A prefeita Adriane Lopes foi eleita e empossada, por unanimidade, como presidente do Comitê Gestor dos Municípios que compõem a Rota Bioceânica. Agora ela passa a representar todos os municípios dos quatro países que integram a Rota. A votação entre os prefeitos das cidades integrantes ocorreu durante o 4º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico Capricórnio, em Iquique, no Chile, nessa terça-feira (28) e a posse da prefeita foi realizada na manhã desta quarta-feira (29).
“É uma honra ter sido eleita presidente da Comissão, por unanimidade. Quero contribuir de forma prática, para podermos avançar. A proposta de governança veio de reuniões passadas. Nosso foco não pode ser em dificuldades, e sim em soluções para os problemas enfrentados. Predicamos entender o impacto que a Rota nos quatro países que compõe a Rota”, disse a prefeita após a posse.
No Fórum estão sendo debatidos os avanços e novas iniciativas que os municípios, universidades, e outros setores que compõe a Rota precisam se adequar com essa nova realidade. A escolha da prefeita Adriane Lopes ocorreu, principalmente, em virtude da chefe do Executivo de Campo Grande ter a sua gestão focada no desenvolvimento econômico sustentável, turístico e integração cultural, além de tecnológica com os países vizinhos.
O evento segue até quinta-feira (30), no Chile e recebe prefeitos, governadores, vereadores e delegações de empresários de toda América Latina, que estão em busca realização de negócios e novas tratativas.
Parque Industrial Tecnológico
A Prefeitura de Campo Grande, participou nessa terça-feira (28) do lançamento do Parque Industrial, Tecnológico e Sustentável, em Pozo Almonte, no Chile. A prefeita Adriane Lopes acompanhou o evento, tendo em vista que a Capital já possui um Parque Tecnológico, e que a partir da nova possibilidade, as gestões poderão gerar transformações econômicas e turísticas, além de novas possibilidades tecnológicas. A iniciativa faz parte do 4º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico Capricórnio, onde foi dada largada oficial do evento.
Na solenidade, o governador de Tarapacá, José Miguel Carvajal, o Ministro da Economia, Fomento e Turismo do Chile, Nicolás Grau e o Alcade – cargo equivalente a Prefeito – de Pozo Almonte, Richard Godoy formalizaram a entrega fiscal do terreno onde irá funcionar o Parque Industrial, Tecnológico e Sustentável da Comunidade.
Durante entrevista para uma emissora de televisão do Chile, a prefeita, Adriane Lopes, destacou que Campo Grande é a maior cidade da Rota. “Estamos acreditando nas novas possibilidades comerciais que as Rotas de Integração Latino-Americanas e na Rota Bioceânica proporcionam para nossos países. Viemos conhecer o Chile e observar o que há de tão importante neste país, para que possamos integrar ainda mais nossas ações. Temos produção de soja, carne, milho e outros produtos que podem ser comercializados para os países. Nós queremos que essa integração ocorra o quanto antes e que traga desenvolvimento econômico e sustentável para todos os países”, pontuou a prefeita.
O ministro do Chile agradeceu a presença de todas as delegações dos países que compõem a Rota: Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. “As autoridades, as empresas e todos os que habitamos aqui trabalharão para fazer parte desta conexão que une o Oceano Atlântico com o Pacífico, pois Pozo Almonte, por história, por essência, é um centro logístico que conecta Tarapacá com os corredores bioceânicos, e a partir deste mesmo espaço, vamos melhorar as condições para gerar mais atraentes que melhorem a competitividade”, disse.
Segundo o Governo de Tarapacá, o Parque será uma peça importante do Sistema Logístico Integrado que procura consolidar o Governo Regional, somando-o a outros instrumentos e mecanismos que permitirão a chegada de maior investimento privado à capital da Província do Tamarugal.
“Este novo parque que será localizado na Rota A-687 faz parte do ecossistema que hoje estamos levantando no campo logístico, o que permitirá potenciar o desenvolvimento econômico, gerará novos empregos e fortalecerá o que os grandes empresários da região estão fazendo, mas também, deverá relevar e valorizar o esforço e dedicação dos empreendedores e das PME de Tarapacá”, pontuou o Governador Carvajal.
A delegação com 110 tripulantes da III Expedição Rila saíram de Campo Grande em 38 camionetes, na última sexta-feira (24), e chegaram ao destino final: Iquique, no Chile, na terça-feira (28). Os expedicionários foram recebidos pela Prefeita da Capital, além de autoridades dos países que compõe a Rota.
Companhia Portuária de Iquique
Na última segunda-feira (27), a equipe técnica da Prefeitura conheceu a Companhia Portuária de Iquique, localizada na Região de Tarapacá. Durante a agenda oficial, chegou-se o entendimento comum das possibilidades comerciais a partir da Rota.
A diretora-presidente da empresa portuária de Iquique, María Magdalena Balcells disse que a presença da prefeita Adriane Lopes na reunião com o corpo diretor do Porto é fundamental para fomentar iniciativas de desenvolvimento econômico entre as cidades.
“Essa visita é muito relevante para começar a concretizar todas as iniciativas de desenvolvimento e as oportunidades que existem entre Campo Grande e a região de Tarapacá, em particular com o Porto de Iquique. Com o funcionamento do corredor Bioceânico podemos dialogar sobre todas as vantagens que oferece Iquique como porta de saída e Campo Grande como um território muito rico”, disse ela, que também elogiou os volumes produtivos da Capital.
O Porto de Iquique existe desde 1930 e María Magdalena é a primeira mulher nomeada como diretora-presidente desde a fundação.
Parktec CG
Inaugurado há pouco mais de dois meses, o Parque Tecnológico Campo Grande é um hub de inovação e excelência que impulsiona o avanço tecnológico, pesquisas de ponta e o crescimento econômico, que são projetos prioritários da gestão municipal de Campo Grande. Focada em desenvolvimento econômico, a Prefeitura busca novas possibilidades comerciais que surgem a partir da Rota Bioceânica e as Rotas de Integração Latino-Americanas (Rilas), para o município.
O ParkTec CG, além de ser um espaço físico onde empresas, centros de pesquisa, universidades e outras instituições se reúnem para promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação, trazendo de negócios para a cultura empreendedora e o desenvolvimento econômico de Campo Grande e de toda a América Latina, também é um ambiente de conexão. A participação da equipe do ParkTec CG é fundamental para expedição e principalmente neste momento em que o Chile também inaugura o Parque Industrial, Tecnológico e Sustentável da Comunidade de Pozo Almonte.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)