Connect with us

Saúde

Agetran mobiliza grupos de ciclistas para doação de sangue no ‘Maio Amarelo’

A ação é para aumentar o estoque do banco de sangue neste período de baixa doação

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), reuniu forças de segurança e grupos de ciclistas para uma mobilização de doação de sangue. Um dos objetivos é aumentar o estoque do banco de sangue municipal, já que a quantidade de doadores reduziu devido ao número de pessoas com sintomas gripais nesta época do ano.

A ação aconteceu dentro da programação da campanha ‘Maio Amarelo’ de conscientização no trânsito, uma vez que as vítimas de acidentes estão entre os principais casos que necessitam de transfusão de sangue, afirma Miriam Hubner, coordenadora de Educação no Trânsito da Agetran.

“Neste mês nós intensificamos nossas ações educativas e uma das principais é a doação de sangue que ajuda a salvar vidas, esse é o tema de 2023, ‘No trânsito, escolha a vida’. Então convidamos todas as instituições de segurança pública e os grupos de ciclistas para nos ajudar nesta campanha”, conta.

Ciclista doador de sangue, Bruno Amaral é membro do grupo “Bicicréticos” e fala sobre a importância da doação, principalmente nesta época do ano.

“A gente tá aqui para ajudar ao próximo e com as grandes incidências de pessoas com sintomas gripais e de dengue, então essa mobilização se torna ainda mais importante”, disse.

Para doar basta comparecer ao Hemocentro portando documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com infecções, estar descansado e alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 51 kg. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis.

O Hemocentro de Dourados fica à rua Waldomiro de Souza, n° 295, no bairro Vila Industrial, anexo ao PAM. Os horários de atendimento são segunda, quarta e sexta-feira, das 7h às 12h30. Terça e quinta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Saúde

Governo de MS dobra UTIs pediátricas no Regional de Três Lagoas diante do aumento de SRAG

Publicado

on

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul dobrou, na última semana, o número de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) pediátrica no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. Com a ativação de mais 10 leitos, a unidade agora conta com 20 vagas de terapia intensiva exclusivas para crianças, reforçando a rede hospitalar diante do aumento dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), típico dos meses de outono e inverno.

Os novos leitos começaram a operar na quarta-feira (14), com quatro internações já nas primeiras horas. O atendimento ocorre via regulação, com acolhimento em porta aberta apenas em casos de extrema urgência. Com a ampliação, o hospital soma agora 40 leitos de UTI em funcionamento: 10 adultos, 10 na Unidade Coronariana e 20 pediátricos.

A superintendente de Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Maria Angélica Benetasso, explicou que a definição de onde os novos leitos seriam abertos levou em conta diversos critérios técnicos.

“Não basta ter espaço físico. É necessário dispor de equipe qualificada, equipamentos e, principalmente, de pediatras intensivistas — que hoje são profissionais em escassez no Brasil inteiro. Três Lagoas atendeu a todos esses critérios”, destacou.

Ela esteve no hospital na última semana para acompanhar de perto a ativação dos novos leitos e verificar a estrutura montada para o atendimento pediátrico.

O diretor-geral do Regional de Três Lagoas, Henrique Schultz, acompanhou o início das operações e destacou o empenho da equipe. “Nos mobilizamos rapidamente para ampliar essa estrutura e garantir atendimento qualificado às crianças da região. A equipe está preparada e comprometida com esse momento de reforço à assistência pediátrica”, afirmou.

A medida integra o conjunto de ações do Governo do Estado para fortalecer a resposta hospitalar às doenças respiratórias, que se intensificam nesta época do ano, afetando principalmente a população infantil.

Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Hospital Regional de Três Lagoas 

Continue Lendo

Saúde

Prefeitura recebe novos equipamentos para reforçar estrutura da saúde

Publicado

on

Prefeito Marçal Filho e secretário Márcio Figueiredo conferiram equipamentos que chegaram para serem distribuídos à rede de saúde. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), parte dos equipamentos que irão reforçar a estrutura da rede municipal de saúde, beneficiando as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Vigilância Sanitária. A entrega foi realizada no galpão da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença do prefeito Marçal Filho e do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo.

Nesta etapa, foram entregues 29 máquinas de lavar roupas, cinco televisores de 43 polegadas, 100 ventiladores de parede, sete aparelhos de raio-X odontológico e 13 freezers. Segundo o secretário Márcio Figueiredo, os ventiladores, os televisores e as máquinas de lavar serão destinados às unidades básicas de saúde, enquanto os freezers atenderão o CCZ e a Vigilância Sanitária.

O secretário explicou que o investimento faz parte de um pacote de R$ 2 milhões em recursos garantidos em parceria com o Governo do Estado. Nesta primeira remessa, foram entregues equipamentos no valor de R$ 150 mil. “Estamos investindo para melhorar as condições de trabalho das equipes e oferecer mais conforto aos usuários do sistema de saúde. Isso reflete diretamente em um atendimento mais eficiente e humanizado”, afirmou Márcio.

O prefeito Marçal Filho destacou que, desde o início da gestão, a recuperação da estrutura da saúde tem sido uma prioridade. “Encontramos muitos equipamentos quebrados e iniciamos um levantamento para garantir as aquisições necessárias. Investir em saúde é garantir mais qualidade de vida para toda a população”, disse.

Nos próximos dias, a prefeitura também deve receber novos equipamentos, entre eles, equipamentos odontológicos, como 25 cadeiras odontológicas completas, 19 autoclaves hospitalares de 42 litros cada, 7 aparelhos de raio-X móvel para coluna, 32 fotopolimerizadores em LED e 39 compressores de ar odontológico de 40 litros cada.

Também chegará eletrodomésticos de apoio, como 13 televisores de 50 polegadas, 38 lavadoras de alta pressão, 35 televisores de 42 polegadas, 29 máquinas de lavar roupas, 86 filtros de carvão ativado para bebedouros elétricos, 50 bebedouros elétricos e 100 ventiladores de parede.

Os investimentos têm como objetivo modernizar e fortalecer o atendimento em saúde pública em Dourados, garantindo mais eficiência, conforto e qualidade no serviço prestado à população.

Continue Lendo

Saúde

Prefeitura inicia emissão de carteirinhas para pessoas com fibromialgia

Publicado

on

Legislação garante às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos assegurados por lei às pessoas com deficiência. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Dourados inicia neste mês a emissão oficial das carteirinhas de identificação para pessoas com fibromialgia, dando efetividade à Lei Municipal nº 5.112, sancionada em novembro de 2023. O lançamento acontece nesta terça-feira (13), em solenidade na Câmara Municipal. A legislação, de autoria da vereadora Liandra Brambilla, garante às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos assegurados por lei às pessoas com deficiência. Entre eles estão: atendimento prioritário em filas, assentos preferenciais no transporte público, vagas exclusivas em estacionamentos e acesso facilitado aos serviços de saúde.

A entrega das primeiras carteirinhas acontecerá nesta terça-feira, durante a solenidade, e marcará também o lançamento do sistema online para solicitação do documento, garantindo agilidade e comodidade ao público-alvo. Atualmente, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, 210 pessoas já foram diagnosticadas com fibromialgia na rede pública do município — embora esse número possa ser maior, considerando os pacientes atendidos na rede particular ou que ainda não buscaram diagnóstico.

Para solicitar a carteirinha é necessário entrar no site da Prefeitura de Dourados (cidadao.dourados.ms.gov.br), preencher formulário e anexar os documentos pessoais, como o documento de identidade (RG), CPF, cartão SUS, comprovante de residência, foto 3×4 e o laudo médico com diagnóstico de fibromialgia (emitido nos últimos 3 anos).

Já para a emissão do cartão de estacionamento (vagas preferenciais), o paciente deve comparecer presencialmente à sede da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), portando os mesmos documentos e o laudo médico. A ação representa mais um avanço na garantia de direitos e qualidade de vida para pessoas com fibromialgia no município, reforçando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas inclusivas.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67