trabalho realizado pelo Sebrae/MS na área do turismo e da economia criativa acesse a Agência Sebrae de Notícias ou ligue para a Central de Relacionamento por meio do número 0800 570 0800.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Geral

Dourados realiza a 7ª Conferência Municipal das Cidades

Publicado

on

Evento que será realizado em Dourados constituirá etapa preparatória para conferência estadual e nacional – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados realiza no próximo dia 15 de maio, no Anfiteatro do Bloco 10 da Unigran, a 7ª Conferência Municipal das Cidades. O evento acontecerá das 7h30 às 17h30 e servirá como etapa preparatória para a 7ª Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul e a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada pelo Ministério das Cidades, no mês de outubro, em Brasília.

O decreto oficializando a realização da conferência foi publicado nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial do Município. Conforme o documento, a organização será responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), em conjunto com a Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab).

O secretário municipal de habitação, Eder Felipe Souza Lima, é o titular representante do poder público municipal na conferência. Ele explica que o evento será um momento fundamental para que sociedade civil, entidades e movimentos participem ativamente do planejamento do futuro de Dourados. “A Prefeitura valoriza a participação social, do público, pois é com escuta, com amor e com trabalho que construiremos uma cidade melhor para todos”, diz o secretário.

A conferência local seguirá o tema nacional definido para este ciclo: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O objetivo é promover debates entre representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades organizadas, com foco em políticas públicas de habitação, mobilidade, saneamento e planejamento urbano.

Também foi constituída a Comissão Organizadora do evento, que será responsável por eleger sua presidência, elaborar o regimento interno, planejar a infraestrutura, mobilizar a população e elaborar o relatório final da conferência. A Conferência das Cidades é uma instância de participação social que visa fortalecer a democracia nas decisões sobre o futuro das cidades brasileiras, e sua realização é prevista por normas federais e estaduais.

CONFERÊNCIA NACIONAL

Depois de 10 anos sem acontecer, o Ministério das Cidades convocou a 6ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, que será realizada no mês de outubro, em Brasília.

A realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades é mais um passo dado pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico. A Conferência se desdobra em etapas Municipal, Estadual/Distrital e Nacional.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância da 6ª Conferência Nacional das Cidades para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano no Brasil, que o encontro tem como objetivo debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida nos municípios.

A organização da Conferência Nacional das Cidades é um processo estruturado e participativo que inclui a realização de conferências municipais e estaduais, espaços onde os cidadãos têm a oportunidade de debater e apresentar propostas para suas cidades. Nas conferências, autoridades locais e estaduais, especialistas, acadêmicos, representantes de entidades da sociedade civil e cidadãos engajados se encontram para debater temas como o planejamento urbano, moradia, transporte, saneamento, meio ambiente e outros elementos da vida urbana.

Comissão Organizadora da 7ª Conferência Municipal da Cidade de Dourados:

Continue Lendo

Geral

Prefeitura abre licitação que vai incrementar processo de digitalização

Publicado

on

Prefeitura busca inovar com certame visando a concessão de licença de uso de softwares de gestão pública ambiental em cloudcomputing- Crédito: A. Frota

Está aberto na Prefeitura de Dourados, procedimento licitatório, no modo pregão eletrônico, do tipo menor preço global por lote (lote único), com modo de disputa “aberto e fechado”, certame destinado à ampla concorrência, visando a concessão de licença de uso de softwares de gestão pública ambiental em cloudcomputing (nuvem), que opere de forma integrada, incluindo serviços de implantação, migração, conversão de dados, customização, treinamento, suporte técnico/manutenção e provimento de Datacenter para os sistemas e aplicativos.

O recebimento de propostas está aberto desde o dia 10 de abril e a abertura dos envelopes está marcada para as 9 horas, do dia 30 de abril, no Portal Bolsa de Licitações do Brasil-BLL “bllcompras.com/home/login”, tendo como referência o horário de Brasília.

O secretário de Planejamento Fábio Luis da Silva considera muito importante para a Prefeitura de Dourados esse processo, o que segundo ele representa “um grande passo na digitalização de aprovação de projetos de alvarás, de habite-se e licença ambiental”.

O edital está disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) “pncp.gov.br/app/editais”; na plataforma eletrônica do pregão “bllcompras, com Acesso Público; pelo Portal da Transparência do Município “transparencia.betha.cloud/#/yJ9y3J_D09niojsx99D7Dw==/consultas/41604”; ou diretamente, no Departamento de Licitação, localizado no Bloco “F” do Centro Administrativo Municipal-CAM, sito na Rua Coronel Ponciano, n.° 1.700, Parque dos Jequitibás, na cidade de Dourados-MS.

Informações pelo telefone (67) 98163-0499 e (67) 2222-1208 ou no e-mail pregao@dourados.ms.gov.br”.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Geral

Prazo para Declaração Anual do MEI vai até 31 de maio

Publicado

on

MEIs devem comparecer à Sala do Empreendedor, na Central do Cidadão, para efetuar a declaração anual obrigatória. Divulgação/Assecom

Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento do ano de 2024. O envio da declaração é obrigatório, mesmo para quem não teve movimentação durante o ano.

Atendendo ao pedido do prefeito Marçal Filho, a Sala do Empreendedor de Dourados está à disposição para auxiliar gratuitamente todos os MEIs na realização da declaração. A ação faz parte do compromisso da gestão em apoiar os pequenos negócios e garantir que os empreendedores estejam em dia com suas obrigações.

Para fazer a declaração, o MEI deve levar o CNPJ da microempresa, valor do faturamento anual (se houver movimentação), comprovante de rendimento (se houver) e o informe de rendimentos (se houver contratação de funcionários).

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. A Sala do Empreendedor fica na Avenida Presidente Vargas, 309 – Centro. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 98163-0732 e falar com Elainne.

“É importante que os empreendedores não deixem para a última hora. Assim, podem evitar multas e manter suas empresas regularizadas. Estamos aqui para atender a todos, gratuitamente, e apoiar para que estejam em dia com suas obrigações”, comentou a coordenadora da Sala do Empreendedor, Elainne Peres.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67