fbpx
Connect with us

Turismo

Ações de neutralização de carbono destacam responsabilidade ambiental do turismo no FIB 2024

O diretor-presidente destaca também uma novidade nas ações durante o FIB 2024.

Publicado

on

Principal destino de ecoturismo do Brasil e referência internacional, Bonito é palco de mais um Festival de Inverno cheio de atrações musicais, muita arte e responsabilidade ambiental. Além da agenda cultural, o Festival de Inverno de Bonito (FIB) 2024 contará com ações e práticas com foco na neutralização de carbono, contribuindo com os objetivos do Programa Estadual de Mudanças Climáticas. Uma delas é compensação de carbono, realizada pela Compensei, com o apoio da Setesc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura).

“A FundturMS é parceira do FIB mais uma vez, especialmente nas ações relacionadas ao clima e à conservação, mais uma vez contribuindo para que seja um evento carbono neutro. Teremos um espaço, juntamente com a Compensei, medindo e depois compensando as emissões de carbono geradas pelos visitantes e o público que vai passar pelo festival”, destaca o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling.

O diretor-presidente destaca também uma novidade nas ações durante o FIB 2024.

“Este ano, em especial, iremos lançar o “Bonito Cidade Ecocriativa – Smart City”, um movimento que já vem acontecendo há quase dois anos e que vai trabalhar uma série de eixos estratégicos. E estaremos com espaço lá no Festival para apresentar esse movimento durante os dias do evento e para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a atuação da FundturMS, que não é só a parte de promoção e de apoio à comercialização e governança, mas também de apoio a ações estruturantes, para o fortalecimento do território. Queremos levar Bonito para um próximo nível, mantendo o destino na vanguarda de destinos responsáveis e como o principal destino de ecoturismo do país”, explica Wendling.

O ‘Bonito Cidade Ecocriativa’ possui 4 eixos estratégicos principais: a educação, que pretende gerar novas oportunidades para os jovens acessarem novos conhecimentos, além de apoiar a qualificação permanente do trade e colaboradores;  a sustentabilidade, para promover novas práticas que contribuam para a redução das emissões de carbono no setor do turismo (água, energia, resíduos); a economia criativa, que vai apoiar a comunidade em estratégias que incentivem uma governança comunitária efetiva, que permita acesso à cultura e ao lazer e que incentive a economia criativa associada ao turismo; e a inovação, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para os desafios do destino turístico de Bonito.

Estratégias

Com a certificação de Bonito como 1º Destino de Ecoturismo Carbono Neutro do mundo em 2022, a FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e o município de Bonito internalizaram as necessidades relacionadas à emergência climática e vêm construindo estratégias que promovam a descarbonização do turismo local.

Um desdobramento do trabalho foi a elaboração do plano de ação climática, com o estabelecimento das metas de redução, em conformidade com as tendências globais no desenvolvimento de soluções de mitigação de emissões de carbono.

Dentre os compromissos assumidos no âmbito da Declaração de Glasgow, a Fundtur-MS está apoiando os trabalhos para o 2º ciclo de inventário de emissões de gases de efeito estufa do turismo em Bonito, com vistas à certificação pela Green Initiative, umas das certificadoras reconhecidas pela ONU Turismo, numa jornada que envolve a coleta de dados de forma contínua e sistemática, em conformidade com o GHG Protocol e o mercado regulado de carbono.

Segundo dados do Observatório do Turismo de Bonito, o destino recebeu 30.491 turistas em julho de 2024, número recorde em comparação ao mesmo período nos últimos nove anos.

Assim, ao mesmo tempo que o crescimento do número de turistas em Bonito indica o potencial de impacto econômico da atividade, o aumento expressivo aliado à crise climática faz necessária uma preparação para administrar os desafios que se impõe como: conservação dos recursos naturais, mitigação das emissões de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas, trabalho decente, redução de impactos sociais, dentre outros.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Turismo

Para estimular turismo em MS, Governo do Estado lança Feira Internacional de Destinos Inteligentes

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes).

Publicado

on

Como parte das ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para fomentar o turismo em diferentes regiões do Estado, a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes, a FIDI 2025, foi lançada ontem (27), em Campo Grande.

O governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling e o secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A FIDI 2025 será realizada em Bonito, de 19 a 24 de março de 2025.

“A sustentabilidade tem permeado todos os seguimentos econômicos do Estado. E sustentabilidade é sinônimo de desenvolvimento e de perspectiva futura, a gente tem levado isso muito a sério dentro do governo. E temos conseguido traduzir todo esse ambiente de preservação da nossa biodiversidade, de descarbonização da economia, de manutenção dos nossos mananciais hídricos, em recursos financeiros e economia para o desenvolvimento da sociedade. E o FIDI faz parte desse processo, do investimento que governo e entidades parceiras atuam e realizam para poder consolidar essa posição”, disse Riedel.

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes). O evento, que tem relevância internacional, é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela empresa Cidades do Futuro SEL), com apoio da FundturMS, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Fiems, Fundect e Sebrae-MS.

“A Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito, será de 19 a 22 de março de 2025. E, no mês seguinte, outro grande evento internacional, que é o Adventure Elevator Latin America, que é focado no mercado de ecoturismo e turismo de aventura, onde a gente vai receber mais de 300 operadores e imprensa internacional no melhor destino de ecoturismo do Brasil”, disse Wendling.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Publicado

on

No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

Publicado

on

Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67