fbpx
Connect with us

Procon

Acessível e mais seguro: Procon/MS ganha novo prédio em Campo Grande

A mudança representa um avanço nos serviços oferecidos aos consumidores

Publicado

on

Planejado para garantir melhores condições de atendimento à população com mais segurança e acessibilidade, o novo prédio do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) foi inaugurado nesta quarta-feira (8), na Rua Padre João Crippa, 3.115, Bairro São Francisco, em Campo Grande.

A mudança representa um avanço nos serviços oferecidos aos consumidores. Até abril deste ano foram 8,2 mil atendimentos feitos pelo órgão. Em 2023 o número chegou a 21,5 mil.

Com uma área construída de 3.854 m², o novo prédio tem 41 vagas de estacionamento, duas copas, banheiros e móveis adaptados em todos os cinco andares, dois elevadores, piso tátil, detectores de fumaça e luzes de emergência. A estrutura conta ainda com soluções de climatização, conectividade e câmeras de videomonitoramento.

Para aumentar a segurança foi colocado na entrada um detector de metais auxiliando os policiais militares que vão se revezar em turnos durante o trabalho no local.

“Aqui a gente tem espaço, tem segurança, tem equipamento e tem todo um ‘design’ preparado para o Procon. O prédio anterior era adaptado ao Procon, aqui não. Ele é desenhado, preparado para atender as nossas rotinas e o nosso público”, declarou Angelo Motti, secretário-executivo de Orientação e Defesa do Consumidor de MS.

 

O Governo do Estado quer tornar o acesso ao local ainda mais fácil. “O novo prédio reflete o compromisso com as pessoas, com a qualidade no atendimento desde o início, e por isso já começamos as tratativas para que esse endereço tenha mais acesso por linhas de ônibus, garantindo que o consumidor e a consumidora busquem seus direitos de forma mais prática, ágil e célere”, disse o governador Eduardo Riedel, durante a inauguração.

São 130 servidores trabalhando no órgão na Capital, entre eles, Gilsienny Arce Munhoz, gestora de ações sociais. “A forma como está composto o prédio em si, como está distribuído, a conciliação, o atendimento separadamente. Uma pessoa acaba não ouvindo o que o outro está dizendo. Ninguém precisa saber qual sua dívida, qual seu problema. Tem uma sala totalmente individualizada que vai atender o consumidor endividado”, destacou a servidora.

O sistema previsto é “multiportas” onde o consumidor vai escolher a melhor forma de acessar o serviço: presencialmente, via telefone ou de maneira digital.

Defensoria Pública e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contam com salas no local. O prédio tem ainda postos de atendimento das concessionárias Águas Guariroba e Energisa.

No segundo semestre deste ano, o espaço passará a abrigar o CAM (Centro de Atendimento ao Migrante) que faz parte da estrutura da SEAD (Secretaria Executiva de Direitos Humanos). O serviço oferece orientações, encaminhamentos e emissão de documentos. Só no ano passado foram mais de 10 mil atendimentos.

“O maior avanço é efetivamente dar a inclusão às pessoas que precisam porque além do usuário do Procon, vem também o migrante que precisava há bastante tempo ser melhor acolhido, de uma forma integrada e ver o seus problemas resolvidos”, disse Patrícia Cozzolino, secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos.

O antigo prédio da Rua 13 de Junho ainda sedia a Decon (Delegacia Especializada Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo). Por este motivo, no novo endereço haverá uma sala da Polícia Civil usada para informações aos consumidores.

O Procon/MS também está presente nas unidades do Fácil Aero Rancho, Bosque dos Ipês e no CIJUS (Centro Integrado de Justiça). O atendimento digital é feito pelo site do órgão, por meio do “Reclamação Online” e “Formulário de Denúncia”, assim como pelo aplicativo “MS Digital”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Procon

Procon Inclusivo realiza visita em quilombos de Dourados e Maracaju

A ação integra o Projeto Procon Inclusivo.

Publicado

on

Equipe do Procon Mato Grosso do Sul visitou, nessa semana, as comunidades quilombolas Dezidério Felipe de Oliveira (Picadinha) e a Colônia de São Miguel, situadas nas cidades de Dourados e Maracaju. A ação integra o Projeto Procon Inclusivo.

A instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) realiza, desde abril, ações inclusivas voltadas as populações quilombola e indígena, promovendo o diálogo entre o direito do consumidor e sua interface com os direitos constitucionais.

Durante as visitas desta semana, as lideranças locais apresentaram a equipe suas demandas mais representativas. Na lista estão pedidos para estabilidade na rede de energia elétrica que atende as comunidades, assim como de conexão com a internet.

Participaram da ação os dirigentes do Procon Dourados, Rozemar Mattos Souza, e do Procon Maracaju, Suzana Tomie Fukuhara, também acompanhada por representantes do Conselho Municipal do Negro e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Maracaju.

Todos os pontos listados pelas comunidades serão tratados junto aos fornecedores, visando assegurar o cumprimento dos direitos consumeristas previstos na legislação.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Procon

Procon/MS participa nesta quinta de ação social da Agems em Bonito

Na ação social, promovida pela Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul, será possível receber orientações sobre consumo consciente, abrir reclamações e registrar denúncias.

Publicado

on

O Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), participa, nesta quinta-feira (7), do evento ‘Agems Perto de Você’, em Bonito.

Na ação social, promovida pela Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul, será possível receber orientações sobre consumo consciente, abrir reclamações e registrar denúncias.

A equipe de atendimento, que contará com servidores do Procon Bonito, vai atender das 8h às 12h, na Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, localizada na Rua Coronel Pílad Rébua, nº 1022, na Vila Donária.

Cerca de 30 instituições integram o projeto ‘Agems Perto de Você’, ofertando serviços como inscrição em programas habitacionais, tarifa social, corte de cabelo, emissão da carteira de identidade, consultas jurídicas e exames de saúde, como mamografia e o preventivo.

Serviço

Em Bonito, o atendimento do Procon está disponível na Rua Pilad Rebuá, nº 1738, no Centro, assim como pelo telefone (67) 3255-2920 ou e-mail procon@bonito.ms.gov.br.

Dúvidas, denúncias e reclamações também podem ser registradas junto ao Procon Mato Grosso do Sul pelo aplicativo MS Digital e no site www.procon.ms.gov.br.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Procon

Procon/MS participa de operação contra a pirataria em Campo Grande

A ação, realizada em uma revenda de celulares e acessórios, resultou na apreensão de uma tonelada de itens como capas, fones de ouvido e carregadores, avaliados em R$ 1,5 milhão.

Publicado

on

Equipes da Polícia Civil e do Procon Mato Grosso do Sul participaram, nesta quarta-feira (30), de operação contra a pirataria em Campo Grande. A ação, realizada em uma revenda de celulares e acessórios, resultou na apreensão de uma tonelada de itens como capas, fones de ouvido e carregadores, avaliados em R$ 1,5 milhão.

De acordo com o titular da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Reginaldo Salomão, a operação conjunta teve sua origem em denúncias encaminhadas por consumidores e representação de escritório de advocacia que atende a empresa Apple. A investigação policial durou 60 dias.

Nas denúncias foram registradas a ausência de emissão de cupom fiscal, termo de garantia e riscos à segurança, com relatos de aparelhos celulares queimados pelo uso do carregador contrafeito, ou pirateado, e princípio de incêndio do acessório.

Fiscais do Procon, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), também identificam nas seis unidades da revenda de celulares e acessórios a ausência de preços nos produtos, de informações em língua portuguesa, de exemplares do CDC (Código de Defesa do Consumidor), não emissão de nota fiscal e presença de selos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para colocação no local, o que caracteriza indício de falsificação dos itens vendidos.

Foram mobilizadas na operação ‘Damage’, que significa dano em inglês, equipes da Decon, Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros), Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), do GOI (Grupo de Operações e Investigações) e da Perícia Científica. Os gerentes das lojas foram ouvidos na delegacia e os itens apreendidos encaminhados à Receita Federal.


Orientações

O Procon Mato Grosso do Sul esclarece aos consumidores que a aquisição de produtos falsificados coloca em risco sua saúde e segurança. Nesse caso, evite adquirir produtos com valores muito abaixo do mercado, que não disponham em sua embalagem de informações em língua portuguesa, sobre a empresa fabricante e a importadora autorizada.

Em caso de dúvidas e denúncias, entre em contato pelos canais oficiais: Disque Denúncia 151, aplicativo MS Digital e no site www.procon.ms.gov.br.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67