fbpx
Connect with us

Cidades

Acervo histórico de Corumbá é temática de eletiva na EE Octacílio Faustino da Silva

A primeira etapa houve levantamento de fontes e coleta de materiais encontrados no Acervo da Câmara Municipal de Corumbá

Publicado

on

Estudantes do 8º ano A da Escola Octacílio Faustino da Silva, através da eletiva III de Ciências Humanas, deram início a uma pesquisa com documentos do acervo histórico de Corumbá, norteados pela professora Mariangela Alves de Arruda, com a temática: Aspectos Econômicos de Corumbá de 1886 a 1910 e dias atuais.

A unidade escolar da Rede Estadual de Ensino (REE) faz parte do Programa “Escola da Autoria”, que oferta ensino em tempo integral. A primeira etapa dos procedimentos houve levantamento de fontes e coleta de materiais encontrados no Acervo da Câmara Municipal de Corumbá que já foi traduzido pelo historiador Luiz Gabriel Nogueira.

Sendo assim a segunda etapa foi o trabalho de campo, através de objetos e matérias primas utilizadas na economia de Corumbá para comparação com a Receita de Arrecadação do século 19, os alunos trouxeram minério de ferro e manganês, leite e seus derivados, argila e calcário, desenhos de jacarés e onças para representar os couros que eram utilizados na época.

Abelha Pantaneira

Na terceira etapa os alunos observaram seu próprio cotidiano para dar significado aos aspectos atuais na Economia nos tempos de hoje. Para fomentar a ideia de pertencimento dos discentes, através dos recursos naturais renováveis de Corumbá, foi trazido até a escola o apicultor do assentamento Taquaral, Valdinei Conceição, que faz o cultivo do mel da “Abelha Pantaneira”, e, por interesse dos alunos, foi feito testagem de bolos e geladão gourmet com a base do mel tipicamente corumbaense.

No dia 1º de dezembro a culminância de Ciências Humanas, junto ao de Linguagens, foram feitas pelos próprios alunos os doces desse mel pantaneiro, com degustação do mel puro e com o favo valorizando assim a agricultura familiar na economia da cidade de Corumbá.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67