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Capital

Adriane Lopes fortalece parceria com o comércio e indústria para impulsionar crescimento da Capital

O estudo da ABF aponta que a capital sul-mato-grossense registrou um faturamento de R$ 736,7 milhões no período, um aumento expressivo de 20,85% em comparação ao ano anterior.

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Em mais um passo para fortalecer a economia de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes recebeu, nesta segunda-feira (25), a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Na reunião, discutiram-se pautas estratégicas para o desenvolvimento econômico da cidade, reforçando o compromisso da gestão em desburocratizar processos e fomentar o crescimento das empresas locais. A boa relação entre o Executivo municipal e o setor comercial, além do sucesso da Lei de Liberdade Econômica, marcam avanços que impulsionam a capital para o futuro.

Durante o encontro realizado no Paço Municipal, foram apresentadas demandas da classe empresarial, abordando questões ligadas à Educação, Infraestrutura, Revisão da Lei do Prodes, a aplicação da Lei de Liberdade Econômica e as oportunidades que a Rota Bioceânica trará para Campo Grande. A prefeita Adriane Lopes reafirmou o compromisso de sua gestão em dialogar com o setor privado e buscar soluções que simplifiquem processos, promovam a desburocratização e incentivem o crescimento econômico, especialmente para as pequenas e médias empresas.

“O diálogo constante com a Associação Comercial é fundamental para seguirmos avançando no desenvolvimento econômico de Campo Grande. Estamos construindo, juntos, um ambiente mais favorável para o empreendedor, com menos burocracia e mais oportunidades de crescimento. A Lei de Liberdade Econômica é um exemplo claro desse compromisso. Seguimos firmes na parceria, trabalhando lado a lado para garantir um futuro de prosperidade para as empresas da nossa cidade”, afirmou a Prefeita.

O presidente da ACICG, Renato Paniago, reforçou a importância da união entre o setor privado e o poder público, destacando que a colaboração da Prefeitura é fundamental para atender as demandas dos mais de 10 mil empresários associados à entidade. “Nossa Associação está à disposição para colaborar em todas as frentes necessárias. Recebemos muitas demandas e precisamos do apoio da Prefeitura para continuar trabalhando em prol do empresariado. Queremos participar ativamente das discussões e encontrar soluções junto à gestão municipal”, destacou Paniago.

A prefeita também celebrou o excelente desempenho de Campo Grande no cenário nacional de franquias, destacando a posição de destaque da cidade como um dos principais polos de crescimento no país. Segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), Campo Grande ocupa o quinto lugar entre as 30 cidades brasileiras com maior crescimento no faturamento do setor de franquias no primeiro semestre de 2024.

“Esse crescimento é resultado de uma gestão focada em criar um ambiente favorável para os negócios. A Lei das Franquias, que sancionamos, reduziu a alíquota do ISS de 5% para 2%, permitindo que Campo Grande se tornasse um polo atrativo para empresas franqueadoras. Esses números mostram que estamos no caminho certo”, destacou Adriane Lopes.

O estudo da ABF aponta que a capital sul-mato-grossense registrou um faturamento de R$ 736,7 milhões no período, um aumento expressivo de 20,85% em comparação ao ano anterior. O agronegócio foi destacado como um dos principais vetores desse crescimento, impulsionando o desempenho econômico da cidade e consolidando Campo Grande como uma referência no setor de franquias.

Rota Bioceânica: uma nova era para o comércio regional

Outro ponto de destaque na reunião foi a discussão sobre a Rota Bioceânica, um projeto logístico que promete transformar Campo Grande em um importante centro de distribuição para o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Com a criação de corredores rodoviários que ligarão o Centro-Oeste brasileiro aos portos do norte chileno, a cidade ganhará uma posição estratégica no comércio internacional, conectando o agronegócio e outros setores produtivos aos grandes polos de tecnologia da Ásia e América do Norte.

“A Rota Bioceânica vai reduzir significativamente o tempo e o custo de acesso aos mercados globais. Isso não só trará novas oportunidades comerciais para Campo Grande, mas também fortalecerá nossa posição como um hub logístico na América do Sul. Esse projeto é uma das nossas grandes apostas para o futuro da cidade”, concluiu a prefeita Adriane Lopes.

Com o diálogo aberto e a disposição para construir em conjunto com o setor privado, a gestão municipal de Campo Grande segue avançando, consolidando o desenvolvimento econômico e atraindo investimentos que farão a cidade crescer de maneira sustentável.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Procon Municipal intensifica fiscalização e oferece dicas aos consumidores na semana da Black Friday

Além da fiscalização, o órgão também disponibiliza uma série de dicas para os consumidores que pretendem aproveitar as promoções da Black Friday.

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Para garantir a transparência e a segurança nas compras, em uma das datas comerciais mais aguardadas do ano, o Procon Municipal de Campo Grande intensifica suas ações de fiscalização durante toda a semana, monitorando estabelecimentos e orientando consumidores sobre os cuidados necessários ao realizar suas compras.

Com a expectativa de um aumento significativo no volume de vendas, o Procon monitora de perto práticas comerciais a fim de que sejam cumpridas as normas estabelecidas, como a correta precificação dos produtos e a clareza nas informações sobre promoções e descontos, por exemplo.

“O objetivo é garantir que os consumidores tenham uma experiência de compra segura e justa, evitando práticas abusivas e garantindo que as ofertas sejam reais”, afirmou o subsecretário do Procon Municipal, José Costa Neto.

Além da fiscalização, o órgão também disponibiliza uma série de dicas para os consumidores que pretendem aproveitar as promoções da Black Friday. Entre as orientações, destacam-se:

Pesquise preços: Antes de comprar, faça uma pesquisa prévia dos preços dos produtos em diferentes lojas. Isso ajudará a identificar se a promoção é realmente vantajosa.

Desconfie de descontos excessivos: Ofertas que parecem boas demais para ser verdade podem ser armadilhas. Fique atento a preços que foram inflacionados antes da promoção.

Verifique a reputação do vendedor: Confira a credibilidade dos sites e lojas onde pretende comprar. Avaliações e comentários de outros consumidores podem oferecer uma boa percepção sobre o vendedor.

Leia as condições da oferta: Esteja atento às regras das promoções, como prazos de entrega, políticas de troca e garantia dos produtos.

Fique atento ao direito de arrependimento: Nos casos de compras on-line, o consumidor tem até 7 dias para se arrepender e solicitar a devolução do produto.

Guarde comprovantes: Mantenha todos os recibos e comprovantes de compra. Eles são fundamentais para qualquer eventual reclamação.

A Black Friday é uma grande oportunidade para os consumidores, mas é essencial que todos estejam bem informados e cautelosos. O Procon Municipal está disponível para atender as demandas e esclarecer dúvidas dos consumidores através do canal de denúncias 156 Opção 2 ou presencialmente, na Avenida Afonso Pena, 3.128.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Em dezembro, CCZ vai liberar cinco vagas diárias para a castração de gatos

Procedimento será feito de segunda a sexta e as senhas serão distribuídas sempre às 9h

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Em dezembro, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) dá início a castração de felinos que será realizada de segunda a sexta-feira. A partir do dia dois, serão disponibilizadas cinco vagas todos os dias, sempre às 9h.

As vagas serão preenchidas através da distribuição de cinco senhas, de maneira presencial no CCZ. Para garantir a senha, os tutores devem levar o animal e, caso consigam a vaga, o pet já pode ser deixado no CCZ para ser submetido ao procedimento.

No mesmo dia, os tutores vão receber apenas a guia de pagamento do microchip, que custa R$ 15. A alta ocorre no dia seguinte, quando os tutores deverão apresentar a guia quitada de pagamento. O microchip é gratuito apenas para aqueles que têm cadastro no CadÚnico com renda familiar inferior a três salários mínimos.

Regras – Os tutores que têm mais de um gato devem levar apenas um no dia, pois o intuito do agendamento presencial é garantir acesso gratuito para todos os públicos. Entre os critérios exigidos estão que o gato deve ter pelo menos seis meses e pesar no mínimo 2kg.

Quem já tem o agendamento online deve aguardar a data para levar o animal. Em caso de dúvidas, é só entrar em contato nos telefones 2020-1811, 2020-1794.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

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Mutirão ‘Todos em Ação’ reúne cerca de 5 mil pessoas no Bairro Aero Rancho

A ação contou com a parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e o Programa Mutirão, que reúne empresas diversas e órgãos do Judiciário para disponibilizar atendimentos à comunidade.

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A edição especial de fim de ano do mutirão Todos em Ação, realizada neste sábado (23), na Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli, no Bairro Aero Rancho, reuniu cerca de 5 mil pessoas, que puderam usufruir de mais de 300 serviços gratuitos oferecidos à população. A ação contou com a parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e o Programa Mutirão, que reúne empresas diversas e órgãos do Judiciário para disponibilizar atendimentos à comunidade.

O Executivo disponibiliza, de forma itinerante, os serviços de todas as secretarias em diversos segmentos. A iniciativa ocorre na Região Urbana do Anhanduizinho, a mais populosa de Campo Grande.

“Essa parceria, que tem levado atendimento às 7 regiões da Capital, é uma importante ferramenta de descentralização das ações, da oferta de serviços fundamentais para as famílias. A gestão municipal seguirá fortalecendo esta iniciativa, possibilitando que, cada vez mais, as pessoas tenham acesso a esses atendimentos de qualidade e perto de casa”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

Quem passou pelo evento pôde levar para casa verduras e legumes manipulados na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), além de roupas e calçados que faziam parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). O FAC também realizou uma oficina de habilidades manuais para a confecção de enfeites natalinos.

A programação do Mutirão Todos em Ação incluiu, ainda, corte de cabelo, serviços de manicure e pedicure, design de sobrancelhas, apresentações culturais e musicais, gincanas, brincadeiras para as crianças e sorteio de brindes.

Houve ainda a atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), que prestou esclarecimentos sobre isenção de IPTU, cancelamento de débitos, denúncias de terrenos baldios, queimadas urbanas, invasão de área pública, além de orientações sobre a Lei da Anistia e regularização de edificações.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) ofereceu atendimentos voltados para o esclarecimento do Cadastro Único, com cadastramento, orientações e atualizações de dados, além da oferta de cursos e capacitações voltadas à geração de renda para a comunidade nas áreas de culinária, beleza e artesanato.

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) realizou mais de 60 atendimentos de serviços como a intermediação em vagas de emprego, acionamento de seguro-desemprego, orientações sobre a carteira de trabalho digital e informações relacionadas a cursos de capacitação da Escola Funsat.

Lázara Aparecida dos Santos (48), foi até a escola com o objetivo de agendar uma entrevista de emprego para a próxima semana. Ela se candidatou a uma vaga de auxiliar de limpeza.

“Vou colocar em dia o meu currículo e quero uma dessas chances. Pelo que vi no mural, são 99 contratações para essa função que eu quero. Já trabalhei nessa atividade, o que talvez ajude. Estou há dois meses sem emprego”, destacou a moradora do Jardim Monte Alegre.

Moradora do Jardim Centenário, Elaine Roberta Martinez Brito (49), soube do mutirão através de um carro de som. Convidou as duas filhas para resolver questões que já pretendia tratar nos próximos dias.

“A minha caçula precisava agendar a primeira via do RG (Identidade), enquanto a do meio queria ter a carteira de trabalho digital e também olhar oportunidades de primeiro emprego. Teria que ir segunda lá na Funsat, mas aqui na escola deu para resolver o que precisava pra elas”, relatou a mãe de Débora Esther Martinez Brito, de 15 anos, e um dos mais novos cadastros da Agência de Empregos da Fundação.

Dentre os serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, houve testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). “Aqui, a pessoa faz o teste de HIV, sífilis e hepatite, e o resultado sai em 15 minutos. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é orientada a procurar uma Unidade Básica de Saúde, para que possa ser feito um exame confirmatório e, posteriormente, o acompanhamento”, explicou a superintendente em vigilância da Sesau, Veruska Lahdo.

Além disso, a estrutura levada pela Sesau contou com uma sala de vacinação e o consultório itinerante de medicina veterinária, o castramóvel, que realizou microchipagem em cães e gatos, coleta para exame de leishmaniose, além de orientações à população sobre morcegos, escorpiões e o mosquito transmissor da leishmaniose.

Acompanhada dos netos José Gabriel (21) e Melani Peres (22), dona Ivone Aparecida Domingos (68), moradora do Aero Rancho há 31 anos, contou que aproveitou o mutirão para usufruir de diversos serviços. Ela se disse muito satisfeita com o atendimento e exaltou a iniciativa de levar os atendimentos para os bairros.

“Passamos pela Defensoria, dentista e clínico geral. É muito importante trazer esse mutirão para perto de nós, pois, se eu fosse fazer tudo o que fiz aqui em um único lugar, teria problemas com locomoção, transporte, gastaria e seria bem mais demorado. Aqui foi tudo muito rápido, fácil e pertinho de casa. Estão de parabéns.”

Na sala da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), a dona de casa Ana Maria Gonçalves (50), que mora no bairro há 28 anos, aproveitou a oportunidade para agendar a emissão do novo RG para toda a família.

“Foi tudo muito rápido e tranquilo. Agendei para todos os cinco da minha casa e agora vou procurar a sala de esmaltação para cuidar um pouco de mim”, comemorou.

A Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Ouvidoria-Geral também estiveram presentes, com um espaço voltado para receber demandas da população, como solicitações de serviços, reclamações, elogios e sugestões. “A presença da Controladoria e da Ouvidoria aqui é muito importante, pois podemos mostrar às pessoas como funciona o trabalho desses órgãos e orientá-las sobre quando e como recorrer a esses importantes instrumentos da administração pública”, explicou o controlador-geral de Campo Grande, Elton Dione de Souza.

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) realizou atendimentos especiais voltados à renegociação de dívidas, além de cadastro e atualização de informações de forma facilitada. Moradora do Tijuca, a auxiliar administrativo, Vanessa da Silva (38), aproveitou a oportunidade para regularizar parcelas em atraso da casa da família.

“Ter esse tipo de atendimento aqui é extremamente importante porque, às vezes, pela correria do dia a dia, não temos tempo para nos deslocar até o centro, por exemplo, então facilita bastante para nós”, pontuou.

Em 2024, o Mutirão Todos em Ação já realizou mais de 93 mil atendimentos nos bairros Portal Caiobá (2 de março), Jardim Canguru (23 de março), Nova Campo Grande (20 de abril), Jardim das Hortências (18 de maio), Jardim Noroeste (22 de junho), Parque do Lageado (24 de agosto) e Aero Rancho (23 de novembro).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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