fbpx
Connect with us

Cidades

Agepan e Subsecretaria divulgam direito ao passe-livre intermunicipal

Idosos residentes no estado têm direito a gratuidade ou desconto em passagens de ônibus nas linhas intermunicipais

Publicado

on

Idosos residentes em Mato Grosso do Sul têm direito a gratuidade ou desconto em passagens de ônibus nas linhas intermunicipais, mas muita gente ainda desconhece esse benefício. Aproveitando a Semana Estadual do Idoso – de 25 de setembro a 1º de outubro -, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, vai levar informação aos potenciais beneficiários.

Depois de se reunir com o diretor de Transportes, Matias Gonsales Soares, e a Ouvidora Cristiane Leite, o subsecretário Gabino Lino incluiu o tema na programação da Semana do Idoso. A divulgação do passe-livre intermunicipal vai ser feita no dia 1º de outubro, em evento na praça Ari Coelho, em Campo Grande. “Vamos estar lá com vários parceiros, com diversos serviços, distribuição de panfletos, e levando essa informação da gratuidade”, conta Lino.

Conforme o subsecretário, ainda é grande o número de idosos que não sabem a respeito desse direito ou confundem com outro benefício parecido, o de gratuidade nas viagens interestaduais, previsto no Estatuto do Idoso. “A gente percebe que só ‘uma meia dúzia’ sabe direitinho sobre o intermunicipal. Muitos chegam para falar do Estatuto, e quando nós perguntamos se conhecem esse direito aqui do Mato Grosso do Sul dizem que não. Então, buscamos o apoio da Agepan, para entender todas as regras e levar os esclarecimentos”.

Em caso de recusa do benefício sem justificativa ou qualquer outro problema no cumprimento desse direito, o idoso pode reclamar na Ouvidoria da Agepan, pelo telefone 0800 600 0506, o e-mail ouvidoria@agepan.ms.gov.br, ou direto no sistema eletrônico e-ouvidoria acessível pelo APP MS Digital.

Entenda o benefício

Nas viagens entre municípios de Mato Grosso do Sul, pessoas com 60 anos ou mais têm direito:

Em ônibus: 2 poltronas com gratuidade e 2 poltronas com 50% de desconto.

Em micro-ônibus: 1 poltrona com gratuidade e 1 poltrona com 50% de desconto.

Importante: Nas bilheterias, a gratuidade sempre deve ser oferecida como prioridade. E se as vagas grátis já estiverem ocupadas, o usuário utiliza o desconto.

Quem tem direito?

Como o objetivo da Lei nº 4.086/2011 é promover a inclusão social das pessoas integrantes das camadas mais vulneráveis da sociedade, o benefício é destinado a quem possui renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos. É necessário comprovar essa condição.

Como utilizar o benefício?

  • O primeiro passo é se cadastrar para obter a Carteira de Identificação de Beneficiário, no Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de qualquer município. Consulte no site da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho os endereços dos CRAS.

A Carteira é válida por 4 anos.

  • Com a Carteirinha e um documento pessoal em mãos, basta ir até a transportadora, nos terminais rodoviários ou nas agências credenciadas, e pedir a gratuidade ou o desconto, conforme estiver disponível.

O bilhete pode ser pedido com antecedência máxima de sete dias da data programada para a viagem.

Quantidade de viagens

Cada beneficiário tem direito a 20 viagens por ano. Então, é muito importante: se solicitar o bilhete e, por qualquer imprevisto, desistir de viajar, avise à transportadora e cancele o bilhete emitido. Isso permite que o assento fique disponível para outra pessoa e garante que a passagem emitida não conte como viagem realizada.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67