Com foco na atenção à saúde prisional, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) já imunizou contra a Covid-19 14.756 homens e mulheres em situação de prisão, distribuídos nas unidades penais de Mato Grosso do Sul. Destes, cerca de 40% já completaram o ciclo da vacinação, com a segunda dose ou dose única.
O levantamento foi divulgado pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão de Assistência à Saúde Prisional, e reflete a importante articulação realizada pela instituição juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), responsável pela logística e distribuição das doses.
A aplicação é coordenada pelas Secretarias de Saúde de cada município e organizada, juntamente com o setor de saúde das unidades penais, que funcionam como Unidades Básicas de Saúde – UBS Prisionais. Todo o trabalho segue o cronograma de vacinação de cada município, pré-estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Conforme a chefe da Divisão de Assistência à Saúde Prisional, Maria de Lourdes Delgado Alves, existe uma estrutura interinstitucional na integração dos trabalhos em prol da imunização dos apenados.
“A nossa meta é viabilizar a vacinação completa para todos, porque assim evitamos novos contágios, internações, agravamento de possíveis casos existentes e óbito”, explica Maria de Lourdes.
Além disso, as normas de biossegurança continuam sendo aplicadas em todas as unidades penais e assistenciais do estado e seguem as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde.
Atualmente, a Agepen realiza a custódia de 20.833 pessoas em privação de liberdade, incluindo todos os regimes de pena e monitoração eletrônica. Dentre as unidades de regime fechado e semiaberto de Mato Grosso do Sul, totalizam 16.874 presos, distribuídos em 35 estabelecimentos prisionais; destes, cerca de 90% já receberam imunização com a primeira dose ou dose única.
Com a chegada da pandemia, a prisão domiciliar foi decreta pela Justiça a reeducandos que se enquadravam em critérios estabelecidos pela execução penal. Nestes casos, assim como, nos monitorados por tornozeleira, a vacinação é realizada na Unidade Básica de Saúde mais próxima do custodiado e o controle é realizado pela própria Secretaria de Saúde dos respectivos municípios.
Módulo de Saúde
No Complexo Penitenciário de Campo Grande, por exemplo, a articulação com o Distrito e logística ficou sob responsabilidade do Módulo de Saúde e contemplou a vacinação dos internos do Presídio de Trânsito, Instituto Penal e Centro de Triagem. Ao todo, 2.342 custodiados já receberam a imunização completa contra a Covid-19.
“As equipes de enfermagem desenvolveram, desde a organização, aplicação e digitação em todos os sistemas de controle de saúde, os quais também são monitorados pelo Ministério Público. Também já planejamos uma logística para aplicação naqueles que adentrarem essas unidades penais sem terem tomado a vacina; o objetivo é todos imunizados”, esclarece Angélica Rosa de Almeida.
A diretora do Módulo de Saúde afirmou, ainda, que as novas normas e rotinas representaram um grande desafio e demandou um esforço institucional. “Nossa equipe de saúde, diretores, servidores trabalham de forma coesa e contínua para a implantação de protocolos, é uma importante responsabilidade que resulta em benefícios a todos os envolvidos”, finaliza.
Responsável também pela triagem inicial dos novos custodiados, desde o início da pandemia, o Módulo de Saúde implantou medidas preventivas no intuito de evitar ou reduzir a ocorrência de infecção e de surtos graves da Covid-19 dentro das unidades penais.
Além disso, outras unidades penais também já finalizaram o ciclo de vacinação contra a Covid-19, como é o caso de Amambai, Bataguassu, Cassilândia, Dois Irmãos do Buriti, Ivinhema, Jardim, Naviraí e Três Lagoas.A primeira campanha de vacina deste ano foi contra a Influenza, juntamente, com um trabalho de sensibilização com os custodiados para a importância desta imunização, estratégia que contribui para o enfrentamento da Covid-19, uma vez que reduz a incidência da doença, diminuindo o número de pessoas com sintomas gripais.
Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, os dados comprovam a eficácia da atuação integrada entre as instituições envolvidas. “Nosso objetivo é priorizar a saúde dos reeducandos, bem como, dos profissionais que atuam no sistema penitenciário. A partir da aplicação das vacinas, bem como, dos protocolos rígidos de biossegurança adotados já foi possível notar a estabilidade do número de casos confirmados”, concluiu.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.