A diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), Maria do Carmo Avesani Lopez, recebeu na tarde desta quinta-feira (08) o prêmio Selo de Mérito pelo projeto Lote Urbanizado, pelo Programa Habitacional Financiado e Subsidiado e também o Selo de Mérito de 2021, pelo fortalecimento do Fundo de Habitação de Interesse Social (FEHIS).
A premiação aconteceu durante o encerramento do 69° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social 2022, realizado nos dias 07 e 08 de dezembro, no Windsor Brasília Hotel – Asa Norte, em Brasília/DF.
O prêmio Selo de Mérito é promovido pela ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e o (FNSHDU) Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, com o objetivo de estimular e difundir as experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social.
“É uma alegria imensa ver o trabalho de toda a equipe da Agehab/MS (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), sendo reconhecido nacionalmente. Hoje não levo comigo apenas mais um troféu, levo a confirmação de que todo o trabalho tem sido realizado com excelência, compromisso e seriedade”, disse a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez.
Maria do Carmo ainda destacou a importância das parcerias para realização dos programas habitacionais. “Tanto o projeto Lote Urbanizado quanto o Programa Habitacional Financiado e Subsidiado, são grandes oportunidades para as famílias que sonham com a casa própria. Também não poderia deixar de agradecer os nossos parceiros, os municípios, Governo Federal e as entidades organizadoras que nos apoiam nessa caminhada e contribuem para que sonhos sejam realizados”.
69º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social
Os convidados e representantes abordaram assuntos sobre Regularização Fundiária, a importância da parceria entre gestores públicos e o Poder Judiciário, principais ações habitacionais promovidas por estados e municípios, apresentação dos programas habitacionais em andamento.
Programa parcerias e outros investimentos em habitação em 2022, política de juros do financiamento habitacional, apresentação e debates do anteprojeto do Plano Nacional de Habitação, perspectivas para habitação de interesse social em 2023.
Apresentação das linhas gerais das propostas do novo governo: o que já está sendo planejado e quais as prioridades para o ano de 2023, diálogo sobre como os estados, municípios e seus entes da administração indireta podem ser parceiros na política habitacional do novo Governo.
Objetivo do Fórum nacional de Interesse Social
O objetivo é realizar um amplo debate sobre o atendimento com moradia digna para a população de renda de até 10 salários mínimos, envolvendo agentes públicos das três esferas de governo, agentes financeiros e empresários. Difundir informações e promover a troca de experiências entre os gestores públicos de estados, municípios e da União, acerca dos programas e ações em andamento ou em fase de planejamento no âmbito da habitação de interesse social (produção e requalificação), intervenções urbanas e regularização fundiária, fortalecendo os canais de interlocução das partes envolvidas nos processos e contribuindo para o debate, aprimoramento e a facilitação da implementação das políticas públicas do setor.
Projeto Lote Urbanizado
No projeto Lote Urbanizado, o município faz a doação do terreno e da assistência técnica, já o Governo do Estado constrói a base da casa, toda a parte hidrossanitário enterrada, solução adequada de esgoto/sanitário e a primeira fiada de alvenaria.
O projeto atende famílias com renda familiar de até R$ 4.685,00 e que não tenham sido beneficiados em nenhum programa habitacional federal, estadual e municipal.
Para participar o pretendente deve realizar seu cadastro no município e fazer opção pelo Projeto Lote Urbanizado. Os pretendentes que forem pré-selecionados deverão apresentar documentos que comprovem a pontuação recebida e que possuem condições financeiras para concluir a obra.
Programa Habitacional Financiado e Subsidiado
O programa tem como objetivo, facilitar o financiamento à casa própria da renda estabelecida, com prestações acessíveis, cadastramento e seleção participativa e transparente, complementar a capacidade de financiamento das famílias com um subsídio variável por renda, construir parcerias entre o Estado, União, Município, Entidades da Sociedade Civil, empresas da construção civil e o próprio beneficiário e possibilitar moradia com infraestrutura pública e comunitária.
O programa atente famílias na faixa de renda familiar de R$ 1.300,00 a R$ 4.685,00 e para todos os Municípios do Estado que tenham área disponível. Os critérios de seleção privilegiaram as famílias com maior fragilidade social e econômica.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.